expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass' oncontextmenu='return false' ondragstart='return false' onkeydown='return checartecla(event)' onselectstart='return false'>

terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

PLL Retrô: como foi a aproximação dos casais Emily/Paige, Hanna/Caleb e Spencer/Toby

No post -A parle français, comentamos sobre o hábito de -A usar o francês em algumas de suas mensagens. De todas as referências que citamos, o nome do episódio 1x16 - Je Suis Une Amie -, foi a maior pista que tivemos quanto a identidade de -A. Revendo o episódio, outra coisa nos chamou atenção.  

Não foi apenas Toby que começou a se aproximar das meninas durante a primeira temporada; Caleb e Paige também surgiram nessa época. Os três se tornaram namorado(a)s das meninas e as circunstâncias que marcaram a aproximação de cada um deles com suas respectivas Liars são bem interessantes.

Percebemos muitas coincidências nessas circunstâncias e, automaticamente, quando falamos em coincidências, a primeira coisa que nos vem a cabeça é o decreto de Marlene, de que não existem coincidências em Rosewood.

Toby, até agora, foi o único que se revelou culpado. Paige já teve seus momentos de acusada e Caleb foi o único que não foi considerado, explicitamente, suspeito. Mas a essa altura de PLL, sabemos que tudo e todos são suspeitos. 

Paige e Caleb estão se empenhando em ajudar as meninas e andam tramando missões secretas por telefone. Podemos interpretar isso como prova de amor, uma vez que eles conhecem muito bem a fúria de -A. 

No entanto, quando lembramos como foi a aproximação deles com as meninas, surge uma pontinha de desconfiança que nos faz perguntar se o amor é o único sentimento dessas relações. 

Claro que nós não queremos ver mais um namoro de PLL afundar por esse motivo, de o romance ser uma estratégia do -ATeam; mas não podemos ignorar os fatos. 

Então, vamos por partes e voltar para a primeira temporada. Vamos comentar como estava o contexto de -A para cada uma das meninas e para o grupo e como foi que aconteceu a formação dos três futuros casais.

1x10 - Keep Your Friends Close

Na casa das Marin, a situação financeira não é nada boa. Praticamente falida, Ashley está sem saída sobre como salvar sua vida, o que a faz ceder a loucura de pegar emprestado - sim, roubar - o dinheiro que uma de suas clientes, a Sra. Potter, tem na sua conta no banco. Como a velhinha é a última Potter viva, todo seu dinheiro está lá, guardado sabe-se lá para quem. 

Sabendo que a Sra. Potter faz apenas uma visita por ano ao banco, Ashley pega o dinheiro num ato de desespero, uma vez que até comida começou a ficar escassa na sua casa.

Na casa dos Fields, a crise é outra. -A mandou as fotos de Emily beijando Maya na festa de Noel para Pam e ela está inconsolável. 

Alheia a qualquer crise, Mona só quer saber de promover a melhor festa de aniversário dos últimos tempos. Ela abre o episódio distribuindo os convites para o GlampMona, sua festa em um acampanamento-spa na floresta. Tudo seria perfeito se -A não fizesse com que Mona e Hanna brigassem e Hanna fosse oficialmente desconvidada. As meninas nem pensaram em ir na festa mas mudaram de ideia quando -A anunciou que elas deveriam estar lá para uma caça ao tesouro.

Quando chegou na festa, Emily levou o maior susto ao ver Toby no banco de trás do seu carro. Ele implorou para que Emily deixasse ele se explicar e convencesse as outras meninas de que ele era inocente. Após a conversa, Toby vai para a igreja esperar o horário para fugir. A fuga foi frustrada pela chegada da polícia e Toby achou que foi Emily que o entregou.

O que mais aconteceu: Aria encontrou com Ezra no meio da floresta. Alguém os flagrou e deixou um recado no vidro traseiro do carro. Hanna viu tudo e concluiu que Noel era -A. Hanna acabou atropelada porquê sabia demais.

Toby assusta Emily ao surgir no carro
Pam enlouquece ao receber as fotos de -A
Sra. Potter faz sua visita anual ao banco
Emily e Aria se embelezam no GlampMona
1x11 - Moments Later

Emily quer falar com Toby para esclarecer que ela não teve nada a ver com a denúncia e a polícia mas Jenna informa que ele não quer vê-la. Emily não aguenta mais a pressão e revela para seu pai que é lésbica.

O que mais aconteceu: Hanna está internada com a perna quebrada. Noel e Aria estão próximos. Mona faz as pazes com Hanna, que começa a amizade com Lucas.

Emily desabafa com o pai sobre o quê há de errado com ela
Jenna aconselha Emily a deixar Toby em paz

1x12 - Salt Meets Wound 

Hanna tem alta do hospital e volta para casa. As meninas se oferecem para fazer companhia para ela, que recusa a oferta ao encontrar muitos dólares dentro de uma caixa de lasanha. Hanna confronta Ashley sobre a origem do dinheiro, que explica se tratar de um empréstimo. 

Para comemorar a volta de Hanna, Mona faz uma festa surpresa na casa das Marin. Após a festa, Hanna percebe que o dinheiro sumiu e recebe uma mensagem de -A, que sabe do empréstimo/roubo de Ashely. 

O que mais acontece: os Fields, na tentativa de aceitar Emily, convidam Maya para um desatroso jantar. Toby volta para Rosewood inocentando devido a falta de evidência, mas está em prisão domiciliar com uma tornozeleira. Spencer está com Alex e Lucas se mostra apaixonado por Hanna.

Hanna encontra o dinheiro de Ashley
1x13 - Know Your Frenemies

-A começa a negociar com Hanna para que ela pegue o dinheiro de volta. Para cada tarefa que ela cumprir, -A entrega uma quantia de dinheiro. 

A relação de Pam com Maya, que não era nada boa, foi aniquilada de vez quando a mãe de Emily encontrou uma caixinha de Maya com maconha e conta para os pais dela. 

Como essa não foi a primeira vez que Maya aprontou coisa do tipo, seus pais a mandaram para um acampamento/rehab, partindo o coração de Emily. 

Ao andar pelas ruas de Rosewood, Spencer vê Toby ser humilhado. Ele se esconde atrás de um prédio, agacha e chora. Spencer fica comovida e passa o resto do dia pensando em Toby. 

O que mais acontece: as meninas começam a desconfiar de Ian quando encontram a etiqueta do Hilton Head em uma de suas malas. Mike comenta que ouviu que uma aluna está saindo com um professor e as meninas recebem um vídeo de -A, gravado no dia em que Ali sumiu.

-A negocia com Hanna para devolver o dinheiro
Hanna devora os cupcakes a mando de -A
Pam encontra a droga de Maya

1x14 - Careful What U Wish 4 

-A obriga Hanna a iludir Lucas em troca de mais dinheiro, sugerindo que ela dance com ele durante a maratona de dança que vai ter na escola. Maya está em True North, o acampamento/rehab e não pode usar o telefone.

As únicas pessoas que podem falar com ela são seus pais. Hanna vê o quanto Emily está angustiada e sugere que ela procure um garoto que entende muito de tecnologia para que ele mexa no celular de Emily para que ela possa se passar por um dos Saint-Germain e falar com Maya. O garoto é Caleb. 

Hanna vai falar com ele, que resolve o problema de Emily em troca de dinheiro. Emily fala com Maya por telefone e se decepciona com a maneira que a namorada a trata, concluindo que ela está em outra. 

Durante a maratona, Hanna dança com Lucas e o ilude enquanto Spencer tenta invadir a sala de Ian para procurar pistas. Caleb surpreende Spencer e promete silêncio em troca de dinheiro.

O que mais acontece: as meninas, após a maratona, vão dormir na casa de Spencer e Hanna encontra uma foto de Ali, em frente ao celeiro dos Hastings, tirada na noite em que ela sumiu. Na cena final, Ella entrega o casaco de -A na chapelaria da maratona e, pelo sorriso dela, os dois se conhecem. 

Caleb aparece como o hacker da escola
Spencer invade a sala de Ian

1x15 - If At First You Don't Succeed, Lie, Lie Again 

O que falamos até aqui foi para lembrar o que estava acontecendo com as meninas antes de realmente começar a aproximação delas com Caleb/Paige/Toby. Hanna estava desesperada para reaver o dinheiro que -A encontrou, Emily estava de coração partido ao reconhecer que, talvez, não conhecia Maya tão bem e Spencer, após ver Toby ser hostilizado na rua, não o tirava da cabeça. 

Esse foi o cenário perfeito para a formação de novos casais, aproximados pelo acaso. Será mesmo? Bom, se acaso for induzir uma situação, foi exatamente o que aconteceu. Então, vamos falar sobre como os três casais se formaram.

Emily e Paige: Emily está de volta a equipe de natação e voltou com tudo, quebrando mais um recorde. Sua colega de equipe, Paige, de início se mostra feliz com a volta de Emily. Mas essa felicidade dura até a treinadora sugerir que Emily pode ser a nova capitã do time. 

Tentando comprar a equipe, Paige chega no vestiário com uma sacola cheia de presentes, que distribui para as colegas enquanto discursa sobre a importância da equipe se manter unida. Todo o entusiasmo de Paige desaparece quando a treinadora chega e enaltece Emily. Paige fica nervosa e sai do vestiário bufando. 

Mais tarde, ela volta e surpreende Emily enquanto ela se troca. Paige alfineta Emily e se mostra incomodada com o exito dela nas provas, declarando guerra entre as duas. Durante uma conversa com Spencer, Emily fala sobre Paige e um comentário homofóbico que ela fez, revoltando Spencer, que conta para a treinadora. 

Após a denúncia de Spencer, a treinadora chama Emily e Paige para esclarecer a história mas Emily evita confusão e diz que tudo foi um mau entendido. Mas Paige se mostra um osso duro de roer. Em uma demonstração de ingratidão, ela afoga Emily na piscina enquanto ela treina. 

Antes de falar sobre Hanna e Caleb, precisamos falar sobre Ezria. Os dois estavam juntos desde o Pilot, namorando super secretamente até Hanna ver os dois no GlampMona e Aria ser obrigada a contar sobre o namoro para as meninas. Os dois não podiam ser vistos em público e era uma tortura para o casal conter as demonstrações de afeto. Encorajando Aria a sair com Ezra em público, mas fora de Rosewood, Spencer dá para ela um convite de uma exposição de arte. Aria fala com Ezra, que aceita o encontro.

Hanna e Caleb: após Spencer dar o convite do museu para Aria, Hanna encontra uma mensagem de -A no armário da escola. -A deixou um cartão com uma mensagem mãe&filha e o mesmo convite para o museu que Spencer deu para Aria, sugerindo que ela contasse para Ella o que Aria andava escondendo. Em troca, Hanna receberia mais dinheiro. Hanna estava transtornada com a possibilidade de Ashely ser descoberta. 

Ainda na escola, a treinadora de educação física cruzou com Hanna no corredor e avisou que ela estava de detenção pelo excesso de faltas nas suas aulas. Ao chegar em casa, Hanna flagra Ashely chorando na cozinha, em uma situação de dar pena. A Sra. Potter, em uma ação atípica, marca outra visita ao banco, o que implicaria na descoberta de que seu dinheiro havia sumido. 

Ao ver a situação da mãe, Hanna aceita a proposta de -A e deixa para Ella o convite do museu, como uma gratificação da Associação de Pais. Para evitar que Ella vá ao museu e flagre Aria, Hanna tenta fazer Aria mudar de ideia e não arriscar se expor com Ezra, o que causa uma discussão entre elas. Aria acha que Hanna está com inveja e ignora suas sugestões.

Ainda na escola, Ella encontra o convite e decide ir ao museu, enquanto Ezra surpreende Aria ao buscá-la em uma limusine. Arrasada, Hanna tenta falar com Ella para evitar o pior, mas a treinadora a obriga a ir para a detenção. 

Na sala da detenção, Hanna encontra Caleb. Hanna se levanta para ir ao banheiro em mais uma tentativa de falar com Ella. Caleb avisa que na detenção tem um intervalo para o banheiro, que Hanna não pode sair quando quiser. Hanna, então, desabafa e conta que precisava impedir que Ella fosse a exposição, alegando que se isso acontecesse, muitas pessoas se machucariam. Após o desabafo, a monitora da detenção libera Caleb, que tira onda com Hanna insinuando que falsificou um e mail da sua assistente social.  

Após a detenção, Hanna vai para o banco encontrar Ashely e as duas recebem a notícia de que a Sra. Potter morreu. As duas se abraçam, emocionadas. 

O que acontece depois: Ella se dispõe a ir ao museu mas não consegue dar partida no carro por um problema com uma trava. Ella liga para Byron, de quem estava recém separada, porquê ela já tinha excedido as cotas do seguro do carro. Para Ella não perder a exposição, Byron se oferece para levá-la e os dois, quando chegam no museu, tem uma recaída e decidem passar a noite juntos. No museu, Ezra e Aria estão aproveitando cada minuto do primeiro encontro, ignorando o fato do artista da exposição não ter aparecido. 

Por fim, o casal não foi flagrado por Ella. No outro dia, Aria encontra Ella na escola e a mãe a convida para fazer compras, o que espanta Aria. Ella disse que na noite anterior, ela foi no museu com um amigo. Aria fica surpresa e confusa ao saber que a mãe esteve no mesmo lugar que ela. Quando Hanna e ela se encontram, Aria se desculpa pela discussão e fala que o encontro com Ezra foi perfeito. Sem saber como, Hanna concluiu que Ella não foi ao museu. 

Hanna vai para seu armário e encontra Caleb encostado nele. Ela diz que ele parece uma daquelas coisas que grudam nos cascos dos barcos e precisam ser serradas para sair, se referindo que ele está na cola dela. Caleb diz que meninas bonitas como Hanna deveriam usar as palavras obrigado e por favor. Hanna pede, educadamente, que ele se afaste do armário e Caleb diz que não é por isso que ela deve agradecê-lo. Hanna não entende qual seria a razão até Caleb entregar para ela a peça que ele sabotou no carro de Ella, para que ela não fosse ao museu. 

Na casa de Spencer, Emily fala sobre o desentendimento com Paige e desdenha do presente que ela entregou para toda a equipe. Spencer abre a caixa e se choca com o que Paige escolheu. O mimo era uma pulseira exatamente igual a que Ali deu para cada uma delas após a Jenna Thing e que -A usou em uma de suas armações. Como a pulseira estava em uma caixa com o nome da loja, Spencer não pensou duas vezes e foi até a loja para saber quem andou encomendando pulseiras personalizadas. Para sua surpresa, a artesã informou que era ela mesma, Spencer Hastings, que comprou as pulseiras que elas encontraram. 

O que mais acontece: Jason está de volta (e era outro ator que o interpretava, bem ruinzinho por sinal). As meninas querem saber de quem é a sombra na foto que -A mandou de Ali. Spencer acha que pode ser ela. Elas desconfiam que a foto foi tirada do quarto de Ali. Ella e Byron voltam a se relacionar em segredo e, na cena final, a artesã das pulseiras conversa com -A.

Paige chega decretando guerra a Emily
Paige, de franjinha, discursa sobre o espírito de equipe
Paige não cansa de atormentar Emily
Pulseira que Paige deu para a equipe é idêntica a pulseira que Ali deu para as meninas
Spencer se surpreende ao saber que ela mesma encomendou as pulseiras
Emily livra Paige de ser punida pelo comentário homofóbico
Paige radicaliza ao afogar Emily
Spencer presenteia Aria com convites para o museu
Hanna recebe mais uma tarefa de -A
Hanna lamenta, antecipadamente, o estrago que iria causar na vida de Aria
Ella  pede ajuda para Byron para consertar o carro
Caleb pede que Hanna agradeça a sabotagem no carro de Ella

1x16 - Je Suis Une Amie 

O episódio começa com alguém destruindo a caixa de correio dos Cavanaugh, em uma pura demonstração de repúdio a Toby. 

Spencer e Toby: da janela do seu quarto, Spencer vê os destroços da caixa de correio na calçada e comenta com Emily que foi muito severa ao condenar Toby sem ao menos ouvir o que ele tinha a dizer. Após a visita que fez a casa da velha artesã das pulseiras, Spencer concluiu que alguém usou seu nome como cliente na loja para que ela pudesse ser incriminada. Isso faz com que ela comece a desconfiar que alguém pode ter armado para incriminar Toby, falsificando evidências contra ele. 

Spencer desconfia que Toby está na mira de -A e enxerga nele um possível aliado. Ela sabe que não vai ser muito fácil se aproximar dele depois de tudo que aconteceu. Quando encontra um anúncio de Toby procurando um tutor de francês para estudar em casa, Spencer tira o anúncio da parede e vai até a casa dele. 

Na casa dos Cavanaugh, Toby recebe Spencer na varanda, informando que tem que estudar em casa por causa da tornozeleira. Spencer se desculpa por tê-lo acusado e quer ouvir a versão dele sobre a noite em que Ali sumiu. Toby diz que não é seguro falar sobre isso com Jenna por perto. 

Durante a conversa entre os dois, alguém se move várias vezes perto da janela, mas não vemos se é Jenna. Depois do primeiro encontro, Spencer está no seu quarto com Emily e não consegue parar de pensar em Toby, demonstrando os primeiros sinais de que está interessada nele. No outro dia, quando ela vai novamente a casa dele, Toby nem abre a porta e devolve o livro de francês para ela, cancelando as aulas. Spencer não entende nada quando Toby bate a porta na cara dela. 

Confusa, Spencer entende a atitude de Toby quando abre o livro e encontra um bilhete dele. Toby diz que encontrou uma mensagem estranha nas coisas de Jenna e que Spencer pode estar certa quanto as suspeitas sobre ela. O que Toby encontrou foi aquele papel com um escrito em braile, que podia ser interpretado como 214 ou 2AD. 

Hanna e Caleb: na escola, Hanna está na fila do café, que está quilométrica devido as máquinas que foram saqueadas durante a noite. Aria chega, pergunta para Hanna o que aconteceu e fala que está achando muito estranho sua mãe ter mentido sobre o museu.

Hanna tenta fazer Aria esquecer esse assunto. Quando ela vê Caleb, vai falar com ele. Caleb pede que Hanna o apresente para os alunos ricos de Rosewood, que possam pagar - muito - por seus serviços de hacker. Ele pede esse favor como agradecimento pela sabotagem no carro de Ella. Caleb diz que Hanna, por ser a rainha do baile, passa credibilidade. Ela concorda e começa a apresentar Caleb para os alunos criando uma regra: para cada aluno apresentado, Caleb deve responder uma pergunta. Mais tarde, na biblioteca, Hanna conversa novamente com Caleb. 

Ela está estudando com Aria quando a biblioteca fica sem energia. As duas se desesperam achando que pode ser coisa de -A, ainda mais quando encontram um vão na parede com dinheiro, celulares e outras tranqueiras. Um encapuzado aparece e as meninas saem correndo. Hanna espirra um spray de cabelo no encapuzado, que se revela Caleb. Ele conta que está morando na escola porquê não tem casa e isso comove Hanna. Ela, então, sugere que Caleb passe um tempo escondido na casa dela, no sótão. As meninas não entendem e não aprovam essa aproximação porquê Caleb tem fama de encrenqueiro. 

Hanna e Aria: após ouvir duas versões conflitantes sobre o que seus pais fizeram na noite do museu, Aria desconfia que Byron está com outra mulher. Ela começa a segui-lo e flagra os pais juntos. Hanna está com ela e faz de tudo para que Aria esqueça a noite do museu. No entanto, nem -A, nem Aria, querem deixar aquela noite de lado. -A manda uma mensagem para Aria sugerindo que Hanna fez algo para prejudicá-la. Ao confrontar Hanna, Aria descobre que ela cedeu a ameaça de -A e deixou o convite para Ella ir ao museu. As duas brigam, Hanna chega em casa arrasada e Caleb senta ao lado dela para confortá-la.

Emily e Paige: ainda em pé de guerra com Emily, Paige não vai deixar barato a decisão da treinadora de realizar uma prova para decidir quem vai ser a capitã da equipe. Paige se mostra mais uma vez furiosa com a ameaça que Emily representa para ela, apesar de Emily não estar nada disposta a entrar nessa briga. Na noite anterior a competição proposta pela treinadora, Paige aparece, no durante uma tempestade, na casa de Emily e se mostra arrependida pelo que tem feito com ela. Em, por sua vez, fica tão surpresa que nem sabe o que responder. 

Na manhã seguinte, na hora da competição, a treinadora informa que Paige sofreu um acidente de bicicleta e não vai competir; o que, automaticamente, faz de Emily a capitã da equipe. 

O episódio termina com -A estudando francês em casa e a primeira aula ensina como falar eu sou, que o professor repete duas vezes Je Suis/Je Suis.

O 1x16 foi o episódio fundamental para criar as situações que aproximaram os casais. Outra coisa que chamou nossa atenção, é que muitos dos nomes dos episódios da primeira temporada são pistas diretamente ligadas a -A. Na época em que vimos, nada fazia sentido; tudo era tão sem pé nem cabeça que passava despercebido. 

Nós mesmos comentamos que o título Eu Sou Uma Amiga era uma referência a Toby por ele ter procurado um tutor para aprender o idioma durante o episódio. Após revermos o 1x16, percebemos que não só Toby, mas também Caleb e Paige surgiram na vida das meninas. Apesar de Mona ter demonstrado que sabe francês, não sabemos quem era o -A que estudava na cena final. 

A partir de agora, não vamos mais falar sobre Toby e Spencer. Até aqui, detalhamos a aproximação dos três casais para mostrar a maneira curiosa, suspeita e conveniente que os uniu. Como sabemos a que pé anda Spoby, nossa intenção era falar sobre os primeiros encontros de Spencer e Toby e como o contexto que os aproximou se repetiu com Hanna/Caleb e Emily/Paige. 

Na verdade, nós sabemos a que pé essas três relações estão. Hanna e Caleb tiveram muitas idas-e-vindas, assim como Emily e Paige não sabiam o que eram até Maya ser encontrada morta. Hanna e Caleb romperam pela primeira vez no final da primeira temporada. Emily e Paige demoraram para começar o namoro. Caleb apareceu mais que Paige e nunca ficou em evidência como suspeito. Diferente de Paige que, como PigSkin, tumultuou o fim da 3A. Os próximos episódios que vamos comentar são os que aconteceram algo importante para sustentar nossa teoria.

Caixa de correio dos Cavanaugh antes de ser espedaçada
Toby não é muito receptivo com Spencer durante a primeira visita
Caleb se explica para Hanna e Aria
Paige aparece encharcada e arrependida na casa de Emily
Bilhete que Toby encontrou nas coisas de Jenna

1x17 - The New Normal

Emily e Paige: o pai de Paige vai até a escola e faz um discurso ofensivo contra Emily ser a capitã da equipe de natação, deixando claro que não concorda que uma lésbica exerça essa função. Pam Fields não admite o preconceito contra a filha e bate boca com o pai de Paige. Emily não entende a fúria do pai da colega e acredita que ela não tem nada a ver com a atitude do pai. Paige passa a se comportar de maneira estranha, até que, no carro de Emily, se revela lésbica e a beija. 

Hanna e Caleb: após a morte da Sra. Potter, Ashley acredita que, enfim, vai ter paz. Essa sensação dura até ela receber a visita de um homem que diz ser parente da finada Potter, o que pode lhe dar direito a herança. Caleb, após ver o suposto sobrinho Potter, desconfia que ele é uma fraude e consegue desmascará-lo, o que faz Ashley mudar sua opinião sobre ele - Caleb. 

Caleb desmascara o sobrinho Potter
 Coruja que Hanna achou que era um presente simbólico e que arruinou o romance com Caleb 
Paige se declara para Emily

1x20 - Someone To Watch Over Me 

Na reta final da temporada, Paige se aceita gay e mostra seu interesse por Emily, enquanto Hanna se apaixona por Caleb. Depois de uma noite especial com ele em uma barraca, ela descobre que Caleb se aproximou dela a serviço de Jenna, mas caiu fora da missão quando percebeu que realmente estava apaixonado por Hanna. 

O que mais aconteceu: Mona deu fim na carta que Caleb escreveu para Hanna antes de partir. Caleb decidiu ir embora, voltou atrás, ficou amigo de Lucas e reatou com Hanna. Paige foi-e-voltou-foi-e-voltou e ficou de vez quando Maya morreu. 

Daqui damos um salto para a 3A, especificamente no 3x04 - Birds Of A Feather -, quando a mãe de Caleb foi alvo de -A. Hanna mentiu sobre as visitas que fazia para Mona no Radley, mas Caleb entendeu e se dispôs a ajudá-la, sem saber que o problema, na verdade, não era Mona, mas sim que -A continuava agindo. Farto de mentiras e segredos, Caleb rompe com Hanna. O rompimento foi temporário; ele voltou e impôs que iria se meter nos problemas de -A.

No 3x11 - Single Fright Female - CeCe reconhece Paige quando a vê com Emily. Ela era a PigSkin que Ali tanto odiava. CeCe conta para Spencer que Ali e PigSkin viviam em pé de guerra porquê Ali sabia que Paige gostava de Emily. Spencer associa o nome a pessoa e lembra das histórias que Ali contava sobre os atritos com PigSkin. Suspeitaram dela, não provaram nada e a coitada ainda sofreu nas mãos de Nate.

Na fase atual, rumo ao final da terceira temporada, Caleb e Paige estão agindo por conta própria para dar um fim em toda essa confusão de -A.

Dito tudo isso, chegamos as nossas dúvidas mais recentes. Após lermos umas teorias do SweetsForMyLiars e assistir alguns episódios da primeira temporada novamente, percebemos que Paige, Caleb e Toby se aproximaram das meninas na mesma época e num contexto muito parecido.

Toby procurou por um tutor de francês e atraiu Spencer. Paige surgiu como rival de Emily na natação. Caleb era o badboy-desabrigado-abandonado que fazia servicinhos um tanto quanto sujos para se sustentar.

Quando devolveu o livro de francês para Spencer, Toby escreveu um bilhete sugerindo que também desconfiava de Jenna. Claro que Spencer ia morder a isca; afinal, não era segredo para nenhum deles que o passado das meninas com os irmãos Cavanaugh foi bem problemático.

Hanna descobriu que Caleb estava trabalhando para Jenna. Ela encontrou uma coruja em miniatura nas coisas de Caleb e deduziu que era um presente para ela. A coruja simbolizava a primeira noite que eles passaram juntos na barraca. Hanna tirou uma foto do suposto presente e mostrou para as meninas. Não demorou muito, Jenna apareceu com a mesma coruja como pingente num colar. A coruja, na verdade, era um pen drive. 

A conclusão que todas elas chegaram era que Caleb estava trabalhando para Jenna. Aria e Emily ouviram uma conversa dele no telefone, em que ele argumentava que não iria continuar com o que estava fazendo. Hanna encontra Jenna no banheiro e dá um tapa na cara dela antes mesmo de falar com Caleb, que explicou que Jenna o contratou para procurar uns vídeos da época de Alison, sem explicar a importância do conteúdo. Hanna não perdoa Caleb, que decide deixar Rosewood. Antes de partir, ele escreve uma carta para Hanna, que vai parar nas mãos de Mona, que rasga e joga no lixo.

Tudo bem, Caleb poderia estar com Hanna para ter acessos aos vídeos e acabou sendo traído por seus sentimentos, que o impediram de fazer qualquer coisa que pudesse prejudicá-la. Mona, como melhor amiga de Hanna, agiu racionalmente ao rasgar a carta para que Hanna não sofresse mais e pronto, fim da história, certo? Nem tanto, considerando alguns detalhes.

Quando Hanna esbofeteou Jenna, ela não entendeu nada. Sabemos que não precisa de muito para que elas entrem em atrito com Jenna. Caleb disse que Jenna o contratou mas Jenna não confirmou a informação. Na conversa que as meninas ouviram, Caleb falava que não faria mais o trabalho e conversava com uma mulher. 

Além disso, outras coisas não foram bem explicadas. Não sabemos se era mesmo para Jenna que Caleb estava trabalhando e essa confirmação esclareceria muito essa história. Mona teve seus motivos para dar fim na carta. Evitar mais sofrimento para Hanna, com certeza, não era um deles. Sabemos que os vídeos da época de Ali só tem a condenar quem foi filmado. Quando Caleb sabotou o carro de Ella, ele realmente o fez apenas para se aproximar de Hanna, ganhar a confiança dela e ter acesso aos vídeos? Bem conveniente ele agir para impedir que Hanna se estrepasse entregando Ezria para Ella. Ele pode ter feito isso para ganhar a confiança de Hanna, o quê não anula a extrema coincidência da situação.

Outro detalhe importante é que nunca soubemos o que estava escrito na carta e Caleb sempre deixou claro que não morre de amores por Mona. Seria o episódio da carta a única razão dessa implicância? 


No 2x24 - If These Dolls Could Talk -, enquanto esperam Melissa sair do restaurante para que ela veja Caleb e Mona no carro, Mona diz que sabe que Caleb gostaria de ver a cabeça dela numa vara, tamanho é o desconforto dele com a situação. Mona tenta amenizar a tensão justificando que os dois devem se sacrificar porquê amam Hanna. 


No 3x04 - Kingdom Of The Blind -, Caleb visita Mona no Radley sem Hanna saber e fala que sabe muito bem que está rindo da cara de todo mundo se fazendo de louca. Por quê ele tem tanta certeza disso?

Quanto a Emily e Paige, a história é um pouco mais complicada. Paige chegou como a rival de natação de Emily e azucrinou a coitada o máximo possível para ser a capitã do time. Depois, ela se revelou lésbica, pressionada pelos pais e apaixonada por Emily. CeCe foi a responsável por contar que PigSkin rivalizava com Ali pelo amor de Emily. Spencer achou a informação suficiente para condenar PigSkin, o que foi um pequeno furo da série. 

Quando Emily reclamou de Paige para Spencer, a própria Spencer dedou Paige para a treinadora porquê ela conhecia Paige desde o jardim da infância e achou que estava mais do que na hora de alguém cortar as asinhas de PigSkin, que sempre se mostrou arrogante. Quando CeCe falou de Paige, Spencer esqueceu que ela mesma contou para Emily que não era de hoje que Paige era bem chatinha na escola. 

Emily talvez conheceu Paige na high school, mas Paige a conhecia de outros carnavais. Ali atormentava PigSkin e a humilhou quando pegou a carta de amor que ela escreveu para Emily. Pode ser que Paige gostasse de Emily desde sempre, mas mesmo assim achamos tudo muito, muito estranho. E outra: por quê ela presenteou a equipe de natação com uma pulseira idêntica a que Ali deu para as meninas? Talvez ela tenha visto Emily e as meninas usando a pulseira e, sabe-se lá como, sabia que foi presente de Ali e usou a mesma ideia para mexer com os sentimentos de Emily. Considerando que PigSkin nem fazia ideia de que não era a primeira vez que Emily ganhava uma pulseira como aquela, essa hipótese é uma coincidência e sabemos qual é a regra nesse caso.

Nos últimos episódios da 3B, Caleb e Paige estão agindo por conta própria, visto que a essa altura, -A é um problema para todos. 

Voltando para o começo do post, quando falamos que Toby, Paige e Caleb surgiram na mesma época. Os três chegaram encrencando com as meninas e, inicialmente, não vieram em missão de paz. Toby atraiu Spencer de uma maneira que ela - nem nós - sonharia que era um plano. Bastou ele falar que também desconfiava de Jenna para ganhar a confiança de Spencer. Caleb ajudou Hanna, teoricamente, sem saber que sabotando o carro de Ella, ele evitaria arruinar a vida de Aria. Paige atormentava Emily porquê era gay reprimida e descontava a repressão na bem resolvida Emily, que era sua paixão, que por sua vez, era apaixonada por Ali.

Sobre os motivos de Paige e Caleb estarem no time. Na verdade, não achamos 100% que eles fazem parte do -ATeam, mas fizeram no começo. Caleb se aproximou de Hanna para ter acesso aos vídeos e aceitou a tarefa pelo dinheiro. Paige teve um passado com Ali e, para piorar, as duas estavam a fim de Emily. PigSkin sofreu nas mãos de Ali e talvez por isso ela queria vingança.


Apesar das coincidências da maneira que Toby, Paige e Caleb se aproximaram das meninas, Toby deixou claro que seu envolvimento com Spencer era para descobrir o quanto elas sabiam sobre -A. Caleb decidiu cancelar a sua missão quando se apaixonou por Hanna e percebeu que a verdadeira intenção de quem realmente queria os vídeos era mais complicada do que ele imaginava. Paige também concluiu que estava se metendo em algo muito sério.


Lucas confessou que prestou serviços para Mona e, quando se recusou a continuar, ela o chantageou e o ameaçou. Para se salvar, ele saiu da escola após quase ser atropelado. Talvez o acidente com a mãe de Caleb e a intenção de incriminar Paige pela morte de Maya tenham sido uma represália do time para avisá-los que eles não deveriam ter mudado de ideia.

Ainda sobre a primeira temporada, percebemos que os nomes dos episódios foram os mais reveladores de todas as temporadas. Claro, mais uma vez, sabemos que era impossível afirmar qualquer coisa na época, por isso que, quando revemos, fazemos milhares de associações. As primeiras associações que fazemos recaem diretamente em Mona e Toby. Olhando com mais atenção, os nomes dos episódios não são exclusivamente relacionados aos dois. 

No 1x13 - Know Your Frenemies -, é quando Spencer fica com dó de Toby, as meninas começam a desconfiar de Ian e Pam descobre a droga de Maya no quarto de Emily. Frenemies é uma expressão que junta as palavras amigo e inimigo e se refere a pessoas que se dizem amigas, mas são, na verdade, inimigas.

No 1x15 - If At First You Don't Succeed, Lie, Lie Again -, Paige, de franjinha, azucrina Emily para intimidá-la e fazer com que ela desista de ser a capitã do time e Caleb sabota o carro de Ella para ajudar Hanna. Pelo menos foi isso que eles disseram. Levando em consideração que o nome do episódio aconselha a mentir o quanto for necessário se a primeira mentira falhar, sabe-se lá quem estava mentindo e quantas vezes o fez.

No 1x16 - Je Suis Une Amie -, Toby se junta a Spencer contra Jenna, Caleb se aproxima de Hanna e Paige se desculpa com Emily. Essas três atitudes dão início as novas amizades. Eu sou uma amiga. Eu sou, eu sou.

Depois dessa retrospectiva, estamos atentos a cada passo de Caleb e Paige. Talvez eles não sejam traidores, mas Toby está aí para provar o contrário. Para por mais lenha na fogueira, leiam as teorias que nos fizeram ligar o alerta de suspeito para eles no SweetsForMyLiars. 


2 comentários:

  1. Oi, primeiro parabéns pelos textos, sempre acompanho. O título do episódio 1x16 - Je suis une amie. Faz referência a UMA MENINA, isso porque em francês usasse o "e" para o feminino. Assim "une amie" é uma amiga, é "un ami" é um amigo. Acho que isso deve ser uma fica sobre a identidade de "A", ou pelo menos do sexo dela.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Daiane. A gente não sabia que tinha essa diferença no francês. Vamos corrigir o post. Então, se é uma amiga, considerando a época do episódio, poderia ser uma referência a Mona, que era -A e fala francês. Considerando uma pista "geral" sobre -A, o nome do episódio talvez seja referência sobre o sexo da BigA, que temporadas depois foi confirmada como uma mulher. Super obrigado pela correção e por estar sempre aqui!!

      Bjsss

      Excluir