expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass' oncontextmenu='return false' ondragstart='return false' onkeydown='return checartecla(event)' onselectstart='return false'>

sexta-feira, 14 de junho de 2013

Análise 4x01 - A Is For A-L-I-V-E

PLL voltou e voltou com tudo. O 4x01 cumpriu da melhor maneira possível seu papel de premiere, nos apresentando às novas tramas que vão conduzir a temporada. Achamos que ainda é cedo para teorizar sobre o que vimos, mas é claro que não conseguimos deixar de palpitar. Diferente dos outros posts de análise, não vamos especular sobre as novas perguntas nem teorizar respostas. Vamos destacar as possíveis questões centrais dessa temporada. 

A viatura de Wilden

Seria exagero considerar a viatura um personagem da série? Definitivamente, não. A viatura de Wilden é um daqueles personagens coadjuvantes que roubam a cena. No 3x20, Ashley perdeu a paciência e acelerou pra cima de Wilden. Minutos depois, ela voltou ao local do atropelamento, na companhia de Hanna. Para espanto das duas, a viatura ainda estava lá, com um monitor ligado, exibindo a gravação do atropelamento. No entanto, não havia sinal de Wilden. 

No 3x21, Hanna leva o maior susto quando chega em casa acompanhada de Aria e se depara com a viatura na garagem, que ainda exibe o monitor ligado com a gravação do acidente. Hanna conta tudo o que aconteceu para Aria e decide dar um fim no carro, afundando-o em um lago. Hanna não conta para Ashley que a viatura apareceu na garagem. No final do episódio, um pescador encontra no lago um boné do departamento de polícia de Rosewood.

No 3x22, Wilden reaparece e deixa Ashley nervosa ao se aproximar dela e do pastor Ted. Ashley estava com Ted para contar que ia passar uns dias em NY a trabalho. Wilden vai atrás de Hanna para saber que fim ela deu na viatura. Ela não responde e pede que ele a deixe em paz.

O 3x24 termina quando as meninas encontram a viatura de Wilden, cheia de lama, estacionada no meio da rua. Elas saem do carro de Emily e se reúnem em torno da viatura. As Liars e Mona recebem uma mensagem de -A, que diz "Vocês são minhas agora." O monitor que exibe a gravação do atropelamento continua funcionando e dessa vez Hanna vê o aconteceu depois que Ashley deixou o local. Shana e Jenna socorreram Wilden. Spencer desconfia que tem alguma coisa no porta mala e decide abri-lo. As meninas ficam atordoadas quando se deparam com um leitão morto. Aria aconselha que elas deixem o local ao mesmo tempo que Spencer dá pela falta de Mona. Hanna vê Mona sentada no banco do motorista da viatura, copiando em um hd as gravações do monitor. Depois que Mona extrai os arquivos, o monitor desliga. Não sabemos se o monitor pifou ou só desligou.

Para dar o toque final na confusão, Mona afirma que a última vez que viu a viatura foi na garagem das Marin. Ah sim: esquecemos de mencionar que Wilden está morto. Então, vamos lá. O que queremos saber sobre a viatura:

Na noite do atropelamento, pelo que vimos, os três grupos de Rosewood estavam no local. Ignorando a dúvida quanto ao motivo de todo mundo estar atrás de Wilden, queremos saber para onde Jenna e Shana o levaram. 
Mona assumiu que estacionou a viatura na garagem das Marin, local que, segundo ela, foi a última vez que viu a viatura. Ok, Mona -A não resgatou a viatura no lago, mas sabemos que foi obra de -A resgatar a viatura no lago. 
Wilden apareceu vivo depois que Hanna afundou a viatura e, segundo informações do jornal que Spencer leu no 4x01, Wilden foi morto na mesma noite e no mesmo horário em que as meninas estavam na pousada. 
A mensagem de -A no final do 4x01 chegou junto com as imagens das meninas mexendo na viatura. 
O celular de Ashley estava no caixão de Wilden. 
Segundo Mona, ela copiou a gravação para proteger Ashley e descobrir quem era a RC e, depois de entregar o hd para Hanna, sugeriu que ela queimasse o arquivo. Aqui uma coisa não ficou clara. Depois que Mona termina de copiar a gravação, o monitor desliga. Ficamos na dúvida se o monitor desligou ou pifou. Se Mona disse que estava copiando os arquivos para salvar Ashley, então podemos concluir que -A não tem a gravação do atropelamento? 
Atropelamento à parte, parece que a nova carta na manga de -A contra as meninas é o assassinato de Wilden. Elas foram filmadas mexendo na viatura antes de Wilden ser encontrado morto. Apesar de ter aparecido o corpo de Wilden na rua, não ficamos sabendo onde o corpo foi encontrado. Mas se -A colocou o leitão no porta mala e filmou as meninas, tudo indica que -A armou o cenário para que elas sejam incriminadas. 
Quanto ao assassino de Wilden, tudo indica que é -A, que sabe-se lá como, vai dar um jeito de envolver Ashley nessa confusão. 
Resumindo: Wilden e sua viatura são as peças centrais de uma enorme confusão que vai muito além de descobrir quem o matou. Um dos desdobramentos dessa confusão é a revelação de que Wilden era a Rainha de Copas.

AS RainhaS de Copas

Saudades do GT nós sentimos desde sempre. E essa temporada promete acabar com esse sentimento. No final da 3B ficamos esperando Caleb voltar para Rosewood para descobrir quem tinha comprado a fantasia de Rainha. Pelo que vimos, parece que Emily esqueceu que ela tinha como descobrir a identidade dos clientes e, convenhamos, foi bem melhor ouvir Mona pondo fim no mistério. Wilden estava no GT fantasiado de Rainha. Talvez para não passar a festa sozinho, ele foi acompanhado de outra pessoa usando a mesma fantasia que a dele. Segundo Mona, essa pessoa era Melissa. Sinceramente, essa é uma das perguntas que nós não fazemos a menor ideia de qual é a resposta. Rainhas parcialmente reveladas, queremos saber:

Wilden era do time?
Por que Wilden quis dar um fim em Aria?
Foi Wilden que matou Garrett?
E, claro, quem era a outra Rainha.

A gravação que Mona exibiu do GT mostrava Wilden conversando com a outra Rainha sobre Garrett. Ele esbravejava enquanto a outra pessoa tirava a máscara. Wilden temia que Garrett tivesse falado demais. No momento em que a outra Rainha ia se revelar, o computador foi invadido e não vimos quem era. Segundo Mona, a outra Rainha é Melissa. Claro que tinha que sobrar pra Melissa; como sempre, jogam a bomba pra ela. Absolutamente tudo que termina em tragédia, tem o toque final de Melissa. 

Não temos a menor noção de porque Wilden encaixotou Aria, mas sabemos que ele tem motivos para temer Garrett, que estava no quarto de Ali e no quintal dos D. na noite em que ela desapareceu, e afirmou que só fingiu que a matou para enganar Jenna - que é amiga de Darren. Não podemos esquecer do verão em Cape May e da desconfiança que Wilden engravidou Ali. 

A identidade da outra Rainha deve ser um daqueles assuntos que vão estender o máximo possível. Não temos nenhuma teoria no momento sobre quem pode ser a pessoa. Queremos saber se os dois estavam no time, se mataram Garrett e o que a coitada da Aria fez para os dois para ser encaixotada. 


Mona

Foi confirmado que a dúvida quanto a Mona ainda ser ou não -A vai ficar no ar, não sabemos até quando. O fato é que as meninas impediram Mona de por em prática o grande plano da BigA, motivo mais do que suficiente para torná-la uma vítima. Mona confessou que obrigou Lucas a massagear Emily e o próprio Lucas afirmou que tinha medo de Mona e tentou dar um fim nela. Queremos saber onde está Lucas, o verdadeiro motivo - ou a confirmação - da aproximação de Jason com Mona e tudo que ela sabe sobre a Red Coat/BigA.

Não podemos deixar de mencionar que amamos as cenas - e as roupas - de Hanna e Mona como BFF combinando uma tarde de compras. Não sabemos se a essa altura podemos destacar esse detalhe como uma pista, mas quando Hanna convida Mona para ir às compras, ela fala que tem aula de francês a tarde, mas pode faltar. -A nunca escondeu de ninguém seu interesse pelo idioma e o francês, durante a primeira temporada, ficou muito em evidência na época em que a identidade de -A era mistério total. De qualquer maneira, é melhor deixar registrado esse detalhe; mesmo como vítima de -A, Mona continua estudando francês.

Red Coat/BigA/Mulher de Preto

Acreditamos que existem duas Red Coat. Uma delas é Ali, a RC loira, que as meninas viam, e a outra é a BigA. A cena final do 4x01 mostra a Mulher de Preto no covil, vestindo uma bonequinha com o moletom preto. Seria Mona? Em seguida, ela tira o véu e mostra o rosto coberto por uma máscara, com um dos lados queimado. 

Mona já tinha falado que não sabia quem era a BigA porque ela usava uma máscara e Marlene avisou que as máscaras vão ganhar destaque na temporada. Com a cena final do 4x01, a explicação de Mona parece que começou a fazer sentido. A BigA deixou o casaco de lado e se vestiu toda de preto para velar Wilden. A máscara com a queimadura foi pura provação para associarmos a sinistra figura com o incêndio na pousada. 

Marlene também comentou que as máscaras aparecem "em dobro". Sabe-se lá o que essas máscaras vão aprontar, mas já ficou claro que elas vão causar tudo o que tem direito.

Toby

Há três meses, nem por decreto a gente ia falar bem de Toby e comemorar sua aparição na finale. Depois do 4x01, aqui estamos nós fazendo o impensável: damos a mão a palmatória; estamos com dó de Toby.

Como falamos no post de opinião, a morte-e-vida de Toby começa a fazer sentido, aparentemente justificada por outro motivo impensável. A verdadeira motivação de Toby ter se juntado ao time não tem nada a ver com Spencer; desconfiamos que o motivo é Alison.

Temos dois motivos para essa desconfiança. O primeiro é que é muito óbvio Toby estar no time para proteger Spencer. Além de óbvio, não faz muito sentido quando analisamos pelo ponto de vista que, se Toby queria proteger Spencer, bastava ele dar um fim no time e pronto, ela estava salva. E outra: por que Spencer? O que ela tem de tão especial a ponto de Toby se juntar a -A para defendê-la? 

O segundo motivo são os spoilers e flashbacks da série. Dizem os spoilers que Toby não vai conseguir pular fora do time assim tão fácil. -A tem alguma coisa que vai prendê-lo ao time, alguma coisa relativa ao passado de Toby. Algo como um laço sentimental.

O que a gente sabia era que Toby odiava Ali e Marion C. estava morta e enterrada. Pelo que vimos, Ali obrigou Toby a assumir a culpa da Jenna Thing, ameaçando revelar que ele abusava da irmã caso ele contasse a verdade. Esse ódio que Ali sentia de Toby era porque ele espiava as meninas enquanto elas trocavam de roupa e porque Jenna falou que era abusada por ele. Quando Ali visita Toby na prisão, ela o acusa de ser o autor das mensagens anônimas que ela estava recebendo. Toby nega ser -A, mas não disfarça a satisfação em saber que alguém está atormentando Ali. "Você e suas amigas merecem muito mais do que isso". Ainda durante a visita, Ali aproveita para provocá-lo ao dizer que sabia que "você teria me beijado quando teve a oportunidade."

No final da primeira temporada, quando as meninas vão tirar satisfação com Jenna quanto a visita que Ali fez para ela no hospital, o flashback mostra Ali conversando com Jenna após o acidente que a cegou. Enquanto reproduz os vídeos no computador, Ali diz: acontece que a querida Jenna não é a vítima, freak Toby is. Jenna, toda arrependida, diz que não se orgulha daquilo e Ali avisa que não interessa se ela se arrepende ou não. Tudo que Jenna precisa saber é que se ela voltar para Rosewood, Ali vai enterrá-la.

Somando esse flashback a todos os outros que falam sobre a Jenna Thing, concluímos que Ali acendeu a bombinha para ferrar Toby, mas o plano deu errado. Pela conversa das duas no hospital, deu a entender que Ali tramou com Jenna a bombinha. Antes do 4x01, entendemos que o ódio entre as duas era por conta da mentira que Jenna contou; mentira que teve consequências desastrosas para todos os envolvidos.

No flashback da prisão, a insinuação sobre o desejo de Toby de beijar Ali soou como uma provocação para ela não sair por baixo, depois que concluiu que Toby não estava mentindo. Após o 4x01, esses diálogos ganham novas interpretações.

No flashback do 4x01, Ali e Toby estão no quarto dele, conversando como amigos ao mesmo tempo em que rola um clima de paquera entre os dois. Clima que foi interrompido com a chegada da desorientada Marion C., que deixou Toby preocupado por estar de pijama às quatro horas da tarde. Toby, sensibilizado com a situação da mãe, desabafa com Ali que alguma coisa está errada. Ali faz pouco caso da preocupação de Toby, que a manda embora.

Disso tudo, concluímos que Ali e Toby nem sempre foram inimigos. Toby ficou irritado com o descaso de Ali quanto a situação de sua mãe; descaso que fez Toby expulsá-la do seu quarto e dar um fora nela. Essa foi a tal oportunidade que ele teve para beijá-la. Do clima de paquera no quarto voltamos para a visita de Ali para Jenna no hospital. Ali se mostra surpresa ao provar que Toby era inocente. Será que a origem do ódio de Ali por Jenna foi porque Jenna fez Ali acreditar que Toby não prestava? Será que Ali jurou Jenna de morte porque ela era amiga de Toby e se deixou levar por mentiras, mandando seu amigo para o reformatório? Será que Toby ficou magoado com o descaso de Ali e passou a odiá-la quando ela foi para o lado de Jenna? Ainda nessa linha de Ali e Toby amigos, o que Jenna quis dizer com "eu nunca quis machucá-lo"? Estaria ela se referindo a essa época?

E, como detalhe mor dessa confusão, ainda não foi mostrado como a Jenna Thing foi tramada; tudo ficou na base da dedução. Passamos a achar que Toby e Ali nem sempre foram inimigos e o ódio entre ela e Jenna foi porque Ali ferrou com Toby achando que estava agindo corretamente. Só que não; ela foi enganada por Jenna. Tem também aquela especulação do número de telefone que Vivian D. entrega para Mona no 2x25, que parece ser de Toby.

Para finalizar (ou começar) a confusão, Marion C. tem apenas seu nome em um túmulo. -A diz que sabe o que aconteceu com ela. Talvez -A saiba como ela morreu ou saiba que ela não morreu. Esse parece ser o tal laço sentimental que vai prender Toby ao time.

Jenna

Antes de mais nada, por favor, não sumam com Jenna como fizeram na 3B. PRECISAMOS dela. Jenna conhece Shana e as duas conhecem Melissa, amizade que deu origem ao BTeam, nome escolhido para se referir ao trio. Esse é outro ponto que também achamos muito cedo para teorizar e rotular como um time. As três estavam juntas no 3x24, Jenna conhece Melissa da época do N.A.T., Mona confirmou que Jenna e Shana se conhecem faz tempo e desconfia que elas estão apaixonadas. No entanto, a própria Mona revelou para as meninas que achava que Jenna e Shana temiam Melissa. Se Melissa botava medo nas duas, então a união das três no 3x24 vai além de um objetivo em comum.

Que Jenna e Toby nunca se toleraram, não é novidade pra ninguém. A questão agora é que ele não quer nem ouvir falar da irmã, tanto que Jenna foi pedir um favor à Emily, explicando que Toby não atende suas ligações. E como é de Jenna e PLL que estamos falando, claro que amamos ver a queimadura no braço dela. 

Jenna conhece Wilden e o resgatou do atropelamento. O diálogo dela com Emily não pode ser esquecido: Jenna percebeu que todas as pessoas que encontraram com Alison na noite em que ela desapareceu estão morrendo. Segundo ela, Garrett falou que Wilden encontrou com Ali. Garrett e Wilden já bateram as botas, assim como Ian, então Jenna previu que ela é a próxima. 

Jessica DiLaurentis

Só nós amamos ver o quarto de Ali? Um tanto quanto inusitado, o anúncio que a sra. D. voltaria para Rosewood nos pegou de surpresa. Diz que ela tem uma missão secreta. Não, não sabemos qual é a tal missão. O que chama atenção aqui são duas coisas. A primeira foi a impressão de que a sra D. não quer Jason na cidade. A segunda é um detalhe que nós já comentamos na análise da visita de Ali para Aria.

Durante as duas primeiras temporadas, volta e meia Jason entregava para as meninas algumas coisas de Ali que ele encontrava na casa da família; casa que foi ocupada por um tempo pela família de Maya, que colocou no lixo tudo que encontrou na casa assim que se mudaram. Tudo bem que a própria Ali afirmou que ela escondia várias coisas pela casa e essas coisas só seriam encontradas quando ela bem entendesse. Mas se a família de Maya jogou tudo no lixo e morou na casa por um tempo, onde foi que Jason encontrou as coisas que entregou para as meninas? O que nós comentamos sobre isso era que achávamos estranho Jason falar que encontrou as coisas na casa sendo que tudo tinha ido pro lixo e outra família morou lá. Agora chega a sra D. com várias caixas com coisas que eram de Ali. Mas eles não tinham jogado tudo fora? Vale lembrar que no 2x23 a casa foi incendiada. O fogo aconteceu depois de Jason ter encontrado as coisas e ele próprio comentou que o primeiro andar ficou bem danificado; depois das chamas, ele não apareceu com mais nada. 

Tranqueiras de Ali à parte, quem não amou a sra. D. na janela dando o maior susto em Spencer? Como tradição no quarto de Ali, uma provocação quanto as gêmeas, dessa vez representada por um quadro com o desenho de duas loiras e uma frase em francês que diz algo como "meninas têm toda a diversão."

Como disse Hanna, talvez a sra. D. voltou para preparar o terreno antes de anunciar que Ali está viva. Que Ali está viva, nós sabemos. Será que a sra. D. também sabe? Se sabe, ela quer descobrir quem tentou matar sua filha e por que. O retorno da sra. D. é mais uma das perguntas que não fazemos ideia da resposta, mas que podemos ter certeza que vai revirar ainda mais Rosewood do avesso. E nós amamos tudo isso!

Nenhum comentário:

Postar um comentário