expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass' oncontextmenu='return false' ondragstart='return false' onkeydown='return checartecla(event)' onselectstart='return false'>

sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

Especulação: Wren pode ser do -ATeam?

No Tumblr #14, comentamos que o sinal de alerta voltou a acender para as suspeitas contra Wren. O alerta não reascendeu só no Tumblr; nós também estamos desconfiando de Wren. Nos dois posts que fizemos sobre ele, destacamos seu comportamento estranho, sem associá-lo a -A. Na especulação de hoje, vamos apontar motivos para desconfiar que Wren pode fazer parte do time. Alguns dos palpites tem origem em nossos próprios posts. Para não ficar repetitivo, vamos deixar o link. 

Assim como quase todos os personagens que são acusados de ser -A, Wrem tem suas teorias baseadas apenas em coincidências. Vamos aproveitar algumas delas e comentar os motivos de nossa suspeita, sem seguir a ordem cronológica dos episódios.

Um dos principais motivos para desconfiarmos de Wren aconteceu no 2x17. Toby caiu do andaime e foi para o hospital, onde foi atendido por Wren, que engessou seu braço. O acidente no andaime deve ter sido planejado pelo próprio Toby, para que ele caísse sem se machucar. Toby sabia do envolvimento de Wren com Spencer. Por isso, se recusou a continuar sendo atendido por ele. No 2x23, Toby está no hospital acompanhando Jenna, que está prestes a fazer a cirurgia no olho. Wren vê Toby, sem gesso, e pergunta como está seu braço. Toby diz que consultou outro médico, que achou desnecessário o gesso. Wren não questiona Toby. Estranho isso, não? Se Wren engessou o braço, é porquê ele fez o procedimento correto. Sem mais nem menos, ele concorda com Toby e ignora a utilidade do gesso. Quando Toby, sem gesso, encontra Wren, Jenna está com ele e o provoca perguntando se aquele é o médico particular de Spencer. Toby se irrita e não precisa de mais nada para justificar sua antipatia por Wren. Por quê achamos isso estranho? Considerando que Toby planejou o acidente, ele planejou ser atendido por Wren e se desentender com ele em seguida, usando Spencer como justificativa. O fato de Wren nem dar atenção a remoção do gesso nos faz pensar que Toby e Wren tramaram a situação juntos, porquê os dois estão no time. Considerando nossa sentença de que pessoas que não interagem tramam juntas, Toby e Wren se falaram pouquíssimas vezes. Os dois precisavam escancarar que não se davam. E essa foi a situação perfeita. 

Nesse post, comentamos a ausência de Ezra no velório de Ali. Segundo as pistas sobre -A, -A estava no Pilot e no velório. Wren está no Pilot e no velório. 

No 1x16, quando Spencer começa a se aproximar de Toby, ela se oferece para ensinar francês para ele. Em um dos encontros, Toby bate a porta na cara de Spencer e entrega um livro de francês para ela. No meio do livro está um bilhete que Toby diz ter encontrado no quarto de Jenna. O bilhete é aquele que estava escrito 2AD ou 214. Toby e Spencer concluem que 214 é o número de um quarto de motel chamado The Rosewood Motel. Eles desconfiam que Jenna estava hospedada nesse quarto e vão investigar. Acaba que eles não descobrem nada. Um pouco antes de Spencer baixar no motel com Toby, ela já tinha ido até lá no 1x04, quando levou Wren, bêbado, para o lugar que ele estava morando. Coincidência?

Wren começou a série como noivo de Melissa, mas sentiu atração por Spencer e a beijou. Melissa condenou Wren, que ficou amigo de Spencer, além de darem uns pegas de vez em quando. 

Wren é médico, mas até agora não sabemos qual é sua especialidade. Ele já trabalhou em todos os hospitais de Rosewood e deu expediente no Radley. Por ser médico, Wren foi associado a -A em algumas situações que exigiram conhecimentos de alguém da área. No acidente de Toby, Wren deve ter explicado a maneira correta de Toby cair sem se machucar. Toby realmente não se machucou. A queda não causou nem um arranhão.  

No 4x16, Shana revela que soube que Ali estava viva quando Mona foi para o Radley. Mona estava no Radley quando -A violou o túmulo de Ali e roubou seus restos. Será que -A também ficou sabendo que Ali estava viva na mesma época que Shana e, por isso, resolveu roubar os restos para confirmar a informação? Após o roubo dos restos, Emily recebe uma pulseira confeccionada com dentes humanos e um recadinho lembrando que garotas mortas não podem sorrir. Como achamos que o time matou Maya, os dentes poderiam ser dela. Talvez os dentes fossem da pessoa enterrada no lugar de Ali. Nos dois casos, a intenção de -A era a mesma: jogar na cara de Emily que garotas mortas não podem sorrir. Na época, Ali ainda estava morta. 

Enquanto confecciona a pulseira, -A abre um freezer para pegar sua vodka e vemos um saco funerário no meio do gelo. Sabemos que os restos não eram de Ali, mas tinha um corpo enterrado em seu túmulo. Não é qualquer pessoa que sabe como manter um cadáver intacto. Nesse caso, a vodka foi apontada como uma coincidência, por ter sido a bebida que Wren pediu no restaurante no 1x02

O último caso envolvendo conhecimentos da área da saúde foi a armadilha que -A aprontou com Hanna no dentista, no 4x17. Um médico sabe muito bem quais partes do corpo devem ser anestesiadas para procedimentos cirúrgicos. 

Podemos citar as vezes em que as meninas foram drogadas como situações que também exigem conhecimento de alguém da área para saber a quantidade correta a ser usada. Emily, com o anabolizante e naquela noite, e Aria no GT. 

Encerrando as suspeitas relacionadas com a profissão de Wren, vamos falar sobre sua relação com as meninas e Melissa. 

Melissa expulsou Wren do celeiro depois que o viu beijando Spencer. Como justificativa para sua reaproximação com Melissa, na época em que ela estava ajudando Ian, Wren disse que tinha uma dívida com ela. Concordamos com Wren e, depois da fase Ian, ele e Melissa pouco se falaram. No 4x12, o nome dos dois estava no comprovante dos correios que Toby achou. Como foi Shana que deixou cair, será que podemos acreditar que aquele comprovante era verdadeiro? Horas antes, Shana estava fuçando no apartamento de Wren. Se ela ajuda Ali, alguma coisa ela queria saber sobre Wren. E, como sempre, claro que o nome de Melissa tinha que estar envolvido em uma história mal contada. 

Assim como Toby, Mona, Ezra e CeCe sempre trataram as meninas super bem para ganhar a confiança delas, Wren fez o mesmo. Ele ciscou pra cima de Hanna, super se dispôs a facilitar sua entrada no Radley na época de Mona, além de pedir para ela intervir na suposta transferência de Mona para NY. Acho que nessa época, Spencer perguntou se Hanna estava pegando Wren e ela negou. Spencer falou para ela parar de mentir, porquê sabia que era impossível resistir àquele charmoso sotaque. 

Wren passou a maior parte do tempo na cola de Spencer e ciscou para o lado de Hanna quando soube que ela não estava mais com Caleb. Em uma das vezes que Spencer rompeu com Toby, Wren estava passando, por acaso, perto da casa dela e viu Spencer desconsolada, chorando em uma árvore. Acreditamos que o principal motivo dessa insistência com Spencer é porquê ela foi a primeira das meninas que ele conheceu e foi com ela que ele sempre manteve mais contato.

Seguindo essa linha de ser amiguinho das meninas, Wren atendeu o pedido de Emily para que seus pais não soubessem que ela estava usando comprimidos para melhorar seu rendimento na natação. Com Hanna, foi o que citamos sobre Mona no Radley. Com Spencer, Wren não cansou de dar demonstrações de lealdade. Foi ele que contou para ela que Melissa estava ajudando Ian e que Melissa estava andando com Garrett. Na época que Spencer descobriu que Toby era -A, ela estava embirutando. No 3x19, Wren, do nada, aparece nos Hastings e pede para conversar com Spencer porquê alguém o alertou que ela estava meio fora de si. Spencer desconfia de Mona e concorda em sair com Wren. Spencer vai até onde Mona está e voa pra cima dela, deixando Wren horrorizado. Wren assume que foi Mona quem o alertou. No 3x20, Spencer sai com Wren para um programa normal e, ao se despedirem, acabam se beijando. Spencer vai para casa e decide tomar um banho. De repente, ela se vê cozinhando na temperatura máxima da sauna e só não morre porquê Aria chegou a tempo de socorrê-la. No espelho do banheiro, uma mensagem de -A faz referência a Wren para Spencer acreditar que foi Toby que aprontou com ela. Considerando Mona, Toby e Wren no time, toda a situação foi armada por eles. Mona estava na fase better now. Toby era o -A em ação e Wren atendeu o pedido de Mona e foi conversar com Spencer. Tudo planejado para Spencer ficar ainda mais surtada e Wren continuar como bonzinho. A mensagem no vapor dizia algo do tipo Está no vapor com Wren, está no vapor comigo. -A. Nossa primeira interpretação foi que a mensagem foi deixada para Spencer achar que Toby viu ela com Wren. Temos uma segunda interpretação, que diz basicamente que Wren é -A e que ele escreveu a mensagem: no vapor com Wren, no vapor comigo. -A; ou seja, estar no vapor com Wren, está no vapor com -A.

No 3x23, Wren repreende Spencer por ela estar em uma ala proibida do Radley. É durante esse encontro que Wren, pela primeira vez, mostra seu lado sombrio. Spencer encontra um crachá de visita com o nome de CeCe e pede explicações. Wren fala que CeCe quis visitar Mona para ajudá-la e que foi Melissa quem contou para CeCe que Mona estava internada. Mais uma vez, Melissa tem que estar envolvida em algum bafo. Melissa avisando CeCe que Mona foi internada. Oi? CeCe querendo ajudar Mona? Oi duas vezes. Inclusive, é nessa conversa que Wren fala que CeCe foi expulsa da faculdade por culpa de Ali. Aqui também é a primeira vez que Wren menciona o nome de CeCe, de um jeito que parece que os dois se conhecem há tempos e não que ele conheceu CeCe quando começou a namorar Melissa.

Depois da conversa com Spencer no Radley, Wren só apareceu no 4x10, no mesmo lugar em que foi visto pela última vez. Mona inventou que matou Wilden e foi para o Radley. O episódio começa com uma conversa tensa entre Mona e Wren. Mona se mostra indiferente quanto a ter assassinado uma pessoa, enquanto Wren não acredita em nada que ela fala. Os dois trocam acusações, revirando o conturbado passado que tiveram. Wren ameaça Mona, que o acusa de ser desleal. Nessa época, CeCe era a suspeita número um de ser tudo e ninguém sabia onde ela estava. No Brew, Hanna encontra Wren e pede para ele ajudá-la a falar com Mona. Wren diz que não pode conversar com Hanna porquê ele está cuidando de Mona, envolvida em um crime que Ashley cometeu. Mesmo assim, quando Hanna fala de CeCe, Wren lembra que alguém do Radley falou que uma loira tentou visitar Mona na noite anterior. Depois dessa conversa, Wren, dentro do carro, observa Hanna e Caleb conversando na calçada. Wren sabe que é persona non grata nos Hastings e que conversar com Veronica - na época do caso Wilden - também pode prejudicá-lo. Mesmo assim, ele alerta Veronica que Mona é perigosa e só quer o mal das meninas. Veronica não entende porquê Wren foi falar com ela e ele explica que, se não tivesse cometido um deslize, eles seriam uma família. Veronica baixa no Radley e dá um sermão em Mona, que faz hora com a cara dela. A noite, Veronica comunica Hanna que a promotoria recebeu uma denúncia anônima e que ela não pode mais defender Ashley, que poderia aguardar o julgamento em casa se pagasse uma fiança milionária. No 4x11, a fiança de Ashley é paga e Mona liga para Hanna para saber como estão as coisas nas Marin e dizer "de nada", dando a entender que foi ela que pagou a fiança. Essa é mais uma situação armada pelo time. Para provar que realmente era amiga de Hanna, Mona inventou que matou Wilden, facilitando um pouquinho as coisas para Ashley. Wren alerta Veronica que Mona é uma peste e, após as duas conversarem no Radley, a promotoria recebe uma denúncia anônima. Ashley já poderia se considerar condenada, não fosse Mona, mais uma vez, provar que se importava com Hanna. Wren fez a linha ex-genro arrependido, que se sentiu na obrigação de abrir os olhos de Veronica. Para Hanna, ele falou da tal loira no Radley com a descarada intenção de condenar CeCe. 

Sobre o desenho do 4x10. Wren pinta um casaco de vermelho em uma mulher de cabelo preto. A primeira associação foi com Melissa. Nós pensamos em Vivian D. Depois da revelação de Shana, achamos que a RC do desenho era Jenna. Continuamos achando que Jenna e Ali são amigas e Jenna foi uma das RC Loira. Talvez o RC represente apenas que Wren sabe da existência dela. Quando Wren mostra o desenho para Mona, ele faz algumas anotações em um papel. No final da conversa, Wren ameça Mona e ela o ironiza falando que ele esqueceu da letra G na palavra diagnóstico. No 1x11, o consultório de Sullivan é vandalizado e picham na parede NOSEY BITCHES DIE. Nosey significa intrometido. Essa é uma das evidências clássicas contra Wren porquê nos EUA se escreve nosy, enquanto em Londres é nosey. Pensamos a mesma coisa quanto ao G de diagnóstico. Será que Wren escreveu a palavra como costuma pronunciá-la e, por isso, esqueceu o G? Nessa época, Mona era -A; então, deve ter sido ela que vandalizou o consultório. Interpretamos as situações como uma pista sobre Wren.

No Radley, Wren não se dá com E. Lamb, arquivo vivo do sanatório. Eddie sabe quem aprontou o que lá dentro e sua relação com Wren não é nem um pouco amigável. Está na cara que Eddie sabe que Wren aprontou no Radley. Lembram quando ele falava para Spencer que alguém liberou visitas e fez não sei mais o que? Eddie deveria estar falando de Wren, que vale da sua condição de doutor para ameaçá-lo. 

Atualmente, Wren está em Londres com Melissa por razões que ninguém conhece. Mas, como estamos falando de Melissa, sabê-se lá onde ela realmente está. Wren sempre ficou um tempo sem aparecer e, quando voltava, nunca falava onde estava. Vez ou outra, ele fala que está em um novo hospital, naqueles plantões de não sei quantos dias seguidos. Shana ter xeretado seu apartamento e deixado cair o comprovante nos faz desconfiar da veracidade da informação. Shana não é nada boba. Ela sabe que Melissa sempre tem que ser suspeita. E justo Toby foi encontrar o comprovante? 

Sabemos muito pouco sobre o passado de Wren, motivo que faz essa especulação ser diferente das que costumamos fazer. Sempre que teorizamos, comentamos motivos e evidências. No caso de Wren, não fazemos a menor ideia de suas motivações para estar no time. Algumas pessoas acham que ele pode ser o Beach Hottie. Não temos como especular sobre isso. O pouco que podemos falar é: CeCe falou a verdade quando disse que não fazia ideia de quem era o hottie/ CeCe mentiu quando falou que não sabia quem era o hottie/ Ali conhecia um médico que conseguiria a pílula do dia seguinte caso Emily precisasse/ Ali achou que estava grávida/ Wren é o médico que Ali conhecia, é o BH e está atrás de Ali porquê ela aprontou alguma com ele, justificativa para ele estar no time. Mas isso é só para constar uma motivação. Não temos nada que sustente esses palpites. No caso de Wren ser o Beach Hottie, a sentença de Grunwald em Ravens, de que uma de vocês foi tocada por aquele que Alison mais teme, se refere a Spencer, a única que saiu com Wren. Aria e Emily nunca tiveram nada com ele. 

No mural de Wilden - 4x03 - Wren não tem ligação com ninguém e a abreviação dr está entre aspas. Será que a polícia desconfia que Wren não é doutor coisa nenhuma? 

Considerando Wren membro do time, a especulação de que ele e Ezra são amigos e ele é o dono da cabana são anuladas. Wren não tem nada a ver com Ezra. 

Desde o 4x15 a gente queria fazer essa teoria por causa da maça na cena final, mas precisávamos reunir material para sustentar nossa especulação. Achamos que conseguimos. 

Mais sobre Wren aqui

quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

Promos e sneak peeks 4x18 - Hot For Teacher



Promo M3



Sneak peek #1



Sneak peek #2




Fotos 4x18 - Hot For Teacher




































Mais sobre o 4x18 aqui.

Comentário sobre a cena final do 4x17

Na cena final do 4x17, -A tritura as páginas que Hanna roubou do arquivo do consultório do pai de Sean para forrar a gaiola de Tippy. Na parede, vemos um mapa de Cape May com algumas anotações. Precisamos confessar que quando Tippy apareceu, nos contorcemos como o sr. Fields. Amamos Tippy e não esperávamos revê-lo. 

Não temos dúvidas de que era -A na cena final, já que o bilhete deixado entre os dentes de Hanna estava assinado por -A e fazia referência a macabra pulseira feita com dentes humanos que Emily recebeu no começo da terceira temporada. 

No post Polêmica: Ezra não é -A, um dos argumentos para defender nossa opinião foi a diferença entre o apto de Ravens e os covis de -A. Dissemos que as meninas associaram o apto com o covil de -A porquê, desde que Toby devolveu o furgão, ninguém teve mais notícia do covil. 

Na cena final do 4x17, reparamos que o lugar parece estar sendo montado, como se estivesse sendo reorganizado. O lugar parece ser o novo covil de -A, que voltou para uma instalação física. Por conta desse detalhe, revimos todas as cenas finais da temporada. Quando -A aparece dentro do que parece ser seu novo covil, o lugar é muito semelhante com o do 4x17. No 4x02, -A prepara o jantar após roubar Tippy. -A está sentado em uma mesa. No 4x03, -A aumenta o som enquanto analisa os raio-x de Emily. É possível ver algumas fotos que forravam as paredes dos outros covis. No 4x04, -A cola os pedaços de uma das máscaras feitas por Hector e espedaçada por Melissa. No 4x05, -A limpa a poeira de um porta retrato para analisar Grunwald. Nessa cena, vemos várias bugigangas que sempre apareceram nos covis. No 4x11, -A tricota um black hoddie para uma bonequinha e a espeta com a agulha de tricôt. As bonecas não estão na casinha. No 4x15, um casaco preto analisa dados no computador. Será que era -A pesquisando sobre Cape? Em todas essas cenas, o lugar parece ser o mesmo do 4x17. Com essas observações, concluímos que -A tem um novo covil, que ainda não foi organizado da maneira tradicional que conhecemos. 

Não temos dúvidas que -A tem um novo covil, considerando tudo que mencionamos acima. Mesmo assim, para que não restasse nenhuma dúvida, revimos a cena das meninas no apto em Ravens, que tinha vários painéis com informações sobre elas - outro motivo para que elas associassem o apto com -A. No apto tem informações sobre Tippy e Cape, mas não tem nenhum mapa; diferente do novo covil de -A, que tem um mapa de Cape pregado na parede. No mapa, foram feitas duas marcações. Uma marca a localização do barco de Wilden. A outra, circula um farol e tem as iniciais A e C, que deduzimos ser de Ali e CeCe. Será que -A não sabia do verão em Cape até roubar Tippy? Como o nome de Wilden está escrito, -A deve saber que Ali e CeCe curtiram o verão com ele. Analisando o mapa, não conseguimos especular mais do que isso. 













O que estão falando no Tumblr #14

Alerta de suspeito acende, novamente, para Wren

Wren não dá as caras desde o 4x10, episódio em que agiu de maneira pra lá de suspeita e estranha. No Radley, Wren avalia Mona que, apesar de jurar de pés juntos que matou Wilden, não consegue convencer Wren. Os dois tem uma conversa tensa, repleta de troca de acusações. No Brew, Wren reencontra Hanna e fala que uma loira tentou visitar Mona no sanatório. Na rua, dentro do carro, ele observa Hanna com Caleb. Nos Hastings, alerta Veronica que Mona é um perigo. Em sua última aparição, colore um Red Coat em uma mulher de cabelo preto enquanto fala no telefone com alguém. 

No 4x12, Wren não apareceu mas foi assunto quando vimos Shana escondida em seu apartamento e o comprovante dos correios que Toby encontrou no Brew. As duas situações deram continuidade ao lado sombrio de Wren, que começou a ser expresso quando Spencer estava no Radley. Faz tempo que ele protagoniza teorias de que seria um membro do time. Teorias que voltaram com tudo na 4B. 

No 4x14, Wren foi associado ao dono da cabana que Ezra diz ser de um amigo que está fora do país. Até aí, tudo bem. Nós nunca achamos que Ezra é -A, então não vimos essa associação com más intenções. Na cena final do 4x15, um casaco preto está digitando em um computador, que está em uma escrivaninha ao lado de uma maça. Lembram delas, das maças e as complexas teorias que a fruta protagonizou no começo da série? Sumida sabê-se lá desde quando, a maça retornou, sendo imediatamente associada a Wren por conta de um ditado popular americano que diz que uma maça por dia garante vida longa ao médico. 

No 4x16, não teve nada ligado a Wren; diferente do 4x17, que foi o responsável por colocar seu nome na boca do povo novamente. (Confira o que já falamos sobre Wren aqui.)

No 4x17, Spencer lê uma passagem do diário de Ali e descobre um bar que ela frequentava perto da Hollis. Spencer vai até o bar, um típico pub londrino. No relato, Ali narra um dos seus encontros com o rapaz mais velho que ela saiu durante seu último verão. Tudo indica que é Ezra, mas tem gente questionando se o rapaz pode ser Wren. No pub, Spencer quase caiu da cadeira quando viu que a cerveja chamava Board Shorts, apelido que Ali inventou para o tal rapaz mais velho. Acreditamos que o BS é Ezra e, de acordo com três posts que fizemos, também acreditamos que o BS e o Beach Hottie são pessoas diferentes. I, II e III.

Tudo indica que Ezra realmente é o BS, mas ainda não sabemos se os dois são pessoas diferentes e, caso sejam, suspeitamos que Wilden é o BH. Então, quais são as novas provas de que Wren pode ser do time e que, talvez, ele seja o BS? A primeira evidência é uma bandeira londrina no pub. Londres = Wren. A segunda, é o que -A aprontou com Hanna no dentista. O -A que a atacou tinha total conhecimento de procedimentos cirúrgicos. Médico = Wren. A terceira, é o recadinho que Spencer pinçou do meio dos dentes de Hanna. -A já avisou que meninas mortas não podem sorrir. No começo da terceira temporada, após os restos de Ali serem roubados, Emily recebeu uma pulseira com dentes humanos e vimos um saco funerário dividindo espaço no freezer com uma garrafa de vodka. Nessa época, essas evidências eram gritantes quanto a Wren. 

Nos posts que fizemos sobre o Beach Hottie e o Board Shorts, não falamos de Wren. Agora, lendo essas especulações, lembramos de uma citação que fizemos de que Wren conhecia CeCe. O próprio Wren falou para Spencer, no Radley, que Melissa avisou CeCe que Mona estava internada e ele liberou a visita dela - CeCe. Sabemos que Melissa e CeCe mantinham contato na época da escola, mesma época de Cape, mas não sabíamos que as duas ainda se falavam depois que CeCe mudou de Rosewood. CeCe disse que não sabia quem era o BH. Ali, no 2x13, falou para Emily que conhecia um médico. Ali sabemos que falou a verdade. Quanto a CeCe, nem precisamos comentar. Queremos fazer uma teoria sobre Wren ser o Beach Hottie, mas ainda não temos no que nos basear. Por hora, vamos postar uma coincidência de Wren e a bandeira no pub, que também é decorado com uma típica cabine telefônica londrina. Não lembramos se foi na primeira ou na segunda temporada que aconteceu essa cena no apartamento de Wren. A coincidência fica por conta do piano, que apareceu em uma das cenas finais da 4A.


























Alerta de suspeita acende, novamente, para Pigskin

Todo mundo amou ver as cenas do 3x11 relatadas no diário de Ali sobre Pigskin? No 4x14, Emily se mostrou farta de ser feita de palhaça por Ali e a condenou durante uma conversa com Pigskin. No 4x16, Shana surpreende Emily ao revelar sua ligação com Ali. Pigskin teve um namorico com Shana, que agora tenta reaproximar Emily de Ali. Depois que Shana levou Emily para se encontrar com Ali, um encapuzado demonstrou que não gostou nada do que viu ao incendiar Shana criancinha, em uma foto. Shana e Pigskin eram meio que amigas. Pigskin sempre detestou Ali e amou Emily. Agora que Shana está intermediando a reaproximação de Ali com Em, o que será que Pigskin está achando disso? Será que foi ela a encapuzada que tostou Shana? Não é de hoje que Paige é suspeita. 

Mona no quarto de Aria no 4x17

Aria e Emily paralisaram ao darem de cara com Mona saindo do quarto de Aria durante a festa promovida por Mike. Repararam que, enquanto dá satisfação para Aria, Mona fecha o zíper da bolsa? Essa atitude gerou duas especulações: ou Mona pegou alguma coisa do quarto de Aria ou deixou alguma coisa lá para aprontar sabê-se lá o que. 

C. Cavanaugh

No 4x17, Hanna xereta os arquivos do pai de Sean e arranca umas páginas. Em uma das folhas aparece o nome C Cavanaugh. O C logo foi associado com Chris, amigo - ou primo -  de Toby, que Emily conheceu quando Toby se passou por morto na reta final da 3B. C não é necessariamente de Chris, mas C Cavanaugh tem algum parentesco com Toby e Jenna. Lembram quando Spencer foi até a escola de cegos que Jenna frequentou em Philly? No livro de visitas, aparecia C Cavanaugh. Não fazemos ideia de quem seja C. Dúvidas a parte, o mais engraçado nessas listas são os outros nomes que aparecem. Nomes que conhecemos muito bem e sempre vemos nos créditos da série. Isso mesmo: na lista, estão nomes da equipe de PLL. Confiram: 







quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

Músicas 4x17 - Bite Your Tongue

Confiram aqui as músicas do 4x17.

Comentário 4x17 - Bite Your Tongue

Bite Your Tongue, quarto episódio da 4B, veio para dar uma chacoalhada nesse começo de fase. O ritmo do episódio seguiu o dos anteriores, mas com algumas diferenças que foram fundamentais para fazer do 4x17 o melhor episódio até agora. Que diferenças foram essas? O ritmo foi lento, sem ser entediante. O episódio demorou para passar, mas não foi cansativo. -A voltou com tudo e as meninas se envolveram em tramas paralelas enquanto a trama central - Alison - continua sendo a principal questão para todas.  

Em Ruthless#10, Spencer está fazendo um curso de verão na UP e começa a usar EasyA, uma droga que tira o sono. Em várias passagens do livro, Spencer tem onda de EA e causa em uma festa de Noel. Já dissemos que não conseguimos pensar nos personagens dos livros sem associá-los aos da série, motivo que nos fez IMPLORAR para que essa história do EA acontecesse na série. Durante a leitura do livro, foi impossível não pensar em Troain doidona, dando mais um show de interpretação como fez na época que embirutou na 3B. E não é que nosso sonho se tornou realidade? Mais: veio com um bônus, que nem passava pela nossa cabeça. Não sabemos se os comprimidos que ela começou a tomar são o EA; mas está valendo.

No livros, Spencer conhece o traficante de EA em um bar. Na série, ela tomou conhecimento dos compridos através de Andrew. Isso mesmo: Andrew. Alguém esperava que Andrew fizesse esse tipo de coisa? Quando apareceu na 3B, Andrew chegou hot for nerd. Agora, ele volta hot e aditivado, além de se declarar para Spencer, coisa que acontece no livro #2, se não me engano.

Depois de pegar uns comprimidos com Andrew, Spencer já ficou elétrica e voltou a exibir aquela cara atormentada da 3B. No 4x18, Spencer vai conhecer Brenda, a traficante. 

Falando da Spencer normal. Ficou muito boa a maneira como ela leu o diário de Ali, reproduzindo as falas do rapaz mais velho e, depois, refazendo a cena com o verdadeiro protagonista: Ezra, que teve um diálogo secreto com Mona. Um detalhe que tem chamado nossa atenção. Lembram quando Ali falou para Spencer que ela estava escrevendo os diários para que as meninas lessem? Se Ali queria que as amigas soubessem o que aconteceu com ela, por qual motivo ela deixou essas lacunas nos relatos? Abaixo, o print do relato analisado por Spencer:

















Sobre a associação que Spencer fez de Ezra com o Board Shorts, ela confirmou nossa especulação de que o Beach Hottie e o Board Shorts podem ser pessoas diferentes. Chegamos a essa conclusão com três posts que fizemos depois do 4x12. Confiram aqui I, II e III. Após encontrar Ezra no pub mencionado por Ali, Spencer parece quase certa que ele é o Board Shorts. No 4x18, antes de contar para Emily e Hanna que Ezra é o BS, Spencer vai procurar mais provas para incriminá-lo. Uma delas, caso ela lembre, está no 1x02. Após o velório de Ali, as meninas estão em um restaurante e Spencer fala que sabia um segredo de Ali; parte de um segredo na verdade. Ali contou para Spencer que estava saindo com rapaz mais velho que tinha namorada. Poderíamos pensar que esse rapaz era Ian, mas ele não era tão mais velho assim. Ali conheceu Ezra na época em que ele era universitário na Hollis - Ian ainda estava na escola - e namorava Jackie Molina, que participou de alguns episódios no final da 2A. Será que Spencer vai lembrar desse segredo de Ali?

Seguindo a linha dos casacos preto agindo de maneira ambígua, acreditamos que foi Ezra que aprontou com Emily na escola. Sabe-se lá porquê ele quis aterrorizá-la, tocando rock e o terror pra cima dela, mas nossa desconfiança é por causa da mensagem no painel de led, que não estava assinada por -A, diferente do micro bilhete enfiado no meio dos dentes de Hanna. A ambiguidade dessas cenas foi reforçada na cena final, quando um casaco preto, em um ambiente desconhecido, tritura os arquivos do dentista para forrar a gaiola de Tippy. Só nós fizemos o sr. Fields e infartamos ao revê-lo? 

Hanna continua surpreendendo Spencer com suas novas manias. Agora ela devora livros antigos com temática de suspense, crime e investigação. Enquanto analisa qual será o próximo romance a ser lido, Hanna foi surpreendida por Holbrook - hot for detective - que se desculpou pela maneira como tratou as Marin durante o caso Wilden. Holbrook, aliás, fez uma provocação - coincidência, na verdade -, quanto a spoilers justo na semana em que o vazamento do script do 4x24 causou o maior alvoroço da história de PLL. Ele é contra divulgar spoilers, mas deu uma pista para Hanna. 

Aria, que no 4x15 pôs panos quentes em todas as discussões, se rebelou e saiu batendo boca com todo mundo. Encerrou a festa de Mike, foi tirar satisfação com Mona, tretou com Maggie e perdeu a linha com Jesse. Adoramos e queremos mais. Falando em Aria. E Jake? Cortou o pé e ficou por isso mesmo? Será que ele volta para contar o que aconteceu?

No final do episódios, as meninas se reúnem nos Montgomery para encontrarem no meio dos dentes de Hanna uma das melhores armadilhas de -A. Antes da Spencer achar o micro bilhete, ela e Emily se abraçaram e fizeram as pazes. Sempre amamos quando as meninas voltam as boas. Após Spencer retirar o bilhete, Aria, finalmente, questionou who is this monster?, uma das frases que a gente mais queria ouvir. 

Update: Um detalhe que deixamos passar despercebido. Quando Emily quase acerta o pai com a tesoura, após ele a abraçar, a câmera foca no parapeito da janela, que exibe a marca de uma mão.
















Não cansamos de declarar nosso amor por Mona, ainda mais depois dela mandar Aria se danar. Precisamos de uma dose de Mona em todos os episódios. Mona perguntou para Aria a mesma coisa que já havia perguntado para Hanna e que nós também queremos saber: por quê ela voltou a ser ignorada? Aria abaixou a cabeça diante da pergunta. Hanna falou que não tinha tanta certeza se Mona se entregou para a polícia para ajudar Ashley. Se Hanna desconfia das reais intenções de Mona, ela pode nos contar o motivo? A exclusão de Mona fica como o furo do começo da 4B. 

Para finalizar, temos que destacar um tweet que Sara Shepard postou depois que o episódio foi ao ar. Sara amou ver como alguns personagens clássicos dos livros de PLL apareceram no 4x17. Em seguida, ela foi elogiada por Marlene, que a definiu como rainha. Será que Sara fez esse comentário porquê ela também está com saudade da época em que a série se baseava nos livros? Em outro tweet, ela comentou sobre o diário de Ali, que a fazia lembrar de Ali´s PLL, mesmo comentário que fizemos no post #1 sobre o diário. Assim como Sara, também estamos amando ver passagens dos livros retornarem à série!









Review 4x17 - Bite Your Tongue

Mona e Mike + Aria e Jesse

Após saírem do cinema, Aria e Emily chegam na casa dos Montgomery e levam um susto com o que encontram quando abrem a porta. Está rolando a maior festa, organizada por Mike, com direito a um casal se pegando em cima da mesa de alguém. Aria fica perplexa, repreende Mike e dá dez minutos para que ele dê um jeito na bagunça. Aria e Emily sobem para o segundo andar, onde encontram a maior e melhor surpresa da noite: Mona. Aria pergunta o que Mona está fazendo lá e ela responde que estava usando o banheiro. Aria não engole a resposta de Mona, que diz estar ali porquê foi convidada por Mike e tem uma nova turma. Mona se despede, elogiando o papel de parede do quarto de Aria, que é bem a cara dela.

Na manhã seguinte, Aria interroga Mike sobre sua aproximação com Mona. Mike conta que ele e Mona estão frequentando o mesmo grupo de discussão na escola e tem amigos em comum. Aria argumenta que Mona é perigosa, lembrando dos estragos que ela fez na família deles. Mike diz que os responsáveis pelos estragos são Byron e Ella e que todos tem direito a uma segunda chance, aconselhando Aria a reconhecer os verdadeiros culpados e parar de condenar a mensageira, finalizando que ele também fez algumas coisas das quais não se orgulha.

Indignada, Aria vai tirar satisfação com Mona na escola. Aria pergunta o que Mona pretende; se sua aproximação com Mike é para ter fácil acesso ao quarto dela. Mona responde que Jesse avisou que isso ia acontecer. Aria pergunta quem é Jesse e Mona explica que ele é o novo conselheiro da escola. Mona diz que ela está feliz por ter encontrado um grupo de pessoas que não vira a cara para ela quando a vê e que se tem alguém ali que deve satisfação, essa pessoa é Aria. Mona diz que não entende porquê voltou a ser ignorada pelas meninas depois do que fez por Ashley e exige de Aria uma resposta. Aria abaixa a cabeça, sem saber o que falar. Mona, então, pede para ela parar de enchê-la. 

Inconformada, Aria vai falar com Jesse, o conselheiro. Ela se apresenta como irmã de Mike e fala sobre sua preocupação quanto a aproximação de Mike e Mona. Aria diz que Mona é o capeta. Jesse parece ter conhecimento sobre o passado de Mona e tenta acalmar Aria justificando que o grupo de discussão tem o objetivo de aproximar pessoas com interesses comuns.

Mais tarde, no Brew, Aria reencontra Jesse e pede desculpas pelo comportamento paranoico, explicando que apenas quer proteger seu irmão mais novo.

Ezra e Maggie + Aria

Ezra e Maggie conversam sobre Malcolm em uma das salas da escola. Maggie diz que Malcolm não está na cidade e que ela achou que seria melhor assim. Aria interrompe a conversa sem querer e Maggie vai embora. Aria pergunta o que aconteceu e fala que Ezra não pode deixar Maggie falar com ele daquela maneira. Ezra diz que discutir não vai levar a nada. 

Na rua, Aria vê Maggie tirando umas caixas de um carro e vai falar com ela. As duas começam a bater boca e jogar podres uma na cara da outra. Maggie acusa Aria de dormir com o professor para ter boas notas e Aria diz que Maggie fez chantagem com os Fitz para morar em uma casa confortável. Aria derruba uma das caixas de Maggie, que cai na calçada. Aria se desculpa e se oferece para recolher as coisas que caíram da caixa, mas Maggie pede para ela ir embora. 

No Brew, Aria liga para Ezra e deixa um recado contando o que aconteceu com Maggie.

Emily, sr. Fields e Ezra

O sr. Fields está de volta e, pela manhã, comunica Emily que não há nada de errado com o GPS do carro dela. Emily desconversa, dizendo que vai dar um tempo do carro e usar sua bicicleta. O sr. Fields desconfia do comportamento de Emily e pergunta se tem algo errado. Ela mente dizendo que está tudo bem e culpa o senior year pelo stress.

Na sala de aula, Ezra recebe a visita de Mona, que está ali a pedido dele. Ezra pede para Mona entrar e fechar a porta. Não vemos o que os dois conversam. Após Mona ir embora, Ezra digita uma mensagem em seu celular, algo do tipo houve um retrocesso. re Alison. Não vemos para quem Ezra envia a mensagem, que é surpreendido pela chegada do sr. Fields, que está ali para falar de Emily.

O sr. Fields conta que Emily tem agido de maneira estranha e, desde que ela ficou sabendo que a sra. D. reconstruiu o quarto de Ali, ela parece não estar bem. Ezra fica um tanto quanto surpreso com a notícia sobre a sra. D. e pergunta como pode ajudar Emily. O sr. Fields diz que Ezra é uma das poucas pessoas em que Emily parece confiar e pede para ele encontrá-la a noite na escola para ver se consegue tirar alguma coisa dela. Ezra concorda e marca um horário com Emily a noite.

A noite, Emily está em seu quarto deitada na cama e ouve barulhos. Ela se levanta e fecha a janela, armando-se com uma tesoura. Emily fica ainda mais apavorada ao ouvir alguém se aproximando da porta e, quando o sr. Fields entra no quarto, ela quase o fere. O sr. Fields diz que está tudo bem e a câmera foca no lado de fora da janela, que exibe marca de uma mão no parapeito.

No dia seguinte, Emily conta para Aria sobre Ezra e Aria conta sobre Maggie. As duas ficam mudas ao verem Mona e Mike se beijando.

Na escola, durante a noite, Emily espera por Ezra enquanto separa uns papéis. Ela começa a ouvir barulhos vindos do corredor e entra em pânico. Um rock pesado começa a ecoar pela caixa de som e Emily vê num painel de led a mensagem aja normalmente, biscate. Emily se tranca em uma sala, liga para o pai pedindo socorro enquanto um encapuzado tenta arrombar a porta. O sr. Fields chega a tempo de socorrê-la e os dois saem da escola. Emily está a alguns passos a frente do pai, explicando o que aconteceu, quando percebe que seu pai ficou mudo. Em olha para trás e vê o pai se contorcendo no capô de um carro. Ela chama a emergência e o sr. Fields revela que voltou para a casa porquê está com algum problema no coração. 

Hanna, Holbrook e os romances policiais

Hanna está viciada em romances policiais, devorando obras de James Patterson, para utilizar qualquer passagem dos livros na investigação sobre Ali. Enquanto observa uma prateleira de livros exposta em uma calçada, Hanna reencontra Holbrook, que pede desculpas pela maneira como tratou as Marin durante a investigação do assassinato de Wilden. Hanna o compreende e os dois começam a conversar sobre os livros na prateleira. Holbrook indica um deles para Hanna.

No Brew, Hanna vê um garçom limpando o balcão e começa a gritar querendo saber se ele jogou no lixo o livro que ela estava lendo. Para sorte dela, o livro estava estava intacto, embaixo da bacia que o garçom utilizava para recolher xícaras e pratos usados. Novamente, Hanna é surpreendida por Holbrook, que se mostra feliz por Hanna ter comprado o livro que ele sugeriu. Holbrook ouviu Hanna berrando que só faltavam duas páginas para ela terminar o livro e quis saber como ela leu tão rápido. Hanna diz que sempre lê o final dos livros antes de começar a leitura. Holbrook acha engraçado e Hanna pede para ele contar o que acontece na história. Ele se recusa a dar spoilers, mas acaba dando uma dica bem por cima, diante da insistência de Hanna. O livro destaca a importância da arcada dentária para a solução de um crime. 

Spencer lê uma das páginas do diário de Ali que ela fotografou. Com o título de Love And Death - amor e morte -, Ali conta sobre o encontro que teve com um rapaz mais velho em um bar perto da Hollis. Ali mostra para o rapaz uma história que ela escreveu e ele a elogia, observando que ela pode melhorar quando amadurecer. O rapaz diz que as melhores histórias são as que abordam amor e morte. Ali não se intimida e fala que nem sabe porquê está ouvindo conselhos de uma pessoa que come torta de framboesa e cereja enquanto bebe cerveja. O rapaz diz que ela vai entender quando experimentar e os dois se beijam. 

Spencer liga para Hanna e conta o que acabou de ler e fica surpresa quando Hanna diz que está lendo romances policiais que podem ser úteis nas investigações. 

Na escola, Spencer encontra Andrew, que quer saber a quantas anda sua preparação para o teste de física. Spencer nem lembra do teste, dá uma enrolada em Andrew e pede sua ajuda para estudar. Spencer e Andrew combinam uma tarde de estudos nos Hastings. No quarto de Spencer, Andrew, super concentrado, lê passagens de um livro enquanto Spencer está com a cabeça no mundo da lua. Spencer se levanta, fecha a porta do quarto e, com uma aparência abatida, fala para Andrew que não o chamou para estudar. Andrew não entende o que Spencer insinua e ela vai direto ao ponto. Spencer diz que tem observado Andrew por semanas e sabe que os dois tem que estudar a mesma quantidade de matéria e que eles sabem que é simplesmente impossível dar conta de tudo. Spencer diz que está acabada, enquanto Andrew exibe uma aparência super saudável. Spencer pede que Andrew conte como ele consegue estudar sete horas ininterruptas. Andrew revela que está tomando uns comprimidos que o deixam acordado. Spencer pede alguns e Andrew dá uns três para ela, advertindo que os comprimidos foram comprados com receita médica. Spencer agradece e Andrew aproveita a oportunidade para falar que sabia que Spencer não queria estudar coisa nenhuma e que achou que ela o chamou porquê havia rompido com o carpinteiro. 

Às quatro da madrugada, Spencer, já sob efeito da droga que pegou com Andrew, baixa na casa das Marin para contar para Hanna sobre o que leu no diário e que está disposta a ir ao bar que Ali citou. Hanna fala que Spencer perdeu a noção por querer ir ao bar de madrugada e ela diz que não é naquela hora, mas sim depois da escola. Hanna fala que não vai acompanhá-la porquê marcou uma limpeza no dentista e explica seu plano sobre a arcada dentária. Hanna diz que a polícia reconheceu o corpo de Ali pelos dentes e que, como Ali frequentava o mesmo consultório que ela, os registros da pessoa que foi enterrada no lugar de Ali devem estar lá. 

Hanna vai ao dentista, que é o pai de Sean, e aproveita que ele está atrasado para xeretar os arquivos dos pacientes. Hanna mexe nos arquivos e arranca as páginas dos dias seguintes aos que Ali desapareceu e enfia dentro da bolsa. Ela volta para a cadeira e alguém entra na sala. Hanna começa a tagarelar até que alguém a ceda com uma máscara de gás. A pessoa anestesia a gengiva de Hanna, que acorda horas depois com sangue escorrendo pelo lábio e sem os arquivos que roubou. 

Spencer vai até o bar perto da Hollis, o The Hart And The Huntsman. Assim que abre a porta, ela dá de cara com Ezra sentado em uma mesa, comendo uma torta de framboesa e cereja. Ezra se surpreende ao ver Spencer, que inventa que vai encontrar uma pessoa ali. Ezra pede para a garçonete cancelar seu pedido porquê ele está atrasado e Spencer senta na mesa onde ele estava. A garçonete põe na mesa uma garrafa de cerveja e fala para Spencer que, como Ezra pagou pelo pedido, ela pode ficar com a bebida. Spencer olha para a torta e para a cerveja e refaz a cena que leu no diário de Ali. Dessa vez, o rapaz não é um vulto, mas sim Ezra. Ali e Ezra se beijam e Spencer quase cai da cadeira quando vê que a cerveja chama Board Shorts. 

Nos Montgomery, Aria e Emily conversam sobre o que aconteceu na escola. Aria chamou Spencer e pede para Em fazer as pazes com ela. Emily e Spencer se abraçam enquanto Hanna chega eufórica, contando o que aconteceu no dentista. Ela desconfia que -A colocou alguma coisa no meio dos seus dentes. Com uma pinça, Spencer puxa um micro bilhetinho. Com a ajuda de uma lupa, elas leem a mensagem de -A. Eu te falei: garotas mortas não podem sorrir. Pare de procurar. -A

Aria questiona quem é esse monstro e recebe um olhar perturbado de Spencer. Emily não entende como -A aprontou com as duas ao mesmo tempo. 

Na cena final, um casaco preto picota as páginas que Hanna roubou e utiliza de forro para a gaiola de Tippy, que matraca Board Shorts e Miss me?

terça-feira, 28 de janeiro de 2014

Episódio de hoje 4x17 - Bite Your Tongue


O 4x17 marca o retorno de Mike, que vai conversar com os fãs no Twitter durante o episódio.


 O Twitter do Cody Christian é esse.

O que estão falando no Tumblr #13: podemos confiar em Alison?

Desde que notamos uma semelhança entre o carro da Mulher de Preto, no 4x01, com o carro que Ali vai ao ateliê de Hector, no 4x04, começamos a desconfiar de Ali. Como associamos a Mulher de Preto com a BigA, a primeira dúvida que tivemos foi se Ali poderia ser -A, a Ali amiga das meninas. Queremos fazer uma teoria sobre isso sem considerar as gêmeas, o que está dificultando demais nossa vontade. Enquanto não conseguimos material para teorizar, vamos postar um Tumblr que questiona se Ali é de confiança sem associá-la a -A ou a Mulher de Preto.

A teoria se chama I’m suss about Ali again - estou desconfiando de Ali de novo - e surgiu após o 4x16, episódio que forneceu a maioria dos argumentos para a autora voltar a desconfiar de Ali. A autora explica em tópicos os motivos de sua desconfiança e faz algumas considerações antes de comentar os acontecimentos do 4x16. Alguns dos nossos comentários estão entre parenteses e o comentário geral sore a teoria está no final. 

Tradução

Bom, eu tentei não fazer isso. Mas não consegui. Depois do encontro de Ali com Emily, no 4x16, eu tenho que concordar com tudo que Spencer falou - e raramente faço isso. (Nós sempre concordamos com Spence!)

Depois que Ali confirmou que está viva, ela conversou com as meninas apenas duas vezes - 4x13/16. Por conta disso, é muito cedo para acusá-la de qualquer coisa e reunir evidências de que ela está jogando com Emily ou com as meninas. O que me fez desconfiar de Alison foi o diálogo que ele teve com Emily, que também reconheço não provar muita coisa, uma vez que a situação pede que as duas se comportem de maneira ambígua. 

O encontro de Ali com Emily foi uma cena muito bem feita, com uma ambiguidade brilhante. Se você quiser ver uma Alison sincera e com medo, você consegue. Se quiser ver uma Alison mentirosa e manipuladora, também. O mesmo penso do diálogo de Mona com Ezra no 4x14, igualmente ambíguo. 

Pelo contexto atual da série, faz todo sentido Alison continuar se comportando de maneira ambígua. Eu entendo que isso é necessário. Ainda não reuni provas suficientes de que ela está apenas fazendo tipo; mas não tenho como não desconfiar dela.

Por quê só confiar em Emily?

Talvez Ali não confie em Spencer por ela estar ligada a Melissa e Toby. Em Aria, ela não confia por causa de Ezra e Byron. Hanna é mais difícil de entender. (Não achamos tão difícil assim. Hello Mona!) Antes de Ali morrer, Emily escreveu uma carta para ela desabafando que não aguentava mais seu comportamento. Emily namora Pigskin, uma das inimigas de Alison. Emily deixou claro, até antes do encontro, o ódio que sentiu quando soube que Ali está viva e cogitou a possibilidade de Ali ser -A - palpite que não sabemos se Ali sabe. 

Na verdade, todo mundo em Rosewood tem alguma coisa contra Alison, inclusive Emily. Mas como Ali sabe dos sentimentos de Emily por ela, não teria pessoa mais fácil de Ali convencer do que ela - Emily.

Ali não responde nada

No encontro com Emily, de novidade mesmo, Ali só falou que precisa da ajuda de Emily para descobrir quem é -A. A afirmação de Ali, de que Emily foi a única que sempre se importou com ela, soou falsa. (Concordamos. Não foi só Emily que nunca parou de se importar com Alison. As meninas passaram esse tempo todo tentando descobrir quem é -A para descobrir o que aconteceu com Alison. Ela esqueceu isso?)

Ali madalena arrependida

Ali não cansa de repetir para Emily que sente tanto por tê-la feito sofrer e que, se pudesse, faria tudo diferente. (Esse discurso de Ali nos faz achar que ela está usando Emily, se aproveitando dos sentimentos dela. E outra: por quê só Emily pode ajudá-la e como ela pode fazer isso? O que Emily tem de tão especial para ser o principal motivo das lamentações de Ali?)

Ali não sabe quem é -A

Ali sabia que Mona e Toby eram -A. Agora, ela não sabe quem é -A, por isso não cansa de repetir que achava que sabia quem deveria temer. Supondo que ela deveria temer Garrett e Wilden, ela não precisa mais temê-los pois eles estão mortos. Ezra está vivo e Ali parece saber que ele está atrás dela. Tudo indica que Ali era a RC Loira que guiou Spencer até o apartamento em Ravens. Considerando Ezra a única ameaça viva, o desconhecimento de Ali de que ela não sabe quem deve temer o inocenta. Ou ela não sabe que ele está atrás dela? 

A mudança de comportamento de Emily

Emily decretou que elas não deixariam nada estragar a amizade entre elas. Depois que Spencer estragou o encontro, Emily mudou de opinião e voltou a ser a antiga Emily, desesperada pela aprovação de Alison e desconsolada com a morte da amiga. Será que Ali quer usar Emily para que ela conte o que as meninas estão pensando? Ali quer fazer de Emily uma agente infiltrada? Spencer argumentou que Ali quer separá-las e Emily rebateu dizendo que ela nunca faria isso. Bastou dois minutos de conversa com Ali para Emily mudar de opinião. 

Comentário

Concordamos com a teoria. Ali está agindo de maneira estranha. Enquanto estava morta, ela aparecia para as meninas sempre dócil e agradecida pelo esforço que elas faziam. Quando revelou que estava viva, pediu ajuda das quatro para voltar para casa. Agora, só quer saber de Emily. O que foi que aconteceu para Ali excluir as outras? 

Sabemos que Emily continua apaixonada por Alison e que, por um momento, chegou a condená-la por ter mentido. Foi só Ali aparecer fazendo a linha angustiada que Emily mudou de opinião. Já dissemos que não sabemos o que passa pela cabeça de Ali e não entendemos essa preferência por Emily. Talvez por todas as pessoas que Ali desconfiava que deveria temer terem sido excluídas de sua lista, será que Ali passou a desconfiar de Hanna, Spencer e Aria? A justificativa que a teoria dá para que Ali não confie em Spencer e Aria e a que nós demos para ela não confiar em Hanna poderia até fazer sentido não fosse um detalhe: Ali não sabe que elas foram enganadas por essas pessoas? Seja lá o que se passa pela cabeça de Ali, alguma coisa ela pretende e, sabê-se lá porquê, Emily é a única que pode ajudá-la.

Sobre as frases de Ali. Sabemos que Ali não pode revelar quem é -A, por razões óbvias. Mas por quê ela não pode revelar qualquer outra coisa? Morta ou viva, Ali sempre falou a mesma coisa, que a gente não aguenta mais ouvir. Nós achamos que, depois de Ali confirmar que estava viva, ela ia ajudar as meninas, com pistas sobre quem é -A, quem está atrás dela - que pode ser -A e outra pessoa - ou qualquer outra coisa que ajudasse nas investigações. Só que não. Claro que Ali vai demorar para contar os motivos responsáveis por terem feito a vida dela um inferno, mas vocês não concordam que passou da hora dela começar a colaborar? Saber o que quer, ela sabe; mas se ela própria não colabora, fica difícil. 

Outra mudança no comportamento de Ali, que agora se mostra arrependida, é que antes ela via tudo; agora, não vê mais nada. Ela sabia quem era -A, sabia o que -A aprontava, enfim, sabia de tudo. Agora parece não saber de mais nada. O que foi que aconteceu para ela, de repente, desconhecer o que se passa?

A teoria destaca o comportamento ambíguo de Ali pós confirmação de que está viva, que em nada difere do que ela sempre foi. O que está nos irritando é que ela continua enrolando todo mundo. Se ela achava que sabia quem deveria temer, porquê não fala de uma vez quem eram essas pessoas? O que ela pretende com Emily? Vai demorar quanto tempo para ela se tocar que passou da hora de retribuir o esforço que as meninas fizeram por ela? 

O objetivo da teoria era comentar o comportamento ambíguo de Ali e questionar suas intenções. A própria autora disse que não tem argumentos suficientes para acusá-la de qualquer coisa, mas que o 4x16 ressuscitou sua desconfiança quanto a Ali. Nós também não temos argumentos para acusar Ali e fazer nossa teoria. Apesar disso, conhecendo Ali, realmente temos que nos questionar se podemos confiar nela.