expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass' oncontextmenu='return false' ondragstart='return false' onkeydown='return checartecla(event)' onselectstart='return false'>

terça-feira, 4 de setembro de 2012

Teoria sobre Alison e Courtney

Tem um vídeo no Youtube com uma teoria muito interessante sobre as gêmeas DiLaurentis. Eu achei que faz sentido o que foi proposto, principalmente porque envolve uma personagem que me intriga por causa do seu comportamento: Jenna. Antes de ver esse vídeo, eu a considerava uma incógnita: não sabia se ela era suspeita, mocinha ou vilã. Suas alterações de comportamento, ora explodindo em ódio, ora choramingando, ora amigável, me deixavam com muitas dúvidas sobre o que ela realmente quer. Esse vídeo sugere que Jenna tem algum problema mental e acho que essa hipótese justifica muito bem suas oscilações de humor. 

A autora da teoria explica suas ideias com base na história dos livros e nas evidências da série. Então, vamos por partes. Primeiro vou contar a história das gêmeas nos livros, explicar porque eu acho que elas vão existir na série, expor as ideias do vídeo e finalizar com minha opinião sobre o que o vídeo propõe.


Atenção: essa postagem contém spoilers dos livros


A história das gêmeas nos livros: revelada no livro oito, Wanted, Courtney DiLaurentis foi a explicação para vários mistérios. Alison e Courtney eram gêmeas idênticas com personalidades opostas.

Para serem identificadas Ali usava um anel com a letra A e Courtney um com a letra C. Ali sempre foi a queridinha, a popular, a menina que todos aprenderam a admirar e invejar. Courtney queria ter a vida da irmã e sempre a imitava, o que causava sérios problemas na família. Com um problema mental, Courtney foi internada no sanatório Radley e fazia visitas com frequência a sua família. Certa vez, armou para que Ali fosse mandada para o Radley e ela assumiu o lugar da irmã.

As Liars ficaram amigas de Courtney e não de Alison. Na famosa festa do pijama do livro, é a verdadeira Alison que volta para Rosewood e mata Courtney. 


Por que acreditar que as gêmeas vão aparecer na série: no episódio de Halloween (2x13), Ali conta para um garotinho uma história bem macabra sobre duas irmãs gêmeas que brincavam com bonecas até uma se revoltar e matar a outra com uma faca na cozinha da casa em que moravam. Os pais das gêmeas, horrorizados, chegam em casa e vêem a gêmea assassina rir da gêmea assassinada. Eles internam a filha louca, mas ela consegue fugir para se vingar de quem quiser sair pedindo doces no Halloween.

A própria Alison conta essa história, que pode ou não ser sua, e ainda prevê seu futuro: ser morta pela outra irmã. No mesmo episódio a clássica cena no quarto de Ali com a foto na parede de duas loiras com Jason no meio e embaixo uma placa com uma frase em francês falando sobre gêmeas.

No começo do episódio 2x14, a primeira cena mostra umas crianças brincando em um jardim, com apenas uma menininha loira pulando corda. Essa cena abre o episódio, não tem fala e nem conexão com o episódio.

Seria a confirmação de que apenas uma filha dos DiLaurentis cresceu em Rosewood?

Em outros episódios tem mais algumas evidências de que pode haver gêmeas: a misteriosa loira que Spencer vê na casa dos DiLaurentis no Pilot; o lacinho azul que as Liars encontram na bolsa de Ali, que foi entregue por Jason, é o mesmo lacinho que adornava o vestido das gêmeas da historinha de terror de Ali. Mesmo com outras evidências, acho que a história do Halloween e a primeira cena do 2x14 são suficientes para provar que veremos sim Courtney DiLaurentis.


O vídeo:



O vídeo se baseia na história dos livros e por isso já parte da ideia de que em todas as cenas de Alison com as Liars, não era Ali mas sim Courtney. Para ficar bem clara a teoria vou usar os nomes Courtney e Alison.

Segundo o vídeo, no episódio de Halooween, o carro do Radley estava com Jenna, que também era paciente do sanatório. Jenna conheceu Ali no Radley e ficaram muito amigas. Ali contou que ela foi mandada para lá por uma armação de sua irmã gêmea louca, Courtney.

Ao chegar em Rosewood, Jenna já sabe de tudo o que se passa na cidade e ela aproveita essa chegada para ajudar sua amiga Alison. É nesse episódio de Halloween que Courtney recebe o boneco de voodoo com um bilhete sem assinatura e conhece Jenna na loja de fantasia. Quando Courtney se apresenta como Alison, Jenna diz que já sabia seu nome. Quando Emily vê Toby no caminhão de mudança, ela pergunta sobre sua nova irmã e ele diz que ela consegue tudo o que ela quer.

De alguma maneira, Courtney já sabe que Jenna sabe a verdade e para que ela fique calada, chantageia Jenna com o video em que ela abusa de Toby. Para que a verdade não venha a tona, Jenna decide matar Courtney com a ajuda de Garrett.

Por algum motivo, eles acabam matando Alison e, Courtney, percebendo o engano, volta para o Radley como Alison para salvar sua própria pele. Afinal, ela era o alvo. Toda essa confusão explica as aparições de Ali para as meninas: Courtney sabe que as meninas estão sendo ameaçadas por -A por causa dela, então ela tem que ajudar as amigas. Sim, é ela que aparece para as Liars. Foi ela quem empurrou Ian da torre, ela que tirou Emily do celeiro e visitou Hanna no hospital. Segundo o vídeo, muitos personagens sabem da existência das gêmeas: Ian, Melissa, Jason, Mona, Garrett e os pais de Spencer. 


O que eu acho sobre o vídeo: tudo que foi explicado faz muito sentido. Como eu já citei, a suposição de Jenna ter algum problema mental justifica muito o seu comportamento. Cega ou não, ela posa de vítima, fuzila as Liars para logo depois convidá-las para seu aniversário e até mesmo abrir os olhos de Emily em relação a uma pessoa perigosa.

No episódio de Halloween, quando Ali encontra com Jenna na loja de fantasia, ela diz que já sabe quem ela é. Mas como? Ela é recém chegada em Rosewood e foi convidada para a festa de Noel e eles parecem enturmados enquanto conversam na festa. Logo depois, Jenna conhece Mona e qual é o assunto das duas? Alison.

Considerando que Jenna foi paciente do Radley e agora está em Rosewood, ela passa a observar Courtney, que, de alguma maneira, já sabe da ligação de Jenna com Ali. Para que Jenna não seja uma ameaça, Courtney a chantageia com um video. Por isso, Jenna decide matá-la. Por algum motivo, Alison foi assassinada e Courtney, para salvar sua pele, percebe o engano e continua se passando por Ali.

A suposição que Jenna matou Ali explica ela ter ficado com a página 5 em mãos por um tempo. Qual seria o interessa dela na autopsia de Ali? Esse erro na hora de matar Ali, explica as aparições de Courtney para as meninas. Como acontece nos livros, as Liars ficaram amigas de Courtney e devido a toda confusão que ela arrumou, ela quer salvar suas amigas, de quem realmente gosta. Apesar das evidências físicas que ficam após as aparições de Ali, é na conversa com Hanna que ela fala que se meteu em uma confusão muito complicada e que se encaixa com a teoria do vídeo.

Um tanto quanto complicado, não é? Confesso que quero muito ver Courtney na série e passei a ter outra opinião sobre a Jenna. Para saber mais sobre Courtney na série confiram essa review

Um comentário:

  1. Também quero muito a Courtney na série porque foi ela que deu origem a saga.

    ResponderExcluir