expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass' oncontextmenu='return false' ondragstart='return false' onkeydown='return checartecla(event)' onselectstart='return false'>

domingo, 18 de novembro de 2012

1ª ed. Livro vs Série - Parte II

Quando opinei sobre os livros de PLL, confirmei aquilo que eu já li em vários lugares: uma vez que você começar a ler, não vai querer parar. Também aconselhei que quando começarem a ler os livros, tenham sempre o próximo volume em mãos.

Como terceiro conselho, quando começarem a ler Perversas (#5), garantam que os próximos três volumes estejam por perto. O motivo? O que já era bom, conseguiu ficar infinitamente melhor.

É impressionante como a história começa a se desdobrar em situações cada vez mais aterrorizantes para as Liars. Se as meninas já haviam comido o pão que o diabo amassou nas mãos de Mona, agora elas vão ter que engolir uma fornada a seco. O novo -A não quer saber de trégua. Extremamente manipulador, inteligente e perverso, esse novo -A não deixa nem as meninas se sentirem sossegadas após Mona morrer. Ele quer mesmo é ver o circo pegar fogo - literalmente.

A Parte II da seção vai abordar os livros Perveras, Destruidoras, Impiedosas e Perigosas

Como a série ainda não mostrou muita coisa desses livros, caso você não tenha lido e não goste de spoilers, um aviso: as resenhas vão contar tudo - começo, meio e fim!

Vou resenhar o livro contando o que acontece com cada Liar individualmente. Vou falar sobre -A e finalizar com os acontecimentos que envolve todas elas. Como já dissemos, os livros se dividem em pequenos capítulos com a narrativa da vida de cada uma delas e as meninas não são amigas e nem mantém contato, a não ser quando o assunto é -A.

Após a resenha, vou fazer as comparações entre o livro e a série.

Para explicar como a narrativa evolui nesses livros, é preciso revelar quem é o segundo -A. Sim, é ela. A verdadeira Alison DiLaurentis. Como a revelação das gêmeas é feita no livro #8, Perigosas, a partir do quinto volume, várias pistas começam a surgir preparando o terreno para surpreender a todos com a existência de duas Alisons DiLaurentis.

Como já publiquei aqui, na análise do Diário de Ali e na resenha de Perigosas, Courtney ficou amiga das Liars quando conseguiu se passar por Ali de uma maneira tão convincente que foi capaz de mandá-la para o sanatório. Nos livros, várias vezes essa cena é descrita e, a medida que o desfecho se aproxima, ficamos sabendo mais detalhes sobre o dia da troca das gêmeas e várias outras passagens que revelam que Alison e Courtney estiveram juntas na casa dos DiLaurentis enquanto as Liars estavam por lá. Também são narradas os acontecimentos que sucederam o desaparecimento de Ali, como a necessidade da Sra. DiLaurentis de saber o que vinha acontecendo na vida da filha, interrogando, por inúmeras vezes, as Liars, implorando para descobrir se alguém queria machucar sua filha. 

Outro fato muito importante nessa confusão da troca das irmãs é o episódio da Cápsula do Tempo, que foi quando começou a amizade das Liars com Ali. 

Personagens como Ian, Melissa, Jason, Wilden e Jenna passam a ter participações mais relevantes para a história. Desses personagens, Ian foi o único que morreu na série. As reviravoltas que tumultuam a vida das Liars ainda não foram mostradas na série, mas alguns enredos já foram adaptados. 

Para finalizar, Impiedosas é meu livro favorito e é o que tem mais passagens que eu gostaria de ver na série. 

Então, vamos lá! Assim como -A, não temos tempo a perder e não queremos esquecer de nossas Liars!



Nenhum comentário:

Postar um comentário