expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass' oncontextmenu='return false' ondragstart='return false' onkeydown='return checartecla(event)' onselectstart='return false'>

quinta-feira, 21 de novembro de 2013

Comentário Ravenswood

Ravenswood estreou dia 22 de outubro e teve o quinto episódio exibido dia 19 desse mês. Assim como PLL, Ravens também teve uma midseason finale e volta dia 07 de janeiro de 2014.

Ravenswood, antes de mais nada, não é um spin-off, mas sim uma série nova. Spin-off é descrito como uma série que tem origem a partir de uma já existente. Normalmente, o spin-off segue a temática da série de origem podendo, ou não, estar relacionado com o contexto da série original. No ano passado, PLL teve seu primeiro spin-off, que foi Pretty Dirty Secrets, exibido antes do especial de Halloween. PDS aconteceu na loja de fantasia de Rosewood e foi protagonizado por personagens de PLL e por uma nova personagem, Shana, que passou a fazer parte da série. PDS mostrava os preparativos para a festa no GT, no 3x13.

Os elementos em comum que Ravenswood tem com PLL são a própria cidade de Ravens, Caleb e Grunwald. Os três são elementos comuns porquê participam de PLL; porém, desempenham papéis totalmente diferentes em cada um deles. 

Ravenswood é sobre um grupo de cinco novos amigos que se cruzam por acaso e descobrem que estão ligados por uma maldição que assombra a cidade há anos. Como foi anunciado, não precisa assistir PLL para entender Ravenswood. Não precisa saber quem é Caleb, nem Grunwald, e nem qual a importância de Ravens em PLL. Na série, Ravens é uma cidadezinha vizinha de Rosewood, onde Ezra montou um apartamento com cara de covil e as meninas foram parar por conta de uma armação de -A. Grunwald é a excêntrica amiga de Ali, que a desenterrou, e Caleb é namorado de Hanna.

Ravenswood, spin-off, é uma cidade com fama de amaldiçoada. Caleb, como o próprio narra no começo do Pilot, ia para a cidade para ajudar Hanna. No ônibus, ele conheceu Miranda, uma órfã totalmente sem rumo na vida, que estava indo para Ravens a procura de um tio. Com pena de Miranda, Caleb tem o aval de Hanna para ficar em Ravens e ajudar a nova amiga seja lá no que ela fosse fazer. Hanna não achou seguro Mirana ficar sozinha em Ravens depois de tudo que ela viu durante a festa no cemitério. 

Caleb e Miranda se identificam logo de cara porquê os dois cresceram sem pai e mãe, jogados de um orfanato para o outro, além de morarem um tempo na casa de parentes rabugentos que faziam pouco caso deles. Ainda no 4x13 de PLL, Miranda vê um túmulo com seu nome e sua foto; no final do episódio, Miranda encontra um túmulo com o nome e a foto de Caleb. Aqui é onde Ravenswood, spin-off, começa.

Miranda está em Ravens a procura de seu tio Raymond porquê quer qualquer informação sobre seus pais e não tem para aonde ir. Junto com Caleb, Miranda encontra a casa do tio, que os recebe a contragosto. Raymond é dono de uma funerária e não é muito sociável. Apesar de ter hospedado Miranda e Caleb, ele os aconselha a irem embora da cidade e dá para Miranda algumas coisas que eram da mãe dela.

A frieza de Raymond é compensada pela receptividade de Grunwald, que trabalha como governanta na mansão dele. Grunwald se apresenta para Miranda como uma antiga funcionária do seu tio, mas que trabalhou algum tempo como governanta de uma fraternidade. 

Durante o jantar, Miranda e Caleb questionam Raymond e Grunwald sobre os túmulos que viram com seus nomes e os dois dizem não saber nada sobre aquilo. Caleb vai tomar um banho de banheira e quase morre afogado por conta da armação de um espírito. Caleb acusa Raymond de tentar afogá-lo e Miranda fica ainda mais com um pé atrás em relação ao tio. 

No outro dia, Caleb e Miranda vão até os túmulos e se espantam quando veem que seus nomes não estão mais lá. Os dois decidem que não vão deixar Ravens enquanto não descobrirem o que tem de errado na cidade.

Caleb vai até o jornal da cidade, A Gazeta de Ravenswood, na tentativa de encontrar qualquer pista, mas o dono do jornal - Simon - o proíbe de acessar os arquivos. Caleb, então, conhece Remy, a filha do dono do jornal. Os dois logo se entendem e Remy se propõe a ajudar Caleb.

Remy também acha que alguma coisa está errada na cidade desde que sua mãe - Terry - voltou do Afeganistão, onde aconteceu uma explosão e ela foi a única sobrevivente. Com a volta da mãe, Remy passa a ter pesadelos e ataques de sonambulismo. Remy revira os arquivos do jornal e encontra relatos de tragédias em Ravens, que sempre envolvem cinco jovens sobreviventes. Remy estranha a frequência do número cinco nos arquivos que encontra, além de perceber que, em muitos casos, seria simplesmente impossível sobreviver. 

Remy namora Luke, irmão de Olivia. Os dois são filhos do prefeito da cidade, que foi assassinado a facadas. A cidade toda acusa a mãe deles - Rochelle - de ser a assassina. Olivia faz de tudo para fingir que está tudo bem, enquanto Luke faz a linha rebelde; ele desconfia que a própria mãe pode ter assassinado seu pai. Por conta dos boatos, o pai de Remy proíbe que ela continue namorando Luke e não quer vê-la andando com os irmãos. 

Olivia é a garota popular da escola que não desgruda de Tess, sua BFF interesseira, e namora Dillon. Olivia ganha como Rainha do Baile e desfila em um carro, quando alguém joga um balde cheio de tinta vermelha nela. Aos prantos, Olivia abandona o desfile e é amparada por Luke. 

Olivia e Luke voltam a pé para casa quando começa a chover. Remy, Caleb e Miranda estão de carro e param quando veem os irmãos ensopados. Olivia e Luke entram no carro e os cinco se acidentam após Miranda ver um espírito na estrada. Miranda mexe no volante, Remy se atrapalha e o carro cai num rio. Miranda morre.

A morte de Miranda é a responsável por unir o grupo que, ao longo dos quatro episódios seguintes, se convence de que precisa se unir para sobreviver a uma maldição que nem mesmo eles sabem o que é.

Caleb fica na cidade a convite de Raymond; Remy se revolta contra o pai e não acata suas ordens; Olivia se decepciona com Tess; Luke se estranha com Caleb; Grunwald se faz de amiga de Caleb para saber o que os cinco estão aprontando; Rochelle continua na boca do povo e esconde dos filhos as verdadeiras circunstâncias da morte do marido; Raymond faz a linha creepy; um professor de história tenta ajudar Luke a passar de ano; portas e janelas abrem e fecham sozinhas; luzem acendem e apagam; lustres estouram; espíritos aparecem e somem; corvos crocitam por todos os cantos e, quando a história parece que vai engrenar, Ravens entra em hiatus. 

Realmente, não precisa assistir PLL para entender Ravens; mas, quem assiste PLL, logo reconhece os vícios da série em Ravens e esse motivo faz com que o spin-off deixe a desejar.

Ravenswood apresenta uma trama para os fãs de PLL se sentirem em casa: o morto que não morreu, a garota popular invejada, a melhor amiga falsa, personagens que parecem bonzinhos e se revelam do mal, uma menininha loira de casaco vermelho, uma loira de preto, um crime não resolvido e um inimigo comum que todos precisam deter mas ninguém sabe quem é.

Se em PLL os mistérios são levados a exaustão em um contexto normal, em Ravens, que se desenrola em um contexto sobrenatural, os produtores podem fazer a festa. Ravenswood teve cinco episódios que foram úteis para introduzir os cinco personagens principais, mas não deram qualquer pista sobre a tal maldição que os assombra. Os cinco amigos tem tramas paralelas, que também não foram muito exploradas e que serviram apenas para que eles percebessem que precisam se unir. 

Ravenswood serve como um passatempo durante o hiatus, que pode cansar quem acompanha PLL justamente por fazer aquilo que a série mais adora - e ninguém aguenta mais, principalmente depois do desastroso 4x13 - que é enrolar. Começar assistir Ravens é começar a assistir uma série nova. Você vai conhecer novos personagens, novos mistérios, vai ter novas questões para teorizar, mil especulações para fazer sem saber se vão servir para alguma coisa, já que nem o número de episódios da primeira temporada foi confirmado. Sendo assim, uma série nessa linha é suficiente.

+ sobre o final de Ravens aqui

73 comentários:

  1. Na série Revenswood o Caleb tem algum envolvimento amoroso com aguem?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não tem não, Gabriela.

      Excluir
    2. Gente algem me explica porque o caleb fala que ama a spencer sendo que ele casa com a hana

      Excluir
    3. Isso é coisa das últimas temporadas, esse envolvimento dele com a Spencer. Se não me engana da 6B em diante. Ele ficou com a Spencer no intervalo de 5 anos que aconteceu depois da CeCe se revelar -A. Foi uma coisa de momento. A Hanna tb ficou com outro cara. Foi só pra criar plot pra série.

      Excluir
  2. Então, se o caleb não tem nenhum envolvimento amoroso com ninguém em Revenswood (e ouvi dizer q a série foi cancelada e os diretores de PLL estavam querendo incluir o caleb de novo) será que o caleb volta pra Rosewood e reatar com a Hannah ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Maria. A série foi cancelada, Caleb voltou para Rosewood, voltou com a Hanna e está envolvido em outros bafos no atual momento da série (6x13). Bjs

      Excluir
  3. Então Miranda é sobrinha do ezra?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não, Miranda não tem parentesco nenhum com Ezra.

      Excluir
  4. Meu nome é Evelin, gostaria de saber se PLL tem conteudo envolvendo espiritos ou algo do tipo, e se aquele tabuleiro é real na serie.
    obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Evelin. PLL não tem conteúdo envolvendo espíritos. Quanto ao tabuleiro, se for o de Ouija, aparece apenas no 3x07 em uma armação de -A. Os posts que se referem ao tabuleiro de Ouija de PLL são sobre um site criado para divulgar o filme Ouija - O Jogo dos Espíritos.

      Excluir
  5. Oii,
    Gostaria de saber oque significa aquela lápide com o nome do caleb em Ravenswood

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jennerson. Como Ravens foi cancelada ficamos sem saber realmente o que significava a lápide. Com o que vimos, achamos que a lápide era uma evidência de que Caleb e Miranda se conheceram em outras vidas; como se Caleb tivesse "reencarnado".

      Excluir
  6. adorei o resumo! você sabe me dizer por que o tabuleiro ouija mexeu do 5x11 e parou no good bye quando o Toby tava contando o que aconteceu para Hannah?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A gente não sabe. Na verdade, ninguém entendeu direito pq aconteceu aquilo. Talvez tenha sido pra dar um toque sobrenatural pq estavam falando de Ravens ou pq a Mona ia morrer no 5x12.

      Excluir
  7. Mona morre de verdade?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ingrid. A Mona tem uma morte fake no 5x12 mas volta no 5x25.

      Excluir
  8. Respostas
    1. Oi Ingrid. A Mona tem uma morte fake no 5x12 mas volta no 5x25.

      Excluir
  9. Onde passa esse spi off? durante a série? To no ep 18 da 4 e to super curiosa pra saber onde tá o caleb.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse spin off começou depois do 4x13. Os episódios foram exibidos durante o hiatus da quarta temporada. O Caleb não aparece na 4B pq ele está em Ravenswood. Procure pelos episódios de Ravenswood nos sites que tem séries online. Qualquer coisa, estamos aqui!!

      Excluir
  10. Oi ,vim uma teoria que Aria podia ser A.D. oq acha disso?
    Acha tbm que Toby é Spencer podem voltar ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi!! A gente não acha que a Aria pode ser A.D. mas achamos sim que Spencer e Toby voltam.

      Excluir
  11. Alguém já teria alguma idéia de quem pode vim a ser -A? existe algo sobre vampiros na série?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Julio, não tem -A na série. O inimigo era algo sobrenatural e não tem vampiros.

      Excluir
  12. Qual o primeiro nome de Grunwald?

    ResponderExcluir
  13. Oi, eu tenho uma dúvida que está me importunando muito desde que eu assisti o episódio 10x6 ''O Jogo acabou, Charles'', nesse episódio Charles conta um pouco sobre sua história, e tem uma parte que ele releva como Marion a mãe do Toby morreu, ou melhor como foi assassinada por Bethany, o que me intrigou é que Charles e Bethany eram crianças quando Marion foi assassinada, deveriam ter uns dez anos, o que aparentavam na cena, então se eles tinham uns dez anos aproximadamente, então Toby deveria ter uns sete, aproximadamente, ta ok, o que me intrigou é que lembrei que teve uma cena de um flashback, do toby acho, em que ele está na sua casa com Alison, eles vão se beijar e a Mãe de Toby marion entra no quarto, ela diz que vai fazer um lanche pro toby e sai do quarto, Alison maldosa como era naquela época questiona o fato de Marion ter acabado de acordar e ela ser ''preguiçiosa'', quem se lembra dessa cena, também lembra que Toby e Alison já eram grandes naquela época, deviam ter uns 14 anos, então Charles e Bethany tinham mais é obvio, então como que a Marion morreu quando o Charles era criança, se tem esse flashback do Toby já adolescente e ela está viva? era pra ela ter morrido quando o Charles já estava com uns 16 pra 17 anos, alguém reparou nisso?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Anna. Reparamos nesse furo sim e não soubemos explicar. Toda essa confusão ficou como um dos furos (falta de atenção) da produção no 6x10. Ou é mais uma mentira que a CeCe contou, por isso tem essa questão das idades.

      Excluir
    2. verdade, se isso não for explicado até o fim da série, explica que foi um furo, e bem feio da parte da produção, tem várias coisas na série que eles mesmo se confundiram e/ou deixaram passar, mas que bom que vocês também repararam já achei que tava mais louca que a Cece haha. obrigada por me responder :)

      Excluir
    3. Nossa, eu não tinha reparado nesse furo.

      Excluir
  14. Eu lembro de algum episódio que Grunwald diz que uma das Liars já foi tocada pela pessoa que Alison mais teme. Será que essa pessoa já foi revelada ou ela que é A.D.?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Eduarda. A Grunwald falou isso no 4x13. A gente acha q essa pessoa é AD.

      Excluir
  15. Eu acompanho a serie pela netflix, mas não mostrou essa historia de Ravenswood. Mostrou o que as meninas passaram la, e o Caleb e Miranda encontrando o tumulo, mas a historia completa não. Sabe me explicar por que não mostrou?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Geovana, provavelmente pq Ravens foi cancelada e não tem relação com a trama de PLL.

      Excluir
  16. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  17. Gostaria de saber se o Caleb conta pra Hanna porque ficou tanto tempo em Ravens? Fiquei chateada com a separação deles.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Conta sim Giovana. Ele volta no episódio 5x05 e no 5x11, se não me engano, ele tem uma conversa com a Hanna e explica o que se passou em Ravens.

      Excluir
    2. Cara, o caleb aparece no 4x14 dizendo que tá com saudades da hanna pq vc disse que ele do aparece na temporada 5??? Depôs do 4x13 ele aparece sim!

      Excluir
    3. Sim Leonardo, ele parece no 4x14. Esqueci completamente dessa aparição do Caleb. Foi mal pelo erro.

      Excluir
  18. Por que na 4 temporada da a entender que o Ezra é A? Essa parte da trama se desenrola?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, essa trama desenrola a partir do 4x14 e vai até o final da temporada.

      Excluir
    2. Na verdade, no 4x13 é que começa a desenrolar a suspeita de que Ezra é -A.

      Excluir
    3. Porque ele está com as coisas de A? Até os computadores de monitoramento está com ele na cabana.

      Excluir
    4. Então Cintia, todas essas coisas que estão na cabana do Ezra e estavam no apto em Ravens são do Ezra mesmo, não de -A. O motivo dele ter tudo isso é explicado a partir do 4x20 se não me engano. Mas, se você quiser saber, a gente conta.

      Excluir
    5. Eu jurava que ele tinha pego as coisas no fia que ele achou o "coviu" de A.... vai desenrolar sem deixar furo? Estou super curiosa!!!

      Excluir
    6. É tudo do Ezra mesmo. Vai desenrolar sem furos MAS a explicação pra ele ter tudo isso é MUITO ridícula.

      Excluir
    7. Estou assistindo a 6 temporada, me diz que não sou só eu que não gostei da fase do Ezra chorando pela morte da Nicoly...😏

      Excluir
    8. Oi Cintia, não é só você não. A gente também achou um saco essa história da Nicole.

      Excluir
  19. Olá pq o Ezra tem aquelas coisas??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Thiago. Então, o Ezra já conhecia a Alison antes das meninas conhecerem ela. Ele queria escrever um livro sobre ela mas aí ela desapareceu e ele passou a investigar absolutamente tudo sobre a vida dela. A explicação pra tudo isso começa no 4x20.

      Excluir
  20. Quem é nicole to na temporada 4 ainda? Mas queria saber quem é ela?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nicole é uma namorada do Ezra que vai aparecer na sexta temporada, se não me engano.

      Excluir
  21. O ezra tinha caso com a ali?

    De quem que a alisom tem tanto medo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Ezra teve um caso muito rápido com a Alison quando eles se conheceram. De quem ela tinha tanto medo, deu a entender que era de -A.

      Excluir
  22. T5E16 assisti as cenas no cemitério, Caleb ficando para ajudar Miranda, mas não vi mais nada. Só ele contando a hanna sobre o que aconteceu la na cidade, mas não entendi nada também

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então, o Caleb vai contar pra Hanna o que aconteceu em Ravens no final da 5A. Só que não aparece a cena dele explicando. Na verdade, o que aconteceu é que ele voltou pra série pq Ravens foi cancelada. Aí colocaram qualquer coisa e não fez diferença.

      Excluir
  23. A -A que mexia com as meninas depois da morte da Alison é (C.D) certo?

    Então quem mexia com a Alison antes dela "morrer"?

    Última pergunta, A.D (não vou dar spoiler de quem é) ja apareceu/aparecia na 1° temporada?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quem mexia com a Alison era a Mona mesmo. Marlene repetiu isso inúmeras vezes em entrevistas e redes sociais, apesar de na série isso só ser mencionado no 5x13 e no 6x10.

      Sobre A.D. Só apareceu na sétima temporada mesmo. No 7x20, A.D. revela quando apareceu.

      Excluir
  24. esse sumiço de Caleb se explica na série de pll?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Explica sim Nilza. No 4x13 ele fala pra Hanna que vai ficar em Ravens e ela concorda. No 4x14 ou 4x15 - não lembro - ele vai pra Rosewood conversar com a Hanna e depois só volta no 5x05. No 5x11 ele explica pra ela tudo que aconteceu lá.

      Excluir
  25. Essa história de Caleb se afogado por espírito acontece em qual Temporada e episódio? Eu já estou na 5°Temporada ep11 mais não vi isso quero saber se esqueci algum episódio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa cena acontece em Ravenswood, o spin-off. Lembro que é bem no começo, entre o 1 e o 4.

      Excluir
  26. Olá gente, estou agorinha mesmo assistindo T4 EP15 kkk, e to agoniada com tanto mistérios. AFF! Kkkkkkkkkk. E o Ezra ? O que tá fazendo ?. Confesso que fiquei super feliz quando vi a Alisson. Ela volta ? Quando ela vai voltar ? Ela conta tudo para as meninas?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi. Que bom que está gostando. Nós também amamos a quarta temporada. Essa segunda metade é muito boa. O Ezra você vai descobrir no 4x18 ou 4x20 e Alison conta tudo pras meninas na season finale, o 4x24.

      Excluir
  27. Oi eu queria saber onde eu posso assistir ravenswood?

    ResponderExcluir
  28. No app Vizer tem só que é legendado e tbm no site www.vizer.tv

    ResponderExcluir
  29. Na 5x13 as LIARS vão em uma festa de final de ano em Ravens. A Hanna e a Spencer entram em uma casa para investigar onde encontram coisas da Ali, de quem era esta casa?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Fernanda. Você está falando do episódio de Natal, certo? Então, a festa acontece em Rosewood mesmo e a casa que as meninas entram é a casa da Alison. No começo do episódio, um advogado entrega uma carta pra Hanna que foi escrita pela Mona. Nessa carta, a Mona fez um mapa da casa da Alison indicando onde as meninas encontrariam pistas para inocentar a Spencer. Se vc tiver mais dúvidas, é só falar que mandamos os links das postagens que fizemos desse episódio. Bjs.

      Excluir
  30. Como chama a série de Revenswood?

    ResponderExcluir