expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass' oncontextmenu='return false' ondragstart='return false' onkeydown='return checartecla(event)' onselectstart='return false'>

quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

Comentário 4x17 - Bite Your Tongue

Bite Your Tongue, quarto episódio da 4B, veio para dar uma chacoalhada nesse começo de fase. O ritmo do episódio seguiu o dos anteriores, mas com algumas diferenças que foram fundamentais para fazer do 4x17 o melhor episódio até agora. Que diferenças foram essas? O ritmo foi lento, sem ser entediante. O episódio demorou para passar, mas não foi cansativo. -A voltou com tudo e as meninas se envolveram em tramas paralelas enquanto a trama central - Alison - continua sendo a principal questão para todas.  

Em Ruthless#10, Spencer está fazendo um curso de verão na UP e começa a usar EasyA, uma droga que tira o sono. Em várias passagens do livro, Spencer tem onda de EA e causa em uma festa de Noel. Já dissemos que não conseguimos pensar nos personagens dos livros sem associá-los aos da série, motivo que nos fez IMPLORAR para que essa história do EA acontecesse na série. Durante a leitura do livro, foi impossível não pensar em Troain doidona, dando mais um show de interpretação como fez na época que embirutou na 3B. E não é que nosso sonho se tornou realidade? Mais: veio com um bônus, que nem passava pela nossa cabeça. Não sabemos se os comprimidos que ela começou a tomar são o EA; mas está valendo.

No livros, Spencer conhece o traficante de EA em um bar. Na série, ela tomou conhecimento dos compridos através de Andrew. Isso mesmo: Andrew. Alguém esperava que Andrew fizesse esse tipo de coisa? Quando apareceu na 3B, Andrew chegou hot for nerd. Agora, ele volta hot e aditivado, além de se declarar para Spencer, coisa que acontece no livro #2, se não me engano.

Depois de pegar uns comprimidos com Andrew, Spencer já ficou elétrica e voltou a exibir aquela cara atormentada da 3B. No 4x18, Spencer vai conhecer Brenda, a traficante. 

Falando da Spencer normal. Ficou muito boa a maneira como ela leu o diário de Ali, reproduzindo as falas do rapaz mais velho e, depois, refazendo a cena com o verdadeiro protagonista: Ezra, que teve um diálogo secreto com Mona. Um detalhe que tem chamado nossa atenção. Lembram quando Ali falou para Spencer que ela estava escrevendo os diários para que as meninas lessem? Se Ali queria que as amigas soubessem o que aconteceu com ela, por qual motivo ela deixou essas lacunas nos relatos? Abaixo, o print do relato analisado por Spencer:

















Sobre a associação que Spencer fez de Ezra com o Board Shorts, ela confirmou nossa especulação de que o Beach Hottie e o Board Shorts podem ser pessoas diferentes. Chegamos a essa conclusão com três posts que fizemos depois do 4x12. Confiram aqui I, II e III. Após encontrar Ezra no pub mencionado por Ali, Spencer parece quase certa que ele é o Board Shorts. No 4x18, antes de contar para Emily e Hanna que Ezra é o BS, Spencer vai procurar mais provas para incriminá-lo. Uma delas, caso ela lembre, está no 1x02. Após o velório de Ali, as meninas estão em um restaurante e Spencer fala que sabia um segredo de Ali; parte de um segredo na verdade. Ali contou para Spencer que estava saindo com rapaz mais velho que tinha namorada. Poderíamos pensar que esse rapaz era Ian, mas ele não era tão mais velho assim. Ali conheceu Ezra na época em que ele era universitário na Hollis - Ian ainda estava na escola - e namorava Jackie Molina, que participou de alguns episódios no final da 2A. Será que Spencer vai lembrar desse segredo de Ali?

Seguindo a linha dos casacos preto agindo de maneira ambígua, acreditamos que foi Ezra que aprontou com Emily na escola. Sabe-se lá porquê ele quis aterrorizá-la, tocando rock e o terror pra cima dela, mas nossa desconfiança é por causa da mensagem no painel de led, que não estava assinada por -A, diferente do micro bilhete enfiado no meio dos dentes de Hanna. A ambiguidade dessas cenas foi reforçada na cena final, quando um casaco preto, em um ambiente desconhecido, tritura os arquivos do dentista para forrar a gaiola de Tippy. Só nós fizemos o sr. Fields e infartamos ao revê-lo? 

Hanna continua surpreendendo Spencer com suas novas manias. Agora ela devora livros antigos com temática de suspense, crime e investigação. Enquanto analisa qual será o próximo romance a ser lido, Hanna foi surpreendida por Holbrook - hot for detective - que se desculpou pela maneira como tratou as Marin durante o caso Wilden. Holbrook, aliás, fez uma provocação - coincidência, na verdade -, quanto a spoilers justo na semana em que o vazamento do script do 4x24 causou o maior alvoroço da história de PLL. Ele é contra divulgar spoilers, mas deu uma pista para Hanna. 

Aria, que no 4x15 pôs panos quentes em todas as discussões, se rebelou e saiu batendo boca com todo mundo. Encerrou a festa de Mike, foi tirar satisfação com Mona, tretou com Maggie e perdeu a linha com Jesse. Adoramos e queremos mais. Falando em Aria. E Jake? Cortou o pé e ficou por isso mesmo? Será que ele volta para contar o que aconteceu?

No final do episódios, as meninas se reúnem nos Montgomery para encontrarem no meio dos dentes de Hanna uma das melhores armadilhas de -A. Antes da Spencer achar o micro bilhete, ela e Emily se abraçaram e fizeram as pazes. Sempre amamos quando as meninas voltam as boas. Após Spencer retirar o bilhete, Aria, finalmente, questionou who is this monster?, uma das frases que a gente mais queria ouvir. 

Update: Um detalhe que deixamos passar despercebido. Quando Emily quase acerta o pai com a tesoura, após ele a abraçar, a câmera foca no parapeito da janela, que exibe a marca de uma mão.
















Não cansamos de declarar nosso amor por Mona, ainda mais depois dela mandar Aria se danar. Precisamos de uma dose de Mona em todos os episódios. Mona perguntou para Aria a mesma coisa que já havia perguntado para Hanna e que nós também queremos saber: por quê ela voltou a ser ignorada? Aria abaixou a cabeça diante da pergunta. Hanna falou que não tinha tanta certeza se Mona se entregou para a polícia para ajudar Ashley. Se Hanna desconfia das reais intenções de Mona, ela pode nos contar o motivo? A exclusão de Mona fica como o furo do começo da 4B. 

Para finalizar, temos que destacar um tweet que Sara Shepard postou depois que o episódio foi ao ar. Sara amou ver como alguns personagens clássicos dos livros de PLL apareceram no 4x17. Em seguida, ela foi elogiada por Marlene, que a definiu como rainha. Será que Sara fez esse comentário porquê ela também está com saudade da época em que a série se baseava nos livros? Em outro tweet, ela comentou sobre o diário de Ali, que a fazia lembrar de Ali´s PLL, mesmo comentário que fizemos no post #1 sobre o diário. Assim como Sara, também estamos amando ver passagens dos livros retornarem à série!









Nenhum comentário:

Postar um comentário