expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass' oncontextmenu='return false' ondragstart='return false' onkeydown='return checartecla(event)' onselectstart='return false'>

quinta-feira, 13 de junho de 2013

Opinião 4x01 - A Is For A-L-I-V-E

"Épico. A melhor premiere de toda a série. Amei e quero mais. Fiquei arrepiado nesse cena. Quase chorei. Foda. Sambou."

Nosso post de opinião sobre o 4x01 começa com algumas das reações do público durante a exibição do episódio. Exagero? De maneira alguma. Essas reações são apenas uma amostra do que foi o primeiro episódio da quarta temporada. É simplesmente impossível descrever o episódio com uma palavra. Poderíamos resumir nossa opinião dizendo que amamos o 4x01 e ponto. Só que não; A Is For A-L-I-V-E merece todos os adjetivos exagerados que recebeu. E nós vamos explicar porque. Então, para começar, vamos voltar para o dia 19 de março, quando a terceira temporada terminou.

Expectativas

Em janeiro, estávamos histéricos com o começo da 3B. Fomos avisados que a segunda parte da terceira temporada seria a mais assustadora de todas. Cada spoiler que saía, a gente se desesperava, explodindo de ansiedade para ver a série pegar fogo. A partir do 3x20, nossa euforia foi diminuindo. Tentamos de todas as maneiras possíveis concordar com o rumo que a 3B tomou na reta final, mas depois do 3x24 desistimos. A decepção foi geral. Nós ficamos tão frustrados com a season finale que decidimos encerrar as postagens sobre a temporada na mesma semana que o 3x24 foi exibido. Decidimos falar sobre os livros e dar um tempo da série. Não assistimos nenhum episódio de novo, não ficamos atrás de spoilers da quarta temporada, nem nada. Tiramos férias da série. Em um dos posts sobre a finale, dissemos que a série ficou tão confusa e criou tantas perguntas que, diante da impossibilidade de entendê-la, seria melhor abandoná-la. E isso é uma coisa que a gente jamais quer fazer com PLL: parar de assistir a série. Nos recusamos a cogitar essa hipótese. Mas ok, não reagimos dessa maneira a toa. 

Nossa expectativa para a estreia da quarta temporada nem de longe lembrava a ansiedade para a estreia da terceira. Ficamos mais calmos e preferimos não achar nada. Durante o hiatus, vimos as fotos das Liars crianças, comentamos o anúncio de Ravenswood e a primeira promo. Ficamos um pouquinho agitados, mas passou rápido. Resumindo: não queríamos criar expectativas quanto a quarta temporada ser boa ou não; nossa preocupação era parar de gostar da série. De Toby a Red Coat, tudo ficou entalado desde o 3x24, aguardando respostas coerentes. Depois da finale, a série parecia tão perdida e sem sentido que desistimos de teorizar sobre qualquer coisa e de procurar por respostas. Tudo que a gente queria era que a série voltasse a ser como era. 

Depois que fizemos a análise dos livros Ali´s PLL, #9, #10, #11, #12 começamos a falar oficialmente sobre a quarta temporada, duas semanas antes da estreia. Entre spoilers, novos personagens, spin-off e tantos outros mistérios, a maior expectativa era quanto ao que tinha dentro do porta mala da viatura de Wilden. A revelação prometia ser bombástica e as apostas sobre o que as meninas iam encontrar deram origens a infinitas especulações. 

No Twitter, Marlene e cia fazendo barulho sobre a temporada, com os mesmos comentários de sempre. Mas dessa vez não perdemos tempo falando mal dela; apenas vimos os tuítes. Começamos, então, a postar tudo que tinha sido divulgado sobre a temporada para repetir o que fizemos antes da 3B começar; que eram posts com o nome, data, sinopse, spoilers e fotos de cada episódio. Quando fizemos o post sobre o 4x08, uma coisa chamou nossa atenção: diferente do que aconteceu com a temporada anterior, não encontramos muita informação sobre os episódios. A única sinopse divulgada era a do 4x01. Isso duas semanas antes da temporada começar. Do 4x02 em diante, as informações se resumiam ao nome do episódio e data de exibição. Pouquíssimos spoilers, fotos apenas dos bastidores e só. Estranhamos um pouco e nos concentramos no mistério da viatura.

Depois que os sneak peeks foram liberados, a gente estava esperando vazar os primeiros dez minutos. Para nossa surpresa, dessa vez não vazou. Em vez dos dez minutos, divulgaram um vídeo com Marlene, Oliver e o elenco falando sobre -A e, uma semana antes da estreia da temporada, foi exibido um especial - A LiArs Guide to Rosewood - recapitulando os acontecimentos mais importantes da história. Na segunda-feira dessa semana, um dia antes da estreia, aconteceu um live stream com os produtores e parte do elenco, que conversaram durante uma hora com um apresentador e responderam perguntas de fãs, tanto dos que estavam na platéia, quanto os da internet. O evento era para promover a temporada e, vejam só, absolutamente nada de relevante foi falado. 

Em janeiro, antes da exibição do 3x14, foram divulgados seis sneak peeks do episódio, os primeiros dez minutos, várias promos, fotos oficiais e infinitos spoilers. O resultado foi um episódio taxado de sem graça, chato e sonolento. Reações compreensíveis levando em consideração que praticamente o episódio inteiro já tinha sido divulgado. 

Depois que o live stream acabou, não conseguimos pensar em outra coisa a não ser que se não foi feito o mesmo alarde que fizeram com o 3x01, o 3x13 e o 3x14, algum motivo teve. Não encontramos outra explicação para isso a não ser que, dessa vez, Marlene não estava mentido. E, realmente, ela não estava. 

Afinal, o que tinha na viatura de Wilden?

A cena final do 3x24 mostrava as meninas abrindo o porta mala da viatura e recebendo uma mensagem de -A, inclusive Mona. Durante três meses, a dúvida sobre o que tinha no porta mala foi discutida exaustivamente. O Facebook de PLL anunciou que ia dar pistas sobre o conteúdo conforme um determinado número fosse atingido. No total foram respondidas oito perguntas, que no fim das contas não acrescentaram nada. Foi confirmado que o conteúdo seria revelado no 4x01. Os spoilers diziam que Hanna seria a mais prejudicada com a descoberta, que seria um divisor de águas na série.

Conforme anunciado, o 4x01 ia começar dando sequencia ao 3x24. E assim foi feito. A primeira cena do 4x01 foi a revelação do que tinha no porta mala. Para o desapontamento de todos, era um leitão morto que estava lá. Durante esse tempo todo, era um animal morto que estava trancado na viatura e isso foi mais do que o suficiente para causar o primeiro momento de revolta generalizada. Tanto barulho por causa de um porco? Sim. 

Sabemos que vamos ser condenados pelo que vamos falar mas a verdade é que não ficamos revoltados com o leitão. Ficamos indiferentes com a revelação. Não sabemos exatamente qual o motivo dessa indiferença. Se analisarmos pelo histórico da série, o leitão não foi nada fora do normal; assim como todos os mistérios, é claro que a resposta não ia aparecer assim, tão escancarada e sem enrolação. Um dos spoilers dizia que talvez -A ia aprontar com as meninas quanto ao que tinha no porta mala - e foi isso que aconteceu. Estava tão óbvio que não tinha nada importante ali. Estavam falando demais desse porta mala. O auê em torno do mistério foi extremamente exagerado; nunca a série deu tanto destaque para um assunto como fez com esse bendito porta mala. No fim das contas, a culpa foi nossa mesmo, afinal, é de PLL que estamos falando. Desde quando um mistério é revelado sem enrolação e complicação? Claro que ninguém estava mentindo quando falou que era algo chocante que estava lá, assim como estava bem claro que a série não ia responder uma pergunta sem antes dar uma tumultuada na história. Acabou que achamos engraçado o leitão; a escolha do animal foi perfeita. A imagem de um leitão morto é grotesca e deixaria qualquer um enojado. O leitão não estava lá por acaso; ficou bem claro que -A colocou o animal na viatura para fazer hora com as meninas e rir da cara delas. O que se deve levar em conta é que elas foram filmadas mexendo na viatura e estavam no local onde Wilden apareceu morto. O leitão é só mais uma das infinitas peças que -A prega nas meninas. Podemos ter certeza que quando encontraram o corpo de Wilden, o leitão estava bem longe dali.

Decepções à parte, já incluímos a cena do leitão como um dos momentos clássicos da série.

A Rainha de Copas

Desde o 3x13, todo mundo queria saber quem estava fantasiado de Rainha. A revelação de sua identidade foi outra promessa para o 4x01. Era Wilden quem estava de Rainha. Nós vimos a gravação no GT. Então, podemos dar a história por encerrada? Claro que não! Wilden era uma das Rainhas. Outra pessoa estava com a mesma fantasia e, quando essa segunda pessoa foi tirar a máscara, o computador de Mona pifou. Segundo ela, Melissa é a outra Rainha. Será mesmo? Seguindo a linha do leitão, tivemos uma resposta, que veio acompanhada de mais confusão. Conforme prometido, a identidade da Rainha foi revelada aproveitando a deixa para contar que duas pessoas usavam a mesma fantasia. Tem coisa mais PLL do que isso? Não, não tem. 

A is for...

O nome do episódio fala que A é de vivo, assim como A é de Alison, o que indicava que o 4x01 daria continuidade a confirmação de que Ali está viva. Só que não. Ali só apareceu em um flashback. Não temos dúvidas de que ela está viva; isso ficou provado no 3x24. Então, o nome do episódio faz referência a quem? Não temos a menor ideia. O que chamou atenção foi que nem os -As sabem se ainda são -A, aquele antigo -A, que tinha a missão de atormentar as meninas. Mona começou a receber mensagens de -A enquanto Toby passou a ser chantageado por -A. A situação dos dois é completamente diferente: Mona se tornou vítima enquanto -A vai infernizar a vida de Toby, jogando bem baixo para mantê-lo sob seu domínio. Até onde a gente sabia, Marion Cavanaugh estava morta. Será mesmo? Alguns spoilers falam que Toby vai comer na mão de -A porque -A sabe sobre seu passado. E pelo que foi mostrado, essa questão maternal deixou Toby bem perturbado. 

Quando Toby voltou vivo, xingamos até a décima geração de Marlene. Dentre tantos comentários que fizemos, um deles dizia que o enredo de morte-e-vida de Toby poderia fazer sentido mais pra frente, mas naquele momento, a revelação foi decepcionante. Repetimos inúmeras vezes que seria ridículo ouvir Toby dizer que entrou no time para proteger Spencer. Depois do 4x01, temos uma outra opinião. Ainda é cedo para especular qualquer coisa, mas ficamos com a impressão de que Toby não entrou no time para proteger Spencer. O verdadeiro motivo está relacionado a Alison. Jenna, Toby e Mona são personagens que morrem nos livros. Na série, os três estão vivos. Nós achamos que a decisão de mantê-los vivos não foi para fazer diferente dos livros; achamos que eles continuam vivos porque estão envolvidos em questões determinantes da série.

Toby falar que estava no time por causa de Spencer é muito óbvio. Com o flashback do 4x01, desconfiamos que Toby e Alison não eram tão inimigos assim. Sem contar o número de telefone que Ali dá para Mona no 2x25. Fizemos um post especulando que o número era de Toby. Para deixar as coisas um pouquinho mais complicadas, surge Marion C., meio biruta, e uma lembrança de Ali no quarto de Toby flertando com ele. 

Quanto a Mona, nem vamos ficar discutindo se ela está fingindo ou não. Essa deve ser uma das perguntas que vão se estender até o fim da temporada. O começo do episódio, com ela sumindo e aparecendo, foi sensacional. Sem contar que amamos ver ela e Hanna como BFFs de novo. Para finalizar, ela está recebendo mensagens de -A. Pode isso, -A não saber se é -A? Simplesmente demais, demais e demais. Essa incerteza sobre Mona talvez se torne um pouco cansativa, mas a cena de Emily partindo pra cima dela já compensou qualquer possível stress.

A Mulher de Preto

A cena final fala por si só. Mais alguém acha que ela é a BigA?

A de A-M-A-M-O-S para:

Mona distribuindo o café da manhã;
As menininhas com as bonecas;
Emily e Paige no quarto: melhor cena do casal, na nossa opinião. E adoramos o cabelo de Pigskin; finalmente deram um trato na coitada;
O café da manhã de Spencer e Toby;
Toby dirigindo o trailer;
Jenna;
Jessica DiLaurentis;
As auto-referências a série. Adoramos essa ideia de repetir cenas da própria série. Adotando como referência o Pilot, o 4x01 recriou a cena de Spencer vendo uma loira de vermelho na janela do quarto de Ali e o episódio terminou com as meninas saindo da igreja. Só que em vez de Wilden abordá-las, fomos apresentados ao novo policial da cidade;
As mensagens de -A escritas em vermelho;
As hashtags que aparecem durante a exibição do episódio. Desde a 3B, a ABC lança uma hashtag na tela durante uma cena importante. Quando Spencer encontrou Toby supostamente morto na floresta apareceu #TobyDead. No 4x01, a tag apareceu na cena de Ezra sendo preso #PoorEzra.

Concluindo: somos só elogios ao episódio. O 4x01 foi excelente, a melhor premiere de todas, um episódio atordoante, que há muito tempo não se via na série, que se encaixa no que chamamos do antigo padrão de PLL; que abordava um problema geral ao mesmo tempo em que tramas individuais se desenrolavam. 

A sequencia inicial, antes da abertura, foi suficiente para enterrar as mágoas com a 3B.

Nossa única crítica negativa é para a cena da prisão de Ezra. Tudo não passou de um delírio de Aria. Ezra poderia sim ter sido preso, uma vez que aquelas fotos eram antigas. A cena foi ótima mas, como já dissemos aqui, foi mais uma ousadia que perdeu a graça ao se revelar um clichê. Acho que já deu esse tipo de coisa. Desperdiçar cenas como essa deixam a série infantil. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário