expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass' oncontextmenu='return false' ondragstart='return false' onkeydown='return checartecla(event)' onselectstart='return false'>

terça-feira, 6 de novembro de 2012

1ª ed. Livro vs Série: O Primeiro -A da Série

Imaginem o desespero que deve ser para as meninas receber mensagens de um anônimo que sabe tudo sobre a vida delas, enquanto elas nem fazem ideia de quem seja e nem como seus segredos foram parar nas mãos dele. Principalmente quando esses segredos só eram divididos com uma ex-melhor amiga que já morreu! Tortura pouca é bobagem. 

Nos livros, -A não precisou de muita coisa para torturar as meninas. Um celular com número desconhecido, bilhetes e e mails foram suficientes para por seu plano de vingança em prática. Na série, -A foi além. Claro que os sms são obrigatórios e por si só bastariam para virar a vida das Liars do avesso. No entanto, a série reinventou o enredo principal da saga, dando a ele dimensões bem diferentes dos livros e, ao que tudo indica, criou uma situação tão complexa que nos deixa completamente perdidos!

-A começa a enviar mensagens para as Liars no início do ano letivo, que coincide com o encontro do corpo de Ali. Como todos nós já sabemos, o -A da série não é uma pessoa que age sozinha, mas sim um grupo de pessoas, que se uniram contra um inimigo comum: as quatro Liars. Não sabemos exatamente quantas pessoas fazem parte desse grupo e nem quem está no comando

Então, vamos por partes.

Quem é -A na série? 

O primeiro -A, revelado na finale da segunda temporada (2x25), é Mona.

Quando se revelou, Mona aproveitou para anunciar a existência de um ATeam. Essa revelação pegou todo mundo de surpresa, uma vez que os dois -A revelados nos livros agiam sozinhos. Um "assumiu" o lugar do outro após o anterior morrer e não tiveram nenhum tipo de conexão. Na série, durante a terceira temporada/fase 3A, vimos dois encapuzados no mesmo quarto e Mona conversando com alguém no telefone. 

Na summer finale (3x12), uma outra revelação deixou todo mundo paralisado nos últimos segundos do episódio: Toby também faz parte do time

Arrisco dizer que, apesar da confirmação de Toby como traidor ter tido o mesmo impacto que a explosão de um dinamite, essa deve ser a revelação menos xocante dos membros do time. Depois do episódio de Halloween, parece que PLL está mesmo disposta a deixar todo mundo extasiado com o que ainda vai mostrar.


Sobre o primeiro -A, Mona


Assim como no livro 4, Inacreditáveis, Mona é a primeira -A.

E a semelhança com a historia original termina aí. As circunstâncias da revelação são parecidas: Mona está no carro com Spencer, as duas brigam e Mona cai da colina, mas não morre. A briga entre as duas acontece depois que as Liars chegam. Hanna quase atropela Mona, antes dela cair na colina e ser resgatada com vida. Ela é diagnosticada com problemas mentais e não vai presa, acabando internada no sanatório Radley.

O motivo que Mona teve para se unir ao time não foi a vontade de se vingar do grupinho que a humilhava mas sim o fato de Hanna ter se afastado dela após o corpo de Ali ser encontrado. 

O que mudou:

Nos livros, como já dissemos, Hanna descobre que Mona é -A quando consegue se lembrar da mensagem que recebeu com o número do celular dela. Isso acontece durante o baile de máscaras, que comemorava a saída de Hanna do hospital. Junto com Aria e Emily, Hanna manda mensagens de texto para Spencer, que está no carro com Mona rumo a delegacia para denunciar Melissa, de quem elas desconfiavam. Com a ajuda do policial Wilden, elas conseguem descobrir para onde Mona está levando Spencer. Mona pegou o diário de Ali no lixo e passou a seguir as meninas. Ela escondia o diário embaixo do seu colchão. 

Foi através do último relato de Ali no diário que as meninas descobriram que Ali ficava com Ian, dando a ele um ultimato na época em ela desapareceu: ou ele assumia o namoro com ela ou Ali contaria para Melissa que Ian estava traindo ela. Foi durante a sua festa de aniversário que Mona se atrapalhou e mandou a mensagem para Hanna do seu celular. Ao perceber o que tinha feito, ela atropela Hanna.

Já na série, o diário de Ali é apenas um caderno velho nas mãos de -A e não ficou escondido embaixo do colchão de ninguém, mas sim bem acomodado em um espaçoso quarto de motel. O ATeam montou seu primeiro quartel general em um quarto de motel no meio do nada. Nas paredes, inúmeras fotos de Ali e das Liars dividem espaço com recortes de jornal, bonequinhas de cada uma delas, casacos pretos e uma infinita variedade dos  recursos que o time utiliza para manter as Liars sob vigilância constante.

Na primeira temporada, acontece o aniversário de Mona em um acampamento na floresta. Hanna é desconvidada e, seguindo as instruções de -A, as meninas vão a festa. Hanna se esconde entre as árvores com um binóculos e vê duas pessoas se beijando dentro de um carro enquanto um encapuzado deixa um recado no vidro traseiro. O casal se beijando é Ezra e Aria. Hanna desconfia que o encapuzado é Noel e manda uma mensagem para as meninas. Antes que possa contar, ela é atropelada. Ela vai para o hospital, mas não fica em coma e nem perde a memória. Ela afirma que -A é Noel mas não consegue provar. 

Na season finale da segunda temporada, acontece um baile de máscaras. O baile não é em homenagem a ninguém. Nessa época, como nos livros, Mona também recebe mensagens de -A. A essa altura as meninas já sabem sobre o motel mas não sabem que o covil de -A era lá. Durante o baile, Mona e Spencer vão até o motel e conseguem a chave do quarto número 1. Ao entrarem, Spencer descobre o covil e encontra o diário de Ali. Mona está junto com ela, fingindo estar espantada. Quando Mona vai até o carro pegar chiclete, Spencer encontra uma sacola com suéters de caxemira e um papel de chiclete dentro do diário de Ali. É nessa hora que ela percebe que a embalagem do chiclete no diário é o mesmo que Mona ofereceu pra ela.

Após a descoberta, Mona volta para o quarto vestida de -A, dá um soco em Spencer e a coloca no carro. As meninas ligam para Spencer do celular de Hanna, que estava programado para gravar tudo o que ela fazia com ele. O telefone inicia uma chamada de vídeo. Com essa chamada, as meninas descobrem que Mona é -A e que ela está com Spencer no carro. Sem a ajuda da polícia, as meninas vão atrás delas. Hanna quase atropela Mona, antes dela cair do penhasco. Ela não morre e nem vai presa. A Dra. Sullivan tratou de diagnosticá-la com seríssimos problemas mentais e garantir que ela fosse para o sanatório Radley.  

Quando está com Spencer no carro, Mona revela que existe um ATeam, sem dizer quem faz parte dele. Mona convida Spencer para se juntar ao time, caso contrário ela terá que morrer. Após a internação de Mona, as ameças continuam e, como o ATeam não dorme no ponto, o covil foi se instalar em outro lugar, ainda desconhecido. 

Sobre o ATeam:

Apesar de sabermos da existência do time, sabemos muito pouco sobre ele. Não sabemos quantas e quais pessoas estão nele, quem está no comando, quando começou e os verdadeiros motivos que levaram a sua formação. Mona disse que está no time porque as Liars tiraram Hanna dela. Quanto a Toby, apenas o público sabe que ele é um traidor. Na fase 3B é que as Liars vão descobrir a verdade sobre ele. Desconfiamos quais sejam seus motivos, mas não temos certeza. Vamos ver o que ele tem a dizer quando for descoberto.

Claro que um grupo de pessoas reunidas não ia se contentar em apenas mandar recadinhos para as Liars. O time montou um verdadeiro quartel general para tramar seu plano e atormentar as meninas de todas as maneiras possíveis e imagináveis, além de comprar o silêncio de qualquer pessoa que possa entregar algum membro.

-A está em todos os lugares e tramando o tempo todo. Qualquer oportunidade que tiver para mandar seu recado, ele não deixa passar. E isso inclui desde um bilhetinho dentro de um biscoito da sorte até a instalação de um telão em pleno cemitério para passar vídeos de Ali. 

O -A da série não esperou as quatro Liars voltarem a circular por Rosewood e nem o corpo de Ali aparecer para entrar em ação. Enquanto Ali estava bem viva, ela teve o prazer de ser a primeira vítima de suas ameças anônimas - o que não acontece nos livros.  

Foi no episódio 2x13, The First Secret, que descobrimos que Ali foi a primeira a receber mensagens misteriosas. Ela recebeu sms e um boneco de voodoo, da loja das Creepy Dolls, antes de receber  uma mensagem com a assinatura de -A. Mas não sabemos se naquela época o time existia e nem se essa pessoa que atormentou Ali tem alguma ligação com o -A que azucrina as Liars. Tudo indica que  as mensagens estao relacionadas. Mas não temos a confirmação.

Segundo spoilers da fase 3B, vamos conhecer um terceiro membro do time. Também veremos Mona de volta ao Rosewood Day, uma vez que recebeu alta do Radley. Enquanto isso, vamos relembrar sua revelação como primeiro -A!


2 comentários:

  1. Nossa, adoro o blog, os textos e tudo mais! Fantástica a sua idéia de fazer a comparação entre a série e os livros enquanto não temos material novo. Estou e estarei sempre visitando! Parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Polly, o PLLBooM agradece seu comentário e quer ver você sempre por aqui!

    ResponderExcluir