expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass' oncontextmenu='return false' ondragstart='return false' onkeydown='return checartecla(event)' onselectstart='return false'>

quarta-feira, 19 de junho de 2013

Análise do flashback 4x02 - Turn Of The Shoe

Apesar de ser baseada nos livros de PLL, a série nem sempre se manteve fiel aos livros. A primeira temporada adaptou o máximo que pode dos quatro primeiros volumes. Algumas tramas foram mostradas na série exatamente como aconteceram nos livros; enquanto outras passagens foram adaptadas em episódios, da segunda temporada, quando a série já tinha deixado de seguir à risca os livros há um bom tempo. 

Como exemplos, destacamos que parte do enredo de Ian criou Garrett e as bonecas Barbies que -A utilizou durante o Baile de Máscaras de Hanna evoluíram para as creepy dolls - que nós amamos. No #4, Mona organiza um Baile de Máscaras para comemorar a saída de Hanna do hospital após ela ter sido atropelada por saber demais. Durante o Baile, as meninas encontram bonequinhas com mensagens de -A. Nessa época, Mona contou para Spencer que estava recebendo umas mensagens anônimas estranhas e as cinco se uniram para desmascarar -A. Após discutir com Melissa no Baile, Spencer não tem mais dúvida de que sua irmã é -A e pede que Mona a leve até a delegacia para  que ela denuncie a irmã. No caminho, Spencer muda de ideia, mas já era tarde: as meninas descobriram que Mona era -A (Hanna foi quem lembrou), mandaram mensagens para Spencer e Mona não demorou mais que um segundo para entender que tinha sido desmascarada. Sem saída, Spencer fica desesperada enquanto Mona dirige em alta velocidade rumo a Pedreira do Homem Flutuante. As meninas vão pedir socorro para Wilden, que liga para Spencer, e consegue descobrir para onde Mona está indo. 

Na série, o Baile de Máscaras foi apenas um evento social, que -A escolheu para por fim no jogo. As bonecas apareceram, em versão creepy, no 2x12 e voltaram no 2x24. As circunstâncias em que Spencer descobriu que Mona era -A, apesar de repetir a viagem rumo a Pedreira e usar o telefone para as meninas localizarem o paradeiro das duas, parece ter sido a última referência, digamos, fiel, que a série aproveitou dos livros. 

Não sabemos se a internação de Spencer no Radley se baseou na internação de Hanna na Preserve e se o incêndio na pousada remetia a Poconos. Se essas tramas são a versão da série para esses acontecimentos dos livros, nos recusamos a citá-las como exemplo de adaptação, uma vez que as cenas não representaram nem 0,01% do que representam nos livros. Saiba mais sobre os incêndios e as aparições de Ali no final do post.*

Nossa impressão, depois de fazer a Livro vs Série¨, foi de que a série resolveu ignorar os livros à partir do #5. Para nossa surpresa, durante o 4x02, Spencer recebe uma carta da UP, universidade que, nos livros, ela sonha em cursar (Apesar de terem as mesmas iniciais, as universidades são diferentes. Nos livros, UP é Princeton; na série, é Pensilvânia). Nos livros, -A manda uma carta para Spencer comunicando que houve um equívoco quanto a sua aprovação, deixando Spencer desolada. No episódio, a carta comunicava que Spencer não foi aceita na UP. A UP aparece no #10. Ficamos empolgadíssimos com a UP e foi uma surpresa um assunto de um livro recente aparecer a essa altura da série. Para nos deixar ainda mais animados, Emily volta com tudo para garantir uma bolsa integral em uma universidade, enredo semelhante ao da sua personagem no #9. (Claro que as referências as universidades apareceram só agora, quando as meninas estão no senior year. Mas é que fazia tanto tempo que não tinha nada dos livros, que nem percebemos esse detalhe!)

Só para explicar nossa empolgação com a simples menção do nome UP. Quando Spencer vai fazer um curso de verão na UP, ela começa a usar uma droga chamada EasyA, que faz a pessoa não sentir sono. Como Spencer precisava passar com nota máxima nas quatro matérias que ela estava matriculada, ela não pensou duas vezes e experimentou a droga. Ela própria tinha plena consciência de que era impossível estudar todo o conteúdo em quatro semanas. Acabou que Spencer descobriu que o EA dava onda nas festas e, em vários flashbacks, as meninas lembram dela causando doidona em uma festa de Noel. E nós simplesmente IMPLORAMOS para ver essa cena na série. Por isso nossa histeria com a UP.

Se com a simples menção do nome UP nós pedimos socorro, depois que assistimos o episódio legendado simplesmente ficamos idênticos a Ali. Tivemos uma parada respiratória. Desde que percebemos que a série parou no #4, nem ficamos falando "meu sonho ver isso ou aquilo"; nos conformamos com o esquecimento dos livros, mas fizemos uma ressalva: EXIGIMOS COURTNEY.

O flashback foi esse:




Então, vamos ao que interessa. Por que esse flashback merece um post exclusivo? Simplesmente porque a cena foi adaptada de ALI´S PRETTY LITTLE LIES**

Ali´s PLL é o prequel lançado em dezembro do ano passado que conta detalhadamente a vida de Courtney como Alison. O livro começa com o dia em que Courtney conseguiu mandar Ali para a Preserve e termina com a morte de Courtney e a internação de Ali, dando a largada para a saga começar. O prequel explica como era a amizade de Courtney com as Liars, além de ter um capítulo inteiro narrando a noite do crime.

Sabemos que o contexto da série é outro. (No post de opinião, comentamos a cena de acordo com o contexto da série) A gente já sabia com quem Ali se divertiu em Cape May, não sabemos a que remete prender a respiração e nem o que aconteceu para ela falar que seu grupo de amigas estava se afastando. Mas independente do contexto da série, com o que vimos, não conseguimos pensar em outra coisa a não ser em COURTNEY!

Tudo no flashback foi novidade! Nunca vimos Ali dividindo a cena com seus pais. Uma hora ou outra isso teria que acontecer. Mas jamais imaginamos que seria agora. Vamos comentar o flashback e postar o link dos capítulos de Ali´s PLL que nós resumimos, nos quais a cena foi baseada. 

A conversa entre mãe e filha lembra o cap. 23, em que a sra. D. convida Courtney para tomar limonada no deck. A conversa começa calma, mas termina em baixaria, quando Courtney joga na cara da mãe que sabe que ela anda com outro homem. Possessa, a sra. D. dá um tapa na cara de Courtney e avisa que Ali vai estar em casa no dia da festa no celeiro.

Sentadas na mesa de um restaurante, uma nuvem negra paira sobre Ali e Jessica enquanto elas decidem o que vão pedir. Ali provoca a mãe insinuando que ela pode estar em dúvida quanto ao que vai comer, mas sabe muito bem o que vai beber - Bloody Mary. Jessica fala que não vai pedir nenhuma bebida e Ali, após alfinetá-la, fala que a mãe pode beber tranquilamente seu cocktail, que ela não vai contar para o seu pai. Jessica volta atrás e pede um licor, palpitando sobre uma blusa que Ali escolheu, que ela acha muito decotada. Ali diz que decidiu usar a amarela.

Em seguida, Ali pergunta se ela pode ficar uns dias a mais em Cape May depois que seus pais forem embora. Jessica pergunta se ela vai ficar sozinha e Ali responde que não, que as meninas vão para lá. Jessica não entende a necessidade da filha ficar uns dias a mais em Cape May. Ali fala que está cansada de Rosewood e que elas querem fazer uma festa do pijama mais divertida, em um lugar diferente. Além de que, ela sabe que Emily e Aria sempre inventam uma desculpa para ir embora mais cedo, Spencer nunca fica até a metade da noite e Hanna tem medo de Jason, que fica encarando os seios dela. 

Apesar do apelo de Ali, Jessica fala que não pode ser tão irresponsável a ponto de deixar cinco adolescentes sozinhas em Cape May. Ali começa a se desesperar e diz: POR FAVOR, MÃE! NOSSO GRUPO ESTÁ SE SEPARANDO E O VERÃO ESTÁ ACABANDO. Quase desabando em lágrimas, Ali pede "por favor" mais duas vezes. Jessica, sem paciência, fala que não e pronto. "Aceite um não como resposta."

Jessica escolhe uma salada grega, como se nada tivesse acontecido. Como Ali não aceita um não como resposta, ela estatela os olhos e prende a respiração. Jessica pede para ela parar, já que "a manhã está tão linda." Ignorando  os apelos da mãe, que se descontrola a medida que o rosto da filha começa a ficar marcado por veias, Ali se mantém imóvel e sem ar. Jessica tenta, discretamente, fazer Ali mudar de ideia, até que se exalta e derruba um copo de água na toalha da mesa. Sem escolha, Jessica concorda com o pedido de Ali e libera uma noite com as amigas em Cape May. Ali, satisfeita, solta o ar e sorri.

De volta para o presente, Jessica conclui a lembrança comentando que Ali, DESDE OS CINCO ANOS DE IDADE, usava esse truque para torturá-la. 

Com esse flashback, vimos na série:

A palavra GAZEBO. Dos livros #1 ao #8 e em Ali´s PLL, a frase os DiLaurentis estavam construindo um gazebo para vinte pessoas é repetida centenas de vezes. Foi por causa desse gazebo que o quintal dos D. estava em reforma e foi por causa desse gazebo que escavaram um buraco profundo. Por causa da demora da construção desse bendito gazebo, o buraco demorou meses para ser preenchido. E foi nesse buraco que Courtney morreu depois de levar a pazada na cabeça. Para o azar da coitada, no dia seguinte despejaram uma tonelada de concreto no buraco! No Pilot, quando Maya fala para Emily que encontraram "sua amiga", Maya fala que foi no quintal, que os pedreiros contratados pela família dela encontraram o corpo, sem especificar o que os pedreiros estavam fazendo. Assim como não foi especificado porque o quintal dos D., nos flashbacks da noite em que Ali sumiu, estava em obra. A palavra gazebo não aparece no flashback, mas foi dita pela sra. D. antes da cena. A palavra gazebo só foi dita em uma matéria da tv, assistida por Hanna, no Pilot. 

O clima pesado entre Ali e seus pais. Embora só tenha aparecido Ali com Jessica, a alfinetada quanto ao hábito da mãe de encher a cara é uma cena que acontece no cap. 3 de Ali´s PLL, durante um jantar da família no Rive Gauche. O sr. D. se irrita quando Jessica pede uma bebida. 

Ali implora para que a festa do pijama seja em outra cidade. No livro, Courtney faz duas festas para comemorar a formatura. Uma é para o pessoal da escola; a outra é a festa no celeiro. Nessa época, Courtney já tinha sido avisada que Ali ia voltar para casa e fez o maior escândalo, exigindo que a irmã não estivesse em casa nos dias de suas festas - cap. 20. Na festa que foi todo mundo, Ali não estava em casa. Já na do celeiro, todo mundo sabe como terminou. A semelhança aqui é que Ali PRECISA sair de Rosewood. No dia da festa no celeiro, Courtney trata de sumir com as meninas do seu quintal com medo de que elas vejam Ali. No celeiro, para que nenhuma das meninas vejam que Ali está as espiando pela janela, Courtney inventa de hipnotizar as amigas. Courtney queria as meninas ao seu lado o tempo todo para se sentir segura e impedir Ali de fazer qualquer coisa contra ela. Na série, não sabemos porque Ali precisava sair de Rosewood e porque ela mentiu sobre o convite que fez para as meninas.

Na série, nunca foi mostrado como começou a amizade entre Ali e as meninas. Mas para nosso espanto, Ali LAMENTA QUE SUA TURMA ESTÁ SE SEPARANDO. No livro, no final do sétimo ano, as meninas não aguentavam mais Courtney e faziam o impossível para evitá-la - cap. 26

Ali prendendo a respiração para tirar a mãe do sério. E pior: Jessica fala que esse era um hábito que ela tinha desde os cinco anos, para irritar os pais. 

No livro, o Prólogo conta como eram as gêmeas quando criancinhas e como foi que Courtney começou a ficar esquizo imitando Ali. No último capítulo, a aflição da sra. D. causa arrepios com as tentativas de Ali convencer os pais que ela realmente é Ali. O casal DiLaurentis, convicto de que o sumiço de Ali foi obra de Courtney, decide interná-la novamente na Preserve.

Duas passagens do livro não estão no flashback, mas são mencionadas antes da cena. Quando a sra. D. mostra o papagaio para Hanna, ela a aconselha a tomar cuidado com o que fala perto dele; em seguida, ela tranquiliza Hanna ao dizer que ele não sabe falar "Hanna gordinha". Ali sempre zombou de Hanna por ela ser gorda.

A segunda passagem pode soar como "estamos vendo coisa demais". No último capítulo do livro, a sra. D. convoca as meninas, na manhã seguinte da festa no celeiro, para irem até sua casa. Depois de passar a noite acordada sem notícia de Courtney, ela se reúne com as meninas na mesa da cozinha e, tentando ajudar a descobrir o paradeiro da amiga, Hanna se oferece para buscar o diário no quarto dela. A sra. D. fala que não tem necessidade, mas Hanna insiste. Para evitar que Hanna suba as escadas e encontre Ali, a sra. D. perde a linha e a repreende. Antes do flashback, a sra. D. ficou bem irritada com as perguntas de Hanna, tanto que nem deixou ela terminar de formar as frases.

Considerações finais:

Não tem como negar que a cena se baseou em situações de Ali´s PLL. Qualquer referência ao prequel, instantaneamente, resulta em Courtney, que por sua vez, evolui para as gêmeas. 

As referências ao prequel é mais uma provocação da série quanto as gêmeas. PLL sabe que todo mundo quer ver as irmãs e por isso tratou de mudar tudo para adiar o máximo possível essa revelação.

A própria morte de Ali foi diferente. Ela, na verdade, nem morreu, porque conseguiu ajuda pra se desenterrar. E qual é o propósito de se livrar da cova? Ganhar tempo para enrolar o máximo até Courtney aparecer. 

A série nunca mostrou uma evidência concreta sobre Courtney. Tudo que vimos até agora foi para confirmar que existe apenas uma Alison e que ela está viva. 

De qualquer maneira, ficamos muito surpresos com as referências ao prequel, que avaliadas no sentido "provocação sobre as gêmeas" se iguala a historinha de terror do 2x13. 

No post de opinião do 4x02, comentamos sobre a cena de acordo com o contexto da série.



**Aqui tem o link com o índice de todas as postagens que fizemos sobre o prequel.

*Quanto aos incêndios: os livros #6 e #8 terminam em chamas. 

No #6, o fogo começou na floresta e destruiu metade da propriedade dos Hastings. Aria, enquanto corria pela floresta, percebeu que não estava sozinha na escuridão ao ouvir barulho de galhos quebrando e ver um vulto se movimentando entre as árvores. Ela teve a confirmação de que tinha alguém ali quando sentiu o cheiro da gasolina e ouviu o barulho do fósforo acendendo. As meninas conseguem se livrar do fogo e ajudam uma pessoa encapuzada, que estava quase morrendo asfixiada. As meninas salvaram a estranha da fumaça e a arrastaram para longe do fogo. Aos poucos, a estranha se recompõe e fala que foi vítima de uma armadilha, que alguém tentou matá-la. Ainda com a cabeça baixa e com capuz, a estranha começa a causar calafrios nas meninas por ter a voz idêntica a de Ali. Depois de limpar a fuligem no seu rosto, ela se levanta, tira o capuz e sorri para as meninas. Nenhuma delas sabia como aquilo era possível; mas sim, era Alison que estava em pé na frente delas.

O #8 termina com a cabana dos D. em Poconos explodindo e a própria Alison fez questão de avisar que as Liars iam virar fumaça.

Quanto as aparições de Ali: começando pelos livros. Do #1 ao #4, a narrativa se concentra no que aconteceu durante a amizade de Ali com as meninas; destacando a Jenna Thing e lançando Ian como suspeito de ser o assassino. No #4, enquanto está em coma, Hanna sonha com Ali. Do #5 ao #8, quando Ali é a nova -A, os livros contam como as meninas ficaram amigas de Ali e prepara o terreno para a apresentação de Courtney. Depois de saber das gêmeas, relendo os livros, encontramos várias pistas sobre as irmãs. Apesar de todas elas terem visto Ali durante o incêndio no celeiro, no final do #6, as meninas não sabem como aquilo foi possível. Nessa época, elas já eram notícia em todo o país e foram apelidadas de PLL. Depois que Mona morreu, elas eram vítimas e queridas por todos. Mas a história toma outro rumo quando elas juram de pé juntos que viram o cadáver de Ian e a polícia revira a floresta e não encontra nem um fio de cabelo que indicasse que um homem esteve lá. 

No começo do #7, as quatro estão reunidas no quarto de uma delas no hospital e comentam sobre a aparição de Ali durante o incêndio. Aquilo foi tão surreal que Hanna, Spencer e Aria preferiram tratar a imagem como uma alucinação. Desde que elas falaram que viram Ian morto, e o corpo nunca apareceu, a imagem pública das PLL mudou radicalmente. De vítimas, elas passaram a ser apontadas como as assassinas de Ali. Essa mudança de imagem foi o fator que mais pesou para as três decidirem ignorar a visão. Se, mais uma vez, elas afirmassem que um morto não estava morto, a situação ia piorar de uma tal maneira, que a polícia ia acabar acreditando que elas mataram Ali. A única que insistia que Ali realmente esteve com elas foi Emily. O motivo é o de sempre: Emily era apaixonada por Ali. 

Durante seus dias na Preserve, Hanna sonha novamente com Ali, que tenta avisá-la que Iris não presta.

No #8, Ali volta como Courtney e ela mesma trata de trancar as meninas na cabana e por fogo em tudo. A cabana explode e Ali vira fumaça. Emily continua afirmando que ela está viva e as meninas se cansam dessa obsessão que ela nutre por Ali; até Emily revelar que deixou a porta da cabana aberta para Ali escapar.

Na série: as quatro meninas receberam a visita de Ali quando não estavam muito lúcidas. A única aparição de Ali nos livros nem pode ser comparada com suas aparições na série. Quando as meninas viram Ali no livro, foi porque ela não conseguiu sair da floresta a tempo e se intoxicou. Ela cometeu algum erro e acabou se machucando; então, sua aparição não foi proposital. O segundo motivo é o mais óbvio. Enquanto na série Ali aparece para ajudar as amigas, nos livros, Ali aparece para dar um fim nelas.

¨Livro vs Série foi uma seção dividida em duas partes que publicamos entre o hiatus do 3x13 e o 3x14. A seção comparou como os oito primeiros livros foram adaptados para a série. Os posts estão no arquivo do blog, de outubro a dezembro de 2012.

4 comentários:

  1. Não temos!! Podemos te "ajudar" por aqui ou por e-mail!! Bjs

    ResponderExcluir
  2. Oláaa! Então vocês também acham que Courtney possa estar na série? eu queria tanto que isso acontecesse, mas as coisas parecem ir para um rumo bem diferente. Um coisa que eu também percebi é que Cassie de Ali's Pretty Little Lies lembra muito a CeCe, será?

    ResponderExcluir
  3. Nós também queremos ver a Courtney na série. Além de ser a personagem que mais amamos, a história toda começou por causa dela e ignorá-la seria como fingir que PLL não tem -A. Seria outra história. Uma Ali nós sabemos que existe e que está viva. Quanto a outra Ali, vamos ter que controlar nossa ansiedade! Mostrar que Ali conseguiu se desenterrar foi super proposital para enrolar o máximo possível o assunto Courtney.

    ResponderExcluir