expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass' oncontextmenu='return false' ondragstart='return false' onkeydown='return checartecla(event)' onselectstart='return false'>

domingo, 16 de junho de 2013

Resumo Crushed #13 - Parte I





Foi lançado no dia quatro de junho, nos EUA, Crushed, décimo terceiro livro da saga PLL. As opiniões de quem já leu Crushed são unânimes quanto ao final: todo mundo ficou de cara. Algumas pessoas elegeram Crushed o melhor livro da saga. E essas opiniões não são a toa. Então, vamos lá. 

Antes de começar, precisamos agradecer a Sarah, nossa amiga da comunidade We Are The -ATeam. Sarah mora nos EUA, leu o livro e publicou o resumo. Ela é a verdadeira autora do post! Nós só adaptamos.




Sinopse: É primavera em Rosewood. Enquanto todas as meninas estão à procura do melhor vestido para o baile de formatura, Aria, Emily, Hanna e Spencer estão à procura de -A. Hanna deixa de lado a campanha para ser a rainha do baile para trabalhar em um clínica especializada em queimaduras, onde uma das vítimas de -A está internada. Emily vai até a Preserve na tentativa de descobrir mais sobre o passado de Ali e as novidades resultam em descobertas perturbadoras. Spencer entra em contato com um garoto, que diz ter informações sobre Ali; mas a medida que Spencer e o rapaz se conhecem melhor, ela desvia o foco das investigações. Enquanto isso, Aria está cada vez mais convicta de que -A está mais próximo do que ela imagina. Quando seu segredo sobre a Islândia vem a tona, ela desconfia que, talvez, a pessoa de quem ela vem escondendo os últimos acontecimentos, pode ser a mesma pessoa que sempre soube de tudo. As meninas estão decididas a acabar com -A; mas não importa o quanto elas se esforcem, -A sempre está um passo a frente.

Prólogo - Bad Mojo

No prólogo, finalmente é revelado o que aconteceu durante a viagem de Aria, Noel, Mike e Hanna para a Islândia, depois das férias na Jamaica. Desde o #9, é falado que Aria aprontou durante a viagem. Seguindo a linha do prólogo dos quatro livros anteriores, Crushed começa com o flashback do problema em que Aria se meteu. Na mesma linha, a história tem seu desdobramento ao longo da narrativa. Apesar de ter sido mencionado nos quatro livros anteriores, o segredo de Aria é um tanto quanto decepcionante. Diferente do que aconteceu com as pessoas envolvidas nos segredos de Emily, Spencer e Hanna, o envolvido no segredo de Aria (Olaf) não é suspeito de ser -A e nem participa da história. Seu nome aparece apenas no noticiário. Talvez esse segredo possa render nos próximos livros; mas em Crushed não teve muita utilidade.

Durante a viagem, Hanna e Aria acham que Mike e Noel estão estranhos, mas não sabem o motivo. Em uma noite, os quatro estão em um bar e conhecem um menino chamado Olaf, de visual emo, intelectual e barbudo. Olaf comenta sobre um poeta que Aria gosta e ela fica animada por ter conhecido uma pessoa que gosta das mesmas coisas que ela. Mike e Noel acham Olaf ridículo e o apelidam de Gayloff. Olaf conta que estuda artes, o que desperta o interessa de Aria. Os dois engatam o maior papo e Noel resolve fazer hora com a cara de Olaf inventando que também ama artes. Olaf pergunta qual é o artista que ele mais gosta e Noel responde Van Gogh. Noel conta uma história sobre um famoso quadro de Van G. - The Starry Night - que foi roubado de um judeu na época do Holocausto por um Barão, que mora em uma mansão perto do bar. Segundo Noel, nunca ninguém viu esse quadro. Aria acha que Noel está mentindo até Olaf confirmar a história. Aria se revolta e diz que acha um absurdo o Barão esconder o quadro. Olaf fica encantado com o comentário de Aria. 

Sem saber como foi parar lá, Aria se vê do lado de fora do bar beijando Olaf. Hanna sai do bar e flagra os dois. Aria volta para o bar com Hanna e vê Noel conversando com umas meninas da Polônia. Ao ver a cena, Aria fica irritada e, decidindo provar alo para si mesma, ela chama Olaf e sugere que eles deveriam invadir a casa do Barão e roubar o quadro. Olaf adora a ideia e os dois entram na mansão do Barão e roubam o quadro. No entanto, quando está com o quadro nas mãos, Aria se arrepende e joga o quadro em Olaf, antes de sair correndo da mansão. Quando consegue sair da mansão, Aria ouve o barulho das sirenes da polícia e liga para Hanna implorando ajuda. Aria não quer deixar Olaf sozinho mas Hanna ordena que ela saia de lá o mais rápido possível, uma vez que ela não sabe nada sobre Olaf. Hanna busca Aria e elas vão para o hotel. No outro dia, os quatro voltam para Rosewood.

No avião, Aria vê na CNN um breaking news sobre o roubo do quadro. A polícia fala que está a procura do ladrão enquanto uma imagem de Olaf, tipo um retrato falado, aparece na tela. Aria fica xocada ao constatar que Olaf conseguiu fugir e pede que Hanna não comente sobre o incidente com Spencer e Emily. Hanna promete guardar segredo e Aria fica tranquila, dizendo que Olaf é muito inteligente e que a polícia não teria como provar que ela esteve na mansão. Embora de tempos em tempos o roubo do quadro fosse comentado na tv, a polícia não tinha nenhuma novidade sobre o caso. Aria estava tranquila; ela já tinha esquecido da história e Hanna nunca abriu a boca. O problema foi que, uma pessoa sempre soube de tudo e fechou a boca durante um ano. E agora, enquanto as meninas estão as voltas com o senior year, essa mesma pessoa resolveu tornar a história pública. 

A narrativa começa alguns dias depois que as meninas voltaram do cruzeiro. No primeiro capítulo, aparece uma nova personagem, a agente Jasmine Fuji, que assumiu o caso Tabitha Clark. A agente Fuji vai até a casa dos Hastings para conversar com Spencer e avisa que ela quer se reunir com as meninas para falar sobre Tabitha. Fuji sabe que as meninas conheceram Tabitha na Jamaica, assim como sabe que elas estavam na casa de Gayle quando ela foi encontrada morta e no cruzeiro Eco, que virou notícia por causa da explosão. Spencer diz para Fuji que elas apenas dançaram ao lado de Tabitha numa festa no resort e trocaram poucas palavras com ela. Quanto a Gayle e o cruzeiro, Spencer diz que elas estavam no lugar errado e na hora errada.

As meninas decidem comprar celulares novos para dificultar o trabalho de -A e combinam de não passar o número para ninguém. Spencer sugere que elas se encontrem em uma das casas do seu padastro, que tem um quarto do pânico, para que elas possam conversar sobre -A sem que ninguém as ouça. As meninas se reúnem no quarto e fazem uma lista de quem pode ser -A, começando por Ali, que elas estão certas que está viva. Elas desconfiam também de Graham, Noel, Iris, Jason, Wilden e Melissa. Aria se revolta com as suspeitas contra Noel. Durante a conversa, elas decidem que cada uma vai ficar responsável por uma tarefa a fim de descobrir quem é -A. Aria deve investigar Noel. Hanna vai voltar a ser voluntária na clínica do pai de Sean, que é especializada em queimaduras e onde Graham está internado para tratar dos ferimentos da explosão no navio. Emily deve ir a Preserve investigar Iris e Spencer fica responsável por descobrir o paradeiro de Ali. Enquanto isso, a agente Fuji continua na cola das meninas, que fazem de tudo para não conversarem com ela.

Sobre Hanna:

No Rive Gauche, durante um jantar, Mike faz uma surpresa para Hanna, na tentativa de convencê-la a se candidatar para ser a Rainha do Baile. Os meninos do time de lacrosse entram no Rive Gauche e levantam a camiseta. No abdômen de cada um deles, foram escritas palavras que formavam a frase: Hanna para Rainha. Hanna decide se candidatar para Rainha e todos são surpreendidos com a chegada de Chassey Bledsoe, uma ex-nerd que se transformou em it girl. Os meninos falam que Chassey também deve se candidatar para Rainha. Hanna recebe uma mensagem de -A, avisando que se ela fizer campanha para o baile, a agente Fuji vai saber sobre as mentiras que Hanna falou para ela.

Um dia, Chassey visita Hanna e leva um cupcake para ela. Depois que Chassey vai embora, Mike pergunta por que Hanna não está fazendo campanha para o baile e ela responde que se recusa a concorrer com Chassey.

Hanna volta a ser voluntária na clínica William Atlantic Burn, que é do pai de Sean e onde Graham está internado em coma. No hospital, Hanna conhece Kyla, que também foi vítima de queimadura e está com o rosto todo enfaixado. Hanna e Kyla se dão super bem e ficam amigas. Kyla faz vários elogios a Hanna, que a deixam super animada. Como Graham está em coma, Hanna pede que Kelly, uma das enfermeiras, ligue para ela quando Graham acordar. 

Hanna estava trabalhando no hospital escondida de Mike, que acabou descobrindo e pôs Hanna contra a parede querendo saber o motivo dela estar lá. Mike acusa Hanna de ainda gostar de Sean e ela fala que não tem nada a ver com Sean, explicando que Graham está em coma por conta da explosão do navio e Hanna quer conversar com ele para saber se ele viu quem acendeu a bomba. Hanna quer saber quem contou sobre o hospital para Mike, que se recusa a responder. Hanna desconfia que foi Noel e ela e Mike brigam, o que faz Hanna achar que vai sozinha ao baile. Um dia Hanna vê Noel saindo da clínica e acha estranho. Em seguida, ela lembra da época em que ela era gorda e perdedora e ficava seguindo Ali e Noel, quando os dois ficavam. Certa vez, Hanna viu Ali e Noel conversando e ela estava chorando, como se estivesse desabafando.

Hanna é anunciada como Rainha do Baile e Noel como Rei. No dia do baile, Hanna está triste porque não vai ter a companhia de Mike. Antes do baile, Hanna está na casa de Tom, que a parabeniza pela coroa mas condena o que ela disse sobre Chassey. Tom fala que todo concorrente tem o seu valor e que Hanna esculachou Chassey e a subestimou tanto a ponto de nem fazer campanha contra ela. Mike aparece de surpresa na casa de Tom, os dois fazem as pazes e vão para o baile. Hanna conversa com Chassey e, ao perceber que ela observa a coroa com tristeza, Hanna decide dar a coroa para ela. 

Sobre Emily:

Emily vai até a Preserve para conversar com Iris. Emily conhece Iris e faz um monte de perguntas, insistindo para Iris revelar o nome do namorado de Ali. Iris se recusa a responder e promete que se Emily conseguir tirá-la da clínica, ela conta o que sabe. Iris fala que está internada há quatro anos e Emily conclui que ela não é ajudante de -A.

Emily inventa que é prima de Iris e que quer levá-la para visitar a avó doente. Emily consegue liberar Iris, que se passa uns dias na casa dos Fields. Emily leva Iris para passear no shopping, onde ela rouba algumas coisas. Emily continua especulando Iris, mas ela não conta nada sobre Ali. Iris pede que Emily a leve até o Keppler Creek State Park, um lugar que Ali dizia amar e sempre ia com a família. Emily não sabia sobre o parque e as duas vão até lá. No parque, elas encontram um coração no tronco de uma árvore. Dentro do coração está escrito "Eu amo Ali D." com a data de novembro do ano anterior. Acaba que Emily e Iris ficam amigas e Iris conta que teve um namorado na clínica, Tripp, e que depois que ele teve alta, ele nunca mais a visitou. Emily conta sobre Jordan e Iris revela que está internada por causa de anorexia e que desde que sua mãe casou com um homem super rico, ela a abandonou na clínica.

No dia do baile, Iris proíbe Emily de ir e exige que ela a acompanhe até a casa de Tripp. Emily fica irritada mas concorda com Iris. As duas esperam a mãe de Tripp sair e entram na casa. Elas começam a fuçar nas coisas de Tripp e Emily encontra um telefone. Emily começa a xeretar o telefone e encontra uma foto de Ali sentada em um banco abraçada com um menino. Mas a foto está cortada e não dá pra ver quem é a pessoa, apenas seu braço cabeludo e o relógio dourado que estava usando. Emily pergunta mais uma vez quem é o namorado de Ali e Iris diz que nunca soube quem era. Emily perde a paciência e briga com Iris, que nem discute, e fala que se Emily quiser mandá-la de volta para a Preserve, ela pode mandar porque é isso que todo mundo faz com ela. Emily se acalma e convida Iris para o baile. Iris fica super emocionada e feliz e as duas vão para o baile. Emily recebe uma mensagem de Jordan, que diz estar em Bonaire. Elas chegam no baile e vão dançar na pista, onde Emily conversa com Chassey. Durante uma música, Chassey põe a coroa em Iris, que na outra música passa a coroa para Emily. Quando a música acaba, Emily passa a coroa para outra menina e a coroa começa a passar por todas as meninas na pista, para que todas tenham a oportunidade de saber como é ser Rainha por uma noite.

Sobre Spencer:

Duas semanas antes do baile, Spencer decide convidar Reefer, com quem estava namorando, para acompanhá-la e todos da família a apoiam. Reefer aparece de surpresa na casa dos Hastings e Spencer está pronta para fazer o convite quando Reefer avisa que tem uma coisa muito importante para falar e pede que Spencer o escute primeiro.

Reefer conta que conseguiu o estágio que ele tanto sonhava na Colômbia. Spencer pergunta se é na universidade Colombia em NY e ele responde que não, que é no país Colômbia e tem duração de dois anos. Spencer fica desapontada e chama Reefer para fazer alguma coisa especial a noite. Reefer não concorda e fala que os dois devem terminar o namoro e cada um deve seguir sua vida, sem esperar um pelo outro. Spencer fica irritada e expulsa Reefer da sua casa.

Dias depois, Spencer manda uma mensagem para Reefer tentando reverter a situação, dizendo que ela estava equivocada; mas ele nem responde. Spencer, então, decide pesquisar sobre Ali no Google e encontra um blog sobre teorias de conspiração. Spencer entra em contato com o dono do blog, Chase, e ele diz que sabe várias coisas sobre Ali. Spencer começa a conversar com Chase, que acredita que Ali está viva. Durante as conversas, Spencer se interessa por Chase, a medida que ele se mostra inteligente e se encaixa no tipo de menino que Spencer gosta. Chase diz que tem umas fotos de Ali criança e Spencer pede para ver as fotos. Os dois marcam um encontro e, quando conhece Chase pessoalmente, Spencer fica mais interessada nele que, além de ter um corpo super definido, tem um monte de coisas em comum com ela. Inclusive, Chase diz que já sofreu com um perseguidor, situação semelhante a que Spencer passou com Ali e ainda passa com -A.

Chase mostra as fotos para Spencer, em que Ali e Courtney aparecem quando crianças. Uma das fotos é da irmãs com Jenna no quintal; foto que -A mandou para Emily perguntando se ela sabia o que estava errado naquela cena. Na época, Emily não entendeu nada. Em outra foto, Ali, adolescente, aparece na companhia de uma menino, mas ela está com a mão no rosto dele. Chase conta que descobriu que Ali teve uma enfermeira particular e os dois decidem ir atrás da tal enfermeira. Depois de descobrirem onde ela mora, Spencer e Chase vão até o apartamento dela, que está com a porta aberta. Spencer aproveita e revela que ela é uma das PLL. A suposta enfermeira não está no apto e, enquanto eles mexem em tudo, a porta do sótão abre e um monte de coisa cai sobre Spencer. Os dois saem correndo do apto após Spencer se dar conta que tudo era mais uma armadilha de -A.

Spencer convida Chase para o baile e os dois vão de limusine. No caminho, Chase pergunta para Spencer se ela viu Tabitha na Jamaica e se ela sabe alguma coisa sobre a morte dela. Spencer se assusta e fica nervosa com a pergunta, porque ela nunca falou nada sobre a Jamaica para Chase. Spencer abre a porta da limusine e sai correndo. Ela chega no baile e reúne as meninas para contar sobre Chase e fala que ele é -A.

Sobre Aria:

Aria fica pasma quando fica sabendo que o tema do baile é o quadro The Starry Night e fica aliviada por não ter se inscrito para presidir o Comitê de Decoração. Apesar das meninas suspeitarem de Noel e Aria achar essa desconfiança sem cabimento, ela fica com a pulga atrás da orelha.

Para complicar ainda mais as coisas, Aria é nomeada presidente do Comitê de Decoração e não faz ideia de como ganhou, já que ela não se inscreveu. Noel revela que ele sugeriu o nome dela para a presidência ao mesmo tempo que Aria descobre que ele conversou com a agente Fuji, mas escondeu isso dela. Noel disse que a agente queria saber se ele teve contato com Tabitha na Jamaica e ele respondeu que nem a viu.

Depois da conversa com Noel, Aria volta para casa e encontra um papel com várias informações. Uma delas é sobre a Islândia, com a notícia de que, apesar de continuar desaparecido, a polícia desconfia que Olaf está morto. Uns vizinhos dizem ter escutado barulho de briga na casa de Olaf e quando a polícia chegou no local, encontrou vestígios de sangue. O papel também mandava Aria olhar seu guarda roupa. Quando ela abre o guarda roupa, encontra o quadro que ela roubou. Aria fica neurótica e se reúne com as meninas para contar tudo que aconteceu. Ela desconfia que -A matou Olaf e plantou o quadro no guarda roupa para incriminá-la. As meninas aconselham Aria a não entregar o quadro para a polícia, já que as digitais de Aria estão nele.

Aria começa a trabalhar na decoração do baile e fica com raiva de si mesma por desconfiar de Noel. Ela chama Noel para conversar e confessa que ficou com Olaf. Eles brigam e Noel vai embora, mas esquece a carteira na casa dela. Aria xereta a carteira e encontra um ingresso do The Woods Cinema, para o filme do Homem Aranha, com data do ano anterior. Atrás do ingresso tem um recado que dizia: Obrigada por acreditar em mim! Da próxima vez, eu pago a pipoca. Aria reconhece a letra, que era de Ali. Aria pesquisa sobre o cinema no Google e descobre que o cinema era em Maplewood NJ, mesma cidade em que Tabitha morava. Aria desconfia que Noel visitou Ali na Preserve e conheceu Tabitha. Ela o põe contra a parede e exige saber porque ele mentiu para Fuji dizendo que nunca viu Tabitha. Aria começa a achar que Noel matou Tabitha e, após a conversa, ele diz que a entende pela desconfiança e que a perdoa pelas acusações. Aria acha estranho Noel ter sido mega compreensível e pega o celular dele e transfere todos os arquivos para seu IPad. 

Aria encontra várias mensagens de Noel para um destinatário desconhecido. Uma das mensagens que Noel enviou dizia: Qualquer coisa que você precisar e uma recebida dizia: Obrigado por me ajudar. Você sabe o que fazer. Aria também encontra mensagens de Noel para Fuji: Obrigada pelos seus pensamentos. Eu sinto muito que você perdeu sua amiga. Falaremos mais em breve. Fiquei muito intrigada, quando você disse que nem todos estão falando toda a verdade, e eu espero que você possa elaborar.

Aria fica transtornada tentando descobrir quem pode ser a tal amiga a que Fuji se refere. Ela pensa em Ali e Tabitha. Aria ficou tão devastada com as descobertas e a possibilidade de Noel realmente ser -A, que não teve coragem de contar para as meninas.

No dia do baile, Noel procura Aria e fala o tanto que a ama, que nunca sentiu nada por Ali, que Ali só o beijou porque ela o agarrou e que se Aria terminar com ele mais uma vez, ele vai ficar desolado. Aria ouve tudo e não questiona mais nada. Depois que o baile termina, ela vai com o Noel até o cemitério acompanhá-lo durante a sessão de fotos. É tradição o Rei e a Rainha do Baile fotografarem no cemitério.

O que mais acontece:

Quando Graham acorda, Hanna vai com Mike no hospital para falar com ele. Hanna enche Graham de perguntas, mas ele não consegue falar. Então, Hanna pede que ele responda sim ou não apertando a mão dela. 

Hanna pergunta se ele lembra do navio, ele diz que sim. Ela pergunta se ele queria avisar Aria que -A estava vigiando ela, ele diz que sim, e se ele sabe quem é -A. Graham responde que sim e quando Hanna pergunta se -A é uma mulher, ele responde que não. Graham tenta falar mas só consegue falar a letra N, repetindo várias vezes N, N, N. Hanna pergunta se ele sabe o nome de -A e Graham, com os olhos arregalados, continua repetindo N. Graham começa a tremer e a passar mal, deixando Hanna apavorada. Kyla, a companheira de quarto de Graham que ficou amiga de Hanna, fala que viu uma enfermeira no corredor e Hanna vai atrás da enfermeira. Hanna sai desesperada pelos corredores do hospital e não vê nenhuma enfermeira. Quando ela consegue encontrar uma enfermeira, elas vão para o quarto e Hanna fica atordoado ao encontrar Graham morto. Os médicos tentam reanimá-lo, mas não conseguem.

Hanna chega no baile e ouve vários elogios sobre a ideia das meninas revezarem a coroa, mas ela não assume que a ideia não foi dela. Iris vê uma foto de Noel e fala que é ele o namorado de Ali. Emily reconhece o relógio dourado de Noel. 

Spencer chega no baile para contar sobre Chase e fica sabendo sobre Noel. Ela se sente mal por ter desconfiado de Chase. 

A agente Fuji aparece no baile e interroga Emily, querendo saber se ela tem uma obra de arte valiosa na casa dela. Emily nega e Fuji pergunta se ela conhece alguém que tem quadros valiosos em casa e ela fala que não conhece ninguém. As meninas mandam mensagem para Aria falando que Noel é -A e vão atrás dela.

Após receber a mensagem, no cemitério, Aria pergunta se aquela vez que ela encontrou Noel na sessão espírita, ele estava a seguindo. Ele responde: e se estivesse? Aria comenta que na Islândia, quando Noel falou I LOVE YOU ARIA na verdade ele falou I LOVE YOU ALI

Noel confessa que visitou Ali na Preserve depois que ela matou Courtney porque ficou com dó dela e não sabia que ela tinha matado a irmã. Noel diz que Ali foi injustiçada, taxada de louca sendo que ela era normal. Aria diz que Noel não a visitava porque tinha dó, mas sim porque a amava. Noel não confirma nem nega. Aria, então, conclui que Noel implicava com Graham porque ele tinha medo de que Graham o ligasse a Tabitha. Noel assume que conheceu Tabitha mas que não a viu na Jamaica. Aria acusa Noel de ser cúmplice de Ali, de ter assassinado Tabitha, fala que ele só está com ela para vigiá-la e que ele é a pessoa que vem atormentando as meninas desde Poconos.

Aria sai correndo e Noel vai atrás dela. Ele a derruba no chão e senta em cima dela, berrando que ele não sabe sobre o que ela está falando. Aria fica histérica e pede que Noel assuma, de uma vez por todas, que ama Ali e pergunta se ela está viva. Noel confessa que já amou Ali e que não se ela está viva. Nessa hora, as meninas chegam e dão uma pedrada na cabeça de Noel, que levanta sangrando e sai correndo. Sem conseguir se explicar, após ser machucado, Noel desaparece do cemitério.

As meninas vão para a casa de Spencer e estabelecem que se Noel não der sinal de vida nas próximas seis horas, elas vão contar tudo para a polícia. Aria fica arrasada com tudo que aconteceu. Depois que as meninas vão embora, um rapaz desconhecido aparece na casa de Spencer. Ele tem olhos verdes, corpo bonito, lábios rosados e grossos mas seu rosto é cheio de cicatrizes bem feias. Ele cumprimenta Spencer e ela diz que não o conhece. O menino fala que é o Chase do blog e Spencer fala que conheceu Chase e que ele está mentindo. O menino, então, revela que ele é o verdadeiro Chase e que Spencer conheceu seu irmão, Curtis. Chase fala que desde que viu Spencer pela primeira vez, ele se interessou por ela e quando eles marcaram o encontro, ele mandou o irmão no seu lugar temendo que Spencer o rejeitasse pela aparência do seu rosto. Quando soube que Spencer era uma das PLL, Chase ficou ainda mais sem coragem de aparecer, assumindo que desde que a viu na People, ele se interessou por ela. O problema foi que os irmãos acabaram se interessando por Spencer e até brigaram no dia do baile, quando Chase pediu que Curtis contasse a verdade. Chase fala para Spencer que conseguiu umas imagens recentes de Ali de um circuito interno de vigilância de um prédio perto da casa dela. Em seguida, ele se despede mas Spencer pede que ele a acompanhe até o prédio no dia seguinte.

Emily liga para a Preserve para saber sobre Iris e marca uma visita para o dia seguinte.

Final:

Tom liga para Hanna nervoso porque a agente Fuji apareceu na casa dele com uma mandato para vasculhar o quarto de Hanna. Tom acha que Hanna escondia maconha e a proíbe de entrar no quarto. Hanna sabe que Fuji está atrás do quadro e fica preocupada que a polícia faça o mesmo na casa de Aria.

Hanna volta para o hospital e se depara com vários carros de polícia na entrada e descobre que Kyla está morta. Segundo a polícia, o corpo de Kyla estava desaparecido e, ao ser encontrado, foi constatado que ela estava morta há alguns dias. Hanna procura Kelly e fala que é impossível Kyla ter morrido, que elas conversaram pelo telefone na noite anterior. Kelly fala que era outra pessoa se passando por Kyla e Hanna conclui que era -A quem estava no quarto com Graham, esperando a oportunidade para matá-lo. Hanna encontra um bilhete no uniforme de enfermeira que diz: Querida Hanna, eu posso explicar tudo, o porque eu fiz o que fiz. Mas eu acho que eu sei o que você esta procurando, e eu quero ajudá-la. A resposta que você quer esta no galpão de armazenamento de Rosewood Day. Lá tem a prova que você precisa pra descansar. Vá para lá AGORA ... antes que seja tarde demais. Amor Kyla.

Na tv, Aria ouve que o quadro de Van G. foi encontrado na Islândia e que Olaf não está morto; tudo não passou de uma armação para enganar a polícia. Aria abre o guarda roupa e analisa o quadro, concluindo que é falso. 

Hanna fala para as meninas irem até o galpão da escola e liga para a polícia. Quando a polícia abre o galpão, eles encontram Noel amarrado e amordaçado em uma cadeira, desacordado e com o rosto cheio de sangue e hematomas, como se tivesse sido espancado. Aria olha para o sapato dele e lembra de quando eles compraram juntos o sapato. Todas recebem uma mensagem de -A: Suas biscates, vocês se acham tão inteligentes comprando celulares novos para se esconderem de mim. A parte mais divertida foi quando vocês se reuniram no quarto do pânico e resolveram bancar o James Bond para descobrir quem sou eu. Mas adivinhem, suas vagabundas: eu sempre estou um passo a frente de vocês. Eu sabia onde vocês estavam e para aonde vocês estavam indo. Eu sei que vocês estão confusas, mas não se preocupem: logo logo vocês vão saber tudo. Basta abrir o galpão. -A

O Que Acontece Depois:

Na tradicional carta no final dos livros, -A confirma que as meninas, finalmente, descobriram que "existem dois de nós" e comenta que elas ficaram tão focadas em Noel que não se deram conta de que o que elas procuravam estava bem embaixo dos seus narizes. A carta, pela primeira vez, vem assinada pelos dois -As. Pedimos desculpas pela resolução do print, que não ficou lá aquelas coisas. Postamos para destacar os dois -As assinando a carta.





2 comentários:

  1. Eu acho que o N que o Graham fala não é de Noel, e sim de Nick. Adorei, muito obrigada, poderiam me dizer o nome do próximo livro e se ele é o último? Beijos.

    ResponderExcluir
  2. Antes de ler o resumo detalhado, a gente cogitou que Noel poderia ser -A por causa dos comentários dos leitores. Depois do post, não desconfiamos de Noel. Sempre achei que Nick é o cúmplice de Ali e que ele e Tripp são a mesma pessoa. Agora com Crushed, desconfiamos que Nick - também - é Chase, o blogueiro. Ficou estranho a visita que ele fez pra Spencer no final, não ficou? O próximo livro tem previsão de lançamento para o dia 03/12 e chama Deadly. Sabemos que não é o último mas ainda não confirmaram os próximos lançamentos. Bjs

    ResponderExcluir