expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass' oncontextmenu='return false' ondragstart='return false' onkeydown='return checartecla(event)' onselectstart='return false'>

sexta-feira, 21 de junho de 2013

Opinião/Análise 4x02 - Turn Of The Shoe

Nossos braços estão roxos, como o ombro de Emily, de tanto a gente se beliscar perguntando se estamos sonhando ou se é verdade que PLL voltou a ser o que era. Nós dissemos que o 4x01 só não foi 100% perfeito por causa da falsa prisão de Ezra. Como o 4x02 não desperdiçou nenhuma cena, não temos reclamação a fazer. 

O principal motivo dos nossos elogios é a volta das tramas individuais dos personagens. Além de -A, as meninas estão enroladas em outras questões. E essas questões se desdobram em outras questões, que resultam em um episódio super movimentado. Se antes os personagens do núcleo de cada Liar fazia parte do problema - ou era o próprio problema - agora esses personagens também tem questões para resolver. Por isso, vamos comentar o 4x02 falando sobre os personagens e o que está acontecendo com cada um deles.

Mona

A questão sobre Mona ser ou não de confiança já foi confirmada como um dos mistérios da temporada. Transformar Mona em vítima de -A foi a escolha perfeita para manter essa questão. Essa mudança é a responsável pelas situações que vão deixar no ar a dúvida sobre as verdadeiras intenções dela. Independente do que aconteça, as atitudes de Mona sempre vão terminar com a dúvida de que se ela está agindo por interesse próprio ou para ajudar as meninas. Até que essa dúvida seja respondida, não vamos comentar sobre suas intenções; vamos comentar apenas o que aconteceu com ela.

As meninas não estão dispostas a mover uma palha para facilitar a vida de Mona. Ela pode se descabelar que elas não estão nem aí. -A tentou matá-la e fugiu com o carro dela. No outro dia, o carro apareceu e Aria viu Mona conversando com um policial. Diz ela que era um plano para ouvir o tititi na rodinha dos policiais que estavam atrás dela. 

Mona falou que não sabe quem é a Red Coat e usou a desculpa de descobrir sua identidade para não entregar o hd para Hanna. No começo do episódio, Mona chega falando que andou pensando em Alison e volta a falar o nome dela depois que ouviu sobre o sapato de salto na cena do crime de Wilden. 

Nós falamos que ainda é cedo para criar novas teorias porque não temos argumentos suficientes para sustentá-las. Mas temos palpites sobre o que pode ser uma nova teoria. 

No 3x24, Hanna, Spencer e Mona viram Ali. Hanna e Spencer tem lá suas dúvidas quanto a veracidade da visão. Quando viram Ali, as duas ficaram meio surpresas, meio assustadas; diferente de Mona, que ao perguntar para as meninas se "alguém mais viu ela?" estava eufórica e desesperada. Vamos fazer uma comparação das reações antes de chegar aonde queremos. Todas as vezes que as meninas viram Ali, elas não reagiram como se aquilo fosse impossível. Elas se mostraram surpresas, confusas e até mesmo felizes. Mona reagiu completamente diferente. Quando ela aparece no final do 3x24 perguntando se as meninas viram Ali, ela estava visivelmente perturbada e um tanto quanto chocada. Ficamos com a impressão que ela reagiu dessa maneira porque tinha certeza que Ali estava morta. E se tem uma pessoa que Mona não quer ver nem pintada de ouro, mascarada ou de Red Coat, essa pessoa é Ali.

Para Mona, Ali era um assunto morto e enterrado há muito tempo. No 2x25, Mona fala para Spencer que superou Ali há muito anos. Será mesmo? Nosso palpite é que Mona jamais imaginou que Ali não morreu. E essa descoberta mexeu com ela. No Brew, ela chega falando "eu andei pensando sobre a Alison". Antes dela chegar, as meninas estavam discutindo várias coisas e Ali na pousada era apenas um detalhe no meio da confusão. Mas para Mona, essa parece ser a questão principal. No 4x01, ela queria saber quem é a Red Coat. No 4x02, ela só falou de Ali.

Quando ela contou para Aria sobre as novidades do caso Wilden, e falou do sapato, ela comentou "marcas de sapato de salto alto. Sapatos que Alison usaria." Primeiro, Mona se assusta ao ver Ali em carne e osso; depois, sugere que ela matou Wilden. Lembrando que Mona tem os diários de Ali, a associação de Ali com o sapato não deve ter sido a toa. 

Não podemos deixar de comentar que estamos amando ver Hanna e Mona amigas, os looks dela e suas caras e bocas no meio das meninas. A gente não aguentava mais vê-la de camisola e moletom!

Toby

A vida dos ex-As não está nada fácil. Diferente de Mona, aparentemente, Toby não incomoda tanto as meninas. O pobrezinho está sofrendo com as descobertas sobre a morte de sua mãe. Quanto a Toby, já fomos apresentados ao seu drama nessa temporada. Sua mãe era paciente no Radley e se matou. Depois de ler os registros do Radley, ele tem certeza que muita coisa não se encaixa com o que ele sabe. Como Toby, Marion, -A e Radley estão conectados, não temos a me-nor ideia, mas vamos por mais lenha na fogueira e meter E.Lamb nessa confusão. Lembram dele? Será que o enfermeiro do Radley, que disse que o único Toby que ele conheceu não se parecia em absolutamente nada com o Toby que Spencer conhecia, tem alguma coisa a ver com isso?

Uma observação: só depois que Toby confessou que moveu o furgão que a gente se tocou que existia apenas um covil móvel. A gente sempre achou que cada -A (Mona/Toby) tinha o seu.

Spencer

Quem mais estava com saudade de ver Spence quebrando a cabeça para resolver um problema? Amamos ver Hanna inconformada ao ser proibida de comer seu nugget enquato Spencer refazia a geografia da pousada com os petiscos. (Assim como amamos ver as meninas reunidas falando sobre -A!) E se é para a velha Spencer voltar com tudo, nada melhor que um fracasso acadêmico para atormentá-la. 

Recusada pela UP, ela foi pedir ajuda para Ezra, antecipando a tempestade que vai se formar quando os Hastings souberem a notícia. Nos livros, Spencer + UP = confusão. Diferente dos livros, o adicional para essa equação bombar não atende pelo nome de Kelsey, Phineas, Harper, Reefer ou brownies; mas sim, Ezra. Será que é aqui que vamos ver os spoilers que dizem que o professor vai se aproximar de uma das meninas? Ele super se dispôs a ajudá-la, mas ela já estressou com o primeiro conselho dele. 

Sobre a UP. No 3x09, durante uma conversa com Aria no Brew, Spencer estava com tudo pronto para se inscrever no programa de admissão antecipada da universidade. Spencer comenta que, naquele momento, sua única preocupação deveria ser com a universidade; mas -A não dava trégua. Spencer estava preocupada porque o prazo para as inscrições estava terminando. 

Durante a conversa, CeCe aparece no Brew e Spencer fala sobre a inscrição.

Diante do nervosismo de Spencer, CeCe fala que tem um amigo que trabalha na UP e se oferece para agilizar a inscrição. CeCe falou que esse amigo estaria na festa dos Kahn e chamou as meninas para ir na festa com ela. Segundo CeCe, ela não estava com saco pra festa; mas como o amigo da UP estaria lá, ela poderia fazer esse sacrifício em nome de Spencer.  

Spencer leva a inscrição na festa e entrega para CeCe que, após sumir por um tempo, volta e conta que o tal amigo já estava com a inscrição. Claro que quando Spencer perguntou quem era o amigo, ele já tinha ido embora. E ninguém falou mais nada sobre a UP. 

Nos livros, -A manda uma carta em nome da UP para Spencer comunicando um equívoco no processo de admissão. No final, ela recebe uma ligação da UP para ser avisada sobre um jantar de confraternização com os novos alunos. Após a ligação, ela percebe que -A era o autor da carta. Um detalhe importante aqui: quando recebe a ligação da UP, Spencer fala sobre a carta e a pessoa que está na linha avisa que a UP não entra em contato com os calouros através de cartas. Tudo isso é no #10 - cap. 36

Voltando para a série. Spencer não foi aceita na UP e, imediatamente, surgiu o nome de -A como autor da carta. A história do livro é o principal motivo para essa desconfiança. 

Fizemos esses comentários para deixar registrado o que já aconteceu em relação a UP e que CeCe tem participação nessa história. 

Ezra

Parece que ele ganhou vida própria pós-Aria. Ele mesmo disse no 4x01 "agora eu tenho uma família" e estava na igreja com Maggie que, assim como Malcolm, continua na série.

Aria

Seguindo o conselho de Ezra, ela não perdeu tempo e já conheceu uma pessoa nova, que é Jake, seu professor de luta. Os dois vão ter um caso. 

Duas observações. Lembram que na época que ela fingia que namorava com Holden, Hanna falou que ele era o disfarce de Aria? Para encontrar Ezra, Aria fingia que estava saindo com Holden. Quando Holden apareceu na 3A, falamos que ele só aparecia para alguém usá-lo como desculpa. No 4x02, Aria chega na academia e pergunta por Holden, que segunda ela, foi quem indicou o local. A segunda observação é sobre a estampa da boca vermelha na blusinha dela. Fazia tempo que a série não fazia uma provocação do tipo com Aria. Temos quase certeza que a última vez foi no 3x05, no aniversário da Jenna. Estamos comentando a roupa para apontar mais uma característica do formato antigo de PLL e não para desconfiar dela.

Emily

Se é pra voltar pra a natação, que Emily volte quebrando tudo. Os spoilers informam que Emily vai passar boa parte da temporada pensando na vida pós senior year. Paige, com o cabelo lizíssimo, já garantiu sua vaga em Stanford - e só não mudou pra Califórnia porque precisa se formar - e tem certeza absoluta que Emily também vai conseguir. Mas Emily não tem tanta certeza assim. Ela sabe que precisa fazer um esforço sobre humano nas piscinas e não se saiu nada bem na primeira tentativa. 

Nós estamos adorando as cenas de Emily e Paige. Elas estão mais apaixonadas do que nunca!

Shana

Todo mundo já sabe que ela e Jenna são amigas. Isso mesmo, Jenna. JEN-NA: não finjam que nunca ouviram esse nome! Precisamos falar o que achamos do bate boca dela com Hanna? É muito pedir que elas se desentendam mais vezes? 

Parece que Shana veio pra ficar e começou a por as asinhas de fora. O comportamento de Shana no vestiário lembrou o de Paige quando ela apareceu na primeira temporada. Paige, de franjinha, chegou azucrinando Emily pra conseguir ser a capitã da equipe de natação. Shana, por sua vez, quer a última vaga em Stanford. 

Ela está muito bem informada sobre a vida de Emily e Paige e, pelo visto, não quer seu nome ligado ao de Wilden. De maiô vermelho, arrancou o fone do ouvido de Emily, em uma atitude que não lembra em absolutamente nada a balconista fofoqueira que conhecemos em PDS. 

Não temos certeza se foi no 3x24 que Emily se referiu a Shana como o "mensageiro da morte" ou qualquer coisa assim. Emily explicou que toda vez que Shana vinha falar alguma coisa, nunca era coisa boa. Somando a esse comentário a amizade de Shana com Jenna, temos confusão garantida. 

As Marin

O problema das Marin é Wilden, que vivo ou morto, atormenta as duas. Quando vimos Ashley na cozinha, parecia que ela tinha passado uma eternidade em NY. A impressão foi por causa do hiatus! 

Hanna está neurótica com a possibilidade de Ashley ser a assassina de Wilden e, mesmo após a mãe negar o crime, ela não se acalmou. E com razão. As cenas de Ashley parecem ser o primeiro sinal do rumo - negativo - que sua personagem vai tomar. Super calma, como se estivesse fazendo compras na Quinta Avenida, ela aparece, na penumbra, em pé e tomando vinho. Mesmo quando a luz do quintal queima, ela abre a porta e sai de casa para dar fim na sacola que Hanna achou. 

O spoiler mais comentado sobre Ashley é que ela vai fazer alguma coisa e todos vão odiá-la. Se essa tal coisa foi ter matado Wilden, não achamos isso grave o suficiente para odiá-la. 

Claro que estamos amando Hanna de cabelo comprido e as roupas que ela está usando!

Jessica D.

Parece ser uma regra da família DiLaurentis morar sozinho na casa; e alguma das meninas ter a impressão que tem mais alguém lá dentro. Na análise que fizemos do flashback dela com Ali, comparamos a cena com passagens de Ali´s PLL. Ficamos tão empolgados em ver as semelhanças que ignoramos os reflexos da cena no contexto da série. Então, vamos fazer os comentários aqui.

Super perua - quem não adorou os óculos? - Jessica cuida do jardim quando vê Hanna na rua. A conversa das duas rendeu:

Hanna quis saber se Jessica viu o corpo de Ali. Descontrolada, ela fala que a blusinha amarela foi suficiente para a família reconhecer o corpo. A dúvida quanto a ser ou não ser Ali quem foi enterrada sempre existiu. 

Se Jessica afirmou que a roupa foi suficiente para reconhecer Ali, não tinha necessidade da polícia fazer DNA - segundo ela. Essa foi a primeira dúvida esclarecida. Ali foi enterrada como Ali porque a família reconheceu o corpo por causa da roupa. Ali foi encontrada enterrada no seu quintal, depois de passar um ano apodrecendo no buraco. Claro que seu corpo se descompôs e a blusinha amarela serviu para a sra. D. encerrar seu sofrimento de uma vez por todas - ela não disfarçou a revolta ao reencontrar sua filha morta e reduzida a restos. No entanto, não é porque o corpo apareceu no quintal da vítima é que tinha que ser ela. Se a sra. D. se recusou a fazer o exame é porque ela sabe que alguma coisa ali estava bem errada. E qual seria a justificativa da polícia para concordar com Jessica? 

A decisão de Jessica de proibir o exame nos fez pensar algumas coisas. Jessica estava com medo do DNA do cadáver não bater com o de Ali. Essa preocupação pode ser justificada por dois motivos: o primeiro é que, embora não fosse de Ali, o exame apresentaria, digamos, a genética dos D., revelando que eles tem outra filha. A segunda é que Jessica sabia que o corpo era de outra pessoa. 

Dando sequência ao segundo palpite, só podemos pensar que Jessica sabia que Ali estava sendo ameaçada e ela estava rondando a cena do crime. Depois que Ali foi enterrada, ela a tirou da cova. Porém, era necessário que alguém morresse para que o assassino acreditasse que Ali realmente morreu. Sim, o que acabamos de dizer é que Jessica é a mão ajudante.

Reconhecer um corpo, que ficou enterrado por um ano, apenas pela roupa prova alguma coisa? Será que a polícia concordou em não fazer o DNA porque Ali era a única pessoa desaparecida na cidade? Ou concordou porque foi subornada?

Especulações a parte, a sra. D. explicou como reconheceram Ali, o que não significa que era Ali que estava no caixão. 

Falando em polícia, voltamos para a segunda temporada, quando a autópsia de Ali era assunto. Na época, Garrett e Jenna estavam com a página cinco e o casal era inimigo das meninas. No 2x12, Jenna comenta com ele que Ali "mereceu morrer daquele jeito" e Garrett faz uma cara estranha. O próprio Garrett tinha muito interesse nessa autópsia. Após o flashback do 3x13, temos outra opinião. A reação de Garrett com o comentário de Jenna foi justificada com a revelação de que ela acreditou que ele matou Ali. Segundo ele, depois de ser supostamente morta, Ali ficou mais tempo no quintal. Lembramos dessas coisas porque, após a versão da sra. D., desconfiamos que Garrett sabia que não era Alison que foi encontrada. Ele sabia que outra pessoa foi enterrada no lugar dela e ele queria saber quem era essa pessoa. Se ele não sabia que outra pessoa foi enterrada no lugar de Ali, ele queria saber como ela morreu. 

A viagem para Cape May. Pelo desespero de Ali, ela precisava sair de Rosewood. Não sabemos o motivo, mas sabemos que ela precisava resolver alguma coisa fora da cidade. Não que o problema estivesse fora da cidade; apenas ela tinha que estar. Esse pedido de Ali reforça nossa teoria de que CeCe sempre soube de tudo e que voltou para Rosewood para ajudar Ali a proteger as meninas de -A. CeCe estava em Cape May.

Ali prendendo a respiração. O comentário sobre a cena é um só: ela mostrou que conseguia ficar sem respirar; habilidade que explica como ela conseguiu ficar um tempo enterrada viva. 

Um detalhe que chamou atenção. No começo da cena, quando Jessica pede a opinião de Hanna sobre as flores, antes de Hanna olhar para a janela do segundo andar, parece que alguém está olhando para ela do primeiro andar da casa. A janela que Hanna olhou está fechada com cortina; a do andar de baixo parece não ter cortina, além de ter aquelas divisões de madeira. Vejam:




Tippy

Desde que vimos a sinopse e as fotos do 4x02 ficamos intrigados com a ave. Essa é uma daquelas coisas que a gente vê em PLL e fica tão sem reação que só conseguimos falar: de onde saiu isso?

Comentamos que o leitão roubou as atenções no 4x01, ofuscando tudo e todos. Mas seu sucesso não durou muito. A estrela da vez é Tippy.

O papagaio tagarela ficou amigo de Ali enquanto ela esteve na casa da avó, na Georgia. Jessica não aguentava mais o papagaio e falou para Hanna dar um fim nele. Mesmo cansada de Tippy, Jessica aconselhou Hanna a tomar cuidado com o que falava perto dele porque ele poderia memorizar as frases para assombrá-la no futuro. Com a voz estridente e parecida com a de Ali, Tippy, entre outras coisas, repetia desenfreadamente uma musiquinha, que Spencer percebeu ser o número de um telefone. 

Elas descobriram que o telefone tem o código de York, uma cidade no estado da Pensilvânia. Ali estava no sul quando ligou para o número; ou seja, as cidades ficam em estados diferentes. Mesmo longe de casa, Ali estava em contato com alguém que morava perto de Rosewood. As meninas acham que o telefone é do beach hottie, dúvida que não foi respondida porque -A, sempre um passo a frente, roubou Tippy. 

Se -A tem interesse em Tippy é porque sabe que o papagaio tagarela pode ajudá-lo. 

Sobre as frases de Tippy. A que a gente mais amou foi "sentiu minha falta?", mesma pergunta que Ali fez para Hanna, quando ela estava no hospital, depois de ser atropelada. 

Como se não bastasse matracar histericamente, Tippy parecia saber com quem estava matracando. Ele ofereceu batata doce para Hanna. Temos 99% de certeza que nunca ouvimos essa palavra na série. Várias vezes Hanna apareceu comendo batata frita, sem especificar se era doce. Nos livros, depois que Hanna ficou magérrima, toda vez que ela estava com os nervos à flor da pele, ela se entupia de batata doce - e vomitava em seguida. Depois que Tippy ofereceu a batata, a sra. D comentou que a sogra deve ter comido batata doce até dizer chega durante as férias, por isso ele memorizou. 

Sabemos que estamos meio obsessivos por algumas palavras ditas no episódio, mas temos uma justificativa. Por mais boba que as palavras gazebo e batata doce pareçam, essas duas palavras aparecem nos livros em passagens super importantes, que até agora não foram mostradas na série. O gazebo em si nem chegou a ficar pronto; mas foi por causa dele que cavaram o buraco e foi durante o preenchimento do buraco que os D. decidiram mandar Courtney (Ali, a verdadeira) de volta pra Preserve. O gazebo foi mais uma evidência contra Billy Ford, o pedreiro que foi preso no fim do #7 acusado de matar Ali e Jenna. Billy trabalhou para as duas famílias, logo esteve nas duas cenas do crime. Já a batata doce é associada a Hanna e seu hábito de vomitar. A série nunca escondeu que Hanna era gorda e se transformou; porém, a série nunca mostrou como ela se transformou. É por causa dessas associações que fizemos esse carnaval com as palavras. 

Tippy também falou "eu não posso voltar" e alguma frase com a palavra "bermuda", que deve ter sido o motivo das meninas desconfiarem que o telefone é do beach hottie. 

Abaixo, um vídeo com todas as cenas de Tippy:




A cena final dispensa comentários. 





4 comentários:

  1. Vocês perceberam no 04x01, quando a Emily foi visitar a Mrs. D. e quando elas subiram no quarto de Ali, havia um quadro lá em cima da cama, de um desenho de uma garota loira, mas só que ela estava partida em duas, como se fosse uma dica sobra as gêmeas, vocês chegaram a perceber?

    ResponderExcluir
  2. Sim!! Comentamos sobre o quadro no post da Análise do 4x01!!

    ResponderExcluir
  3. Na verdade Spencer se inscreve e aprovada na Princeton nos livros e não na UP como na série.

    ResponderExcluir
  4. Sim,nos equivocamos. Apesar das iniciais serem as mesmas, as universidades não são. Vamos corrigir os posts. Obrigado!!

    ResponderExcluir