expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass' oncontextmenu='return false' ondragstart='return false' onkeydown='return checartecla(event)' onselectstart='return false'>

terça-feira, 19 de agosto de 2014

Bethany é irmã de Wren + Wren é -A/Parte IV

Na quarta parte da teoria, vamos destacar situações aleatórias que colaboram para nossa desconfiança.

O mistério da letra T

Nesse Tumblr, comentamos o mistério envolvendo a letra T escrita em maiúsculo. Nossa conclusão foi que a letra sempre apareceu em destaque quando o assunto era a garota morta no lugar de Alison, que agora sabemos que é Bethany Young. Revendo o Tumblr e as mensagens em que a letra aparece em destaque, refizemos nossa conclusão. A letra T em maiúsculo apareceu, na maioria das vezes, em mensagens e situações em que o assunto era Bethany, mas também apareceu em mensagens que não faziam referência direta ao assunto e mensagens que não tinham nada a ver com o assunto. Quando fizemos o Tumblr, esse detalhe passou despercebido. Exemplo: no 3x19, a mensagem que -A riscou nas lentes do óculos de Spencer está com a letra T em maiúsculo mas não faz referência a Bethany. No 4x10, a mensagem que Toby recebe assinada por -A, junto com a partitura da música Any Time está com a letra T em maiúsculo. No 5x08, a mensagem que -A deixou para Alison na partitura de outra música, está com a letra T em maiúsculo. Considerando essas situações e nossa primeira conclusão, a letra T aparece em maiúsculo quando o assunto é Bethany E quando é escrita por alguém ligado a ela.

A música Any Time, dr. Palmer e Marion

No 4x09, -A aparece tocando a música Any Time no piano. No 4x10, Toby recebe a partitura da música com um bilhetinho de -A, sugerindo que ele deixe E. Lamb em paz e vá atrás de Palmer. A mensagem estava com a letra T em maiúsculo. Toby e Spencer visitam Palmer que, no início, está lúcido, mas logo começa a delirar. Falando nada com nada, Palmer irrita Toby, o que faz Spencer tomar uma atitude tão viajante quanto as falas do dr. Spencer começa a tocar Any Time no piano para se passar por Marion. Deu certo. Palmer conversa com Spencer como se ela fosse Marion. Palmer pergunta se Toby vai visitá-la e elogia sua performance no piano. Toby fica sabendo que Any Time era a música favorita de sua mãe.

Não é porquê Any Time é a música favorita de Marion que só ela sabia tocar. -A e Spencer, assim como Alison/4x10, se saíram muito bem ao tocarem a música no piano.

O flashback do 4x10

Spencer conseguiu confundir Palmer ao se passar por Marion tocando Any Time. Delirando, o dr. não respondeu se a loira perigosa era CeCe, mas pediu para a sra. DiLaurentis ir até seu escritório/4x10. O delírio de Palmer fez Spencer concluir que a loira perigosa era a sra. D. Na 4B, entendemos porquê Palmer citou a sra. D. Ela trabalhava no Radley na mesma época que Palmer, que é a mesma época que Marion foi paciente do sanatório. O que não entendemos até hoje foi o real objetivo da resposta da sra. D. para a pergunta de Spencer.

Após conversar com Palmer, Spencer precisava confirmar se a sra. D. o conhecia. Spencer contou a história para Hanna e Emily, que estava morando com a sra. D. A única maneira delas tirarem a história a limpo era conversando com a sra. D. Emily se recusou a perguntar qualquer coisa e foi trabalhar, deixando Spencer e Hanna no quarto de Ali. Quando elas estavam indo embora, encontraram a sra. D. na sala. Spencer, então, perguntou se ela conhecia Palmer. A sra. D. comentou que o nome não era estranho e questionou a curiosidade de Spencer, que falou a verdade. Spencer contou que Palmer citou o nome da sra. D., sem especificar as circunstâncias, detalhe que não impediu a sra. D. de dar continuidade na conversa. Spencer perguntou se a sra. D. foi paciente de Palmer. Ela negou. Hanna perguntou se Alison foi paciente de Palmer. A sra. D. disse que não. Por fim, a sra. D. contou que conhecia Palmer por causa do dia em que CeCe baixou no Radley se passando por Alison, implorando para ser internada. A baixaria resultou num esporro da sra. D. em Alison, que quase ficou sem os dedos por conta da histeria da mãe ao chegar em casa. Alison estava tocando Any Time no piano quando a sra. D. surgiu na sala, explicando o que tinha acontecido. Aos berros, a sra. D. decretou que Alison estava proibida de continuar andando com CeCe, que estava proibida de por os pés na casa da família. A lembrança da sra. D. revelou que Alison e CeCe tinham o hábito de se passar uma pela outra.

Toda vez que falamos sobre essa cena, nosso comentário é o mesmo. Spencer perguntou sobre A e a sra. D. respondeu sobre Z. A dúvida de Spencer era se a sra. D. conhecia Palmer. Normal a sra. D. questionar o motivo da curiosidade e a normalidade da conversa terminou aqui. Spencer simplesmente respondeu que estava curiosa porquê Palmer mencionou o nome da sra. D., que não demonstrou o menor interesse em saber porquê raios seu nome surgiu em uma conversa de Spencer com um médico esclerosado. A pergunta era se a sra. D. conhecia Palmer. Apenas isso. Bastava a sra. D. responder sim ou não. O que não aconteceu. Sabê-se lá porquê, Spencer perguntou se a sra. D. foi paciente de Palmer. Sabê-se menos ainda o que fez Hanna questionar se Alison foi paciente do dr. Diante da negativa da sra. D., de que nem mãe nem filha foram pacientes de Palmer, a resposta para a dúvida de Spencer foi que a sra. D. conhecia Palmer por causa da baixaria de CeCe. Na época do 4x10, a lembrança da sra. D. estava contextualizada, já que CeCe era a suspeita número um de ser tudo. Mesmo assim, a resposta continua soando estranha e não temos dúvidas de que a lembrança da sra. D. teve como objetivo revelar algo além da amizade tóxica entre Alison e CeCe.

Como dissemos, a resposta fez sentido apenas na época do 4x10. Para o contexto em que a série estava, a lembrança da sra. D. serviu para confirmar o que as meninas tinham certeza; que CeCe era tudo. Ignorando o contexto da época, a lembrança da sra. D. vai muito além disso.

Começando por um detalhe que nem prestamos atenção quando vimos o episódio. Após voltar do Radley, a sra. D. excomunga CeCe, decretando que não quer vê-la nem pintada de ouro. Mas CeCe não era namorada de Jason? CeCe não passou o verão em Cape com os D., chegando a ficar presa no congestionamento no carro deles? CeCe não terminou com Jason um dia depois que Alison sumiu? Se a sra. D. abominava CeCe tanto quanto disse, tem alguma coisa errada nessa história. A não ser que a sra. D. deu aquele chilique e depois voltou atrás. Se CeCe era tóxica para Alison, como foi que ela continuou ligada aos D. depois da baixaria no Radley? Será que tudo que a sra. D. falou era verdade?

Ignorando a utilidade da lembrança no contexto do 4x10 e considerando tudo que vimos sobre CeCe, Alison, sra. D., Radley, Marion, Any Time, Bethany e Palmer, acreditamos que a resposta da sra. D. teve como real objetivo mostrar que Alison e CeCe frequentavam o Radley na época que a sra. D. trabalhava lá, que era a mesma época que Marion estava internada sob os cuidados de Palmer. Se os desenhos de Bethany representam o que ela VIU no Radley, então ela era paciente do sanatório na mesma que aconteceu tudo que citamos no parágrafo anterior.

Assim, o real objetivo do flashback do 4x10 foi mostrar que Alison e CeCe frequentavam o Radley, que as duas trocavam de personalidade, que CeCe deu baixaria uma vez, que Alison sabia tocar Any Time e que Marion e Bethany estavam no sanatório quando Palmer era lúcido.

O segundo velório de Alison

No 3x01, naquela noite, -A violou a sepultura de Alison e roubou seus restos mortais. No 3x03, vimos um saco funerário dividir espaço com uma garrafa de vodka no refrigerador de -A. No 3x04, Jason sai espalhando anúncios por Rosewood, oferecendo U$50 mil pelos restos da irmã. No 3x13, Noel e Toby se empurram e quebram uma caixa de bebida cheia de gelo no GT. No meio do gelo, novamente dividindo espaço com bebidas, um saco funerário choca todos que estavam no vagão. No 3x18, Jason vê as meninas e anuncia que os restos de Ali foram encontrados, sem explicar como. Jason fala para as meninas que os D. vão fazer um segundo funeral para Alison no mausoléu e que, após seus pais velarem a filha pela segunda vez, elas podem ir se despedir da amiga pela segunda vez. Mesmo sem explicar como os restos foram encontrados, Jason ressalta que os suvenires que foram enterrados com Alison continuam desaparecidos e que a polícia acredita que o lunático que violou o túmulo de Alison está com eles. Segundo Jason, o paradeiro dos suvenires podem revelar a identidade de quem roubou os restos de Ali. No 4x13, Alison aparece para as amigas confirmando que nunca morreu, muito menos que foi velada duas vezes, e que não eram seus os restos mortais roubados de seu caixão. No 5x05, a polícia anuncia que a garota morta como Alison DiLaurentis é Bethany Young, de dezessete anos, paciente fugitiva do Radley. Bethany fugiu do Radley na noite em que Alison desapareceu e acabou morta e enterrada como ela. 

Parte dessa confusão foi explicada por Alison, que se livrou da cova com a ajuda de Grunwald; o que é apenas um pequeno detalhe diante das barbaridades que envolveram os restos de Bethany. Primeiro: como os restos foram recuperados por Jason? Pelo que vimos, Jason recuperou os restos no GT. Segundo ele, a polícia soube da recuperação e continuaria investigando. Agradecemos a colaboração da polícia e o empenho de Jason, mas queremos saber: se o saco funerário do GT era realmente dos restos de Bethany, e Jason ficou com o saco, foi ele mesmo quem entregou os restos para a polícia? Nesse caso, a polícia nunca quis saber como Jason recuperou os restos? Pulando do 3x18 para o 5x05, como foi que a polícia descobriu que o corpo era de Bethany? Acreditando que Bethany fugiu do Radley na noite em que Alison desapareceu e que ela FOI MORTA NA MESMA NOITE, Bethany deve ter sido dada como pessoa desaparecida. Após a confirmação de que Alison nunca morreu, como foi que a polícia chegou até a identidade de Bethany? Quando os restos foram recuperados, qual procedimento foi feito para confirmar que eram de Alison?

Alguma coisa está errada com Alison

Em vários posts, especulamos que Alison planejava morrer há tempos. Explicamos os motivos que nos levaram a essa desconfiança SEMPRE considerando que Alison escolheu a noite do celeiro para por seu plano em prática. Independente da veracidade da versão de Alison sobre o celeiro, toda vez que comentamos essa desconfiança, partimos do princípio de que Alison escolheu a noite do celeiro para dar um basta em seus problemas, fosse -A ou qualquer outra coisa. Depois do 5x06, mudamos nossa opinião. Diferente da nossa primeira conclusão, de que Alison REALMENTE planejou desaparecer na noite do celeiro, depois do 5x06 acreditamos que Alison estava se preparando para desaparecer CASO FOSSE NECESSÁRIO. ELA NÃO MORREU NA NOITE DO CELEIRO PORQUÊ ELA QUIS. ELA MORREU PORQUÊ FOI OBRIGADA A MORRER. 

Chegamos a esse segunda conclusão quando vimos Alison se preparando para fugir no 5x06. Diferente do que fez no 4x24, Alison não foi embora de Rosewood APENAS VESTIDA de Vivian, com uma mão na frente e outra atrás. Alison deixou o Lost levando uma mala com roupas que Mona comprou, sem mencionar dinheiro e mostrar documentos falsos. Alison foi obrigada a desaparecer dessa maneira porquê alguém a queria morta. O que estamos querendo dizer é que Alison tinha tudo preparado para desaparecer caso fosse necessário. Ela não contava que seria obrigada a fazer isso na noite do celeiro. Alison foi pega de surpresa pela pessoa que a apedrejou. Por que desconfiamos disso? Porquê, no 5x06, vimos Alison pegando documentos de Vivian e dinheiro que estavam escondidos em seu quarto. Muito bem escondidos, o que nos faz acreditar que aquelas coisas estavam guardadas desde a época em que Alison estava viva

E o que isso tem a ver com a teoria? Considerando que Alison se preparou para fugir caso fosse necessário, o motivo dessa prevenção não era -A. Se não era -A, era o que? Não fazemos a menor ideia. Se não fazem ideia, por que falam isso? Porquê foi isso que Alison disse para Hanna no hospital, que ela se meteu em uma confusão mais complicada que álgebra. Não acreditamos que -A era tão complicado assim. Alison contou para Hanna que falar a verdade para a pessoa errada na hora, fez ela terminar onde estava. Podemos considerar que a tal verdade tenha sido Alison jogar na cara de metade de Rosewood que ela tinha os vídeos. No meio de tanto bate boca, acabou que ela falou a verdade para a pessoa errada e por isso morreu, o que faz sentido. Mas não acreditamos que foi isso. -A deixou bem claro que daquela noite Alison não passava. -A ia matar Alison de qualquer jeito. Se Alison falou para Hanna que falar a verdade... foi o motivo dela estar onde estava, é PORQUÊ ELA SABIA O QUE ELA FALOU E PARA QUEM ELA FALOU. No 4x24, Alison peitou meio mundo, ameaçando divulgar os vídeos SEM QUESTIONAR OS MOTIVOS DOS SUSPEITOS A QUEREREM MORTA. Os suspeitos de Alison eram pessoas que ela tinha algum problema. Ela própria falou isso. 

Ainda não ficou claro, podem ser mais objetivos? Podemos. Alison tinha uma lista de suspeitos de serem -A baseada no que ela aprontou com cada pessoa. ELA SABIA QUEM TINHA MOTIVOS PARA ODIÁ-LA. Aqui entra a justificativa que Alison deu para Hanna. Do jeito que Alison falou, ela só foi perceber a burrada que fez um tempo depois. Se ela contou a verdade para a pessoa achando que estava agindo da maneira correta, é porquê ela não sabia que aquela pessoa era a pior pessoa para ela se abrir. 

Uma coisa é certa: na noite do celeiro, Alison planejava acertar contas com alguém. Lembram que Duncan contou para Aria que Alison estava nervosa porquê ia encontra UMA pessoa? O que Alison não esperava era -A decidir que ela SERIA OBRIGADA a bater as botas naquela noite.


***

Para ler as partes anteriores, clique nos números I, II e III 

2 comentários:

  1. EU AMO SUAS TEORIAS E ESPECULAÇÕES, AMO! POSTA LOGO A PARTE 5, PELO AMOR DE DEUS!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu, Kelvin. Estamos revisando a parte V para postar até o fim de semana.

      Excluir