expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass' oncontextmenu='return false' ondragstart='return false' onkeydown='return checartecla(event)' onselectstart='return false'>

sábado, 9 de março de 2013

As Coincidências de Rosewood - Parte III

Nos dois posts sobre as coincidências de Rosewood (I e II), comentamos apenas algumas das infinitas coincidências que incriminam todos os personagens. Apesar de Marlene ter tido que não existem coincidências na cidade, não podemos levar a sentença a ferro e fogo, senão, todo mundo seria -A.

Todas as teorias sobre quem pode ser -A apontam detalhes que fazem todo sentido. Sempre que eu leio alguma delas, fico impressionado com as associações que são feitas - que vão desde uma maça até uma letra a em destaque na lousa da escola. 

Quando fizemos a teoria sobre Toby ser suspeito, levamos em consideração o raciocínio de que ele tinha motivos para odiar Ali. A partir daí, adotamos a ideia de que para ser do time, a pessoa deveria ter tido problemas com Ali e com as Liars e queria se vingar. Os motivos de Mona e Toby foram mostrados na série. Muita gente teve um passado conturbado com Ali, como Melissa, Ian, Garrett, Byron, Meredith, Lucas e Paige; mas Mona e Toby foram os mais prejudicados. 

Algumas das coincidências que postamos, incriminam as Liars. Depois que surgiram spoilers que o terceiro membro  do time é mulher, está na escola, apareceu no 1x13 e no 3x13 e não tem a letra a no primeiro nome, Spencer e Emily monopolizam as apostas. Diante dessas pistas as duas são as únicas pessoas que podem ser -A e nós chegamos onde queríamos chegar: não vamos gostar nem um pouco de ver uma das Liars no time.

Como foi possível alguma delas ser -A e vítima ao mesmo tempo? Como foi possível isso acontecer e nunca alguma delas ter desconfiado? O que uma pessoa tem na cabeça de machucar a si mesma? Podem falar que uma se ferrou mais que a outra - e isso realmente aconteceu - mas sempre que qualquer uma delas recebia uma mensagem, logo as quatro estavam juntas se martirizando em grupo. Não faz sentido.

No 2x25, Marlene falou que a série não ia seguir os livros quanto a -A. Mas, convenhamos, ela não poderia responder e qualquer resposta que ela desse, seria criticada, assim como foi. Se ela falasse que ia seguir os livros, iam reclamar que era pra ser diferente; se ela falasse que não, o primeiro -A poderia ser alguém nada a ver e estragar a história.

Eu também acho que Marlene não deve copiar os livros, mas não podemos ignorar o fato de que PLL é uma série baseada em livros. A história dos livros só aconteceu por causa das gêmeas, da troca de identidades e, claro, de Alison. Foi por causa dela que as meninas começaram a ser atormentadas por -A. Essa é a essência da história. As Liars são vítimas e Alison é a vilã. 

Quando Mona se revelou -A, eu fiquei super revoltado. Passada a raiva, revendo alguns episódios e relendo os livros, eu conclui que não poderia ter sido diferente.

Claro, eu também não acho que a série tem que ser idêntica aos livros, senão, não teria a menor graça. Mas, a essência da história, não pode ser perdida. 

O primeiro -A. Nos livros, Mona é -A durante os quatro primeiros volumes e morre quando é descoberta. Ela pegou o diário de Ali no lixo e resolveu se vingar das Liars. Ela queria ser Alison e dominar a escola. Depois que Mona morreu, Ali foi a segunda -A. As duas não tinham nenhum tipo de conexão. Ali aproveitou a ideia de Mona porque caiu como uma luva no seu objetivo de dar um fim nas Liars. Em Ali´s Pretty Little Lies, depois que Ali mata Courtney, ela não consegue retomar sua vida normal e volta para a clínica. Courtney só conseguiu enganar os pais que era Ali porque as Liars estavam no quintal. Graças a elas que Courtney conseguiu internar Ali. Se não fossem as meninas, Courtney iria para a Preserve. Ali matou Courtney e se propôs a matar as Liars, porque todas elas foram responsáveis pela sua internação - mesmo que as meninas nem soubessem o que tinham ajudado a fazer.

Na série, Mona se revelou -A. E as semelhanças param por aí. Em vez de surgir um segundo -A sem conexão com Mona, criaram um time de pessoas unidas para acabar com as Liars. Mona não morreu, foi para o Radley e voltou a vida normal. 

O segundo -A. Nos livros, é Alison. Na série, foi Toby. Nos livros, Toby só aparece no livro #2 e ainda morre no final. Analisem a maneira como ele foi adaptado para a série. O mesmo aconteceu com Jenna. A pobre-coitada-cega nunca foi feliz nos livros. Era abusada pelo irmão, ficou cega e acabou morta. Coitadinha! Na série, Jenna ficou cega e transformou a personagem numa verdadeira bomba. Ela abusava do irmão, ficou cega, voltou a enxergar e ai de quem se meter no seu caminho. Os irmãos Cavanaugh preservaram a essência dos seus personagens e tornaram-se fundamentais para a série.

Sobre o terceiro -A, nós reconhecemos que não sobram muitas opções que se encaixam em ser suspeito pelo passado com Ali. Estamos desconfiados que vai ser alguém que teve um passado com Ali, mas que a série ainda não mostrou o que aconteceu. Mona foi a primeira porquê tinha que ser; Toby foi o segundo porquê, além do passado com Ali, existe um time e, depois do óbvio de Mona, a revelação deveria chocar mas ser logo entendida. Pensando assim, o terceiro deve ser alguém chocante, mas que vai deixar todo mundo surpreso porquê desconhecemos as suas razões.

Vários detalhes dos livros são adaptados para a série. O baile de máscaras do 2x25 foi a festa que Mona preparou para Hanna, quando ela saiu do hospital, depois de ser atropelada. Nesse mesmo baile, as Liars encontram bonequinhas, tipo Barbie, com recados de -A. Lembraram das Creepy Dools? Meredith é super zen e adora Aria nos livros. Na série, chegou como amante de Byron e se revelou uma vadia psicótica. Ian morreu nos livros e na série, mas boa parte do seu enredo criou Garrett, que acabou preso e morto por um crime que não cometeu. Hanna foi para a Preserve, onde conheceu Iris, que não parava de falar de uma tal de Courtney, com quem ela passava horas numa sala secreta rabiscando a parede e lendo revistas. Hanna viu na parede da sala os mesmo desenhos que Courtney fez na Cápsula do Tempo e, após um sonho com Courtney, deduziu que Iris era a assassina de Ali. Na série, Spencer foi para o Radley, está no mesmo quarto que Mona e viu Will The Circle Be Unbroken escrito na mesa. E esses são apenas alguns exemplos.

Entendemos PLL assim: Alison é a vilã, as Liars são as vítimas e -A só existe por causa do passado das gêmeas. Não conseguimos ver a série mudar isso de uma maneira que não descaracterize a história.

Não queremos nenhuma das Liars no time. Primeiro porquê isso exigiria uma explicação muito, muito, mas muito boa. Segundo porquê perderia a essência da história. Queremos as gêmeas, porquê amamos Courtney, e porquê PLL sem gêmeas é, tipo, Psicose sem motel. Do resto, queremos que Marlene nos surpreenda e continue adaptando tudo que já era bom para ficar infinitas vezes melhor!

Nenhum comentário:

Postar um comentário