expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass' oncontextmenu='return false' ondragstart='return false' onkeydown='return checartecla(event)' onselectstart='return false'>

sábado, 15 de dezembro de 2012

1ª ed. Livro vs Série: O Sanatório Radley


A fase 3B de PLL promete. Um dos lugares fundamentais para o desenrolar da história vai ganhar mais destaque quando a temporada de inverno começar. 

Depois de abrigar Mona, o sanatório Radley se prepara para receber uma nova paciente, um tanto quanto surpreendente. Spencer vai passar uma temporada no sanatório para se recuperar do choque após descobrir que Toby está no ATeam.

A estada de Spencer não deve ser das piores, afinal, Wren está trabalhando lá e no momento em que ela descobrir que foi enganada por Toby, é mais do que bem vinda a presença de um ex, não acham?

Desconfio que, com a chegada de Spencer no Radley, a história dos livros vai se repetir. Pode ser assim: ela vai encontrar os registros do sanatório e descobrir que Jason foi presença constante lá por um longo tempo.

Já que esse sanatório promete causar, vamos relembrar como o Radley movimentou os livros e a série. Peguem seus crachás, assinem o livro de visitas e lá vamos nós! 

Nos livros:

O Radley era, originalmente, um orfanato chamado GC Radley Retreat e foi fundado em 1897, como um abrigo para crianças com problemas mentais.

Quando tinha oito anos de idade, Courtney tentou afogar Alison na piscina da casa dos DiLaurentis, em Connecticut, alegando que ela não merecia ser Alison. Os DiLaurentis decidiram internar Courtney no Radley e se mudaram para Rosewood.

Na nova cidade, a família se apresentou com apenas dois filhos, Jason e Ali. Quando Courtney os visitava, ela ficava trancafiada dentro de casa para que sua existência não fosse revelada.

A gêmea maluca ficou no Radley durante três anos, até que a instituição foi fechada. Courtney iria para outra clínica, a Preserve at Addison-Stevens, na cidade de Delaware, próxima a Rosewood. No fim de semana em que ser ia transferida, executou o plano para mandar Alison no seu lugar.

Anos mais tarde, o Radley passou por uma reforma e se transformou em um luxuoso hotel. Para a festa de inauguração, os donos chamaram a família de Isaac para organizar o buffet e as obras de Ella foram expostas no saguão. 

O Radley é citado pela primeira vez no livro #6. Apesar de ter sido o lar de Courtney durante anos, não há relatos de sua passagem por lá. Foi a clínica Preserve que ganhou mais destaque
Quando Hanna é internada lá, ela conhece Iris e é ela quem nos apresenta Courtney como sua antiga companheira de quarto.

Mais sobre o Radley:
  • A localização do Radley não é especificada, é descrita apenas como fora de Rosewood;
  • Apesar de as reformas estarem incompletas, a inauguração do hotel é feita mesmo assim. O segundo andar ainda não foi reformado e isso não impede a inauguração acontecer;
  • O Radley se torna um hotel de luxo. Tem um lago perto do gramado, uma academia, lustres sofisticados, um salão de festas e um spa. O tema da festa de abertura é o Palácio de Versalhes;
  • Emily entra, sem querer, no segundo andar do Radley. Ela descobre uma sala de arquivos com vários livros de registro em que o nome de Jason aparece. A última data de registro com o nome dele é o fim de semana após o início do sexto ano, época em que Courtney assumiu o lugar de Ali;
  • Durante a festa de inauguração, Maya diz a Emily que conhece várias história sobre as crianças do Radley: algumas delas se mataram se jogando da varanda e um dos pacientes assassinou uma enfermeira;
  • Jason surta quando Aria o convida para a inauguração do Hotel Radley.


Na série:


No episódio The First Secret (2x13) foi quando ficamos sabendo que o sanatório também fazia parte da série. Enquanto as Liars e Ali caminham pelas ruas de Rosewood, elas passam em frente a uma casa abandonada e desconfiam que alguém está lá dentro. Elas perceberam algo estranho na casa mas não notam o carro do sanatório estacionado na outra calçada.

Em Unmasked (2x25), Mona é internada no Radley, após ser diagnosticada com problemas mentais na noite em que revela ser a primeira -A. Na mesma cena em que vimos Mona com a roupa do sanatório, vimos também quem foi a primeira pessoa que a visitou. Ou melhor, vimos apenas a cor do casaco da primeira visita, que era vermelho.

Durante a fase 3A, o Radley foi a nova casa de Mona. Com bem mais destaque do que nos livros, o sanatório foi o cenário de uma das melhores cenas da summer season, durante Crazy (3x07), em que Hanna e Aria fazem plantão no Radley para interrogar Mona até que ela solte qualquer coisa que as ajude a lidar com o novo -A.

Mona dispara várias frases desconexas - que depois descobrimos que não eram tão desconexas assim -, alfineta Aria, constrói um castelo de cartas e com tudo isso deixa bem claro o que todo mundo já sabia: sua loucura não passa de um puro, e conveniente, teatro. E nós adoramos tudo isso!

Também foi no Radley que apareceu pela primeira vez o misterioso casaco vermelho - sem ser Vivian que o vestia; foi lá que as cartas de baralho começaram a despertar desconfiança; foi lá que descobrimos que existe uma conexão entre Mona e Lucas; foi lá que Wren se aproximou de Hanna e, por fim, foi na frente do sanatório que descobrimos que Toby está no time.

Janel Parrish (Mona) disse que o Radley vai desempenhar um importante papel na 3B. Como dissemos no começo do post, Spencer será a nova paciente e desconfio que a história dos livros vai ser adaptada. Adorei ver o Radley como cenário na série, ainda mais com Mona aprontando lá dentro.

Mais sobre o Radley:
  • Hanna começou a 3A visitando Mona secretamente e com outro nome até ser flagrada por Wren. Quando as Liars voltam a ser ameaçadas por -A, Hanna revela que tem visitado Mona e que ela não abre a boca. Foi só depois de Hanna quebrar tudo que Mona resolveu falar;
  • Hanna contou para Caleb que estava visitando Mona e os dois se espantam ao ver Lucas no Radley;
  • Caleb visita Mona e ela finge um ataque histérico quando ele diz que sabe muito bem que ela está rindo da cara de todo mundo se fingindo de louca;
  • Wren está trabalhando como voluntário no Radley;
  • Aria visitou Mona mas não conseguiu fazer com que ela falasse. Foi preciso Hanna estar junto com ela para Mona dar algumas pistas;
  • Mona conseguiu dar uma escapadinha em The Lady Killer (3x12), usando uma roupa de enfermeira;
  • Em This Is A Dark Ride (3x13), Mona recebeu a visita de um encapuzado e vimos seu macabro projeto de arte de Halloween  embaixo dos lençóis de sua cama.

Melhores cenas:


Um comentário:

  1. A pessoa que tava com Hanna era Alison, usando aquela máscara!

    ResponderExcluir