expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass' oncontextmenu='return false' ondragstart='return false' onkeydown='return checartecla(event)' onselectstart='return false'>

sábado, 24 de novembro de 2012

1ª ed. Livro vs Série: A Cápsula do Tempo

Os livros de PLL sempre começam com um flashback

Aos poucos, o fato que deu inicio a tudo é descrito e ficamos sabendo como as Liars ficaram amigas de Ali, o que aconteceu nos dias depois que ela desapareceu e alguns acontecimentos da vida das meninas pré-Ali.

A partir de Perversas, esses flashbacks são narrados com mais detalhes e começam a nos preparar para a revelação de Courtney, que é feita no livro Perigosas (#8) e que explica a verdadeira origem de toda essa confusão em que as meninas se meteram.

Personagens como Jason, Ian, Melissa, Jenna e Wilden começam a aparecer mais na história, se comportando de maneira estranha e suspeita. Todos esses personagens estão na série, são estranhos e suspeitos mas ainda não sabemos qual rumo a vida de cada um deles vai tomar. 

Além desses personagens, há fatos fundamentais que serviram para aproximar as meninas de Ali e que são peças-chave no desfecho da segunda parte dos livros, quando o segundo -A se revela.

Vamos comentar sobre esses personagens e fatos que ainda não foram mostrados na série, mas que são fundamentais para a narrativa. A partir de Perversas, é importante falar sobre eles para melhor compreensão das resenhas.

O começo de tudo:

A Cápsula do Tempo é uma tradição muito respeitada em Rosewood Day

Iniciada em 1899, é uma caça ao tesouro em que a bandeira da escola é cortado em vários pedaços, que são escondidos por toda a cidade. A caça é realizada no início do outono e só é permitida para alunos da sexta série em diante. Os veteranos que se destacam nas atividades da escola têm a tarefa de esconder as peças. 

Algumas pistas são fornecidas no pátio da escola. Roubar um pedaço da bandeira de alguém que já encontrou é válido e consta no manual de regras da Cápsula, assim como dar um pedaço da bandeira para outra pessoa. Cada aluno que encontrar um pedaço, deve decorá-lo como bem quiser. 

Após todos os pedaços serem encontrados, a bandeira é costurada novamente e guardada em uma cápsula para ser enterrada no jardim da escola. Uma cerimônia é feita em homenagem aos alunos que terão seus nomes eternizados em uma placa.

Quando as meninas estavam no sexto ano, elas tiveram a primeira chance de participar da brincadeira. Como Ali fez questão de anunciar que já tinha um dos pedaços, as quatro Liars resolveram que iriam roubar o pedaço dela.

Elas foram ao quintal dos DiLaurentis e não encontraram a bandeira. Mas ganharam algo infinitas vezes mais valioso: a amizade de Ali.

Quando Aria estava voltando para casa pela floresta, ela cruzou com Jason que a surpreendeu e entregou um pedaço da bandeira para ela; o pedaço que Ali anunciara já ter em mãos.

A bandeira já estava decorada. Mas Aria não teve coragem de entregar o seu pedaço. Agora que ela era amiga de Ali, não poderia deixar um estúpido pedaço de pano arruinar tudo. Ela escondeu a bandeira em uma caixa de tênis, enfiou no guarda-roupa e prometeu para si mesma que nunca, em hipótese alguma, aquela bandeira sairia dali.


Por que a Cápsula é tão importante?

Através dos flashbacks, descobrimos como Ali se aproximou das meninas. Apesar de antecipar o que é revelado nos livros 7 e 8, preciso contar toda a história envolvendo a Cápsula para destacar sua importância.

No dia em que as meninas foram até o quintal dos DiLaurentis, antes delas realmente entrarem no quintal, elas ouviram alguns gritos dentro da casa, viram Jason saindo raivoso pela floresta e a aparição de Ali na varanda.

Quando Ali conversou com elas, ela estava aérea, com os olhos fixos na janela do segundo andar da sua casa. Quando a Sra. DiLaurentis apareceu na varanda para anunciar que estava de saída, Ali tentou ao máximo parecer tranquila, mas era visível sua aflição. Após os DiLaurentis saírem com sua Merecedez cor de champagne, Ali voltou para casa bem mais aliviada.

Como já publicamos o diário de Ali, sabemos que quem estava do lado de fora da casa era Courtney. Foi nesse dia que ela conseguiu definitivamente mandar Ali para o sanatório em seu lugar. 

Como Aria não entregou o pedaço da bandeira, ela foi costurada e ficou incompleta e após o corpo de Ali ser encontrado, a edição daquele ano foi suspensa e Ali recebeu uma homenagem na edição posterior.

Quando Ali contou para as meninas que alguém já havia roubado seu pedaço de bandeira, ela contou como tinha decorado a bandeira. Ela fez um logo da Chanel, as letras da Louis Vuitton, um sapo de mangá e uma menina jogando hóquei.

Quando chegou em casa, Hanna anotou tudo o que Ali tinha desenhado e, anos depois, quando encontrou um pedaço da bandeira na cafeteria, ela desenhou as mesmas coisas.

Foi a brincadeira da Cápsula que aproximou as meninas de Ali. Graças a intenção delas de roubar o pedaço, Courtney colocou seu plano em prática e conseguiu, de uma vez por todas, assumir o lugar da irmã. Como Jason entregou o pedaço para Aria, ela entendeu o gesto como uma resposta aos seu sentimento secreto por ele. E tudo isso é muito importante para o final da história.

Nenhum comentário:

Postar um comentário