expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass' oncontextmenu='return false' ondragstart='return false' onkeydown='return checartecla(event)' onselectstart='return false'>

segunda-feira, 19 de novembro de 2012

Resenha Perversas #5

"O sol também brilha para os maldosos.". Com essa frase, Perversas começa. E não poderia haver descrição melhor para o novo -A. 

Em Inacreditáveis (#4), Mona teve um fim bem diferente do que havia planejado. Extremamente traumatizada por ter sido humilhada durante anos, seu plano era assumir o lugar que um dia foi de Alison DiLaurentis e fazer todos de gato e sapato. Tudo bem que ela quase matou Hanna e azucrinou as Liars, mas se Spencer tivesse concordado em ser sua aliada, a primeira -A não acabaria morta ao cair de um penhasco. Realmente foi um xoque Hanna descobrir que sua melhor amiga era sua maior inimiga e, mesmo para as meninas, foi difícil acreditar que a ex-fracassada Mona Wanderwaal fosse tão maléfica. 

Quando a polícia foi até a casa de Mona, encontraram o diário de Ali e viram o último relato que dizia respeito ao ultimato que Ali tinha dado a Ian: ou ela assumia seu romance com ela ou Melissa ficaria sabendo. Foi essa a prova que a polícia usou para prender Ian como assassino de Ali.

Após uns dias de descanso de mensagens, ameaças e noites mal dormidas, as Liars poderiam começar a achar que tudo voltaria ao normal. Não fosse o fato de que alguém não vai deixá-las em paz tão cedo assim.  




No primeiro capítulo, um flashback. Todo ano, como tradição no Rosewood Day, foi anunciado o evento da Cápsula do Tempo. A brincadeira era antiga e muito simples: uma bandeira da escola era cortada em vários pedaços e alguns veteranos eram escolhidos para escondê-las pela cidade. Os alunos, do sexto ano em diante, deveriam seguir as pistas e encontrar os pedaços da bandeira. Uma vez que encontrassem, poderiam decorá-lo da maneira que quisessem. Após todos os pedaços serem encontrados, a bandeira seria costurada e enterrada em uma cápsula. E os nomes de todos que encontraram e redecoraram a  bandeira seriam gravados em uma placa. Dessa forma, alguns sortudos teriam seus nomes eternizados em Rosewood Day. 

Após o término de mais um dia de aula, os alunos saiam do colégio quando foram surpreendidos por um folheto anunciando a Cápsula do Tempo daquele ano. Mona Wanderwall estava próxima de sua scooter, no bicicletário, quando viu o anúncio. Hanna Marin, Spencer Hastings e Emily Fields, com seus amigos da época, também ficaram eufóricas ao verem o papel. Aria Montgmery, sozinha, estava sentada próxima a uma pilastra desenhando alguma coisa. 

De repente uma euforia tomou conta de todos que estavam no bicicletário, até a soberana Alison DiLaurentis, acompanhada de Naomi e Riley, acabou com a festa de todos ao dizer em alto e bom tom que seria ela quem encontraria um dos pedaços da bandeira, já que seu irmão mais velho, Jason, já tinha escondido um pedaço e iria contar para ela. Ian Thomas estava por ali e provocou Ali dizendo que ele era seu concorrente. Ali quase caiu das pernas quando Ian falou com ela - ele era sua paixão secreta. Para não perder a chance de uma aproximação, Ali disse que ele teria que matá-la para roubar o pedaço dela. A infeliz declaração foi ouvida por Jason, que começou uma briga com Ian e logo saiu bufando em direção a um carro preto que o aguardava do outro lado da rua. A confusão foi presenciada por metade do colégio. 

Durante esse desentendimento, Aria, Hanna, Spencer e Emily pensaram, ao mesmo tempo, porém em silêncio, que estavam determinadas a roubar a bandeira de Ali. Estava na hora  de mostrar que ela não podia tudo, Embora nem se falassem, as quatro meninas pensaram a mesma coisa e com a mesma ressalva: se fossem flagradas por Ali, estariam, de uma por vez por todas, arruinadas em Rosewood. Porém, se conseguissem, seriam endeusadas. 

A Cápsula do Tempo tinha uma série de regras. Entre elas, valia roubar o pedaço da bandeira de quem já tivesse encontrado. 

Após essa breve introdução sobre a Cápsula, o narrador volta para os dias atuais em Rosewood. Após a descoberta do corpo de Ali, seu enterro e, consequentemente a confirmação de sua morte, Mona deu vida a -A. Seu plano chegou ao fim em menos de três meses. Com sua morte, as meninas precisavam esquecer os últimos acontecimentos e procuraram a ajuda de uma terapeuta de luto, que as aconselhou a criar um enterro simbólico para Ali. As Liars se reuniram na casa de Spencer, colocaram objetos significativos relacionados a Ali em um saco preto e enterraram no quintal dos Hastings. Após se despedirem de Ali, as ex-amigas se despediram uma das outras e foram embora.

Aria: após a história de Mona se espalhar por todos os jornais, Ella volta atrás na decisão que tomou de expulsar Aria de casa e pede que a filha volte a morar com ela. Aria aceita o convite. Ao voltar para casa, Ella dá um convite para Aria ir a uma exposição de artes e ela vai. Cheia de dedos para não se desentender com a mãe novamente, Aria mede palavras e atitudes para não brigar com Ella novamente. Para reatar a intimidade entre as duas, Ella conta para a filha que conheceu um homem pela internet e que planeja encontrá-lo. Enquanto Mike acha a ideia vulgar, Aria encoraja a mãe e até se oferece para maquiá-la na noite do encontro.

Aria vai a exposição e conhece o artista que está promovendo a vernissage e é o autor das pinturas, um homem de trinta e poucos anos chamado Xavier. Os dois trocam algumas palavras e ambos deixam no ar a possibilidade de terem se interessado um pelo outro. Aria fica mexida e logo vai embora do ateliê. 

Alguns dias depois, Ella anuncia que chegou o dia de encontrar com o seu net date, que se identifica como Wofgang. Quando a campainha toca, Aria vai atender e quase desmaia: o Wolfgang de Ella é o Xavier de Aria. Completamente aturdida, Aria chama a mãe e reza para que Xavier não conte nada sobre o flerte dos dois na exposição e para que Ella não se interesse por ela. Mas todo o desespero de Aria foi em vão; não passou dois dias, Ella marcou um jantar para apresentar Xavier a Mike e Aria. Já sentados na mesa, Mike se entendeu rapidamente com Xavier enquanto Aria estava atormentada. Quando Ella e Mike deixam Xavier com Aria a sós na mesa, ele começa a provocar Aria dizendo que ela estava interessada nele. Ela fica transtornada, pois tem medo que Ella brigue com ela novamente por se sentir traida, assim como ela se considerou quando Aria não contou para ela sobre Byron e Meredith.

E, como tudo em Rosewood, tudo o que está ruim não só pode, como vai piorar. O romance de Ella e Xavier deu certo e ele passou a dormir na casa de Aria e, sempre que podia, intimidava ela com provocações, até o dia em que se beijaram na sala. Isso bastou para Aria se entregar de bandeja nas mãos de Xavier; após o beijo não haveria como negar que ela estivesse interessada por ele, embora Aria tenha agido por impulso e se arrependido.

Hanna: para quem teve Mona como amiga, Hanna deveria estar eternamente livre de ter uma inimiga. Se ela não fosse Hanna Marin, claro. Após a mudança de sua mãe para Cingapura, seu pai, Isabel e Kate mudaram para Rosewood na mesma casa de Hanna. Tom tratava Kate como filha legítima e até melhor que Hanna e o trauma que ela passou com Mona não serviu para sensibilizar Tom. Isabel é a nova dona da casa e logo decretou suas ordens: a família deveria jantar todo dia junta. Kate, o pior pesadelo número 36 de Hanna, era sua vizinha de quarto e encarnou a meia irmã boazinha e preocupada com a mudança para o Rosewood Day. Hanna ficou incumbida de apresentá-la a escola e toda vez que estava ao lado da meia irmã, sentia falta de Mona, que estaria ali para dar apoio moral. 

Várias vezes Hanna se pegava pensando em Mona. Absolutamente tudo que ela fazia lembrava da amiga. Era só abrir o guarda-roupa que lá estava Mona escolhendo roupas. Era só folhear a Teen Vogue que logo vinha um comentário de Mona em sua cabeça. A falta da amiga era tamanha que, algumas vezes, Hanna chegava a digitar uma mensagem no celular e na hora de enviar lembrava que Mona não iria receber. Os momentos de saudade eram interrompidos por uma revolta que corroía Hana por dentro. Ela não conseguia entender o porque de Mona ter feito tudo o que fez. Ela daria qualquer coisa para saber se Mona realmente foi sua amiga ou só queria destruí-la. 

Para se livrar desses pensamentos, Hanna decidiu assumir o namoro com Lucas. Ele não era popular e bonito e se Mona estivesse viva, jamais Hanna poderia manter qualquer tipo de contato com ele. Mas Lucas realmente gostava de Hanna. Ele dizia coisas fofas para ela e a fazia se sentir especial. 

Apesar de nunca ter passado pela cabeça de Hanna que ela poderia um dia ser qualquer coisa de Lucas, ele era a única coisa boa que ela tinha pós Mona. A convivência com Kate era um castigo, ainda mais que ela se enturmou com Naomi e Riley. E pior: Kate sabia que Hanna era bulímica e não conseguia parar de pensar que a qualquer momento ela tornaria esse segredo público.

Sempre fazendo a linha da meia irmã boazinha, Kate sugeriu que Hanna fizesse as pazes com a Naomi e Riley. No começo ela achou a ideia um tremendo absurdo, mas depois, pensando no que Mona fazia, acatou a ideia. Mona costumava se aproximar de seus desafetos para especular sobre os segredos da pessoa e depois espalhava pra todo mundo. A velha história do se não pode com eles, junte-se a eles.

Emily: das quatro Liars, a que mais se beneficiou das maluquices de Mona, foi Emily. Após toda a confusão, sua família passou a apoiá-la em tudo e chegou ao ponto de convidar Maya para um jantar no restaurante favorito de Emily. Tudo seria perfeito, não fosse um detalhe: Emily estava apaixonada por um garoto. Quando foi com sua mãe a igreja, ela conheceu Isaac, o vocalista da banda da igreja. Todas as meninas se derretiam por ele. E com Emily não foi diferente.

Nem ela mesma entendeu porque se interessou por ele. A família de Isaac era dona de um bufê e ele ajudava o pai como garçom. Isaac convidou Emily para sair e ela foi. Mas morria de medo de que ele descobrisse seu passado, que se resumia em seu namoro com Maya. Antes que Isaac soubesse por outras pessoas, Emily contou tudo para ele. Para sua surpresa, ele a compreendeu e os dois começaram a namorar. Emily realmente estava apaixonada. Quando conheceu os pais dele, logo foi avisada que era terminantemente proibido que qualquer menina entrasse no quarto de Isaac. Quem não gostou nada da história foi Maya.

Spencer: pior do que ser perseguida por -A, é ser uma Hastings. Depois de assumir que trapaceou no Orquídea Dourada, só ela mesma que se orgulhou de sua honestidade. Ela e Andrew Campbell. Após todo o vexame que causou a família, Spencer ficou sem carro e passou a ser solenemente ignorada dentro de casa. Em Rosewood Day, foi convidada a se retirar de tudo o que fazia parte e foi avisada que precisaria de nota dez em todas as matérias.

Para não ser expulsa da escola, seus pais passaram a doar enormes quantias de dinheiro para o diretor. Finalizando o pacote de azar, sua avó paterna morreu. Nana Hastings fez um testamento deixando dois milhões de dólares para cada neto natural. 

Durante a leitura, Spencer ouviu os nomes de todos seus primos, menos o seu. Sem entender nada, ela pediu explicações para os pais, que nem a ouviram. Foi Melissa quem, sem querer, disse para Spencer que talvez ela fosse adotada. Sem carro, sem cartões e penando para manter o rendimento escolar, Spencer recorre a Andrew, que passa a ajudá-la nos estudos. Em uma dessas tardes de estudo, Spencer desabafa com ele e Andrew a aconselha a se cadastrar em um site que ajuda pais e filhos a se reencontrarem. Spencer se cadastrou e passou a esperar obsessivamente por uma resposta. Como seus pais precisavam angariar doações para o colégio, eles promoveram uma festa em sua casa. Veronica excluiu Spencer dos preparativos e todo o Rosewood Day foi convidado. Os pais de Isaac que iriam cuidar da comida.

Após a polícia ler o diário de Ali, Ian foi preso. Sua mãe estava doente, com câncer.

Quando se lembraram do episódio da Cápsula do Tempo, as meninas recordaram que Ian disse para Ali que seria capaz de matá-la para conseguir a bandeira. Isso foi o suficiente para que ela tivessem certeza que Ian era o assassino de Ali. 

Após a prisão de Ian, a imprensa tomou conta de Rosewood. Tudo que aparecia no noticiário era a respeito de Ian, Ali e as Liars. Para surpresa de todos, antes de ser julgado, Ian conseguiu ficar em prisão domiciliar.  Mais surpresa ainda, ficou Spencer, Como ela estava usando o computador de Melissa, Ian passou a mandar mensagens para ela e pediu que ela se encontrasse com ele na floresta. Sem fazer ideia de como Ian conseguiria sair de casa sem ser flagrado pela polícia, Spencer aceitou conversar com ele. Era inverno na cidade e a neve encobria todo o solo. Spencer encontrou com Ian e ele suplicou para que ela não depusesse contra ele no julgamento. Ele contou que no dia que Ali desapareceu, ele iria encontrar com ela na floresta para conversarem, mas ao chegar lá Ian viu duas loiras, se assustou e foi embora. Spencer não entendeu absolutamente nada e não acreditou no que ouviu. Ela contou para as meninas que encontrou com Ian, mas como elas não viram sentido na história das loiras, continuaram dispostas a depor contra ele.

Próximo ao julgamento, Melissa passa a se comportar de maneira estranha. Ela desperta em Spencer a dúvida de que pode ser a assassina de Ali. Em seu depoimento a polícia, ela afirmou que dormiu com Ian, mas logo em seguida confessou que estava bêbada e não se lembrava de nada. Melissa também deixou nas entrelinhas que sabia que Ian a traia e que já tinha se vingado da pessoa.

-AAs meninas voltaram a receber mensagens de -A. Nessa mesma época, a cidade estava apavorada com a existência de um perseguidor. A única que não recebia mensagens era Hanna; ela trocou o número do celular e não quis mais saber de qualquer coisa relacionada a -A. Esse novo -A era aterrorizante. As mensagens que ele mandava vinham com fotos recém tiradas das meninas. Era como se ele estivesse no mesmo lugar que elas o tempo todo. 

Sempre antes de receberem as mensagens, as meninas sentiam a presença de alguém perto delas, mas nunca conseguiam ver quem era. -A também se tornou manipulador, sempre induzindo as Liars a fazerem o que ele mandava, enganando-as como se tivesse querendo ajudá-las.


Outros acontecimentos:

  • Byron e Meredith estão mais juntos do que nunca. Ela está grávida e eles vão mudar para uma casa nova; 
  • Certo dia, Hanna chegou em casa e ouviu Kate gargalhar e dizer frases sinistras trancada no quarto. Hanna passou a achar que ela estava tramando como iria revelar a todos sobre sua bulimia;
  • Spencer passa a se corresponder com Ian pelo msn;
  • Xavier chantageia Aria, ameaçando contar para Ella que Aria dá em cima dele;
  • Emily assume o namoro com Isaac e escandaliza todo mundo.
  • No dia do julgamento de Ian, ele não aparece no tribunal e desaparece de Rosewood; 
  • Por conta disso, durante a festa na casa dos Hastings, Wilden ordena que as meninas não saiam da casa sem a companhia de um policial.
  • Durante a festa, Hanna esgoela para todos que Kate tem herpes e Lucas termina o namoro com ela.


Final: durante a festa, Spencer se lembra que algo muito importante que pode mudar o rumo das investigações do assassinato de Ali foi enterrado no saco preto da terapia do luto. Ela sai no meio da noite em direção a floresta, enquanto as meninas recebem uma mensagem para que também vão até a floresta sem falar nada a ninguém.

Elas se desencontram e, em meio as arvores, se deparam com uma figura sinistra de capuz e botas que não mostra o rosto. Minutos depois, Spencer aparece com uma lanterna e todas elas entram em pânico ao verem o corpo de Ian congelado e com a cabeça machucada jogado na neve. Em seguida, todos os celulares tocam e chega uma mensagem de -A: Ele teve que ir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário