expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass' oncontextmenu='return false' ondragstart='return false' onkeydown='return checartecla(event)' onselectstart='return false'>

sexta-feira, 21 de março de 2014

Análise 4x24 - A Is For Answers/Season Finale

Finalmente, Alison decidiu falar. Suas respostas esclarecem várias perguntas e abrem espaço para novos questionamentos, além de reforçar conclusões que chegamos em posts que fizemos ao longo da quarta temporada. Nossas especulações/teorias/palpites podem estar errados, mas todos foram feitos com base no que a série mostrou. Posts feitos com base em provocações, suposições, comparações com os livros e achismos na linha "acho só porquê acho" não serão considerados nessa Análise. Vamos analisar as questões por tópicos, começando com o que todo mundo mais quer saber:

Quem é a pessoa que deu a pedrada em Alison e estava sendo protegida pela sra. D.?

Essa pessoa é alguém que a sra. D. gosta muito ou uma pessoa que pagou para ela jamais falar o que viu. Nesse caso, a sra. D. foi subornada e não subornou, como fez com CeCe.














Mona não é a -A do Halloween - 2x13

A confirmação de que Mona era a -A do 2x13 foi feita fora da série, através de declarações do staff de PLL no Twitter, entrevistas, etc. Essa é uma questão que nunca comentamos por dois motivos. Primeiro porquê foi feita pelo staff que, para nós, não tem credibilidade desde a 3B. Segundo e principal motivo: a própria Mona nunca confirmou isso na série. 

Alison contou que estava recebendo mensagens de -A desde o Halloween. Ao longo do 4x24, vimos várias mensagens que ela recebeu e todas diziam praticamente a mesma coisa: -A ia matar Alison naquele dia, o dia em que ela desapareceu. A primeira mensagem que Ali recebeu assinada por -A foi no final da festa de Noel. Quando ela chegou em casa, a varanda dos D. estava vandalizada e Ali encontrou outra mensagem de -A, espetada em uma faca no rosto de uma abóbora. A mensagem dizia: dessa vez foi a abóbora. Logo mais será você. As mensagens de -A eram super agressivas e, pelo que vimos no 4x24, foi -A que deu a pedrada na cabeça de Ali. Sempre achamos que -A e a pessoa que matou Ali eram pessoas diferentes, mas mudamos de opinião após a finale. 














O principal motivo para não acreditarmos que Mona não era a -A do Halloween é o que aconteceu depois que Ali fugiu de Grunwald no hospital. Ali, desorientada, estava vagando sem rumo pela estrada e foi surpreendida por Mona, que estava de carro. Mona levou Ali para o Lost Woods e cuidou dela, assustada com tudo que Ali contou. Após ouvir o drama de Ali, Mona se mostra preocupada com a possibilidade de -A continuar agindo e sugere que Ali faça o que -A mais quer: morrer. Mona sugere que Ali desapareça para sempre de Rosewood, sugestão que Ali acatou. Se o objetivo de -A era matar Alison e se Mona era -A, por qual motivo ela não tentou matar Alison de novo? Mona encontrou Ali na estrada a noite e ninguém viu as duas. Mona teve oportunidade e tempo suficiente para dar fim em Alison e, como vimos, não foi isso que ela fez. 












Então, o que significa aquele quarto que viria a ser o covil de Mona -A? O quarto estava cheio de fotos de Alison, a casa de bonecas e uma boneca de Ali. Mona sugeriu que Alison desaparecesse para sempre porquê Alison era a abelha rainha da escola e Mona sempre foi obcecada por ela, tanto que não se cansava de ser humilhada, aproveitando todas as oportunidades que tinha para tentar se enfiar na turma de Ali. Mona tinha devoção por Ali, ela queria ser Alison. Aquele quarto parece um santuário que Mona construiu para idolatrar Alison. Quando Mona flagrou Vivian/Ali em Brookhaven, Ali pediu para ela esquecer que a viu ali. Para ficar de boca fechada Mona pediu algo em troca, que era ser popular. Era isso que Mona queria: ser popular como Alison, o que seria impossível com Ali em Rosewood. Com Alison fora de Rosewood, o caminho estava livre para Mona dominar Rosewood High. E foi isso que aconteceu depois que Vivian deu todas as instruções para Mona não ser uma perdedora. (Quem mais estava com saudade de Vivian D.?)


















Mona passou a ser -A um ano depois que Alison desapareceu e, junto com Hanna, mandava e desmandava em tudo. Mona decidiu se vingar das meninas da mesma maneira que -A atormentava Alison, mandando mensagens assinadas por -A. Mona se baseou na história de Alison para por em prática sua vingança. 

No Lost Woods, Vivian deixa a pulseira da Jenna Thing na penteadeira. Foi assim que Mona conseguiu a pulseira original e apavorou as meninas quando deixou a pulseira jogada no meio da floresta, na primeira temporada. 

Se Mona não era a -A do Halloween, quem era?

Desconfiamos que o -A do Halloween é a mesma pessoa que roubou o jogo de Mona, enquanto ela estava no Radley, a tal Red Coat de máscara que ninguém sabe quem é. Entre o 2x25 e o 3x01, passaram cinco meses. No 3x01, -A revira o túmulo de Ali para roubar seus restos. Shana falou que soube que Alison estava viva quando Mona foi para o Radley, mesma época em que Mona se aliou a um desconhecido. Será que foi por isso que -A violou a sepultura de Ali, para confirmar que ela estava viva? O -A que deu a pedrada em Ali realmente acreditava que ela estava morta, já que a sra. D. a enterrou, o corpo foi encontrado e reconhecido como o dela e, finalmente, enterrado de maneira digna em um caixão. A descoberta de que Alison nunca morreu justifica a obsessão da RC/BigA de máscara em encontrar Ali durante a 4B. 

Ali fez o que Mona sugeriu e desapareceu; porém, quando ela ficou sabendo que Mona estava atormentando as meninas, Ali voltou para Rosewood e passou a vigiá-la. Mona parece nunca ter desconfiado disso, o que explica seu espanto ao se deparar com Ali na pousada. 

Outro detalhe que colabora para Mona não ser o -A que atormentava Alison é que ela não estava na lista de suspeitos de Ali. Para essa exclusão temos um palpite. Quando Mona se revela para Spencer, ela fala que vocês, suas biscates, me subestimaram. Talvez Ali tenha feito o mesmo e nunca cogitou que uma pessoa ridícula como Mona tivesse capacidade para fazer o que -A fazia.

Ali, Ezra e o livro

Ali conheceu Ezra em um pizza bar da Hollis. No flashback, vimos Ali, CeCe e Ezra no mesmo lugar. Enquanto CeCe se divertia com um rapaz, Ali estava entediada sentada próxima ao balcão. O tédio de Ali passou quando ela notou Ezra e logo foi sentar no mesmo sofá em que ele estava. Ali enganou a garçonete com uma id. falsa, pediu uma bebida, procurou na internet informações sobre o livro que Ezra estava lendo e puxou papo com ele. Ali revela que conseguiu enganar Ezra quanto a sua idade porquê inventou que era colega de quarto de CeCe na UP.















Desde que conheceu Ali, Ezra decidiu escrever um livro sobre ela, fascinado pelo mundo de mentiras em que ela vivia. O que nenhum dos dois esperava era que a história fosse tomar o rumo que tomou. A revelação de Alison explica porquê Ezra conhecia as meninas antes de conhecer Aria e porquê ele tinha fotos de Aria da época em que ela andava com Ali. Ezra começou a pesquisar sobre Ali desde que a conheceu, época em que ele estudava na Hollis e Ali era amiga das meninas.

Na conversa que Ali e Ezra tiveram no carro na noite em que ela desapareceu, Ezra se revolta por Ali ter mentido a idade. Em seguida, ele diz que gosta dela e não quer que nada de ruim aconteça com ela. Ali se despede e Ezra diz que aquela é a última vez que os dois estariam juntos. Essa frase de Ezra, de não querer que nada de ruim acontecesse com Alison, nos fez pensar se Ezra sabia que alguém estava atormentando Ali naquela época. Não necessariamente que essa pessoa era -A, mas talvez Ezra desconfiasse que alguém estava azucrinando Ali.















O caso Wilden

CeCe começou o episódio sendo acusada por Holbrook de ser a assassina de Wilden. CeCe, sentada na mesa de interrogatório como se estivesse tomando um café no Brew, fala apenas uma frase relacionada a morte de Wilden, que se ela fez o que fez, ela teve seus motivos. CeCe, mesmo algemada, não perde a pose e desvia o assunto. No final do episódio, vemos ela fora da sala, algemada e na companhia de um policial. Holbrook falou que estava aguardando a chegada de uma testemunha para reconhecê-la como a assassina. Supomos que essa testemunha seja Travis. Não vimos se Travis esteve na delegacia, assim como não vimos se CeCe confessou o crime e o que ela conversou com Holbrook. Caso CeCe tenha assumido que matou Wilden, ok. Caso ela tenha sido presa pelo reconhecimento de Travis, isso é muito incoerente. Ashley passou a 4A acusada de ser a assassina com base em mil evidências que a polícia analisou e que a ligavam ao crime. A polícia tinha provas contra Ashley; diferente de CeCe, que foi acusada com base em um retrato falado. Se Travis falasse que viu a Grunwald correndo na floresta, ela também seria presa? Em uma situação como essa, supondo que nenhuma das duas assuma a autoria do crime, é Ashley quem deveria ser presa. O caso Wilden é uma das tramas que deveria ter sido encerrada na 4A. Só uma observação: e a viatura com as digitais das meninas? A polícia esteve tão concentrada em Ashley que nem se preocupou em saber como uma viatura suja de lama foi parar no centro da cidade, sendo que seu dono foi baleado no lago e seu corpo encontrado em outro lugar. Detalhe: Ashley nunca foi acusada de ter dirigido a viatura até o centro da cidade.













A conversa de Alison e Ian na pedra do beijo

Ali mandou uma mensagem para Ian encontrá-la na pedra. Ian ficou perturbado quando Ali ameaçou divulgar os vídeos do N.A.T. Ela desconfiava que Ian e Melissa eram -A. Ali falar para Ian que tinha os vídeos justifica a presença do club no quarto dela na noite em que ela desapareceu. Ian sentenciou que o N.A.T. precisava dar um jeito de encontrar o pen drive de Ali antes que ela fizesse qualquer coisa. 
















O encontro de Alison com Byron

O flashback de Ali com Byron é uma das cenas que estava de um jeito no script e foi exibida de outro. No episódio, Ali fala que, depois de confrontar todos os suspeitos, faltava apenas uma pessoa que ela precisava ver, que era Byron. Ali fala que não desconfiava que Byron era -A, mas ele precisava saber que ela tinha as fitas. Que fitas? Não entendemos essa parte. 















Até aqui, analisamos questões simples. A partir de agora, vamos para as questões complicadas, começando com:

Quem sabia que Alison estava viva/Quem estava ajudando Alison

Grunwald foi a primeira pessoa que soube que Ali estava viva. Grunwald, que passou o verão tentando ajudar Ali a descobrir quem era a pessoa que a atormentava, teve um mau pressentimento na noite em que Ali desapareceu e voou para o quintal dos D. a tempo de desenterrar Ali. Grunwald levou Ali para o hospital e, enquanto procurava por ajuda, Ali saiu do carro e fugiu, sendo resgatada por Mona. Grunwald diz nunca mais ter visto Ali pessoalmente depois do hospital mas, através de suas sessões, manteve contato com ela.

Mona foi a segunda pessoa que soube que Alison estava viva. Grunwald e Mona souberam que Ali estava viva na noite em que ela desapareceu, mas não eram apenas as duas que sabiam que Ali D. nunca morreu. Não sabemos exatamente a ordem que as pessoas que vamos citar souberam que Ali estava viva. Com base no que a série mostrou, essas pessoas são: Shana, Noel, CeCe, Jenna e Ezra. 

Ali falou para as meninas que fez de tudo para se manter o mais morta possível, mas mudou de ideia após Mona atropelar Hanna. Claro que para Alison passar todo esse tempo escondida, ela precisou de ajuda. Ali deu a entender que nunca se afastou de Rosewood, sempre soube que Mona era -A e que a vigiava. Ali continua morta até sentenciar que Mona passou dos limites atropelando Hanna. Foi aí que ela decretou que faria o que fosse preciso para estar sempre um passo a frente de -A. A visita de Ali no hospital foi a primeira vez que ela se arriscou a dar as caras em Rosewood.

Quando Emily pergunta por que Ali confiaria em Noel, ela responde que é porquê ele também tem segredos. Noel confirmou que ajuda Ali no 4x24. Foi ele quem levou as meninas da Filadélfia para NY e providenciou a fuga de Alison caso os planos daquela noite dessem errado. Ali e Noel sempre foram amigos e, fazendo um retrô das duas primeiras temporadas, desconfiamos que Noel foi o primeiro informante de Ali em Rosewood.

Na primeira temporada, Noel estava no meio da floresta, de black hoodie, vigiando o GlampMona. O próprio Noel assumiu para Aria que estava lá. Quando Ian foi empurrado por Alison na igreja, Noel estava do lado de fora da igreja. Na segunda temporada, Noel fica com Mona até dar um fora nela. No desfile em homenagem a Alison, Noel era o deejay. No final do desfile, ao som de uma música pesada, imagens xingando Alison começam a aparecer no telão, transformando o ambiente em um verdadeiro inferno. Durante a festa de Caleb, quando Lucas surta com Hanna no lago, Mona e Noel aparecem depois que o auê terminou. Um tempo depois, Noel dispensa Mona e começa a sair com Jenna, com quem ficou até o 3x13, quando fez sua última aparição na série.

Para Ali saber o que Mona estava tramando e estar um passo a frente dela, ela precisava de alguém próximo dela - Mona. Noel foi a pessoa que se aproximou de Mona a pedido de Alison. Como Mona é Mona, claro que ela não ficaria com alguém de graça. Noel fez favores para Mona -A e esses devem ser os segredos a que Ali se referiu.

Shana contou para Emily que foi para Rosewood para ajudar Alison. Diz Shana que soube que Ali estava viva quando Mona foi para o Radley. Ao contar para Emily sobre sua amizade com Ali, a primeira pergunta que Emily fez foi: se você é tão amiga da Alison, por que anda com a Jenna? A resposta foi que a estratégia de Alison era mantenha seus amigos próximos e seus inimigos mais próximos ainda. Essa justificativa foi suficiente para Emily acreditar em Shana; afinal, como já repetimos inúmeras vezes, não precisa de muito para explicar o suposto ódio eterno entre Ali e Jenna. Para nós, Shana mentiu. Temos motivos que sustentam nosso palpite que, se quiséssemos, nem precisaríamos lembrar por conta de uma frase de Alison no 4x24. Jenna era a primeira na lista de Alison, que foi descartada após a conversa que elas tiveram na escola de cegos. Assim que deu as costas para Jenna, Ali recebeu uma mensagem de -A, concluindo que, naquelas condições, não tinha como Jenna ser -A. Jenna estava fora da lista desde aquela época. Shana falou que foi para Rosewood para ajudar Alison a descobrir quem tentou matá-la e, mais uma vez, Jenna era uma das suspeitas. Essa situação, do 4x24, seria suficiente para mostrar que Shana mentiu. Mas como aconteceu na finale e nós fizemos um post sobre a amizade entre as três, vamos usar esse argumento para reforçar nosso palpite. Mais uma coincidência que reforça nosso palpite de que as três são amigas: Jenna e Shana chegaram em Rosewood sabendo quem era Noel.

Para nós, Jenna e Ali tem um passado muito mal explicado. No memorial de Alison, Jenna discursou e surpreendeu todos ao descrever Alison como a pessoa mais forte que ela conheceu. Jenna afirmou que, depois que conheceu melhor Alison, ela passou a compreendê-la. No 3x24, Jenna encontrou com Shana na floresta antes de ir até à pousada. Melissa confirmou que Jenna e Shana estavam na pousada. No 4x01, Jenna aparece com uma queimadura no braço. Noel, após dispensar Mona, ficou com Jenna. Ao longo da 3A, Emily lembrou do que aconteceu naquela noite e Jenna confirmou que deu carona para ela quando a encontrou vagando desorientada pelas ruas. Jenna estava com Noel no carro quando deu carona para Emily.

No 4x01, Mona fala para as meninas que Jenna e Shana já se conheciam antes de Shana mudar para Rosewood, que elas estavam apaixonadas e que temiam Melissa. Que motivos Jenna e Shana teriam para temer Melissa? Ainda não conseguimos descobrir. Claro que Shana contaria para Emily que sua aproximação com Jenna era na base da falsidade. Shana falar que Jenna ajudava Ali exigiria uma explicação. O correto era Shana acusar Jenna para convencer Emily de que ela estava falando a verdade.

No 3x09, durante uma rodada do jogo da verdade, Spencer acusa Jenna de ter omitido fatos sobre aquela noite. Jenna responde que mentiu/omitiu para proteger uma pessoa e troca olhares com Cece.

Sobre CeCe, terminamos a temporada com a mesma opinião que sempre tivemos sobre ela. CeCe não é vilã. Desconfiamos que CeCe foi uma das primeiras pessoas que soube que Ali estava viva e as duas sempre foram amigas. Na delegacia, CeCe diz que Ali está viva, que esteve com ela várias vezes e tem como provar. Com o que a série mostrou, CeCe tem motivos de sobra para ser taxada de vilã. Analisando os fatos, nossa opinião sobre ela é totalmente o contrário. Quais são os motivos que a primeira vista fazem de CeCe suspeita e quando analisados a inocentam?

CeCe e Ali eram amigas desde a época em que ela namorava com Jason, que responsabilizou CeCe por ter desvirtuado a irmã. O principal motivo de CeCe ser suspeita é sua revelação como uma das Red Coat Loira de máscara e sem luva no 4x12. Mona falou que a Red Coat que roubou o jogo dela usava máscara, por isso ela nunca soube quem era a pessoa.

Começando pelo assunto RC. Na 4A, soubemos que uma RC Loira estava morando no porão dos D. No 4x10, enquanto Hanna tem seu momento nostálgico no quarto de Ali, uma RC Loira de máscara e luva entra na casa dos D. pela porta e observa Hanna no quarto. Essa foi a primeira vez que uma RC apareceu de máscara. No 4x11, CeCe faz sua primeira aparição na temporada, de black hoddie, deixando recado na caixa postal de alguém. CeCe fala que precisa falar com a pessoa e avisa que não vai voltar para Rosewood. CeCe está no apto de Ezra em Ravens e vemos um RC na cadeira. Na segunda vez que aparece no episódio, CeCe está de hoddie ouvindo o que se passa no interior do apartamento de Ezra em Rosewood. Toda pessoa que usa hoodie é automaticamente associada a -A. Na cena final, no covil, uma bonequinha loira de hoddie é colocada na casinha de bonecas. No 4x12, durante a confusão na marcenaria em Ravens, CeCe se revela uma das RC Loira de máscara sem luva. Após estatelar no chão e desaparecer, as meninas vão para o apto que outra RC Loira guiou Spencer. As meninas concluem que aquele apto é o novo covil de -A e CeCe se torna ainda mais suspeita quando seu nome é encontrado nas folhas de pagamento. Sobre o hoddie: reparem que o hoddie de CeCe é diferente do hoodie de -A. Sobre CeCe ser uma das RCs Loira de máscara. O fato de Mona ter falado que a RC/BigA usa máscara, uma RC Loira de máscara ter seguido Hanna na casa dos D., CeCe ter aparecido de RC e máscara na marcenaria e seu nome estar nas folhas de pagamento bastaram para condená-la. Não para nós. Sabemos que existem mais de duas RCs, mas não sabemos quem estava por baixo do casaco nas várias vezes em que a RC apareceu. CeCe estar de máscara na marcenaria não prova que era ela que estava na casa dos D. no 4x10, assim como não prova que ela é a BigA e nem que era ela que estava morando no porão dos D.

Se o RC não prova nada, o que significa o hoddie? CeCe estava no apto de Ezra em Ravens quando apareceu falando no telefone. Se ela estava no apto dele, deveria ser para ele que ela estava ligando. O nome de CeCe nas folhas de pagamento no apto nos fez concluir que CeCe trabalha para Ezra. Por esse motivo que ela estava de ouvidos no apto dele em Rosewood. CeCe precisava conversar com Ezra, mas como a relação entre eles era secreta, ela não poderia chegar abrindo a porta ou tocando a campainha sem ter certeza que Ezra estava sozinho. No final do 4x11, a bonequinha loira de hoddie representa mais uma vítima de -A. O mesmo aconteceu com Mona, quando ela se tornou vítima de -A, e com Shana, quando ela intermediou o encontro de Ali com Em. Qualquer pessoa que se aproxima das meninas, se intromete nos planos de -A, tornado-se mais uma vítima. Não foi -A quem entregou CeCe para a polícia no 4x23?

Sobre a raiva que CeCe tinha de Ali por ter sido expulsa da faculdade. Durante uma festa em uma fraternidade, Ali aprontou e parou tudo quando uma menina que estava com Ian rolou escada abaixo. Foi Ali quem aprontou, mas foi CeCe quem sofreu as consequências, sendo expulsa da faculdade. Spencer foi a primeira a saber da expulsão quando estava no Radley. Wren contou a história para ela. No 4x10, Aria conhece uma menina que morava com CeCe, que confirma a expulsão aproveitando a oportunidade para falar que CeCe odiava Alison e suas amigas por conta disso. Aria ficou pasma ao saber que CeCe as odiava sendo que elas nem se conheciam na época e pergunta para a menina se ela tem certeza que foi Ali quem aprontou. A menina responde que, conhecendo Alison, ela tinha absoluta certeza. Conhecendo CeCe, quem garante que esse ódio realmente existiu? A primeira frase de CeCe na série foi um dos mantras favoritos de Ali: você sempre se sai melhor com uma boa mentira.

Se CeCe tinha tanto ódio de Alison assim, por que ela não acertou as contas com Ali logo de uma vez? Se CeCe tinha tanto ódio de Alison assim, o que as duas estavam fazendo juntas em Cape? Se CeCe tinha tanto ódio de Alison assim, por que ela ajudou Ali na noite em que ela desapareceu e estava vestida como ela?

Por que CeCe trabalha para Ezra? Porquê Ezra quer descobrir quem é -A, assim como Ali. O fato de CeCe estar com Ezra explica como ela chegou em Rosewood sabendo de coisas que aconteceram depois que Ali desapareceu. Ezra seguia as meninas desde que conheceu Ali e sabia tudo sobre a vida delas, o que permitiu a CeCe saber que Hanna costumava roubar coisinhas em lojas.

Ezra sabia que Alison estava viva, mas não sabemos desde quando. Em um dos posts que fizemos especulando sobre o que se tratava a relação de Ali com Ezra, uma das possibilidades era que Ali e Ezra estavam trabalhando juntos para descobrirem quem era -A. No último post que fizemos sobre Ezra, descartamos todas as possibilidades consideradas anteriormente e, como palpite final, dissemos que Ezra estava atrás de Ali e só. No 4x24, Ali falou que Ezra continuava atrás dela, mas era para que ela - Ali - desse um recado para Aria. Ezra descobriu que Shana estava na Georgia. Não entendemos se ele foi até lá, ou entrou em contato com ela, para pedir para ela falar para Alison falar para Aria que ele faria de tudo para salvar Alison na tentativa de Aria perdoá-lo. Pausa. Se Ezra sabe de tudo, ele sabe que Shana sumiu de Rosewood porquê foi ameaçada por -A. Se ele queria dar um recado para Aria, não era mais fácil deixar uma carta, mandar uma mensagem ou tentar falar com ela? Por que ele escolheu a caminho mais difícil? Ele não sabia que Shana estava sendo ameaçada por -A? Essa declaração de Ali nos fez pensar que Ali e Ezra mantiveram contato, mas do jeito que ela fazia com Shana. Ali aparecia quando queria e sumia sem deixar rastros. Talvez esse palpite explique como Ezra sabia que Ali estaria em Ravens e sua obsessão em encontrá-la o mais rápido possível. Se Ezra queria salvá-la e disse saber quem era -A, ele precisava encontrar Alison de uma vez por todas para resolver a situação. Será que foi com Shana ou foi com Ali que ele conversou para dar o recado para Aria?

Essas pessoas que citamos sabem que Alison está viva, a ajudaram e mantiveram contato com ela. No caso de Ezra, ele sabe que ela está viva e contou com CeCe para proteger as meninas. Não temos evidências suficientes para falar que os dois - Ali e Ezra - mantiveram contato, assim como no caso de Jenna. Sabemos que todas essas pessoas se conhecem, mas não sabemos se elas sabiam que Ali estava em contato com elas ao mesmo tempo e nem se elas mantinham contato entre si. Apesar de não sabermos, temos motivos para desconfiar que alguns deles mantinham contato.

Jenna conhece CeCe da época do N.A.T. Noel e Jenna se conheceram no mesmo dia em que ela chegou em Rosewood. Shana conheceu Noel em PDS. Ezra conhece CeCe da época que conheceu Ali. Noel conhece Ezra da escola, que conhece todos os alunos. CeCe e Noel se conhecem na época que Eric fazia suas festas, mesma época que ela era amiga de Ali, que era amiga de Noel. Para não ficar repetitivo, vamos deixar o link de dois posts que especulam sobre a amizade de Ali/Jenna/Shana e da desconfiança que Shana e CeCe se conhecem. Essa desconfiança ganha reforço com a cena final do 4x24, que mostra que a cidade em que as meninas estão é NY. Outra evidência que colabora para ligar Jenna com CeCe é que Jenna conhece Nigel, com quem foi ao velório de Wilden.

A delegacia estava super tumultuada no 4x24. CeCe sendo acusada de assassinato, Spencer suspeita de matar a menina enterrada no lugar de Alison, as meninas desaparecidas, sra. D. abalada com a notícia de que a filha estava viva e Peter interrogado por Holbrook. Várias confusões ao mesmo tempo. Como sempre falamos, nenhuma confusão em Rosewood pode ser levada a sério se Melissa não estiver envolvida. Voltando de surpresa de Londres, Melissa chegou justamente na hora em que o caos estava instaurado sobre os Hastings. 

Temos vários comentários sobre Melissa. Antes de começar, nossa opinião: Melissa não é do mal, não é -A, RC, Mulher de Preto, nem nada. Mas ela sabe de muita coisa, com toda certeza. Agora, oficialmente começando com sua justificativa para ter voltado de Londres. Segunda ela, Toby foi para Londres chorar as pitangas por causa de Spencer. Sério mesmo que Toby saiu de Rosewood e foi para Londres afogar as mágoas com a cunhada? Toby não sabia tudo o que estava acontecendo com Spencer? Veronica conversou com ele, que se mostrou super compreensivo. Precisava ir para Londres para dar um tempo dos problemas? Desde quando Toby é amigo de Melissa? Analisando pelo lado Toby, não duvidamos nada que ele fez isso. Analisando pelo lado Melissa, claro que não tinha desculpa melhor para voltar para Rosewood no momento em que sua família estava encrencada. 

Não sabemos se Melissa sabia que Ali estava viva. Mas ela sabe que alguém atormenta sua irmã e as meninas. No 4x04, Melissa falou para Spencer que sempre quis protegê-la e que desconfiava que Ali estava viva. Melissa assume ter mandado Jenna e Shana na pousada para saber quem ia aparecer por lá e para protegê-las. Caso Melissa sabe que Ali está viva, temos uma leve desconfiança, apenas desconfiança, de que ela também ajuda Ali. Caso ela não saiba, seu objetivo sempre foi proteger Spencer. 

Melissa sabe que não foi Spencer que matou a menina enterrada no lugar de Ali. Ela tranquilizou Peter ao afirmar que Spencer não tem nada a ver com o crime e cochichou algo no ouvido do pai. Como ela tem certeza disso, não fazemos a menor ideia. Por que Peter achou que Spencer matou a menina? Por causa do taco de hóquei que ele enterrou no quintal e que Toby encontrou. Peter contratou um detetive para seguir Spencer na época em que Ali estava sendo ameaçada. Peter sabia que Spencer mudava de comportamento, tornando-se agressiva. A sra. D. viu Spencer discutindo com Ali e os dois concordaram em esquecer a cena. Com tudo que o detetive reuniu e pelo comportamento de Spencer, Peter não tinha dúvidas de que a filha cometeu um crime. O que ele não sabia era que Alison foi atingida por uma pedra e o taco de hóquei foi espedaçado por Garrett. O curioso nessa questão de que Spencer não matou ninguém é a certeza de Ali e Melissa de que ela não tem nada a ver com essa história.












A sra. D. morreu sem confirmar se sabia se Ali estava viva. Passamos a maior parte da temporada achando que ela sabia. Nos últimos episódios desconfiamos que ela não sabia. Resultado: não temos opinião. Sobre o acordo que ela tem com Peter é para abafar a discussão de Ali com Spencer, mesmo acordo que tem com CeCe. A relação da sra. D. com CeCe não ficou clara. CeCe estava com a jaqueta que a sra. D. comprou. Sabê-se lá como essa roupa chegou até CeCe ou se era a mesma peça que a sra. D. comprou. O que ficou claro foi que a sra. D. conseguiu acusar Spencer de ter assassinado a menina enterrada no lugar de Ali. 

Sobre quem matou a sra. D. Desconfiamos que é a mesma pessoa que tentou matar Ali, que é a pessoa que roubou o jogo de Mona e o -A do Halloween. Não que essa pessoa tenha cometido o crime, mas a morte da sra. D. foi encomendada por ela. Aliás, como foi que a sra. D. morreu? 















O último comentário é uma dúvida. No Pilot, Spencer chega no celeiro falando que ouviu Ali gritar mas não a viu em lugar nenhum. No 4x24, Spencer sai do celeiro para discutir com Alison e volta depois que elas se resolvem. Após a discussão, Ali checou se as meninas estavam dormindo e foi para casa. No caminho, levou uma pedrada na cabeça. No Pilot, quando as meninas acordam e dão pela falta de Ali e Spencer, Ali já estava enterrada. Spencer saiu duas vezes do celeiro. A primeira foi para discutir com Ali. A segunda, foi quando ela ouviu os gritos. Nessa época, Spencer estava se drogando e fez coisas que não lembra. Será que na segunda vez que saiu do celeiro, após ouvir os gritos que poderiam ser da sra. D., já que Ali levou a pedrada e desmaiou, Spencer viu a pessoa que acertou Alison? Será que Spencer viu a sra. D. gritando histericamente com a pessoa e não lembra? Será que Spencer sabe quem tentou matar Ali?

16 comentários:

  1. Como eu reclameiquando achei ruim, acho digno elogiar quando esta bom.
    O post ficou otimo! E realmente bem melhor do que os videos.
    Parabens por serem os melhores quando o assunto é PLL!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Isabele. Nós fizemos um post esclarecendo o motivo dos vídeos e entendemos sua reclamação. Também preferimos os posts escritos. Pode ficar tranquila que os posts vão continuar do jeito que sempre foram. Obrigado pelos elogios!! Bjs

      Excluir
  2. Post escritos são de fato, beeeem melhores o/ Eu acho melhor pelo fato de eu poder teorizar e entender melhor a explicação. Minha internet é ruim, por isso eu só leio os reviews daqui e as análises.
    Ficou ótimo o post.
    A propósito, o próximo livro de pll é lançado em Maio?

    ResponderExcluir
  3. EU REPAREI UMA COISA! Nas cenas em que a Ali conversa com o Byron e com a Spencer o cabelo dela não esta cacheado com é, está TOTALMENTE liso. Isso não é meio suspeito? Eu ainda acredito que tenha gemeas aí.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lyandra. O próximo livro está previsto para junho. Quanto ao cabelo da Ali, vamos fazer um post sobre isso logo mais. Bjs!!

      Excluir
  4. Eu não entendi o fato de o Ian terminar com a Ali sendo que o vídeo que A mandou na segunda temporada mostra que eles se beijaram. Vcs tem uma teoria sobre isso? Ou do por que aperece em um vídeo que é noite, e no outro é dia?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Nicole. No 4x24, o Ian terminou com a Ali porquê ele voltou com a Melissa. Quanto ao vídeo que apareceu nas outras temporadas, nós vamos fazer uma teoria sim. Bjs

      Excluir
  5. Annw *o* O post tá lindo, como eu esperei por ele :)
    [SPOILERS] tão dizendo (eu vi no facebook) que cece realmente tem uma irmã gêmea e ela vai aparecer na 5a, confere?
    Tem alguma teoria aqui sobre a gêmea da cece ?
    Bjs'

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Tamires. Tem sim os spoilers da irmã da CeCe, mas nada confirmado. Ainda não fizemos post sobre as gêmeas Drake, mas vamos fazer em breve. Bjs::))

      Excluir
  6. só eu achei estranho a historia que ela contou sobre o Ian? não tem o vídeo deles se pegando? não entendi isso!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Paula. O 4x24 só mostrou a discussão da Ali com o Ian na pedra quando ela foi contar para ele que tinha os vídeos e que ia espalhar, caso ela continuasse recebendo mensagens de -A. Ela desconfiava dele. Sobre os vídeos, comentamos nesse post: http://prettylittleliarsboom.blogspot.com.br/2014/03/comentario-sobre-o-visual-de-ali-no.html

      Excluir
  7. Ótimo posto!! Não tinha visto este, me passei! A confusão que fica na minha cabeça é sobre o tal jogo "da Mona". Afinal, se o jogo era dela, pq prestou contas pra Red Coat assim que baixou no Radley, dizendo "Fiz tudo que vc pediu?". Ela não perdeu o jogo na Radley e nem conheceu RC por lá, como ela disse pras meninas na ocasião em que estavam no carro do Wilden. Ela já conhecia antes e já prestava serviços pra RC. Em que momento o jogo foi roubado então? Isso ela realmente levou pro túmulo!
    Kisses
    Ana Luiza

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ana. Até hoje não entendemos essa história. Mona nunca trabalhou sozinha. No 2x25, Mona se refere a -A como "ela" durante a conversa com Spencer no carro. Quanto a essa RC mascarada que roubou o jogo, Mona continuou -A na 3ª temp., que seria qdo a tal RC roubou o jogo dela. E outra: não tem o menor cabimento Mona se aliar a uma pessoa que ela nem sabe quem é, já que estava de máscara. Realmente, essa história ela levou pro túmulo!!!!

      Vamos separar dois posts que comentamos as revelações de Mona como -A e postamos aqui!!

      Bjss ::))

      Excluir
    2. Ana, dá uma olhada nos comentários que fizemos sobre as revelações que a Mona fez vestida de -A:

      http://prettylittleliarsboom.blogspot.com.br/2013/03/avaliacao-3x24-dangerous-game.html

      http://prettylittleliarsboom.blogspot.com.br/2013/01/comentario-sneak-peek-3x16-misery-loves.html

      Com tudo que vimos, Mona nunca foi a líder do time. Sempre existiu uma "ela" no comando.

      Excluir
  8. Eu continuo achando que Ali mentiu sobre praticamente tudo o que aconteceu naquela noite, mas só pra posar de Santa para as meninas, que aliás tinham todos os motivos do mundo pra querer ver a caveira dela (manipulou Aria, humilhou Emily, atormentou Hanna e oprimiu Spencer). Tudo quanto ela falou simplesmente não bate com o que já tínhamos visto na temporada e ela sempre mentiu.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ela mentiu sobre várias coisas sim, aproveitando que as meninas não lembravam de nada.

      Excluir