expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass' oncontextmenu='return false' ondragstart='return false' onkeydown='return checartecla(event)' onselectstart='return false'>

quarta-feira, 8 de janeiro de 2014

Comentário 4x14 - Who´s In The Box?

Finalmente, PLL voltou! A 4B começou nos apresentando às questões que vão conduzir a segunda metade da temporada e como estão as coisas depois dos acontecimentos do 4x12/13. Seguindo a linha de estreia da fase B, temos um novo contexto em Rosewood, introduzido sem muita, ou nenhuma, explicação. Lembrando tudo que aconteceu na 4A, dá para ter uma noção de alguns dos motivos responsáveis por esse novo contexto. As perguntas que foram respondidas deram origem à novas perguntas; as que não foram, também. Apesar dessa falha, a história não perdeu o rumo. 

Adoramos o 4x14, um episódio que foi calmo, sem entediar, marcado pelo suspense do começo ao fim, com cenas curtas que serviram para introduzir de maneira rápida o que temos pela frente. Começando pelo nome do episódio. Quem está no caixão? Quem foi enterrado no lugar de Ali? Como que o corpo foi reconhecido como o dela? Sempre existiu a dúvida se Ali realmente estava morta; dúvida que, para nós, foi lançada bem antes do que para as meninas. A aparição de Ali na pousada fez com que as meninas começassem a desconfiar, com uma pontinha de certeza, que ela estava viva. Tippy fez Hanna questionar a sra. D. sobre o dia em que os pedreiros encontraram os restos de Ali e como foi que o corpo foi reconhecido. A irritação da sra. D. diante das perguntas de Hanna fez com ela preferisse esquecer o assunto, que voltou com dúvidas mais complexas depois que a própria Alison confirmou que nunca morreu. 

As meninas já sabem o que aconteceu: alguém tentou matar Ali, que foi desenterrada por Grunwald - como uma cenoura - e outra pessoa foi morta e enterrada em seu lugar. Agora, precisam saber quem fez essa confusão acontecer. 

Como disse Aria, ela deveria estar aliviada por saber que Ali está viva. Só que não; nem ela, nem Hanna, Spencer e Emily acharam graça no que Ali fez. Pela primeira vez, as meninas assumiram, de maneira clara e sem aquela sensação de culpa, que Ali as fez de palhaça e que estão cansadas dos seus joguinhos. Para nosso espanto, Emily radicaliza e revela que não duvida nada que Ali seja -A. Mais tarde, depois de excluir Ali de uma foto, ela desabafa com Pigskin que Ali não era digna de seu amor. 

No começo do episódio, enquanto conversam no quarto de Spencer, nenhuma delas consegue chegar a uma conclusão sobre os motivos de Ali ter demorado tanto tempo para contar a verdade. É nessa conversa que ficamos sabendo que CeCe está sumida e que Shana vendeu o carro de Jenna para Mona. Toby contou para Emily sobre a venda do carro, sem explicar o porquê. Como sempre, Jenna some sem mais nem menos, Toby fala qualquer coisa e fica por isso mesmo. (Mas dessa vez tem uma razão fora da série: a Tammy ficou grávida.) 

Pelo que pareceu, o episódio começou logo depois que as meninas conversaram com Ali. Mesmo que a cronologia do começo do episódio não tenha ficado clara, com o que aconteceu em Ravens, podemos deduzir que as meninas sabem que Shana e Mona são amigas, que o apartamento/covil está vazio, que CeCe, após fugir por ser desmascarada como uma das RC Loira, precisou fugir novamente por ser acusada de assassinato. Mona estar com o carro de Jenna, que ela comprou nas mãos de sua nova amiga Shana, deve ter sido o motivo de Hanna ter voltado a ignorá-la. Mesmo assim, Hanna precisava explicar porquê passou a desconfiar das intenções de Mona. Faz, no máximo, duas semanas, -A ameaçou Mona quando enviou a boneca no caixão. Histérica, Hanna contrariou Caleb e decretou que protegeria Mona por ela ter se entregado para a polícia. O que foi que realmente aconteceu para Hanna voltar a ignorar Mona e questionar suas intenções?

Ezra continua dando demonstrações de que tem um lado obscuro, mas não de maneira descarada como no 4x13. Tanto na cena em que pede para Aria permanecer na sala quanto na cena em que olha o alçapão, ele agiu de maneira suspeita, sem aquelas expressões psicóticas que exibiu em Ravens. Claro que não poderiam faltar as provocações, expressas na mensagem de -A e na cena final.  

Toby, para justificar mais uma de suas escapadas misteriosas de Rosewood, volta com sua camionete cheio de novidades sobre a morte de Marion. Ele conseguiu uma lista de visitantes do dr. Palmer, descobriu uma clínica que tem ligação com o Radley e quem é a dona do negócio, uma mulher chamada Mainway. No melhor estilo Hastings, Spencer chegou falando tudo que deu na telha para Mainway, sendo elogiada por Toby e Peter, que retorna cheio de solidariedade com o genro e disposto a ajudar Spencer a arruinar o Radley. Spencer não engoliu a justificativa de bem estar da família que o pai deu e, segundo os spoilers, Peter parece estar envolvido nas sujeiras do sanatório. Apesar das boas intenções de Peter, faltou explicar como ele sabia que Toby e Spencer estavam investigando a morte de Marion. Será que foi Veronica que contou?

Dando continuidade a linha de pais&mães creepies, a sra. D. não cansa de aterrorizar as meninas com suas atitudes mórbidas. Dessa vez, ela assusta Emily ao trocar a roupa de cama do quarto de Ali e quase mata Hanna do coração ao falar que ofereceu o emprego para Ashley porquê Ali pediu. A sra. D. explica para Hanna que não só vê, como também conversa com Ali. 

Mas Ali não é a única filha da sra. D. Ela também é mãe de Jason, que não dá as caras desde que sumiu do hospital. Logo que sumiu, Jason falou para Emily que estava na casa de uns amigos. Depois, a sra. D. falou que Jason estava na casa da avó, na Georgia. Agora, ele está perambulando pelo país para aliviar o stress. Spencer desconfia que Jason sabe que Ali está viva e quer falar com ele de qualquer jeito. Emily tentou arrancar qualquer coisa da sra. D., que falou que se fosse uma emergência, ela poderia telefonar para ele. O jeito foi Spencer apelar para Peter que, depois de dar chilique, concordou em ajudá-la com a condição de que ela se afaste de Jessica.

Caleb voltou de Ravens, não falou nada com nada, repetiu mil vezes que tudo é muito complicado, fazendo Hanna se sentir uma idiota por ter pedido que ele ajudasse Miranda. Hanna não teria como pensar outra coisa, assim como quem não acompanha Ravens. Hanna acha que Caleb está gostando de Miranda. Mas não é isso. Caleb tem que ficar em Ravens porquê descobriu que ele e seus novos quatro amigos são amaldiçoados. Essa é uma das questões que não sabemos como vai evoluir porquê vai ser necessário sim acompanhar Ravens para entender como o sobrenatural vai influenciar o normal.

Pigskin voltou, teve uma discussão com Emily, mas as duas logo se acertaram. Em confessou que beijou Ali e a condenou, aumentando o ódio que Pigskin sentia por ela. Diz Emily que quer esquecer Ali, mas não é isso que dizem os spoilers. Essa foi uma das surpresas do episódio; não esperávamos que Em fosse condenar Ali, nem que fosse por um momento. Outra surpresa foi quando as meninas acusaram Ali de ser -A e demonstraram estarem fartas de serem feitas de palhaça por ela.

E a melhor surpresa, qual foi? Hanna. O episódio foi dela. Concordamos com Caleb: Hanna está mais linda desde a última vez que a vimos. Quem não adorou as caras de Spencer diante do plano, já em ação, que Hanna bolou para tentar descobrir quem pode estar no caixão? Ao teorizar sobre as meninas desaparecidas na mesma época que Ali, lembramos quando Ashley falou para Caleb que Hanna não mede consequências para resolver um problema. O problema, na época, era a morte de Wilden. Tanto que fez, que Hanna conseguiu inocentar Ashley. Agora, ela quer descobrir quem foi morta no lugar de Ali. Para isso, não perdeu tempo e já pensou em tudo. A primeira tentativa resultou no encontro com duas amigas de uma menina chamada Sara. Tina e Claire encontraram Hanna e Emily e contaram tudo sobre a conturbada amizade com Sara. Hanna e Emily, fazendo a linha grupo de apoio, ouviram tudo de boca fechada. Tina e Claire parecem não ter desconfiado, mas Sara e Ali são farinha do mesmo saco. As duas eram lindas, desalmadas, mentirosas e tudo aquilo que sabemos - e amamos - que Ali também é. Como Ali e Sara se parecem tanto, claro que elas aprontaram as mesmas coisas com suas amigas. Além das circunstâncias em que desaparecem, o prenúncio do desaparecimento de Sara incluiu uma discussão com Avery depois que ela saiu do cinema e um desabafo agressivo de Claire. 

Durante a conversa entre as quatro, Claire prestou muita atenção em Emily. Mais tarde, baixou no Brew para que as duas pudessem conversar sozinhas; ou melhor, para que ela pudesse falar algumas verdades sobre Sara. A relação de Claire com Sara tem muita semelhança com a relação de Ali com Emily. Claire disse que tinha inveja de Em por ela ter a certeza de que Ali está morta, certeza que ela julga como fundamental para que todas elas possam seguir em frente. Não sabemos exatamente o motivo, mas desconfiamos que Claire não foi atrás de Em a toa. 

Na última cena, no mausoléu, Hanna mostra o diário de Ali para as meninas. O conteúdo do diário vai ser o responsável por fazer revelações sobre o passado de cada uma delas e de Ali. Dizem os spoilers que é através do diário que Hanna vai descobrir sobre a relação de Ezra com Ali. 

Ainda sobre Hanna. Um dos spoilers mais comuns na reta final das fases é que tal casal vai ter cenas de partir o coração. Não que a gente não fica triste quando algum namoro entra em crise, mas não lembramos qual foi a última vez que um rompimento realmente partiu nosso coração. Só nós ficamos arrasados com a crise de Haleb?

Parando tudo, como sempre, Mona. Todo mundo amou e já reviu várias vezes a cena em que ela chega dirigindo o carro de Jenna? Precisava buzinar daquele jeito? Claro que precisava! Depois da chegada triunfal em seu Mustang, Mona vai atrás de Ezra. Não podemos deixar de falar do cabelo e da roupa que ela estava usando. Já é um dos nossos looks favoritos.

A conversa de Mona com Ezra também nos surpreendeu. Pelo que vimos nos spoilers, achamos que os dois selariam uma aliança enquanto tomavam um café. Só que não foi bem assim. Mona parece ter escutado a conversa de Ezra com Aria e, fazendo uso de citações literárias e de frases que Ezra disse para Aria, fez várias insinuações de que sabe que Ezra esconde alguma coisa ou até mesmo sabe o que ele esconde. Ezra falou para Aria que não vê a hora do senior year acabar para que eles possam ficar juntos e ele ser a pessoa que Aria acha que ele é. Mona, por sua vez, quer a ajuda de Ezra para que as pessoas parem de achar que ela é uma coisa que não é. Assim como acontece com Mona, as pessoas também tem uma imagem de Ezra que pode estar errada. 

Para finalizar, precisamos fazer um comentário. O carro de Spencer já foi rebocado em Ravens? Não resistimos; desde o 4x13 a gente queria saber se iam dar atenção a esse detalhe. Era só para não perder o costume de alfinetar os furos.

Brincadeira sem graça a parte, o 4x14 foi um ótimo começo para a 4B. Tomara que continue assim!

Nenhum comentário:

Postar um comentário