expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass' oncontextmenu='return false' ondragstart='return false' onkeydown='return checartecla(event)' onselectstart='return false'>

segunda-feira, 18 de agosto de 2014

Comentário 5x10 - A Dark Ali

Segundo episódio da trilogia rumo à midseason finale, A Dark Ali foi marcado pela tensão. Fazia tempo que PLL não nomeava um episódio com um título emblemático, relacionado ao contexto geral de uma trama, permitindo múltiplas interpretações e que, futuramente, deve confirmar alguma revelação. Uma Alison obscura, uma Alison escura, uma Alison sem saída. Vimos Alison em várias versões, literalmente. A Alison de olhares indecifráveis, que prevaleceu desde o 5x02. Alison das antigas, que jamais abaixou a guarda. Alison em seu alter ego, Vivian D. O Ali do título tem sonoridade parecida com alley, beco em português. Alison num beco escuro e sem saída? Ou Alison em sua versão obscura traçando a saída? A Dark Ali não só deixou as meninas em um beco sem saída, como levou a história para um beco cada vez mais complicado de se encontrar a saída. 

Assim que o episódio terminou, não nos restavam dúvidas de que existem as gêmeas D. e que as milhares de especulações que fizemos sobre Alison, Alison -A e gêmeas poderiam fazer sentido. Revendo algumas cenas, continuamos certos de que as gêmeas existem, mas não estamos entendo absolutamente mais nada. Nossa certeza de que as gêmeas existem foi por causa do flashback de Alison no depósito que, supostamente, foi seu cativeiro. A Alison que reconheceu o lugar não parecia a mesma Alison que chegou com Cyrus e o apresentou para seus amigos do gueto. A Alison que chegou de mãos dadas com Cy não parecia a mesma Alison que foi esfaqueada na perna. A amiga do gueto de Alison, a quem Cyrus foi apresentado, não estampava no rosto uma expressão tão amiga assim ao ver Alison ser esfaqueada e roubada. Ainda no depósito, e nos flashs de Alison, o destaque que teve o quadro; o mesmo que Alison viu quando foi falar com o padre - lembre aqui. A Alison que tremeu ao reencontrar Cyrus na delegacia e que entrelaçou os dedos na franja da almofada quando contou para Emily sobre a facada não parecia ser a mesma Alison que debochou de Cyrus no meio da floresta. Como detalhe final envolvendo Cy e o fator responsável pela pane que está nossa cabeça, o carro que Cyrus saiu dirigindo é o mesmo carro que Ezra e Aria viram Alison encostada e conversando com o motorista em frente ao escritório da família, no 5x05. Não foi à toa que o adesivo do carro de Cyrus ficou em evidência quando ele adentrou a floresta. 




Sem especulações, comentando como ficou a história de Cyrus. Para as meninas, Cyrus faz parte de um plano de -A, que roubou o gravador com o depoimento de Alison para a polícia. Assim como elas, -A sabe que Alison não foi sequestrada coisa nenhuma e Cyrus foi usado para desmascará-las. Spencer não teve dúvidas de que Cyrus é um plano de -A após encontrar o fundo falso de sua poltrona vazio. O gravador com o depoimento de Alison estava lá. O registro de Melissa, na câmera de vigilância, entregando alguma coisa para um homem vinte e quatro horas antes de Cyrus aparecer, foi a prova que elas precisavam para, mais uma vez, acusar Melissa de ser -A e proclamarem que precisam impedir Alison de arrastá-las para um abismo. Para nós - quem assistiu -, Cyrus é armação de Alison, usado como a prova definitiva de que ela falou a verdade. -A não está envolvido nessa história MAS sabe dessa história. -A não armou com Cyrus, mas sabe que Alison inventou o sequestro. 

Claro que Melissa tinha que estar metida nessa história. Melissa confirmou que se aliou a Mona para provar para Spencer que Alison continua a mesma coisa, tóxica como sempre. Apesar da confissão, não soubemos como as duas pretendem provar isso. Não, não esquecemos do vídeo de Alison dando a bofetada em Mona. Não, isso não conta. A união de Melissa com Mona para provar que Alison continua Alison deve envolver provas sérias. Finalmente vimos como Mona sabe de tudo. Estávamos cansados de vê-la dando indiretas e ficando por isso mesmo. Quem mais amou Mona soltando a voz para provocar Hanna/ Hanna invadindo o carro de Mona/ O carro high tech de Mona/ Hanna e Mona juntas de novo? Estávamos com saudade de Mona aparecer fazendo algo decente e a sua altura e sempre vamos amar vê-la junto com Hanna. 

Não achamos que foi Melissa que roubou a gravação e nem era isso que ela entregou para o homem de costas. Melissa apareceu gravando um vídeo no final. Desconfiamos que o que ela entregou para o homem é outro vídeo. Melissa acha que está na hora de Spencer saber a verdade sobre a noite em que Alison desapareceu. Não sabemos se ela vai falar pessoalmente com Spencer ou se Spencer vai saber a verdade através do vídeo que vimos Melissa gravar. De qualquer maneira, existe um vídeo e achamos que Melissa deixou mais registros para serem entregues à Spencer. Assim, descartamos Cyrus como o homem que Melissa conversou em frente ao celeiro. 

Assim como terminamos o episódio com a certeza de que existem as gêmeas D., terminamos o episódio com a certeza de que Ezra ainda vai render. Sua história não terminou. No Comentário sobre a 4A, dissemos que Ezra pareceu sem função na primeira metade da temporada, fazendo as vezes de injustiçado e coitado por conta do bafo envolvendo Malcolm. A explicação para Ezra ter sido deixado de escanteio veio no 4x12: ele seria o suspeito da fase B. Não é de hoje que desconfiamos de Ezra. Rotulamos o livro como desculpa preparada para ser a justificativa quando ele fosse descoberto, apesar de não fazermos ideia de qual é sua real intenção. Em vários posts, comentamos motivos para desconfiarmos do livro e no 5x10 encontramos mais um argumento para acreditarmos que Ezra ainda vai render. Diferente do que aconteceu com todos que foram suspeitos e confirmaram as suspeitas, Ezra teve sua fase de tumultuar MAS não teve sua fase pós tumulto. O comportamento de Ezra na 5A lembra muito o da 4A. Ezra está envolvido em tramas de maneira super-superficial, além de não ter aparecido muito. Tão estranho quanto, foi seu ato de ficar com uma foto que caiu do porta mala do carro de Aria em frente ao Brew - confiram aqui. Ezra quer o que com isso?  

Em meio a tanta complicação, o que realmente sabemos é que não devemos, por mais fervilhante que a história esteja, criar expectativas para essa midseason. Ao longo da 5A, vimos tudo que precisamos para que a série tome o rumo que queremos. MAIS: tudo que vimos indica que a série está nesse rumo. MAS sabemos do que estamos falando. Desde o 4x01 não criamos expectativas porquê não queremos nos decepcionar com a série mais uma vez. Não esperamos que o 5x12 revele algo chocante ou qualquer coisa do tipo e nem vamos ficar falando mal se for uma midseason neutra. O que não queremos é ver, pela enésima vez, a série jogar pelo ralo ótimos plots. 

4 comentários:

  1. Alison voltou, até pode antes ter tido uma irmã gêmea, mas nesse episodio fica claro que é a Alison, Ela não é confiável. Ela é manipuladora. Essa atitude dela só mostra aquilo que eu já desconfiava: Mesmo que ela seja amiga das liars, ela é capaz de passar por cima de quem for desde que ela saia ganhando, sobre a Alison ter sofrido outros ataques "fake" durante o seu desaparecimento usado apenas para assustar alguém ou garantir suas prioridades. A Alison tem que se desconfiar até o ar que ela respira que tem outros envolvidos tem, ela tem inimigos tem, mas muito ela fez por merecer e ela sempre vai fazer o possível e o impossível para ser o centro das atenções.

    tais

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Falou tudo, Tais. Alison é Alison e para se garantir, ela sempre vai fazer o que for preciso, doa a quem doer.

      Excluir
  2. Sim, Tais. Também acho! A Ali é psicopata, ela não tem duas, ela tem 30 caras. Adorei a relação da "dark Ali" com "dark alley". É bem a situação que ela se encontra no momento, num beco sem saída, mas na sua frieza habitual, sem cair no desespero. E, com certeza, auxiliada por alguém igualmente ou mais psicopata que ela. Alguém que tem nos enganado todo esse tempo e que vai nos fazer cair da cadeira, daqui uns, hummm... dez ou quinze anos, quando for revelado no series finale, batendo o recorde de Law and Order!!
    Ana Luiza

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ana, adoramos o 30 caras e daqui uns dez ou quinze anos. É bom por aí mesmo. Claro que Alison tem cúmplices no mesmo nível que ela. Cyrus que nos diga!

      Excluir