expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass' oncontextmenu='return false' ondragstart='return false' onkeydown='return checartecla(event)' onselectstart='return false'>

terça-feira, 25 de março de 2014

Mais comentários sobre o 4x24 - A Is For Answers e a quarta temporada

Fizemos a Opinião sobre a quarta temporada e a Análise do 4x24 - A Is For Answers - e deixamos vários assuntos de fora. Nesse post, vamos comentar esses assuntos, começando com uma de nossas especulações favoritas: as gêmeas DiLaurentis.

O 4x24 reforça nosso palpite de que existem gêmeas D. sim! Como dissemos nesse post, não sabemos como, mas desconfiamos que as duas estavam em Rosewood ao mesmo tempo, no mesmo lugar e em contato com as meninas. A gêmea sabia, sabê-se lá como, tudo que se passava com a irmã e na amizade dela com as meninas. Por esse motivo, as meninas nunca desconfiaram que estavam em contato com duas pessoas diferentes. Não que essa situação fosse uma constante; supomos que acontecia em determinadas épocas. No dia em que Ali desapareceu, as duas estavam no mesmo lugar. P.S. É impossível falar em gêmeas D. sem dar uma viajada para que algumas situações façam sentido.

Ali passou seu último dia em Rosewood recebendo mensagens de -A, avisando que ela ia morrer naquela noite. Ali confrontou um por um dos seus suspeitos e acabou que levou uma pedrada de alguém que ela diz não saber quem é. Após ameaçar Jenna, Ali recebe uma mensagem de -A, o que significa que -A estava grudado nela. Ao chegar em casa e se olhar no espelho para ver como ficou com a blusinha amarela, Ali se depara com uma mensagem de -A escrita com batom no espelho do seu quarto. -A avisou que estava em todos os lugares e logo mais Ali não estaria em nenhum. Ali ficou atordoada porquê -A estava dentro de sua própria casa. Antes de continuarmos, a principal consideração: a -A que estava atormentando Ali era sua gêmea, que não era para estar ali naquele dia. O nervosismo da sra. D. e o encontro de Ali com Garrett, Jenna e Byron no quintal reforçam esse palpite. No jazz club em NY, quando Hanna fala para Ali que elas desconfiam que a sra. D. é -A, Emily comenta que Ali não parece surpresa com a revelação. Ali responde que é complicado. Essa resposta não reforça muita coisa porquê, afinal, o que não é complicado para Ali? Mas não deixa de ser um indício de que a apatia de Ali em relação a desconfiança da sra. D. tem a ver com a gêmea e seria complicado para Ali revelar que tem uma irmã. Se essa irmã sempre foi mantida em segredo, algum motivo muito sério foi responsável por isso.

A gêmea estava seguindo todos os passos de Ali e estava dentro da casa dos D. escondida. O fato da gêmea estar escondida na casa dos D. e colada em Ali explica o diálogo que Ali teve com Garrett e Jenna no quintal. Ali pergunta para Garrett se ele e Jenna estavam bravos porquê não encontraram o que procuravam no quarto dela. Como ela sabia disso? A gêmea ouviu a conversa de Ali com Jenna na escola de cegos e estava em casa enquanto o N.A.T. revirava o quarto de Ali em busca dos vídeos. Uma curiosidade nesse diálogo. Ali encontrou com Jenna no mesmo dia em que desapareceu e ameaçou enterrar Jenna caso ela voltasse para Rosewood. Pelo visto, Jenna ignorou as ameaças de Ali e voltou para Rosewood no mesmo dia. Jenna sabia que Ali tinha o vídeo dela com Toby e Ian deve ter contado para o club as ameaças feitas por Ali; daí a urgência de Jenna em matar Ali. Garrett espancou a árvore com o taco de hóquei, enganando Jenna que Ali estava morta, levou Jenna para casa e voltou para o quintal dos D., flagrando Ali e Byron conversando.

O envolvimento de Ali com Byron é uma das situações que desconfiamos que a gêmea se passou por Ali. A gêmea conversou com Byron no quintal, sabendo exatamente o que Ali estava aprontando com ele. O encontro de Ali com Garrett, Jenna e Byron no quintal é a evidência mais concreta que a série mostrou que pode confirmar as gêmeas. Essa cena, que teve flashback no 4x24, estava de um jeito no script e foi mostrada de outro no episódio. No script, Ali tem flashs de partes da conversa que teve com os três. Não sabemos como essa cena seria no episódio, que mostrou apenas a conversa de Ali com Byron. Segundo Ali falou para Aria, depois de confrontar todos os suspeitos, a última pessoa que ela precisava ver era Byron. Ali não desconfiava que Byron fosse -A, mas ele precisava saber que ela tinha os vídeos. Que vídeos? Em nenhuma conversa de Ali com Byron foi mencionada a existência de vídeos. O que vimos foi que Ali chantageava Byron e, no quintal, Byron avisou que não ia mais ceder as chantagens de Alison. A própria Alison, quando visitou Aria, confirmou a chantagem e disse que jamais faria mal para os Montgomery. Quando Aria ouviu Ali falar dos tais vídeos, ela não perguntou nada. Detalhe: a conversa de Ali com Byron no 4x24 não foi a do 3x13 e sim do 3x16.

A Ali que conversou com Byron no quintal era a gêmea, que sabia da chantagem e, talvez, queria fazer inferno pra cima de Byron para ferrar com a irmã. Talvez Ali tenha encontrado com Byron e conversado sobre os tais vídeos depois que a gêmea o confrontou. Assim como Aria não questionou Ali sobre a nova conversa dela com Byron, as meninas não lembraram da história que Garrett contou. As meninas esquecerem as coisas é mais do que normal. O que chama atenção aqui é que Ali não incluiu essa passagem em seu relato. A lembrança dessa sequência estava no script. O motivo da cena ter mudado não fazemos ideia, mas temos um palpite para Ali excluir o encontro de suas lembranças.





Ali não contou que bateu boca com Garrett e Jenna porquê não era ela que estava com eles. O mesmo motivo justifica a nova versão de sua conversa com Byron. Apesar da conversa com Byron ter sido a mesma do 3x16, a justificativa que Ali deu para Aria não tem nada a ver com o flashback que vimos no 4x24. A discussão entre Ali e Byron foi contada por Byron no 3x16. Então, por que o flashback do 4x24 reproduz parte do 3x16, com uma nova justificativa? Só pode ser para nos confundir. 

Apesar da diferença gritante do cabelo, a roupa que a gêmea usou era a mesma de Ali, que também era a mesma de CeCe. Como a gêmea e CeCe tiveram tempo de arrumar uma roupa idêntica a de Ali? Sobre CeCe, Jason contou para Emily que a confundiu com Ali quando a viu conversando com Melissa. CeCe confirmou que estava no quintal, sem confirmar que estava vestida de Ali. O assunto CeCe vestida de Ali faz parte da 3B e foi mencionado no 4x22/23. Temos quase certeza que não foi confirmado que CeCe estava vestida de Ali. Vestida ou não de Ali, como CeCe e a gêmea sabiam a roupa que Ali usaria naquela noite? Imaginamos que Ali decidiu o look um tempo antes da festa no celeiro. Lembram do flashback do 4x02? Ali fala para a sra. D. que estava satisfeita com a blusinha amarela, dando a entender que a roupa já estava comprada naquela época. A gêmea soube da blusinha porquê deveria estar nos D. CeCe deve ter sido avisada por Ali. 

Falando em CeCe. Segundo a própria, ela foi para o quintal quando Ali ligou pedindo ajuda porquê algumas pessoas estavam atrás de uns vídeos e ela - Ali - precisava enrolá-los. CeCe ficou conversando com Melissa enquanto Ali foi dar um jeito na situação. Não acreditamos na desculpa de CeCe. Acreditamos que ela estava no quintal para ajudar Ali, mas os vídeos não tinham nada a ver com isso. Ian convocou o N.A.T. para revirar o quarto de Ali, pois ele sabia que Ali tinha tudo salvo. Só Ian mesmo para achar que Ali fosse esconder os vídeos no próprio quarto e que ela ia entregá-los para ele. Ian não conhecia Ali o suficiente para saber que ela não seria tão burra assim? Além de que, naquela tarde, Ali presenteou Emily com o globo, que tinha a chave para o lugar que ela escondeu os vídeos. 

CeCe estava no quintal a pedido de Ali com outras intenções como, por exemplo, proteger a amiga. CeCe falou que Ali foi pegar os vídeos e não voltou mais. Segundo o que Ali contou para as meninas, ela ia voltar para casa depois que foi para o celeiro conferir, pela última vez, se todas estavam dormindo. Ali não voltou para casa porquê levou uma pedrada no caminho e foi enterrada. Caso a versão de CeCe seja verdade, precisamos saber em qual momento da noite isso aconteceu. Caso não seja, como CeCe ficou sabendo que tinha gente atrás dos vídeos sendo que nem Ali sabia? Melissa contou para ela. As duas não conversaram no quintal? Um detalhe mega curioso na amizade de Ali com CeCe é que CeCe sempre fala de Ali, que por sua vez nunca mencionou o nome da amiga. 

Não engolimos a desculpa de Ali ter drogado as meninas porquê elas eram suspeitas. Ali disse que nem sempre foi a amiga que elas mereciam e que, de qualquer maneira, elas estavam comprometidas nos vídeos. Quando Ali fala que nem sempre foi a melhor amiga, a câmera foca em Hanna. Das quatro, Hanna foi a única humilhada constantemente por Alison, por ser gorda. A humilhação mais recente que vimos foi quando Hanna revelou que Ali a flagrou dando uns pegas em Mike. No 2x13, Ali passou o episódio recebendo mensagens anônimas. Uma delas foi na loja de fantasia. Antes disso, quando as meninas conversam sobre as fantasias que vão usar na festa de Noel, Ali sugere que Hanna vá de fat Britney. Depois de receber a mensagem na loja, Ali liga para Hanna perguntando se ela estava lá. Hanna não entende nada. No 4x24, quando Ali fala que desconfiava das amigas, a câmera foca em Hanna porquê, avaliando pelo quesito vingança por humilhação, Hanna era a que tinha mais motivos. Lembramos essas situações para explicar o foco em Hanna. A justificativa de Ali sobre as meninas não nos convenceu, não faz sentido e cai em contradição quando lembramos de algumas cenas do próprio 2x13. Para nós, Ali drogou as meninas porquê ela precisava sair do celeiro sem despertar desconfiança nas amigas sobre o que estava acontecendo com ela. 

Sobre as contradições da desconfiança. Começando pelos vídeos. A própria Alison descobriu os vídeos naquele dia. Como é que as meninas iam saber disso antes dela? Quando Ali recebe a primeira mensagem assinada por -A na festa de Noel, as meninas estavam paradas na frente dela. Outra situação é uma cena que, apesar de não ter aparecido no 2x13, aconteceu no episódio. A cena a que nos referimos é o flashback do 2x17, episódio em que as meninas descobrem que Ali foi a primeira vítima de -A. Depois de aprontar com as meninas na casa abandonada - 2x13 -, o clima pesou porquê nenhuma delas achou a menor graça na brincadeira de Ali. Ali recebe a mensagem de -A e as meninas decidem ir embora. Quando chegam na casa dos D. - 2x17 -, todas se espantam ao se depararem com a decoração da varanda vandalizada. Ali encontra um bilhete de -A espetado com uma faca no rosto de uma abóbora: dessa vez foi a abóbora. Da próxima vez, será sua cara. O bilhete dá a entender que foi escrito pela mesma pessoa que agrediu Ali na casa abandonada. Ali fica nervosa e, como pedido de desculpas, sugere que elas passem a noite juntas; sugestão recusada pelas meninas. Tudo bem que essas foram as duas primeiras mensagens que Ali recebeu assinadas por -A e a lista de suspeitos foi feita a medida que as mensagens continuaram. Ali deve ter esquecido essas situações ao incluir as meninas na lista, o que só reforça nosso palpite de que Ali drogou as amigas para que elas não soubessem de nada. 

Sobre a sra. D. Um dos spoilers da 4B anunciava que entenderíamos o seu comportamento creepy. Imaginamos que a razão para a sra. D. ser creepy é ela ter enterrado a própria filha. Uma das burning questions que a finale lançou é por que a sra. D. fez o que fez. Mais especificamente por quem ela fez o que fez. Não conseguimos pensar em outra coisa a não ser gêmeas. No 4x23, Ali pede para as meninas evitarem a sra. D. No 4x24, Ali diz não entender porquê a mãe a enterrou. Não sabemos se Ali viu quem a atingiu ou escutou a voz da pessoa. De qualquer maneira, ela foi enterrada pela própria mãe, motivo mais do que suficiente para Ali ter um pé atrás com a sra. D. Amamos a sra. D., estamos de luto por ela mas, convenhamos, ela não bate nada bem da cabeça. Seja lá quem for que apedrejou Ali, a sra. D. ter enterrado a filha, sem ao menos confirmar se ela estava morta, faz dela uma lunática. Que seja, amamos a sra. D. do mesmo jeito e vamos sentir muita falta dela. 

Ali levou a pedrada em frente a casa dos D. e seu corpo foi encontrado na parte do quintal que estava em obras. Essa parte do quintal aparece no 3x13. Reparem que não tem nenhum buraco na parte em obras. Será que a sra. D., além de ter enterrado Ali, também cavou o buraco?

Na última vez em que comentamos sobre a sra. D. saber que Ali estava viva, dissemos que não tínhamos opinião. Revendo seu comportamento ao longo da temporada e, principalmente, nos três últimos episódios, acreditamos que ela sabia, mas não chegamos a uma conclusão se as duas mantinham contato. O motivo que reforçou nossa desconfiança de que a sra. D. sabia foi a volta de Jason. Não sabemos se Jason sabia que a irmã nunca morreu. Se não sabia, ficou sabendo no 4x23. A sra. D. ficou aflita quando Holbrook informou que uma nova autópsia seria feita nos restos de Ali. Como disse a sra. D. deixem minha filha descansar em paz. Realmente, deem sossego para esses restos. Voltando. A sra. D. sabia que a nova autópsia confirmaria que o corpo não era de Ali e ela estaria encrencada, já que foi ela quem reconheceu o corpo. Jason falou para Emily que voltou para ajudar a mãe, que estava em um momento difícil. Imaginamos que a sra. D. providenciou o retorno de Jason para ajudá-la nessa situação.  

A primeira vez que comentamos sobre a sra. D. saber que Ali estava viva, citamos os motivos da nossa desconfiança. O post foi feito durante o hiatus entre o 4x12 e o 4x13. A reta final da temporada contribui para essa desconfiança. A sra. D. começa a tocar o terror pra cima de Spencer depois que Spencer surtou na casa dos D. Não sabemos porquê a sra. D. mudou de comportamento repentinamente. Será que a polícia já estava em contato com ela? Depois de Spencer ser agressiva com a sra. D., ela começou a lançar diretas que Spencer matou a filha. Quando Holbrook foi comunicar a nova autópsia, a sra. D. comunicou que não ia autorizar a autópsia, já autorizada pela polícia. O único motivo que a sra. D. tinha para temer a autópsia era a confirmação de que o corpo não era de Ali. E o único motivo que ela tinha para temer que isso acontecesse, é que ela teria que dar explicações de como reconheceu o corpo como o de Ali e como a perícia reconheceu Ali como Ali sendo que não era ela. Para a sra. D. temer essa confusão não conseguimos pensar em outro motivo a não ser que ela sabia que Alison estava viva. 

Sobre o livro de Ezra. Apesar da nossa decepção com a revelação do livro, nós queremos muito ler. Imploramos para saber como foi que Ezra chegou a conclusão de que a sra. D. era -A. Será que ele sabia que ela enterrou Alison e, por conta disso, ele desconfiou que a sra. D. queria a filha morta de uma vez por todas? 

Quem era a Red Coat que morou no porão dos D.? Desconfiamos que é Ali. No 3x16, Ali fala para Aria que agora ela consegue ver tudo. No 4x02, a sra. D. reconstrói o jardim explicando para Hanna que o autor da bagunça foi um animal ou qualquer coisa que está vivendo embaixo da varanda. No 4x10, o técnico do aquecedor informa para Emily e a sra. D. que o problema no aquecedor é um detalhe perto do que ele viu no porão. Emily e a sra. D. vão até o porão, que está todo revirado. A sra. D. faz pouco caso da bagunça, enquanto Emily encontra um botão e percebe os furos feitos no teto do porão/sala dos D. No 4x13, Ali encontra as amigas em Rosewood, no quintal dos Hastings. As meninas estavam em Ravens, onde supostamente Ali também estava. Caso estivesse, como ela conseguiu chegar em Rosewood tão rápido? Quando as meninas descem do carro de Ezra, Ali já estava no quintal as espiando. Shana falou que a sra. D. não sabia que Ali estava viva e nem poderia sonhar com isso. Ali fala para as meninas evitarem a sra. D. Por esses motivos, desconfiamos que a RC do porão era Ali. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário