expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass' oncontextmenu='return false' ondragstart='return false' onkeydown='return checartecla(event)' onselectstart='return false'>

sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Análise do Diário de Ali

Antes de ler a análise do Diário de Ali, eu aconselho a leitura de Perigosas e depois do Diário, pois fica muito mais interessante, após saber de toda a complexa troca das gêmeas, ler o relato de Courtney se passando por Ali e explicando como ela se aproximou e decretou a amizade eterna com as quatro Pretty Little Liars.


Spencer, Emily, Aria e Hanna: escolhidas por Courtney para serem melhores amigas de Ali


Publicado após o lançamento do oitavo livro da saga, Wanted/Perigosas, nos EUA, o diário de Ali revela detalhes de como foi a primeira vez que as Liars tiveram contato com a sua futura melhor amiga para sempre

No livro, as meninas se lembram do dia em que procuravam pelo pedaço da bandeira da gincana da Cápsula do Tempo no quintal dos DiLaurentis e de repente o impossível aconteceu: a própria Ali D, em carne, osso e saindo pela porta dos fundos, dirigiu a palavra a Emily, Spencer, Hanna e Aria

Uma cena que não saiu da cabeça de nenhuma delas. Uma cena que as quatro custaram a entender e a acreditar, mesmo depois de terem se tornado as quatro fiéis seguidores de Ali, desfilando com ela por todas as ruas de Rosewood e pelos corredores do Rosewood Day.

No livro, as meninas não só não se esquecem dessa aproximação, como ainda ficam com dúvidas sobre uma mudança repentina no comportamento de Ali naquela manhã. Em um minuto ela foi seca e hostil. No outro, seus lábios em formato de coração abriram um dos sorrisos mais sinceros que todas elas já tinham visto.

Mas, na cabana em Poconos, no final trágico de Perigosas, as Liars descobrem que nunca foram amigas da verdadeira Alison DiLaurentis, mas sim de sua irmã gêmea maluca, Courtney DiLaurentis. Foi um choque para as quatro, pois Ali deixou bem claro que jamais, em hipótese alguma, andaria com meninas tão perdedoras como elas. Elas jamais seriam como Naomi e Raley. Courtney pagou com a vida e as meninas pagariam na mesma moeda, mas já sabemos que as Liars sobreviveram e Ali se tornou uma nuvem de fumaça.

Também sabemos que Courtney estava internada no sanatório Radley e fazia visitas regulares a casa da família. Courtney imitava Ali e repetia exaustivamente que era a irmã. Uma obsessão doentia. As gêmeas eram tão idênticas que cada uma usava um anel com as iniciais dos seus nomes  (A & C) para serem identificadas  Não era fácil para a família ver Courtney imitando a irmã.

Quando as Liars se lembram do dia em que conheceram Ali, elas se recordam de ouvir Jason falando dentro da casa: "Você sabe que eles odeiam quando você faz isso.". Era um aviso do irmão mais velho para que Courtney parasse de remedar Ali.

O diário de Ali, na verdade, foi escrito por Courtney. É ela quem escreve se passando pela irmã contando como foi que ela tomou conhecimento das Liars e tratou de por em prática seu audacioso plano de trocar os anéis e conseguir que Alison fosse internada e ela pudesse ter a vida que sempre quis.

Courtney observa as meninas pela janela e sabe que elas não são amigas entre si e nem fazem parte da turma popular da escola. Inteligente que só ela, logo percebeu a oportunidade de unir quatro excluídas que, como ela mesma diz, iriam amar cega e absolutamente tudo o que ela fizesse.

Sabendo que as meninas procuravam pela Cápsula do Tempo, tratou logo de avisar que alguém roubou seu pedaço para que pudesse entretê-las no quintal. Chamou Spencer pelo nome para deixá-las ainda mais atordoadas ao mostrar que Ali D. sabia o nome de alguma delas. Era algo surreal.

Courtney sabia que estava na hora de voltar para a clínica. Então, tratou logo de se reunir com as meninas e de se comportar da forma mais natural possível no momento em que seus pais fossem sair com o carro. Ela vê a tristeza dos pais ao saírem com o Mercedez champagne levando, no banco de trás, a filha maluca que repete descontroladamente que é a irmã. Para personificar da maneira mais perfeita possível a irmã lúcida, Courtney fica com as novas amigas no quintal e dá um adeus de longe. Quando o carro da família desaparece da rua, ela contém sua felicidade e logo vai para o quarto de Ali, para começar a viver a vida da irmã. Como ela mesma escreveu, ela tinha uma tonelada de planos para por em prática, tinha quatro novas seguidoras, descartou Naomi e Riley e já mostrava seu interesse por Ian.

No livro, as Liars, ao relembrarem desse episódio, se questionam que se tivessem prestado atenção no carro dos DiLaurentis teriam visto uma menina loira sentada no banco de trás. Courtney foi maléfica e genial em seu plano. Claro que Naomi e Railey saberiam  que ela era Courtney. Por isso ela tratou de se unir a quatro meninas esquisitas e isoladas que iriam garantir fidelidade a ela por Ali D. terem as tirado do anonimato. E sendo vista ao lado delas, as antigas amigas de Ali, com toda certeza, as desprezariam, permitindo que as cinco reinassem absolutas sem que ninguém pudesse saber o que realmente estava acontecendo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário