expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass' oncontextmenu='return false' ondragstart='return false' onkeydown='return checartecla(event)' onselectstart='return false'>

quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

Review 3x19 - What Becomes Of The Broken-Hearted

O que pode fazer um coração partido? Muitas coisas. Uma delas foi nos presentear com um episódio sensacional, de tirar o fôlego, que trouxe de volta a histeria pelo próximo episódio quando terminou.

A fase 3B é de Spencer. Estamos totalmente apaixonados por ela. Spencer está comendo o pão que ela própria pode ter ajudado a amassar. Depois de descobrir Toby, ela está atirando para todos os lados. Pelo que parece, ela está surtando porque está difícil de balancear seus sentimentos. Ela foi traída por Toby e se ele fez o que fez é porque Ali mereceu pelo que fez com ele, na época em que ela e Spencer eram amigas. Spencer questionou se realmente vale a pena continuar enfrentando -A para descobrir o que aconteceu com Ali, alegando que ela nunca fora leal a elas. Esse conflito que a fez pensar que elas realmente merecem sofrer com -A. Após essa montanha russa emocional, ela sabe muito bem o que quer e deixou claro o que pretende ao demarcar o túmulo de Toby.

Sofrendo em silêncio, ela está assustando todo mundo com sua instabilidade. Como ela disse para Emily, elas devem esquecer Toby e se concentrarem em Mona, que é o inimigo. Spencer não engoliu a participação de Mona na maratona acadêmica e não vai deixar barato que ela tome seu lugar. Claro que as meninas sabem que Mona não entrou nessa para compensar o tempo em que se fez de burra, mas o restante de Rosewood High parece acreditar que ela está mega disposta a não só compensar seus tempos de burrice como também se redimir de sua fase psicopata. E ela está indo muito bem com seu teatro. Andrew caiu na dela mas ainda quer ajudar Spencer, fazendo o possível para reverter a sua decadente situação nos comitês.

Como Spencer disse, Mona é o inimigo. Ela pode estar de férias de sua função -A, mas está empenhada em ferrar Spencer na escola, que por sua vez já avisou que essa competição não é um jogo para ela. Seja lá o que for, Spence não vai deixar Mona vencer e é bom que ninguém se meta em seu caminho, nem que seja para oferecer um cupcake. O quê foi aquela cena? Totalmente demais. Spencer propôs um strip quiz para Andrew que só terminaria com um deles totalmente nu. Se ela ganhasse, ele deveria anular o voto em Mona e Spencer provaria que não vai mais desfalcar o grupo. Em desvantagem, Andrew nem de longe lembrou sua aparição como o nerd de franjinha e óculos. Essa foi a primeira cena do episódio que deixou todo mundo de queixo caído. Emily chegou e acabou com a graça. Andrew ficou constrangido mesmo com Spencer dizendo que ele não faz o tipo de Emily. Demais, demais, demais.

Ah sim, os cupcackes. Emily quer saber o que Toby fez de tão grave que deixou Spencer meio biruta. Ela ainda não pode falar, mesmo porque -A avisou que se ela abrir a boca, uma das meninas vai se dar mal. Spencer pede que as amigas ignorem Toby e se concentrem em Mona e decreta: a velha Spencer Hastings morreu!

Mais a noite, Melissa deu o ar da graça! Surpreendentemente simpática, estava até cozinhando para Spencer até serem interrompidas por Wren. Segundo ele, Mona o avisou que Spencer está apresentando sinais de transtornos psicóticos e precisa de ajuda. Com algo em mente, Spencer acatou a ajuda e chamou Wren para um jantar, sem ele saber que seria onde o comitê estaria reunido. Spencer pegou o crachá de Wren, que nós imaginamos que tem a ver com sua jornada no Radley. No restaurante, ela surpreende a todos por estar lá e vai direto em Mona. A conversa entre elas é tensa, provocada por insinuações nas entrelinhas que resultou no tão anunciado ataque de fúria de Spencer pra cima de Mona. E, convenhamos, foi bem decepcionante. Salvo pelo grito de DIE de Spencer, nenhum tapa ou puxão de cabelo? O atraque em si deixou muito a desejar, mas a cena foi ótima, com as afiadíssimas provocações entre as duas e Wren arrastando Spencer esperneando para fora da sala.

Ainda sobre Mona, Jason confirmou o que nós sugerimos sobre sua aproximação com ela. É fingimento, porque ela deve saber quem roubou o cadáver de Ali. Pelo menos foi isso que ele disse para Emily.

Após a descoberta que Ali esteve em Cap May no último verão, informações bombásticas vieram para revirar a história. Vamos aos fatos: Ali esteve em Cape May e estava saindo com um cara mais velho, com quem ela se descuidou em uma relação sexual, o que pode ter resultado em uma gravidez. Foi CeCe quem contou essa história, deixando claro que não faz a menor ideia de quem era o gostosão da praia. Na delegacia, Emily viu uma foto de Wilden em Cape May, que, após pegar o caderno de Ali, convenientemente, retirou a foto do mural. Emily tem certeza de que Wilden era o cara e pede que Jason tenha calma para confirmar sua dúvida. Ela conta que soube da suposta gravidez por CeCe, o quê deixa Jason surpreso. E isso foi a largada para uma sequência de cenas que deixou a gente sem reação, de tão xocantes.

Jason fala para Emily que já foi atrás de Wilden, mas ainda não conseguiu falar com ele e que no escritório do seu pai tem umas fotos de Ali em Cape May. Antes de irem para o escritório, eles passam na casa de Jason e encontram uma cena atordoante. Na escada dos DiLaurentis, centenas de garrafas de whisky decoram a varanda, em uma referencia clara aos tempos em que Jason vivia chapado. Emily recebe uma mensagem de -A, enquanto alguém parece os espiar. As garrafas parecem ser a mesma que -A comprou na cena final do 3x18.

No escritório, Jason e Emily encontram a foto de Ali, CeCe e Wilden em Cape May. Quando deixam o escritório, uma pane deixa os dois presos no elevador. Emily consegue sair e Jason despenca no foço. O escritor Andy Reaser falou que Jason ia precisar de um tempo depois desse episódio. Com toda razão.

Jason assustou todo mundo quando apareceu amigo de Mona. Nós desconfiamos que essa aproximação era algo fake, parte da sua investigação pessoal para saber o que aconteceu com o cadáver de Ali. Ele confirmou isso para Emily e disse que estava quase lá, cada vez mais perto da resposta. Depois, quando Emily disse que foi CeCe quem contou a história de Cape May, ela disse desconhecer Wilden. Jason sabe que ela está mentindo mas não sabe porquê ela esconde a suposta relação de Ali com Wilden. Sabemos que Jason não morre de amores por CeCe e deve ter motivos bem graves para isso.

Após se acidentar no elevador, Jason foi para o hospital, as fotos sumiram e ele também. Mas antes de evaporar, ele nos bombardeou com algumas coisas que nós desconfiávamos. Vamos por partes.

Jason está fingindo ser amigo de Mona porquê sabe que ela não é santa e odiava sua irmã. Ele quer saber o que aconteceu com Ali. Ele também falou que as meninas estavam certas quando falaram que alguém quer o N.A.T Club morto. Jason é o único sobrevivente e as mortes de Ian e Garrett ficaram claras que foram queima de arquivo. Seja lá quem for o assassino, a pessoa sabe que o clube sabia demais e que os vídeos que ainda não vimos são incriminatórios. O fato de Jason ter fugido do hospital fortalece nossa opinião de que ele não é do mal e quer saber o que houve com Ali. Depois da sabotagem no elevador, ele quer se salvar. Mas antes de sumir, ele nos deixou atormentados com a resposta que deu para Emily quando ela perguntou se ele sabia quem poderia ter colocado as garrafas na sua casa. Com muita convicção ele respondeu que aquilo era a cara de Ali. Pausa, pausa, pausa. Eu sei que todo mundo tem quase certeza que Ali está viva - inclusive eu -, mas pelo que vimos na série ainda não temos evidências suficientes para afirmar isso, o que nos faz ter que nos basearmos nos livros para criar nossas suposições.

Na série, achamos que Ali está viva por conta das evidências físicas que ficam depois de suas aparições para as Liars. Quanto as gêmeas, o pouco que vimos não prova nada, por isso vamos usar os livros para justificar a resposta de Jason.

Nos livros, Jason é amigo de Courtney e sabe que Ali era a vilã. Ele visitava Courtney no Radley mas parou com as visitas quando ela foi para a Preserve porquê desconfiava que tinha algo errado. Sua relação com os pais após a morte de Courtney não era nada boa e tudo isso nos faz pensar que ele sabia que Ali não prestava e que por causa dela Courtney se estrepou. Ele é amigo de Wilden, que sabe sobre as gêmeas e faz de tudo para manter esse segredo. Na série, não sabemos se eles são amigos mas com essa declaração de Jason tudo indica que as gêmeas existem e que os problemas entre elas eram os mesmos.

Um detalhe: na cama do hospital, Jason falou para Emily que depois que o elevador caiu, tudo sumiu. O tudo a que ele se refere são as fotos de Ali, mais precisamente a foto de Ali com CeCe e Wilden em Cape May. Só que, Jason colocou a foto no bolso traseiro da sua calça, então, a foto não teve muito para onde sumir, uma vez que a queda no foço não pode ter tirado a foto de dentro do bolso.

Para finalizar sua série de informações atordoantes, um flashback totalmente perturbador. Na noite em que Ali morreu, era a época em que Jason vivia chapado e não se lembrava de nada. Aparentemente dopado, ele sai cambaleando de sua casa e vai beber água da torneira quando vê, ou acha que vê, Ali conversando com Melissa. Quando ele chama a irmã, quem se vira é outra pessoa. Com a mesma roupa de Ali, a visão perturbadora de Jason nos mostrou outra loira que não conseguimos reconhecer com precisão. Ao mesmo tempo em que a loira se parecia com CeCe, seu rosto não era exatamente igual ao dela. Também não ouvimos o que ela falava com Melissa. Tive a impressão de ter ouvido o nome de Jenna e só. Uma cena extremamente intrigante, ainda mais que nem mesmo Jason sabia se era real ou não.

A sugestão de Ali como autora da provocação com as bebidas desponta como a evidência mais forte de que Ali está viva e que Jason sabe toda a verdade. Isso também nos faz acreditar que existem as gêmeas e que aconteceu a troca. Como esses pontos ainda não foram explorados pela série, por enquanto nos concentramos nas impressões que tivemos. Talvez as gêmeas existam, Ali era quem atormentava Courtney e ela pagou o pato. Jason sabe que Couryney trocou as identidades, que Ali tentou matar Courtney e agora ele dá cobertura para ela. 

Essa nossa teoria se apóia em mais dois argumentos. O primeiro deles é que, por algumas vezes, já vimos que Jason nunca esteve sozinho na casa da família. As duas vezes em que uma outra presença foi notada dentro da casa, foi Spencer quem viu. Uma vez foi uma loira na janela e a outra foi um vulto que ela viu pela cortina enquanto Jason estava do lado de fora. A segunda é que sabemos que Ali costumava ter problemas com Jason quando ele vivia na farra. No 2x13, Jason pede dinheiro para a irmã para pagar a cerveja e em outro episódio, em um flashback, Ali pede para dormir na casa de Spencer enquanto Jason põe a casa abaixo com os amigos. Ali ainda falou que poderia excluir Jason do testamento da avó por causa da sua má conduta. 

Além de Jason, quem nunca esteve tão estranha foi CeCe. Preferimos usar a palavra estranha do que suspeita porquê não temos muito no que nos basear para falar que ela é suspeita. Seu comportamento vai mais pela estranheza mesmo. 

Recapitulando sua tajetório. CeCe chegou na metade da 3A e já sabia tudo sobre as Liars, até coisas que aconteceram depois que Ali sumiu. Jason entregou que ela não foi boa influência para Ali. CeCe disse que nos tempos que passou com Ali, ela estava em uma fase difícil, tão sofrida que parecia uma boneca quebrada. 

Foi ela quem contou para Emily o que aconteceu em Cape May, sem tocar no nome de Wilden. Ela falou que Jason nem poderia sonhar que um cara mais velho pudesse ter engravidado Ali. 

CeCe ligou para Aria perguntando se ela ainda trabalhava com aquela fotógrafa. Mas CeCe não chegou depois que Aria nem falava mais do emprego-que-nunca-foi no estúdio da Laurel? Ela disse que precisava de um fotógrafo para fazer um trabalho na boutique. Aria aceitou a proposta e arrastou Wes com ela, que derrubou a garrafa de vinho no tapete. A mancha do vinho no tapete branco foi escancaradamente destacada. Não fazemos ideia do que essa mancha vai causar, mas temos certeza de que vai servir para algo decisivo.

Como havia prometido para Aria, CeCe ia pagar o jantar, assim como disse que ia sair para pegar algo e não voltou, ligando para Aria avisando que teve problemas com o carro e que não tinha hora para voltar. Como vimos, CeCe não teve problema nenhum, não pegou comida nenhuma, muitos menos foi fazer algo tão simples quanto comprar uma marmita. Quando ela ligou para Aria, estava com o carro estacionado sabe-se lá onde e mentiu descaradamente. Tudo isso aconteceu bem na hora que Jason chegava em casa e se assustava com as garrafas de whisky e nós vimos que tinha alguém espiando. Tem como tudo isso ser mais estranho? Não só tem, como vai ficar ainda mais, porquê nem ao menos sabemos o que CeCe realmente quer. 

Estranho também foi o teste que Hanna fez com Jamie. Ela quis porquê quis que Caleb desse uma chance de conversa para o tio que poderia ser seu pai. Caleb falou que Jamie não prestava, que o abandonou, que o viu sendo preso, que ele trabalhava a troco de maconha e por aí vai. Tanto que fez que Hanna conseguiu que os dois sentassem na mesma mesa e conversassem de maneira civilizada. Ela ficou tão feliz com a evolução da história que sobrou até para Ashley intervir para que Jaime passe um tempo em Rosewood. Hanna pediu para a mãe pedir para Ted que contratasse Jamie como marceneiro da igreja. Mais uma vez, Hanna se deu bem e conseguiu o emprego para Jamie. Pronto, missão cumprida. Ela deveria ficar feliz por ter sido bem sucedida na missão de Caleb superar o trauma que foi crescer abandonado, certo? Sim, certo. Então, porquê ela fez aquele teste com a nota de dinheiro? 

Nós vimos que ela deixou uma nota marcada como doação na igreja enquanto Jaime e Ted finalizavam a contratação. Na casa das Marin, Ashley não tinha notas trocadas para pagar a pizza e quem pagou foi Jaime, com a mesma nota que Hanna deixou na igreja. Caleb sentia raiva de Jaime porque ele não era grande coisa e mesmo assim Hanna insistiu para o namorado esquecer um pouco o passado e recomeçar, dando uma chance para Jaime, seja como pai ou tio. Jaime não cansa de elogiar Hanna e dizer que Caleb é um garoto de sorte por ter uma namorada como ela. Se Hanna foi a pessoa que mais insistiu para que pai/filho/sobrinho/tio fizessem as pazes, por qual motivo ela testou o caráter de Jaime? 

Não temos muita ideia do verdadeiro objetivo das atitudes dela, assim como não estamos tão certos sobre o que Wes pretende. Que ele é a fim de Aria, todo mundo já sabia desde que ele apareceu pela primeira vez. Convenientemente, ele deixou escapar que Ezra teve um caso mal resolvido com Maggie, que sua mãe suborna até a si mesma e agora, vejam só, ele foi expulso da escola bem na época em que Ezra deixou Rosewood para conhecer o filho que não sabia que tinha. As histórias que ele contou ultimamente, são cheias de coisas mal explicadas. Sua mãe ligou para Aria para saber dele mas passou pelo apartamento de Ezra pela manhã; ele diz que foi expulso da escola e fez tudo e mais um pouco para reprovar mas sua mãe deu um jeitinho na situação. Tudo que ele fala não bate com o que Aria sabe e nós vemos. A única certeza foi que essas confusões todas tinham como objetivo se aproximar de Aria e até dar um jeito de se enfiar na casa dela para, mais uma vez, criar um cenário convencional que resultasse em um beijo entre os dois. 

Na cena final, mais garrafas de bebidas alcoólicas. Dois -As giram as garrafas lembrando do jogo da verdade ou desafio. Uma Liar apontando pra outra. O que será que isso quer dizer? Que em vez de um -A acabar com uma delas, chegou a vez de uma Liar acabar com a outra? 

Nenhum comentário:

Postar um comentário