expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass' oncontextmenu='return false' ondragstart='return false' onkeydown='return checartecla(event)' onselectstart='return false'>

domingo, 14 de abril de 2013

Resenha Twisted #9/Traiçoeiras





Apesar de ter 320 páginas, Twisted pode ser resumido em poucos linhas. Quando eu terminei de ler Perigosas, não conseguia definir qual livro eu tinha gostado mais. Amei o 5, o 6, o 7 e o 8 e gostei do primeiro e do segundo. Eu lembro que na época que eu comecei a ler Maldosas, eu estava com todos os livros em mãos porque fui avisada que PLL era viciante. Duas semanas depois, era eu que estava falando para os outros que PLL viciava.

Conversando com uma amiga, eu comentei que não tinha gostado muito do 3 e do 4 mas não sabia explicar o motivo. Depois de ler Twisted, descobri porque não gostei dos outros dois. 

Os capítulos dos livros são curtinhos e cada um fala de uma Liar. Cada uma delas tem uma história paralela a -A e esses capítulos mostram como a história evolui. Percebei que em Twisted, as Liars não se envolveram em muitos problemas. Cada uma se meteu em uma encrenca e só. Para explicar melhor, vou usar Perversas como exemplo.

O livro começa com Spencer recebendo a notícia que sua avó morreu. A morte da avó se desdobrou em mil situações. Em cada capítulo, Spencer descobria uma coisa diferente. 

Em Twisted não é assim. Não que o livro seja ruim. Na verdade, é um livro meio chato. Tive a impressão que o livro serviu para nos apresentar à nova fase das Liars pós-Poconos. Passou um ano desde o incêndio e as Liars não eram mais amigas. Durante esse tempo, cada uma seguiu com sua vida e, para variar, se meteu em confusão. 

Ao longo do livro, diversas vezes é mencionado que Aria teve problemas durante a viagem que fez com Noel para a Islândia, mas não fala o que é. A mesma coisa acontece com Spencer, que fez um curso de verão na UP e conheceu uma menina chamada Kelsey. Emily abandonou a natação e foi para a Filadélfia. Ela foi a única que teve seu segredo revelado; ela engravidou e foi ter a filha longe da casa dos pais. Quanto a Hanna, nada foi mencionado. Em momento algum ela se preocupou com alguma coisa. A novidade é que sua mãe voltou de Cingapura e ela não mora mais com Tom, Isabel e Kate. Achei essa enrolação para falar os segredos desnecessária. Nem sei se posso chamar de enrolação porque nada foi revelado.

A própria história da Jamaica não foi contada de uma vez. Aos poucos, as meninas se lembram da menina que Emily cismou que era Alison e das estranhas insinuações que ela fez para cada uma delas. A menina chamava Tabitha, era loira, de olhos azuis e cheia de marcas de queimadura pelo corpo. Ela ficou na cola das Liars e as provocava com indiretas sobre os segredos da época em que elas andavam com Ali. 

Elas viram Tabitha durante uma festa na primeira noite em que estavam no resort. Tabitha era idêntica a Ali e usava a mesma pulseira da Jenna Thing. Depois que cada menina conversou com ela, as quatro se reuniram no quarto. Emily afirmava que era Ali, mas as meninas não concordavam porque viram a cabana explodir. Emily achava isso porque ela deixou a porta aberta para Ali escapar. Esse detalhe não é explicado nessas palavras Emily-deixou-a-porta-aberta, mas com as lembranças de Emily e o final de Perigosas, é possível deduzir o que aconteceu.

Quando estavam no quarto, as meninas receberam um bilhete de Tabitha, pedindo que elas fossem ao ninho do corvo em dez minutos. As Liars decidiram que era melhor enfrentar Tabitha de uma vez. Durante o encontro, ela faz mais insinuações e a reunião das cinco termina de maneira trágica. Tabitha chama Hanna para ver a vista do penhasco e a inclina num murinho como se quisesse empurrá-la. Aria tenta afastar Tabitha de Hanna e acaba empurrando Tabitha sem querer. Ela despenca do penhasco e as meninas correm até a praia para ver o que aconteceu. Mas Tabitha havia sumido. 

Eu achei meio confusa uma hora que Spencer lembra de ter visto Tabitha jogada na areia com sangue no rosto. Não entendi se Spencer realmente viu Tabitha ou se era sonho, porque no final elas dizem que vasculharam cada canto da praia e não encontraram nada. Não sei se Spencer viu Tabitha e, quando foi chamar as meninas, ela sumiu ou se nenhuma delas viu o corpo.

Dez meses depois da Jamaica, -A manda sua primeira mensagem, que não estava assinada com um A mas sim como o nome de cada uma delas. -A mandou a mesma mensagem para todas, pedindo que elas fossem até a caixa de correio da antiga casa de Ali. Só que a mensagem era como se fosse de uma Liar para outra. Emily recebeu de Spencer, que recebeu de Aria, que recebeu de Hanna, que recebeu de Emily. As quatro se encontraram e começaram a discutir até que Emily viu um envelope na caixa de correio e pegou para ver o que era. O envelope dizia: para Hanna, Emily, Aria e Spencer e tinha uma foto do resort da Jamaica com uma mensagem assinada por -A, dando a entender que sabia o que elas fizeram com Tabitha.

Elas optaram por ignorar aquilo e foram embora. Depois, cada uma começou a receber mensagens que falavam sobre o que estava acontecendo na vida delas e o fato era associado ao segredo da Jamaica.

Quanto ao que estava acontecendo com cada uma. Hanna ganhou destaque na campanha eleitoral de Tom e conheceu um fotógrafo que falou que ela tinha tudo para ser uma super modelo. Mike percebeu que ele só queria se aproveitar de Hanna e falou que se ela se encontrasse com ele, o namoro terminava. Hanna ignorou Mike e se iludiu com o fotógrafo, que chamava Patrick. Hanna marcou uma sessão de fotos e foi ao estúdio de Patrick na Filadélfia. Ela tirou algumas fotos e, de tão empolgada, não percebeu que estava posando com o sutiã a mostra. Quando foi ver o resultado do ensaio, Patrick mostrou só seis fotos praticamente idênticas em que Hanna aparecia com a alça do vestido caída e o sutiã aparecendo. As fotos ficaram vulgar e Patrick exigiu dez mil dólares para não publicá-las. A solução foi Hanna roubar o dinheiro do escritório de Tom. 

A equipe de Tom era liderada por um assessor chamado Jeremiah, que desde o começo se mostrou contra a participação de Hanna na campanha. Durante um jantar para exibir o primeiro comercial de Tom, Emily apareceu na festa para falar com Hanna, que não atendia suas ligações. Emily estava preocupada e, enquanto as duas conversavam, Jeremiah apareceu com seu iPad e mostrou um e-mail anônimo que ele recebeu, dizendo que Hanna estava escondendo coisas da imprensa. Hanna negou que escondia algo e ficou confusa sobre quem poderia ser o autor do e-mail. Ela pensou em Patrick e -A. Hanna mandou Emily embora depois que viu uns dólares na bolsa de Jeremiah. Ela foi atrás dele e viu que ele subiu de elevador até o andar do escritório de Tom. Quando ele saiu, Hanna viu que ele deixou cair um grampo de dinheiro que tinha as iniciais de seu nome. Hanna entrou na sala, abriu o cofre, pegou o dinheiro e jogou o grampo de Jeremiah perto do cofre para incriminá-lo. Ela pagou Patrick e exigiu que ele deletasse as fotos. No outro dia, Tom a chamou no escritório para falar que alguém roubou dinheiro do cofre e Hanna foi vista rondando a sala. Hanna disse que estava seguindo Jeremiah e Tom acreditou nela. Jeremiah foi demitido e depois foi atrás de Hanna, dizendo que ia descobrir o que ela esconde para arruinar a campanha de Tom.

Emily conheceu uma menina chamada Chloe Roland, que mudou para a antiga casa dos Cavanaugh. Emily contou para ela que estava desesperada porque estava sem rumo na vida depois que saiu da equipe de natação, explicando que ficou um ano sem nadar e que seus pais não tinham dinheiro para pagar uma faculdade. Por Emily ter saído da equipe, nenhuma universidade se interessou por ela. Chloe falou que seu pai tinha influência na UCN e que poderia ajudar Emily. Chloe tinha uma irmãzinha que chamava Grace e chamou Emily para ser babá dela. Na primeira vez que Emily foi a casa de Chloe, o sr. R. passou a mão no quadril dela. Emily ficou assustada e não sabia se ele fez aquilo de propósito ou foi sem querer. A situação se repetiu por mais duas vezes. Depois que Emily encontrou o olheiro da UCN, ela estava com o sr. Roland em uma sala de ginástica na escola. Emily estava de maiô e o sr. Roland começou a agarrá-la e só parou quando Chloe chegou e viu tudo. O sr. Roland fingiu que nada aconteceu e Chloe condenou Emily, mas prometeu não falar para ninguém que Emily engravidou no último verão. Ah sim, Emily conseguiu uma bolsa de estudos integral na UCN.

Aria continua com Noel e volta e meia ela tem crise de ciúmes. Eles viajaram para a Islândia depois da Jamaica e alguma coisa aconteceu. Aria se lembra da viagem várias vezes mas não dá pistas sobre o incidente. A família Kahn recebeu uma aluna finlandesa em sua casa para ela fazer intercâmbio em Rosewood. Aria ficou intimidada com a beleza da menina, que chamava Klaudia. Ela temia que Noel ficasse com ela. Os Kahn fizeram uma festa para receber Klaudia e a sra. Kahn sugeriu que Aria fizesse companhia para ela. Aria não teve como falar não e acabou que as duas ficaram amigas. Durante uma tarde de compras, Aria pegou o celular de Klaudia, que estava jogado no chão, e viu, sem querer, umas mensagens. O texto estava em finlandês mas Aria viu que o seu nome e o de Noel se repetiam várias vezes. Aria devolveu o celular para Klaudia e não aguentou de curiosidade; ela precisava saber o que Klaudia estava falando. Aria usou um tradutor e descobriu que Klaudia estava a fim de Noel e que ela achava Aria ridícula. 

Aria não soube como falar isso para Noel, que insistia que Aria não tinha motivos para desconfiar dele. Durante um feriado, Noel, seus dois irmãos mais velhos, Aria e Klaudia foram para as montanhas para esquiar. No primeiro dia, Aria e Noel estavam namorando no quarto e foram interrompidos por Klaudia. Aria ainda não tinha transado com Noel e decidiu que iria ter sua primeira vez com ele naquela manhã. Como Klaudia bateu insistentemente na porta, Noel teve que responder e o climo azedou. Aria confessou que tinha ciúmes de Klaudia e ela ouviu atrás da porta. Depois do esqui, todos foram para a banheira de hidromassagem. Klaudia foi a última a chegar e quando tirou o roupão, ela estava pelada. Aria ficou abismada e os meninos adoraram. Aria xingou Klaudia, que se fez de ofendida. Na manhã seguinte, Aria foi pedir desculpas para Klaudia durante um passeio de teleférico. Klaudia riu da cara de Aria e falou que ia transar com Noel, usando palavrões em inglês. Aria se descontrolou e empurrou Klaudia, que caiu do vagão e quebrou a perna. Por causa do acidente, Noel disse que eles teriam que ficar mais uma noite nas montanhas, mas Aria voltou para Rosewood de ônibus.

Spencer conheceu o novo namorado da sra. Hastings, o sr. Pennythistle. Depois que ela revelou que Peter teve um caso com Jessica D. e ele era pai das gêmeas, os Hastings se separaram. Peter saiu de casa, Melissa foi morar na Filadélfia e começou a namorar Wilden, que não era mais policial. Spencer conheceu os filhos do namorado da mãe, Amelia e Zack. Spencer começou a gostar de Zack e achou que ele também gostava dela. Quando estavam em uma boate, Spencer beijou Zack e ele falou que ela entendeu as coisas errado. Zack falou que era gay e pediu para Spencer não contar para ninguém. Durante uma viagem a NY, o pai de Zack flagrou o filho com Spencer na cama. Os dois estavam seminus. O sr. Pennythistle começou a fazer um escândalo porque achou que eles dormiram juntos e agrediu Zack. Tentando acalmar o sr. P. Spencer falou que não tinha acontecido nada e que Zack era gay. O sr. P. ficou mais nervoso e esmurrou a parede e Zack xingou Spencer.

Enquanto essas histórias se desenrolaram, -A volta a mandar mensagens. As meninas não eram mais amigas e se ignoravam. A história de Tabitha é contada aos poucos através de flashbacks. No dia que ia fazer um ano do incêndio em Poconos, uma emissora de tv ia exibir um telefilme sobre as Liars, Alison e -A. Nesse mesmo dia, -A mandou uma mensagem para Hanna assistir o jornal. Quando ligou a tv, Hanna viu que o corpo de uma menina foi encontrado na Jamaica. Ela ligou para Spencer, que chamou Aria e Emily para ir até sua casa. Juntas, elas viram as notícias. A repórter informou que o corpo era de uma menina de 17 anos chamada Tabitha Clark e ela era de New Jersey. Segundo o jornal, Tabitha sempre foi problemática e quase morreu queimada em um incêndio quando era criança, por isso ela tinha várias cicatrizes pelo corpo. Os Clark disseram que Tabitha não dava notícias há cinco meses. A última vez que falaram com a filha, ela disse que estava na Jamaica. No entanto, nenhum dos seus amigos ouvia falar dela há um ano. Ainda segundo o jornal, o xerife local disse que a morte de Tabitha foi provocada por intoxicação; ela havia bebido e entrou no mar e acabou se afogando. De acordo com a perícia, o corpo estava bastante decomposto, o que indicava que Tabitha estava morta há alguns meses.

A notícia transtornou as Liars. Elas juravam que Tabitha era Ali mas não sabiam como aquilo era possível. Emily afirmava que era Ali por causa do que ela fez na cabana, enquanto Aria fez uma observação interessante. Se Ali não tinha morrido, ela precisou passar por várias cirurgias porque sofreu queimaduras e ninguém tinha notícias que os DiLaurentis ainda tinham uma filha. Realmente, a observação de Aria faz total sentido. Se Ali está viva, ela teve que dar um jeito de se recuperar e precisava de dinheiro para as cirurgias. 

Depois da ouvirem a notícia, as meninas concluem que mataram uma pessoa inocente e essa é a nova carta na manga de -A contra elas.

Algumas vezes as meninas acham que estão sendo seguidas. Uma hora elas ouvem uma risada, outra hora ouvem passos. Quando estava na boate com Zack, Spencer viu uma pessoa de capuz olhando fixamente para ela. Hanna viu um carro na rua que acendeu os faróis após ela roubar o dinheiro. Tabitha sabia os segredos das meninas e ela estava ajudando -A. Não sei o que Tabitha pretendia fazer além de azucriná-las, mas ficou claro que ela não morreu quando Aria a empurrou e que sua morte foi planejada para parecer afogamento. 

Eu acho que Ali ainda é -A e foi confirmado que ela tem um cúmplice que a ajuda desde a morte de Courtney. Sabemos que Tabitha e Ali se conheceram na Preserve, mas essa história tem que ser melhor explicada. Eu reparei que as amigas de Ali da Preserve se parecem fisicamente com ela. Tabitha era cheia de queimaduras, que foram resultado de um incêndio na sua infância. De qualquer maneira, precisa ser explicado o que Tabitha queria com as Liars porque me parece óbvio que ela estava agindo a mando de alguém.  

Concluindo, Twisted é a introdução para os outros livros da fase pós-Poconos. Falei que achei chato porque as histórias não são interessantes. Não acho que precisava um livro inteiro para concluir, por exemplo, que Aria estava certa sobre Klaudia. O destaque é Tabitha. Ela faz o livro valer a pena. Não tem como não se apavorar com as partes que ela aparece. Eu já li o prólogo de Ruthless e parece ser muito melhor que Twisted. E tomara que seja!

Um comentário: