expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass' oncontextmenu='return false' ondragstart='return false' onkeydown='return checartecla(event)' onselectstart='return false'>

terça-feira, 4 de setembro de 2012

Review 3x12 The Lady Killer

Anunciado com grande estardalhaço, The Betrayal foi o grande acontecimento da Summer Finale. De todas as pessoas que estavam na lista de aposta, Paige foi apontada como a mais provável traidora. A affair de Emily voltou, foi a festa de Jenna e deu um certo vexame por causa da droga que tinha no frasco de Emily. Isso deixou as duas em uma situação meio delicada, ainda mais quando Paige contou que esteve com Emily naquela noite. Mas logo elas se acertaram e Emily voltou a sorrir.

PigSkin já sentia algo por Emily há muito tempo e, por causa disso, se envolveu em uma briga com Ali. CeCe contou para Spencer da inimizade entre as duas, Emily ignorou a preocupação da amiga e, para piorar, as meninas encontraram o brinco que estava no caixão de Ali dentro da bolsa de Paige.

Como se tudo o que elas sabiam não fosse o bastante, Jenna aconselha Emily a tomar muito cuidado com quem ela estava andando.

O episódio começa com Hanna, Spencer e Aria isoladas da cena de um crime por uma faixa amarela. Do outro lado Paige, com um ar atordoado, conversa com os policiais e Emily confirma que conhecia as duas pessoas que estavam sob os cuidados do resgate. 

Com a chegada do julgamento de Garrett e pelo clima desconfortável com as amigas, Emily aceita o convite de Nate para passar o final de semana em uma cabana na Pedra do Farol. As outras Liars recebem uma mensagem de -A marcando um encontro no túmulo de Ali para que elas devolvessem a bolsa de Maya. Caso contrário, algo de ruim aconteceria com Emily. Dessa vez, as meninas contaram com a ajuda de Caleb no plano contra -A.

Na cabana, Emily recebe uma ligação de uma voz misteriosa dizendo que ela tinha um minuto para sair de lá. Preocupada, ela mexe na mala de Nate e acha uma carta escrita por Maya e que ela deveria ter recebido. Nate retorna e Emily dá a desculpa que precisa de um pouco de ar fresco e sai sozinha para a floresta.

Mas logo Nate a surpreende e começa a revelar suas verdadeiras intenções. Como já suspeitávamos, ele não era primo de Maya mas sim o namorado que ficou obcecado por ela. Por ter sido trocado por Emily, Lindon James (seu verdadeiro nome) quer vingança e para isso vai matar Paige na frente de Emily para que ela sofra tanto quanto ele sofreu. Amordaçada, Paige está trancafiada em um armário aguardando James concluir sua vingança. 

Enquanto isso as outras Liars aguardam a chegada de -A no cemitério. Caleb está escondido para ajudá-las mas logo desconfia que Paige nunca mandou mensagem nenhuma para elas e toma outra direção. As meninas ficam preocupadas com Emily e vão até a cabana.

Nate ouve as meninas chegando, se descuida e Emily consegue fugir. Quando as Liars entram na cabana, não encontram ninguém. Emily vai até o farol, Nate a encontra, os dois travam uma luta corporal, que termina com Nate esfaqueado no chão. De repente Caleb surge, deixa a arma em cima de uma mesa e abraça Emily.

Do lado de fora do farol, ouvimos o barulho de um tiro. Em seguida, vemos a primeira cena do episódio, com a chegada da polícia e do resgate. Emily está aflita porque Caleb levou um tiro, Nate está morto e as meninas desesperadas porque não sabem de nada.

Essa ideia de mostrar as 48 horas que antecederam esse fim trágico fez com o episódio mantivesse um clima de tensão por mais de trinta minutos. Paige ameaça Spencer se ela continuar se intrometendo na relação dela com Emily. Caleb aparece com uma arma na casa de Hanna e deixa dúvidas da sua real intenção, apesar de ter falado que queria justiça pelo acidente de carro que -A envolveu sua mãe. Também iríamos saber quem matou Maya e, claro, o traidor.

O próprio nome do episódio tem duplo sentido: O Assassino da Dama ou seria a Dama Assassina? A "dama" morta é Maya mas quem é a dama assassina?

Paralelo a esse conflito Liars vs Paige, acontece umas das melhores cenas do episódio: a triunfal saída de Mona vestida de enfermeira do Radley. Em ritmo de rock´n´roll, ela sai do sanatório direto para o covil do ATeam. E como prometido, dois encapuzados em uma mesma cena. 

E no meio de tanta tensão, Toby retornou para dar conforto a Spencer e levá-la para a cama. 

Essa finale parece ter sido feita seguindo a mesma linha dos episódio anteriores: criar e resolver os problemas dentro de um único episódio. Se possível, dar uma resposta. E deixar muitas dúvidas no ar.

Apesar de um dos escritores ter afirmado que "definitivamente Nate matou Maya", isso não ficou explícito. Momento nenhum Nate confessou o crime, mas depois de revelar sua verdadeira personalidade isso não é algo impossível. As falas de Mona no final, quando volta para o Radley, dão a entender que, se ela soubesse que Nate teria esse surto, ela não precisaria ter saído de lá. A intenção do ATeam era colocar o celular de Maya na bolsa de Paige para que ela fosse incriminada e Garrett inocentado. 

Mas com a conversa que Nate teve com Emily, e pelo que ele pretendia fazer com Paige, a polícia o considerou culpado e Garrett foi solto. No hospital, as meninas recebem uma ligação de -A falando que deve uma para Emily no exato momento em que Veronica anuncia que seu cliente foi inocentado. Garrett lança um risinho sínico e as meninas ficam sem reação. Por causa dessa cena, eu acho que o ATeam matou Maya.

Há também a dúvida do que aconteceu no farol após a chegada de Caleb. Emily esfaqueou Nate sem querer, mas será que uma única facada na barriga poderia causar sua morte? Caleb levou um tiro, mas não sabemos quem foi o autor do disparo. 

Quando o policial faz perguntas para Emily, ela diz que precisa das amigas no momento e seu olhar para Hanna  deixou dúvida se ela estava triste porque o namorado da amiga ficou ferido ou  porque tinha algo (não muito legal) para contar.

Claro que a grande cena foi a última, em que Toby se revela como o traidor. No último minuto do episódio, após acompanhar Mona até o Radley, ele se vira para a câmera e se confirma como membro do ATeam. Se a proposta foi chocar todo mundo com essa revelação, com toda certeza eles conseguiram. Toby como -A já tinha aparecido encapuzado em uma cena e deixar a revelação de quem seria o traidor para o último minuto e não sendo desmascarado, mas sim agindo, foi sensacional. Ainda mais essa revelação ter acontecido algumas horas depois Toby e Spencer terem ido para a cama pela primeira vez.



Nenhum comentário:

Postar um comentário