expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass' oncontextmenu='return false' ondragstart='return false' onkeydown='return checartecla(event)' onselectstart='return false'>

quarta-feira, 25 de setembro de 2013

Polêmica: Ezra não é o beach hottie

No post Retrô/Análise sobre o beach hottie, concluímos que as meninas desconfiam que o beach hottie é -A e que ele está atrás de Ali. Com a sequência final do 4x12, Ezra ficou como -A/beach hottie. Como dissemos, essa foi a conclusão que as meninas chegaram; conclusão que discordamos. Nós achamos que o beach hottie realmente era Wilden e que Ezra sabe disso. Para explicar como chegamos a essa conclusão, vamos comentar certezas que a série já mostrou mescladas com palpites de como a relação entre os dois - Ali e Ezra - evoluiu.

Como Ali e Ezra se conheceram:

Na primeira especulação sobre Ali e Ezra, dissemos que Ezra conheceu Vivian e não Ali. Depois que analisamos a carta que as meninas acharam no apartamento (4x12), achamos que, talvez, Ezra tenha conhecido Ali mesmo. A especulação sobre Vivian se baseou na temática de Lolita. No mesmo post, falamos que Ali e Ezra frequentavam os mesmos lugares; mais especificamente, um mesmo lugar, que era a Hollis. Se Ali conheceu Ezra quando ele estudava na Hollis, ele ainda não era professor. Não que a especulação sobre Lolita esteja errada, mas pode ficar como uma metáfora da situação.

Ezra era estudante da Hollis (2x13) na mesma época em que Ali chantageava Byron no escritório dele (3x16).

Conclusão: Ali e Ezra se conheceram na Hollis.

Ezra conheceu Vivian ou Ali?

Como nada em PLL é a toa e não existem coincidências na cidade, o livro Lolita deve ter algum motivo para ser um dos favoritos de Ali. Talvez seja porquê ela costumava se envolver com homens mais velhos; talvez, a temática do livro serviu como uma metáfora da situação, apesar de Ali ter conhecido Ezra quando ele era estudante. Essa é uma pergunta que a série deve responder com os spoilers que prometem revelar o passado de Ezra (4B), que pode ter conhecido Vivian, que depois revelou sua verdadeira identidade.

Sobre os bilhetes no caderno e a carta no apartamento:

Nos bilhetes do caderno (3x17), Ali se mostrou preocupada com a reação do beach hottie com a possibilidade dela estar grávida. Na carta, Ali se mostrou apaixonada. Analisando pela cronologia da situação, Ali poderia sim estar falando sobre a mesma pessoa. Antes de Cape May, ela estava apaixonada pelo rapaz; depois, com a possível gravidez, a situação ficou complicada para ela. Poderíamos dizer que caímos em contradição; mas, se levarmos em consideração as declarações de CeCe, Tippy e um dos painéis do apartamento, nosso palpite de que a carta não foi escrita para o beach hottie está correto. 

Na carta, Ali se mostra surpresa por ter conhecido a pessoa em Rosewood, o que dá a entender que essa pessoa não fazia parte do círculo social dela. Como círculo social nos referimos a Rosewood High. Wilden era da mesma turma que Jason, CeCe, Garrett, Melissa e Ian; então, Ali o conhecia, já que ela andava com CeCe e tinha problemas com o resto da turma. 

No 3x17, CeCe fala que em Cape May havia muitos meninos bonitos e que não sabia de quem Ali estava falando. CeCe, com certeza, mentiu ao dizer que não sabia quem era o beach hottie, mas não mentiu ao dizer que Ali saiu com vários rapazes durante o verão. 

No 4x02, Tippy fala "sentiu minha falta?", "não posso voltar" e "hey, board shorts, sentiu minha falta?" No Retrô/Análise, comentamos que essa foi a primeira vez que o beach hottie foi chamado de board shorts. Agora, pensando um pouquinho demais, será que o beach hottie e o board shorts são a mesma pessoa?

Conclusão: os bilhetes no caderno e a carta no apartamento tanto podem ser sobre a mesma pessoa como podem não ser. Caso seja, a diferença dos sentimentos de Ali é justificada pelo que aconteceu em Cape May; mesmo motivo que justifica a carta não ser para a mesma pessoa.

Sobre Wilden ser o beach hottie:

Wilden morreu sem confirmar se era ou não o beach hottie. Apesar do policial ter batido as botas sem nos dar essa confirmação, sua reação depois de pegar o caderno de Ali fala por si só. Wilden esteve com Ali em Cape May e ficou neurótico quando soube que as meninas sabiam da história. Quando Wilden foi falar com Ashley (3x20), depois de bater boca com CeCe, ele argumentou que sua carreira seria arruinada caso a história se espalhasse pela cidade. Não sabemos o que Wilden e CeCe discutiram, mas sabemos que ela foi embora de Rosewood depois que se desentendeu com ele. 

Depois de ser atropelado, Wilden ficou uns dias sumido e voltou para Rosewood; ao contrário de CeCe, que sumiu do mapa. Como vimos, Wilden não foi feliz ao voltar para a cidade.

Conclusão: o comportamento de Wilden após o verão em Cape May vir a tona fala por si só para incriminá-lo.

Sobre Ezra ser a pessoa para quem Ali escreveu a carta:

O principal motivo de acreditarmos que Ali escreveu a carta para Ezra é a parte em que ela se mostra surpresa por ter conhecido a pessoa em Rosewood.

No 4x02, Hanna fez uma observação interessante que reforça nosso palpite. Depois de conversar com a sra. D., Hanna fala que Ali se encontrou com o rapaz mais velho na casa de seus pais. A observação de Hanna faz muito sentido. Se Ali precisava de um lugar para se encontrar com o rapaz mais velho é porquê eles precisavam de um lugar para estarem juntos. Como Wilden tinha um barco, caso ele fosse o rapaz, não seria necessário Ali usar a casa dos pais para se encontrar com ele.

Ainda no 4x02, a sra. D. fala que sabia que Ali estava saindo com um pessoal mais velho e envolvida com um rapaz mais velho. Jessica justificou o palpite pelo estado em que encontrou a casa depois que Ali passou uns dias lá sozinha.

Conclusão: Ali conheceu Ezra e o convidou para um final de semana em Cape May. Baseado no relato da sra. D., foi com ele que ela ficou na casa depois que seus pais foram embora. A partir dessa conclusão, vem o próximo tópico, que fala porquê Ezra não é o beach hottie.

Porquê Ezra não é o beach hottie:

No tópico anterior, explicamos porquê Wilden é o beach hottie. Mas, como não houve essa confirmação em voz alta, podemos estar errados. Responsabilizamos o comportamento de Wilden para acusá-lo. Para reforçar nossa acusação, temos a ajuda de Tippy. As frases ditas pelo papagaio nos fazem acreditar que Ali telefonou para duas pessoas diferentes. Uma delas era a Grunwald; a outra, era Ezra. Para Grunwald, Ali disse que não poderia voltar; para Ezra, Ali disse que sentia saudades dele.

Tippy repetiu frases que ouviu Ali falar enquanto passavam férias juntos. Reconhecemos que pode ser "ver coisa demais" quando falamos que achamos estranho Tippy matracar board shorts e não beach hottie. O papagaio foi o único que usou esse apelido. Tippy repetiu o que ouviu Ali falando no telefone. Ela perguntou "sentiu saudades?" e falou "não posso voltar". Spencer descobriu que a musiquinha de Tippy era um número de telefone e a dona do número era a Grunwald, que diz ter mantido contato com Ali para tentar descobrir quem era a pessoa que estava a ameaçando. 

Falando em Grunwald, mais uma vez temos que lembrar que ela falou de pessoas diferentes quando fez as revelações para as meninas. Grunwald contou que tentou ajudar Ali descobrir quem era a pessoa que a ameaçava para depois falar que ele estava em Ravenswood. 

O último motivo que sustenta nosso palpite de que Ezra não é o beach hottie é a linha do tempo de Ali no apartamento do 4x12. Na time line de Ali, tem uma foto de Wilden em Cape May com a observação "gravidez?" Se Ezra era o beach hottie, por quê ele associou a gravidez de Ali com Wilden? Se ele fosse o suposto pai, ele deveria saber que a dúvida de Ali era em relação a ele e não ao policial.

Conclusão: Ali saiu com Ezra e Wilden ao mesmo tempo. Sabemos muito bem que ela não era santa. Apesar da sra. D. ter dito que encontrou a casa em Cape May bagunçada, não sabemos se realmente Ezra esteve lá. Para desassociar Ezra do beach hottie, mais uma vez citamos a frase da carta em que Ali se mostra surpresa por ter conhecido a pessoa em Rosewood.

Como Ezra sabia que Wilden era o beach hottie?

Essa é a nossa parte favorita e a mais polêmica do post, que vai fazer a história pegar fogo. Temos dois palpites sobre como Ezra soube do beach hottie. No post Ezra não é -A, dissemos não ter dúvidas de que CeCe trabalha para ele por conta de uma foto que mostra CeCe, no 4x11, no apartamento de Ezra. Se os dois trabalham juntos, e CeCe esteve em Cape May, ela é a primeira opção por ser a mais óbvia.

O segundo palpite foi que Ezra soube do envolvimento de Ali com Wilden muito tempo antes da história vir a tona. O responsável por revelar o tumultuado verão em Cape May para Ezra foi Garrett. Isso mesmo, Garrett. Não, não estamos viajando ou supondo situações. Por mais absurda que essa desconfiança pareça, nosso palpite tem argumentos mostrados na série. Então, vamos por partes.

Durante a maior parte de sua participação na série, Garrett se comportou como se quisesse ferrar com as meninas. Só depois que ele foi absolvido da acusação de ser o assassino de Ali que ele decidiu revelar que suas intenções sempre foram as melhores.

No 3x12, Garrett é inocentado. Em PDS, Garrett bate de frente com Noel na loja de fantasia e esculacha Jenna. No 3x13, Garrett vai atrás de Spencer e pede que ela o escute. Garrett desabafou que se meteu em uma confusão que nem ele fazia ideia da gravidade e do transtorno que aquilo causaria para ele, resumindo o resultado da bagunça com a frase: eu era um policial e acabei atrás das grades. Decidido a dar o fora de Rosewood, Garrett obriga Spencer a escutar o que ele tem a dizer durante o GT com a condição de que ela não o procure mais. Garrett falou pouco, mas fez revelações importantíssimas. A principal é que ele esteve no quintal dos D. enquanto Ali encontrou com várias pessoas depois que ela saiu do celeiro. Depois de flagrar Ali com Byron, Garrett se escondeu atrás de uma árvore, o que nos faz acreditar que ele acompanhou toda a movimentação no quintal dos D. Outra pergunta que faz a linha burning question é o motivo de Garrett ter fingido matar Ali. 

Apesar das intenções de Garrett terem sido as melhores possíveis, Spencer ficou tão escandalizada com a história de Byron que exigiu que Garrett a repetisse na presença de Aria. Spencer foi atrás de Aria mas não a encontrou. Se por um lado Spencer não conseguiu colocar Garrett e Aria frente a frente para tirar a história a limpo, os dois, por conta de uma macabra ironia, se encontraram em uma situação atípica, encaixotados em uma enorme caixa de madeira. O detalhe é que Garrett estava morto quando deu de cara com Aria.

No 4x01, Mona mostra uma gravação do GT em que Wilden aparece de Rainha esbravejando ao falar sobre uma mudança no plano e o nome de Garrett. Na noite anterior ao velório de Wilden, Jenna procura Emily para pedir que ela dê um recado a Toby. Jenna diz que está preocupada em ser a próxima, já que todas as pessoas que estiveram com Ali na noite em que ela desapareceu estão morrendo. Segundo Jenna, Garrett falou que Wilden também esteve com Ali. Como Garrett estava no quintal, ele deve ter visto Wilden.

No 4x09, Mona, durante seu interrogatório na delegacia, fala que Wilden matou Garrett, sem entrar em detalhes. Claro que não acreditamos que Mona matou Wilden, mas acreditamos que Wilden matou Garrett. Se Garrett viu Wilden conversando com Ali, ele deve ter visto e ouvido muita coisa comprometedora. Como Garrett resolveu abrir a boca e contar tudo para Spencer, Wilden decidiu que era melhor silenciá-lo.

No 3x13, Garrett falou que tudo que fez foi para proteger Spencer (nós acreditamos nele, apesar de não entendermos porquê Spencer foi a protegida) e o fato dele ter fingido que matou Ali deixa claro que os dois se davam bem. Falamos tudo isso para chegar aonde queríamos: não sabemos o motivo, mas Garrett realmente estava do lado das meninas e sabia da vida de Ali, inclusive que ela se envolveu com Ezra e Wilden. Desconfiamos que ele pode ter contado para Ezra que Ali teve problemas com o beach hottie muito tempo antes da confusão começar. No 1x21, Garrett vai até o apartamento de Ezra e diz que precisa conversar com ele sobre uma de suas alunas. Essa foi a única vem que os dois apareceram juntos. 

Garrett baixou no apartamento de Ezra minutos depois que Aria tinha ido embora. O climão que ficou quando Ezra deu de cara com Garrett deu a entender que o policial ia azucrinar o professor por conta do namoro dele com Aria. Só que não. No 1x22, Ezra manda uma mensagem para Aria contando sobre a visita de Garrett, sem dar detalhes. Na escola, Ezra fala que Garrett foi fazer umas perguntas sobre Spencer. As supostas perguntas eram sobre aquele troféu que as meninas encontraram durante o ensaio de uma peça, com manchas de sangue, lembram? 

Conclusão: Ezra soube que outro rapaz estava atormentando Ali depois do tumultuado verão em Cape May. CeCe ou Garrett podem ter contado a história para ele. 

Já que estamos falando de Ezra, CeCe e Wilden, não resistimos e precisamos dividir com vocês uma nova desconfiança. No post que inocenta Ezra de ser -A, dissemos que CeCe matou Wilden a mando de Ezra. O motivo de Ezra querer Wilden morto foi justificado pelo encaixotamento de Aria. Depois de tudo que falamos nesse post, mudamos uma parte dessa opinião. Ezra continua como mandante do assassinato de Wilden e CeCe como a assassina. Porém, o motivo do crime foi outro. Ezra quis dar um fim em Wilden pelo que ele fez com Ali!

Nenhum comentário:

Postar um comentário