expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass' oncontextmenu='return false' ondragstart='return false' onkeydown='return checartecla(event)' onselectstart='return false'>

quarta-feira, 20 de março de 2013

Opinião 3x24 - A Dangerous Game

Na condição de season finale, A Dangerous Game deveria encerrar a terceira temporada esclarecendo os mistérios que foram surgindo ao longo dos vinte e três episódios que o antecederam. Em vez disso, o que vimos foi um episódio confuso, contraditório e desconexo com a maior parte do que foi mostrado durante as fases A e B.

Ignorando todas as tramas que movimentaram a temporada, o 3x24 serviu como season finale apenas dos quatro episódios anteriores (20 ao 23), centrando-se em esclarecer a identidade da Red Coat loira, a morte de Toby e a entrada de Spencer no ATeam. Todo o resto foi esquecido e o pouco que tentou esclarecer, foi comprometido por diálogos ambíguos e cenas mal explicadas que deixaram a série mais confusa do que nunca.

Como final de uma temporada contraditória e perdida em seus excessos, o 3x24 não cumpriu a missão de ser o encerramento de uma fase e o início de outra. Aliás, cumpriu. Uma nova fase foi iniciada sem responder a antiga. Não sabemos se as respostas que procuramos vão aparecer, mas já temos o enredo da próxima fase. 

Quando nos referimos ao episódio como confuso é porquê antes de responder pendências da temporada - e até mesmo das outras - fomos bombardeados com novas dúvidas. Alguém entendeu o trio Jenna-Melissa-Shana? Dá pra teorizar alguma coisa sobre o que as três querem agora sem saber o que elas fizeram antes?

Vamos comentar o 3x24 de acordo com o tuíte de Marlene sobre como seria a season finale.

Marlene prometeu uma revelação emocionante. Imagino que ela se referia ao fato de Toby não ter morrido. O que para ela foi emocionante, para nós foi decepcionante. Se tinha uma frase que não queríamos ouvir em PLL era Toby dizendo que entrou no time para proteger Spencer. Desde a revelação de Toby como traidor, até a cena em que Spencer encontrou seu corpo na floresta, foi criada toda uma situação para por Spencer no papel de vítima e Toby como vilão. A descoberta dessa traição custou a sanidade de Spencer. As cenas que mostraram a evolução da sua loucura foram as mais impactantes de toda a série. Impacto que perdeu toda a força e dramaticidade quando Toby reapareceu e disse que tudo que fez foi por amor. 

Se esse final já estava planejado, eles não deveriam ter feito alarde ao anunciar que uma pessoa iria morrer. Pior do que anunciar, foi confirmar que uma pessoa estava com os dias contados. Aqui mesmo nós comentamos que não esperávamos ver Toby morto e que essa decisão foi ousada. Ousadia que poderia se tornar um clichê caso tudo não passasse de uma brincadeira. E foi exatamente o que aconteceu. A morte de Toby foi forjada e com isso a única coisa que podemos concluir é que fomos enganados e os episódios que vimos desde que ele se revelou traidor foram uma mentira. Tudo se desenvolveu na base da enganação. Não seria melhor que ele se explicasse para Spencer quando foi descoberto? Ou era melhor deixá-la louca antes de Toby aparecer com o rabo entre as pernas? 

A decisão de trazer Toby de volta e com vida no final é uma prova de que a série está totalmente perdida quanto ao rumo que quer tomar e em constante contradição com o que mostra. Talvez esse enredo de morte-e-vida de Toby faça sentido mais pra frente, mas por hora, não digerimos. A mesma série em que -A não pensa duas vezes para matar a namorada de uma Liar que caiu de para-quedas no meio dessa confusão é a mesma série que faz uma pessoa, com motivos para ser do mal, se redimir pelo amor. 

Quando as meninas armam para Spencer no banheiro, ela explica que Toby está no time para protegê-la e Emily faz uma expressão de alívio, como se dissesse "eu tinha certeza".  É muito conflitante a reação de Emily e Spencer com a revelação de Toby comparada a outras reações delas mesmas diante de outros suspeitos de serem -A. Toby foi confirmado como -A.


No 3x12, Spencer tinha certeza que Paige era -A baseada apenas na história que CeCe contou e em alguma coisa que ela achou na bolsa de PigSkin e por isso fez o maior auê para Emily se afastar dela. No 2x25, as meninas se mostraram pavio curto quando acharam que tinham provas que Melissa era -A. A mesma reação surgiu após a versão de Garrett sobre Ali e Byron. 

Como última esperança de que esse clichê possa ser revertido, talvez, muito talvez, quando Toby fala que tudo que fez foi para proteger Spencer, ele se referia a ter forjado a própria morte. Nós contamos com essa esperança porquê como dissemos em outro post de opinião, se a morte de Toby fosse brincadeira, nossa opinião sobre a série iria mudar e, como ainda temos uma certa resistência em avacalhar de vez o que fizeram durante a terceira temporada, vamos manter essa pequena chama de esperança acesa.

Mas fica a dúvida: por quê Emily e Spencer perdoam Toby e condenam os outros? Se Mona falar que virou -A para proteger Hanna, ela tem uma segunda chance? Como Toby protegeu Spencer? O que ele impediu -A de fazer? Ou até mesmo, o que ele como -A deixou de fazer?

Na segunda parte do tuíte de Marlene, ela dizia que teríamos três reviravoltas. Suponho que as reviravoltas sejam a ligação de Jenna, Shana e Melissa, as Liars e Toby contra Mona e Mona vítima de -A. A ligação de Shana com Jenna não foi 100% surpresa, muitas pessoas já desconfiavam delas. Melissa ser suspeita é tão original quanto ao que ela fez com Toby e Mona ser vítima de -A é mais um exemplo da confusão criada na finale. Antes de Marlene se preocupar em promover reviravoltas, ela deveria responder a perguntas antigas. A impressão que ficou é que o que ela chama de reviravolta, nós entendemos como perguntas sem respostas. Dane-se o que Jenna fez ao longo da temporada ou com quem Melissa andou tramando. O que importa agora é especular sobre a ligação das duas com Shana. Simples assim. É só envolver personagens improváveis e temos uma reviravolta. O que aconteceu antes não interessa mais. 

Outro fator que contribuiu para o episódio ter sido decepcionante foi o excesso de spoilers que prometiam revelações sobre o time. A própria Janel Parrish (Mona) confirmou em uma entrevista que saberíamos mais sobre o time.


Saberíamos mais do mesmo, como foi o caso. Espero que Spencer não tenha contado como membro oficial. Assim como outras cenas do episódio que recriaram situações semelhantes já exibidas, a cena final de Mona com as meninas no carro seguiu a linha do diálogo dela com Spencer 2x25. Mona falou, falou, falou e não falou nada. A diferença é que no 3x24, Mona diz que é a Red Coat que está no comando e não apenas ela.


Por último, uma revelação bombástica. Alguém ajudou a pessoa que foi enterrada viva a sair debaixo da terra. Foi preciso onze episódios para dar sequência a cena final do Halloween. Tudo indica que era Ali que foi enterrada e o que tem de bombástico em confirmá-la viva? O próprio episódio mostrou Ali bem viva. A série já cansou de dar pistas de que ela não morreu. Em vez de optar por confirmar as gêmeas, preferiram finalizar o episódio com uma mão puxando a outra. Que Ali conseguiu sair da cova, todo mundo já sabia. Se quisesse um impacto em cima disso, deveriam ter mostrado quem a ajudou. 

Essa cena final resume bem o que foi a terceira temporada. Mistérios levados a exaustão que, em vez de contribuir para viciar na série, começam a contribuir para deixar de assisti-la, uma vez que a overdose de perguntas sem respostas deixaram a história tão bagunçada e sem sentido que diante da impossibilidade de entendê-la, é melhor abandoná-la. 

5 comentários:

  1. Analisando alguns fatos Mona foi expulsa do team -A.Imaginei que Toby também pode ser expulso pois mona diz que "ela" (big -a) ve tudo e com certeza Big -a pode descobrir que ele esta só protegendo Spencer. Então creio que os novos integrantes podem ser Shana , Jenna e Melissa, Wilden e entre outros... Por façam uma teoria sobre isso

    ResponderExcluir
  2. Vamos fazer sim! Obrigado pelo sugestão!

    ResponderExcluir
  3. Tá arriscado da série virar um "Lost" da vida! Mas acho que não adianta reclamar muito, é ter que esperar a 4ª temporada pra ver o desenrolar disso. Se a Marlene vai continuar com essas ladainhas ou se realmente vai botar a cabeça pra funcionar e começar a dar respostas que prestem pra esse seriado! ¬¬

    ResponderExcluir
  4. Muito bom o artigo!!!
    Concordo com tudo q vc disse, exceto na parte de manter a esperança viva, pois para essa série fazer sentido o -A deve ser algum agente do FBI ou da Al Qaeda para ter tanta escuta e meios tecnologicos (como tirar um satélite de órbita especialmente para o celular da Mona ñ ter sinal) e físicos (para ter um espião em cada esquina)para ter tantas informações assim. É uma perseguição tão maluca e ficando cada vez mais ridícula q essas meninas devem ser, tipo assim, uns seres humanos mutantes q o governo tem q ficar de olho como um daqueles filmes da Marvel.

    Aguardo os dois posts q vc prometeu!! :)

    ResponderExcluir
  5. Muito bom!! Arrasaram. Concordo totalmente ;)

    ResponderExcluir