expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass' oncontextmenu='return false' ondragstart='return false' onkeydown='return checartecla(event)' onselectstart='return false'>

sábado, 14 de junho de 2014

Análise/Especulação 5x01 - EscApe From New York

Depois de lermos um Tumblr sobre Shana - in memorian -, assistimos mais uma vez o 5x01. O Tumblr fez um retrô do comportamento de Shana com o objetivo de explicar o que deu nela para trair Alison e invadir o teatro pronta para retribuir fogo com fogo. A conclusão do Tumblr é que alguém fez a cabeça de Shana, após ela ser atacada por -A/4x18, para convencê-la de que ela estava cometendo um erro gravíssimo sendo aliada de Alison. Convencida por essa pessoa de que Alison era puro veneno, Shana inventou que Ezra a localizou na Georgia para dar um recado para Ali para fingir que ainda era sua amiga/4x24. O Tumblr desconfia que Mona foi a responsável por fazer Shana mudar de lado. 

Esse post é uma mistura de Análise com Especulação porquê vamos analisar alguns acontecimentos do 4x24/5x01 para explicar como chegamos a conclusão de que Shana nunca foi -A e que, mais uma vez, Alison é quem está por trás de toda essa confusão. 

No 4x24, Ali fala para Aria que Ezra descobriu que Shana estava na Georgia e pediu para ela pedir para Ali dar um recado para Aria. Ezra queria que Aria soubesse que ele faria de tudo para descobrir quem era -A, supondo que essa seria uma maneira de Aria perdoá-lo. Já comentamos que não sabemos se Ezra foi até a Georgia conversar pessoalmente com Shana, ou entrou em contato com ela de outro jeito, e que não entendemos o motivo de Ezra ter optado pela maneira mais complicada de entrar em contato com Alison já que acreditamos que os dois mantinham contato. Sem contar que ter acesso a Aria era bem mais simples. No 5x01, Ali fala mais uma vez para Aria sobre a atitude de Ezra, perguntando se existe alguma chance de Aria perdoá-lo. Aria fala que não sabe nem se Ezra está vivo e que aquele não era o momento para discutir a questão. Acreditando em Ali, concluímos que Ezra realmente desistiu da ideia de publicar seu livro e a única coisa que interessa é o perdão de Aria. Ezra optou por jogar anos de pesquisa e dedicação no lixo e focar, exclusivamente, em descobrir a identidade de -A para reatar com Aria. 

Após o 4x24, fizemos um post baseado em um Tumblr que falava que Ezra fingiu ser baleado por -A no telhado e aquele fuzuê todo não passou de encenação. Alison, Ezra e a pessoa que estava de -A combinaram tocar o terror em NY para apavorar as meninas. Para nós, a teoria poderia sim estar correta - até a divulgação da primeira promo do 5x01, que mostrava Ezra na mesa de cirurgia. Teoria frustrada, não tínhamos mais nada para falar/fazer a não ser esperar pelo 5x01, que nos surpreendeu com os minutos finais.

Revendo o episódio, alguns detalhes chamaram nossa atenção. A confirmação de que Ezra foi gravemente ferido não anulou a especulação de que houve teatrinho no telhado. Para nós, o suposto -A, que chegou quebrando tudo no jazz club e baleou Ezra, foi armação de Alison e Shana para apavorar as meninas. Alison falou que se elas não descobrissem quem era -A naquela noite/4x24, ela sumiria para sempre. Como vimos, -A não foi descoberto no 4x24, fazendo do 5x01 a última esperança de Alison ter paz. 

Nossa análise parte do princípio de que Alison e Shana armaram o ataque de -A no telhado CONTANDO com a possibilidade de algo sair errado. O motivo para acreditar que aquele auê foi teatrinho começa no 4x24. -A estava armado e teve várias chances de matar Alison. No entanto, usou a arma para destrancar uma porta e balear Ezra. Momento algum -A aponta o revólver para Alison. Imaginamos que, se Ezra não tivesse aparecido, -A ia apavorar as meninas e fugir sem balear ninguém, criando mais uma situação para Alison continuar se escondendo. No telhado, durante aquela gritaria, surge Ezra, dizendo que sabe quem está por baixo do hoddie. Antes que ele pudesse falar qualquer coisa, -A foi obrigado a silenciá-lo. Ezra sabia que era Shana e, uma vez que ele falasse o nome dela, Alison teria muitas explicações para dar. 

Quando dissemos que Alison e Shana planejaram o auê contando com a possibilidade de algo sair errado, consideramos alguém se intrometer ou acontecer qualquer coisa que revelasse que Shana era -A. Como foi isso que aconteceu, as duas foram obrigadas a por em prática a segunda parte do plano, que foi o que vimos no 5x01. Em momento algum consideramos Shana como -A. O primeiro motivo foi o que vimos na série. Não tem como Shana ser -A, sendo que ela REALMENTE foi alvo de -A e não FINGIU ser, como Mona e Toby fizeram. Segundo: no dia em que começa a quinta temporada, a ABC confirma mais duas temporadas de PLL. Contando com a quinta, temos três temporadas pela frente. Revelando Shana como -A, um dos principais mistérios foi respondido. Basta listar as amizades de Shana e pronto. Fim do jogo. -ATeam revelado. 

O terceiro motivo para não acreditar que Shana foi -A está nas coincidências do 5x01. Após o resgate socorrer Ezra e Alison ver -A pegando uma carona em cima da ambulância, as cinco fazem um plano. Cientes de que -A não sossegaria enquanto não tivesse certeza de que Ezra não abriria a boca, elas armaram para -A voltar suas atenções para Alison. As cinco iriam para o hospital separadas para confundir -A. Alison e Aria foram de metrô enquanto Hanna, Spencer e Emily foram de outro jeito. Antes de se dividirem, elas compraram celulares novos e um spray de pimenta dos mais fortes, segundo Emily, que questiona se elas realmente devem fazer aquilo. Spencer diz que sim, que um líder sempre traça seu plano pensando nas piores reações do inimigo. Ignorando nossa curiosidade em saber qual seria a pior reação de -A, Alison diz para Spencer que não tem arte nenhuma nessa guerra. A citação de Spencer é do autor Sun Tzu, no livro A Arte Da Guerra. Spencer fica espantada ao ouvir Ali comentar sobre o livro. 

No hospital, Ezra é operado com urgência porquê teve hemorragia. Enquanto os médicos fazem sua parte para salvar a vida de Ezra, -A zanza pelos corredores do hospital. Um tempinho depois, as cinco chegam no hospital, separadas. Como parte do plano, o nome de Alison é anunciado no alto falante, pedindo para ela comparecer na emergência. Ali sai do hospital sozinha, observada por -A, que manda uma mensagem do celular para um grupo. A mensagem dizia está acontecendo. Sigam o líder. -A segue Alison, dando a entender que saiu do hospital e foi atrás dela. Temos lá nossas dúvidas se realmente -A seguiu Ali ou apenas fingiu que saiu do hospital, esperou as três saírem e voltou - para o hospital.

Alison sai andando pelas ruas de NY, vê -A e corre por um beco até chegar em um parquinho, onde fica parada. De repente, -A e Alison ficam cara a cara. -A, com voz masculina, pergunta se Alison quer brincar. Spencer, Hanna e Emily aparecem, encurralando -A. Alison dá uma borrifada do spray na cara de -A e as quatro ficam atordoadas quando um bando de encapuzados mascarados invadem o parquinho fazendo uma arruaça, que acaba com a chegada da polícia. Elas telefonam para Aria, que prefere ficar sozinha no hospital, achando que a presença das cinco chamaria atenção da polícia. Concordando com Aria, as quatro determinam que precisam sair dali o mais rápido possível. Alison diz que tem um lugar para elas irem, que é o teatro. 

Paralelo a esse corre corre em NY, Mona, em Rosewood, é informada por alguém, pelo telefone, que Alison e as meninas estão em NY.

No teatro, Ali fica deslocada quando as meninas começam a falar sobre um programa de tv. Como não faz ideia do que elas estão falando, Ali aproveita para ligar para um de seus amigos, que deve estar preocupado com a descoberta da polícia de que ela está viva. Ali se afasta do grupo para telefonar. Na cena seguinte, Shana aparece no hospital, dando um susto em Aria. Shana fala para Aria que Ali pediu que ela fosse até lá dar um apoio. Aria não faz questão de disfarçar que a presença de Shana a incomoda e faz pouco caso dela. Shana diz que Aria está cansada e que ela pode dormir, que assim que Ezra acordar, ela acorda Aria, que cai no sono. 

Aria acorda e não vê Shana, correndo para o quarto de Ezra. Shana está em pé ao lado da cama observando Ezra que, ao abrir os olhos, faz todos os aparelhos ligados em seu corpo dispararem. Aria berra por socorro, enquanto Shana evita escândalo, demonstrando apenas uma cara de preocupação. Aria e Shana são obrigadas a saírem do quarto quando os médicos chegam. Enquanto espera a oportunidade para entrar no quarto de Ezra, Aria telefona para as meninas, mas o telefone fica sem sinal. Essa é a última vez que Shana aparece no hospital, andado atrás de Aria. Alison pede para Aria ligar no telefone fixo do teatro e ela liga. Mais uma vez o sinal cai. A essa altura, Holbrook já sabia que Alison não só estava em NY, como estava no teatro e foi ela quem atendeu o telefone quando ele ligou. Aria entra no quarto de Ezra, que fala sobre Shana. Aria sai correndo do quarto. 

Após o telefonema de Holbrook, Spencer decide que Alison deve usar a passagem de avião que Noel providenciou. Ali diz que deu a passagem para outra pessoa, as duas começam a bater boca até Emily sentenciar que não era hora de discutir, mas sim de sair dali. O que vemos em seguida é a entrada triunfal de Shana, encapuzada e armada, pronta para encerrar a história. Shana explica o motivo de ter se voltado contra Alison. Shana percebeu que Alison não prestava e decidiu fazer justiça pelas pessoas injustiçadas por Alison. Jenna, mais uma vez, surge como motivo de discórdia. Alison fala que Shana está apaixonada por Jenna e está cometendo um erro acreditando que Jenna gosta dela. Shana manda Alison calar a boca, defendendo Jenna. No meio desse bafafá, Shana assume ter começado o fogo na pousada. Pronta para fazer justiça, retribuindo fogo com fogo, Shana é surpreendida por Aria, que a atinge com uma espingarda, fazendo com que ela se desequilibre e despenque do palco, rachando a cabeça no chão. 

Retrospecto feito, chegou a hora de começarmos a analisar as coincidências e criar novas especulações. Não é porquê Shana apareceu de hoddie que ela é -A. Shana estava de hoddie porquê deveria se passar por -A. Como observação PRINCIPAL: não é porquê Shana quis matar Alison que ela é -A. O acerto de contas entre Alison e Shana era uma questão pessoal. No 4x24, Alison fala que Ezra foi atrás de Shana na Georgia e, do nada, ela aparece no hospital em NY. Não sabemos qual a distância entre os dois lugares; mas, considerando que, após o fuzuê no telhado, tudo que vimos no 5x01 deve ter acontecido em questão de uma ou duas horas, Shana chegou muito rápido em NY. Só conseguimos pensar que essa rapidez toda foi porquê ela já estava na cidade. 

Sobre as coincidências no episódio. Antes das meninas se separarem, Spencer faz a citação sobre como um líder deve agir. Alison surpreende Spencer ao falar que não existe arte nessa guerra. A declaração de Alison poderia soar como um desabafo ou um sinal de cansaço de que ela estava cheia dessa confusão com -A. Só que não. A sentença de Alison não foi uma demonstração de fraqueza ou qualquer coisa do tipo. Alison falou que não existe arte nessa guerra porquê, por mais que Spencer se esforçasse para descobrir a reação do inimigo, ela nunca iria acertar pelo simples fato de que o inimigo é que decide o que elas vão fazer antes e depois de suas armações. A declaração de Alison mostra que Spencer conhece a arte da guerra apenas na teoria; diferente de Alison, que conhece na prática. Alison sabe que um bom líder controla toda a situação por saber exatamente como as coisas funcionam. Um bom líder pensa por ele e por seus inimigos. Isso quer dizer que o inimigo é Alison? Talvez. 

O que faz a citação de Spencer ser tão importante para servir como argumento de que Alison e Shana planejaram tudo? Quando Alison sai do hospital, -A manda uma mensagem para um grupo. Aparece na tela do celular grupo como destinatário. A mensagem diz: está acontecendo. Sigam o líder. O que está acontecendo? Alison saindo sozinha do hospital. E sigam o líder, quer dizer o que? Que os encapuzados deveriam seguir Alison, a líder do grupo das meninas. Se fosse para os encapuzados seguirem -A, porquê -A não escreveu me sigam? Após os encapuzados sumirem do parquinho, Alison, como uma excelente líder, já sabia qual seria o próximo passo. Alison armou com Shana o ataque no parquinho para que as meninas continuassem achando que -A estava mais preocupado com Ezra, dando uma folguinha para ela. Claro que a presença das cinco chamaria atenção no hospital. Não precisa ser nenhum mestre na arte da guerra para concluir isso. O melhor que elas tinham a fazer era deixar Aria sozinha no hospital e irem para um lugar seguro. 

No teatro, Alison faz uma ligação afastada das meninas. Em seguida, Shana aparece no hospital. Shana aparecer no hospital após Alison ligar para alguém não quer dizer, necessariamente, que Ali ligou para Shana. Independente da ligação, aquele era o momento para Shana dar as caras. Em Rosewood, Mona é informada que elas estão em NY. Tem como não pensar que a informante de Mona é Shana? Não, não tem. As duas se conhecem. Mona, no 4x01, sabia algumas coisas sobre Shana, mas foi só no 4x12 que as duas conversaram, enquanto Mona tricotava na varanda. Tudo indica que Shana estava intermediando a suposta venda do carro de Jenna. 

No hospital, Ezra se descontrola ao ver Shana, que finge não ter nada a ver com aquilo. Shana estava no hospital esperando Ezra recuperar a consciência para ver se ele a entregaria. Confirmação feita, Shana faz uma horinha enquanto Ezra se recupera e desaparece enquanto Aria tenta conversar com as meninas pelo telefone. 

Shana baixa no teatro empunhando a mesma arma que usou quando invadiu o jazz club. Apesar de não termos ideia de qual seria o final do plano caso Aria não tivesse aparecido, Shana discursou para justificar o que, supostamente, estava prestes a fazer, que era matar Alison - ou as cinco, o que não ficou claro. Independente da atitude de Shana ter sido verdadeira ou encenada, seus motivos foram para o lado pessoal. Shana deixou claro que traiu Alison para fazer justiça, encerrando sua explicação com uma frase sem pé nem cabeça de que com Alison morta - ou Alison e as meninas mortas -, Jenna finalmente poderia ter a vida que sempre quis. Imploramos para saber que vida é essa. Shana superou as explicações ambíguas e, aparentemente, nonsenses que Mona deu vestida de -A/2x25/3x24. Shana foi mais humana ao se voltar contra Alison para fazer justiça e para que Jenna pudesse ter a tal vida que sempre quis. 

TALVEZ Shana realmente se revoltou contra Alison após confirmar que Ezra sabia que ela era no telhado e que Alison daria um jeito de culpá-la por tudo OU Shana se revoltou contra Alison depois que foi atacada por -A. Nesse caso, sozinha ou convencida por alguém, ela continuou se fazendo de amiga para acertar as contas em NY. 

A última situação do 5x01 que colabora para acreditarmos que as duas planejaram tudo é a conversa de Alison com Emily sobre CeCe

Não cansamos de falar que é mais do que normal as meninas esquecerem de situações importantes e acontecimentos em que elas próprias estiveram envolvidas. Antes de continuarmos, precisamos repetir que amamos ver CeCe com Alison nos dias atuais. Foi a primeira vez que vimos Alison tratar CeCe como amiga, no presente. Destacamos essa parte porquê desde que CeCe apareceu, ela sempre falou de Alison que, para o espanto da amiga, nunca falou dela, o que fez muita gente questionar se as duas eram tão amigas como CeCe falava. 

Após Alison encontrar com CeCe, ela volta para o teatro e é surpreendida por Emily, que exige uma explicação decente sobre a ausência da amiga. Alison conta sobre CeCe, falando para Emily que não queria envolvê-las nos problemas de CeCe. Usando o mesmo discurso que sempre faz para Emily, Alison acrescenta mais uma situação em que ela salvou a vida de Em. Alison fala sobre a marcenaria em Ravens, dizendo que foi ela que desligou a esteira. Emily pergunta se CeCe nunca foi a Red Coat. Alison responde que sim, em Ravens CeCe estava de RC para ajudá-la - Ali - a confundir -A para que ela pudesse desligar a esteira. Pausa, pausa, pausa e pausa. Emily pergunta se CeCe nunca foi a Red Coat, que nesse caso significa -A. Durante a 4A, -A era sinônimo de Red Coat que era sinônimo de CeCe. A resposta de Alison, de que CeCe foi Red Coat em Ravens para ajudá-la, parece ter feito Emily esquecer das outras situações em que elas viram uma RC. Talvez por Alison estar de RC quando confirmou estar viva, Emily deduziu que Alison era a RC que elas viam. 

Na época de Mona, Alison falava que sabia quem era -A. Porém, nessa época, -A não estava atrás de Alison. Um bom tempo depois, a própria Alison afirmou que -A era a pessoa que ela mais temia, dando a entender que ela não sabia quem era -A e que precisava fazer o impossível para -A não encontrá-la. Pelo menos foi isso que Alison passou repetindo durante a 4B. Voltando para Ravens.

Ali fala que pediu para CeCe ser a RC Loira de máscara para ajudá-la a distrair -A para que ela pudesse desligar a esteira. Então, segundo Alison, ela e CeCe só estiveram na marcenaria durante os minutos que CeCe demorou para subir as escadas e para Ali desligar os botões. Ali, além de reforçar seu empenho em salvar a vida de Emily, tratou de desfazer qualquer má impressão sobre CeCe. Emily, claro, ouviu tudo de boca fechada sem se dar conta de dois detalhes. Alison sabia que -A encaixotou Emily. Se ela sabia, é porquê ela estava na cola de -A. Lembrando que antes de ser encaixotada, -A sequestrou Emily durante o show de mágica, todo esse processo de encaixotamento/confundir -A/desligar esteira levou um tempo considerável. Tempo suficiente para Alison saber quem era -A. Só para constar: a mensagem que as meninas receberam de -A anunciando como era fácil fazer uma garota desaparecer estava em francês/4x12. E quem embarca super glamourosa falando francês um pouco depois de Ali conversar com Emily/5x01? CeCe. O segundo detalhe é que, quando Emily pergunta se CeCe nunca foi RC, ela perguntou ser RC no sentido de ser -A. Alison deu aquela explicação, afirmando que -A foi quem encaixotou Emily, não CeCe. Como Alison sabia que as meninas desconfiavam que CeCe era -A?  

O que tem a ver a conversa de Ali com Emily com Ravens e a marcenaria? Se Ali pediu ajuda de CeCe para confundir -A, é porquê ela sabia o que -A estava aprontando. Se ela sabia onde -A estava e o que estava fazendo, não conseguimos pensar em outra coisa a não ser que Alison sabia quem era -A. Sabendo quem era -A, ela sabia quem era a pessoa que ela deveria temer. Ou será que -A também estava mascarado, impedindo Alison de reconhecê-lo? E Shana, tem o que a ver com isso? Como aliada de Alison, ela sabia quem era -A e que Alison precisava convencer as meninas de que ela continuaria fugindo até descobrir quem era -A. Por isso que elas planejaram o ataque no jazz club. 


Concluindo

Desde que confirmou que nunca morreu, Alison falou que queria muito voltar para casa, mas que só voltaria quando descobrisse quem era -A. Como acreditamos que Alison sabe muito bem quem é -A, além de suspeitarmos que ela própria é -A, desconfiamos que ela armou com Shana em NY para arrumar mais uma desculpa para não voltar para casa. O problema foi que a situação fugiu do controle dela, de uma maneira que nem ela esperava. O 5x01 terminou com as meninas acreditando, e Alison fingindo que acreditou, que Shana era -A. Como -A, além de ter sido desmascarado, morreu, Alison não tem mais o que inventar para se recusar a voltar para Rosewood. Além de que, a polícia já confirmou que ela está viva. O resultado de tudo isso é que, querendo ou não, ela não tem escolha a não ser voltar para casa e, mesmo perdendo uma aliada, continua se passando por vítima.
  

+

Focamos tanto no assunto Shana que esquecemos de comentar outras situações curiosas do 5x01


Nos Hastings, Holbrook informa que CeCe fugiu e como ela e Alison eram muito amigas, ele supôs que CeCe foi ao encontro de Ali, que supostamente estava com as meninas. Para Holbrook, essas associações colocariam a vida de Spencer em risco. Supomos que ele pensou nisso por causa das indiretas da sra. D., do arquivo do detetive particular e sabê-se lá mais o que. Caso seja isso, ok. Não deixa de fazer sentido. O que não entendemos foi o motivo dele falar para os Hastings que se eles estivessem escondendo alguma coisa, era hora de falar. O que Holbrook esperava ouvir? Por que ele só interrogou os Hastings e ficou preocupado só com Spencer? E as meninas, coitadas. Elas que se danassem? 

Ainda sobre Gabe. Após receber o telefonema da polícia de NY, em cinco minutos ele fez um dossiê sobre Ezra, descobrindo na internet um teatro da família Fitzgerald. Na mesma hora, ele telefonou para o teatro e Alison não só teve o azar de atender, como foi reconhecida. Não precisa de muito para associar Ezra com as meninas, mas precisa de muito - muito mesmo - para associar que as meninas estavam no teatro em NY E que foi Alison quem atendeu o telefone. 

Quando Ali e Aria saem do metrô, Aria fala que não sabe como Ezra as encontrou. Alison fala que talvez Ezra estivesse atrás de -A, não delas. Aria, então, conclui que se Ezra estava atrás de -A, acabava que ele estava atrás delas, já que -A estava atrás de Alison. É aqui que Alison fala que Ezra CONTINUA atrás dela para tentar reatar com Aria. Se o objetivo de Ezra é descobrir quem é -A, ele não precisa ficar exclusivamente na cola de Alison, uma vez que todas elas são vítimas de -A. Estranho isso, não acham? 

A última observação é uma coincidência na linha daquelas que acusam alguma das meninas de serem -A por causa da roupa que elas usam. Shana, quando entrou no teatro, falou que aquele era o cenário perfeito para por fim na história. Será que ela falou que o teatro era o lugar perfeito porquê tudo não passava de um teatro? 

2 comentários:

  1. Realmente estou impressionada como essa teoria e incrivel como tudo faz sentido Tudo Mesmo
    O blog esta de Parabens

    ResponderExcluir
  2. O lança da Mona ser avisada eu acho que foi -A pq na minha opiniao Mona recebe proteçao de -A e lucas esta com ela, Outra coisa tmb que chamou muita a atençao do pessoal foi a hora em que ela (Mona) estava montando o grupinho contra Ali foi a Melissa ficar e a Paige desistir de ir embora.E sobre o Gabe so se preocupar com a Spencer pra mim ele sabe o que e e foi na csa dos Hastings para ver se eles soltavam o que eles sabiam e eu acho que a familia Fitzgerald tem muito mais a esconder por isso Ezra passou de fitzgerald para Fitz


    ResponderExcluir