expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass' oncontextmenu='return false' ondragstart='return false' onkeydown='return checartecla(event)' onselectstart='return false'>

quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

Análise 3x17 - Out Of The Frying Pan, Into The Inferno

Infelizmente, tivemos um problema na semana passada e por isso não publicamos nada sobre o 3x17. Uma pena! O episódio foi excelente e deu a largada para a season finale, nao poupando ninguém. Com diálogos fortes, muito do que vimos abre caminho para múltiplas teorias. 

Começando, um elogio para o que já foi um defeito grave. Durante a 3A, muitos personagens apareceram do nada, não mostraram a que vieram e foram totalmente esquecidos. Após a Mona-Mania, Mona descansou um pouco. Lucas foi super importante nos outros episódios e não apareceu, porém, não sumiu sem dar respostas. Wilden voltou e, ao que tudo indica, voltou para ficar.  

A caixa que Emily recebeu: Emily recebeu uma caixa, com vários cartões e um caderno que era de Ali, com o nome da família James no remetente. Os James, de Chicago, é a família de Nate. Como que essas coisas foram parar nas mãos da família de Nate? Em deduziu que Nate pegou de Maya, mas... continua estranho. Com isso podemos pensar: foi realmente a família James que mandou / foi o ATeam que mandou / não foi o time que mandou, afinal, no caderno, muita coisa pode prejudica-los / tem dedo de Jason e isso só fica claro quando soubermos o que ele pretende e de que lado esta. 

Pam Fields na delegacia: foi uma surpresa ver Pam trabalhando na delegacia. Não acho que esse emprego foi escolhido sem um propósito. Mas não temos a menor ideia do que ela esta tramando, se estiver tramando, claro.

Meredith: o destaque que ela ganhou no 14, 15 e 16 foi curto e grosso. Posou de boazinha, provou ser uma psicótica e, depois de surtar, fez Byron se arrepender de ter deixado ela se aproximar da família Montgomery. Byron disse que quer vê-la tratada e não punida e Aria quer que esse tratamento seja bem longe de Rosewood. Será que ela volta? Pelo menos não foi embora sem deixar sua passagem com começo/meio/fim.

Paige/Caleb/Shana: Caleb e Paige estão de coxixos e dispostos a acabarem com -A. Hanna descobriu e quer evitar que eles se machuquem. Para nossa surpresa, o cérebro de vaca no armário de Mona foi colocado por Caleb. Agora, eles ganharam uma aliada: Shana! Finalmente, ela apareceu. Direto do balcão da loja de fantasia para um club. Ela é amiga de PigSkin e isso explica o nome dela no IPhone de Shana em PDS. Sem contar que a cena de Hanna no club lésbico foi mega engraçada  Vamos ver como ela vai contribuir para o plano secreto de Caleb e Paige. 

Aria/Ezra/Malcolm: só eu achei estranho a mensagem que Spencer recebeu com o nome de Aria? Pelo que vimos, o time descobriu sobre o suposto filho de Ezra no 3x14. Tudo bem, -A sempre sabe tudo, mas, até isso? Como -A sabia que Aria ainda não tinha contado para Ezra? Como sabia que ela ia contar bem naquele dia? E a mensagem para Spencer com o nome de Aria? -A nunca mandou mensagem assinada com o nome de outra pessoa. E como o time sabia que Spencer ia soltar os cachorros pra cima de Ezra? Tudo muito estranho. 

O caderno de biologia: uma verdadeira bomba caiu nas mãos das Liars e dois flashbacks caíram nas nossas. 

O primeiro foi de Ali com Toby quando ele estava preso. Ela foi até a prisão para mostrar as ameaças anônimas que vinha recebendo. Por causa da Jenna Thing, Ali estava convicta que era Toby o autor delas. Mas não era ele. Ainda. Ele fez questão de deixar bem claro que não teria o menor problema em ajudar o autor das mensagens, oferecendo seus serviços  Ali questiona o porque dele não ameaçar as outras meninas já que ela não estourou os rojões sozinha. E mais uma vez, Toby não hesita em dizer que adoraria acabar com todas elas. 

Um detalhe aqui chama a atenção  Algumas mensagens que Ali recebeu de -A, nos vimos. Outras, não.  Uma das que não vimos apareceu com destaque nas mãos de Toby. Estava escrito the blond leading the blind, que é o nome do 2x17. É nesse episodio que Toby cai do andaime e vai parar no hospital. Spencer pede a Emily que ela avise Toby que ela nao quer mais ficar com ele. 

Flashback de Ali e CeCe: sempre muito bom ver CeCe. Emily achou uma foto das duas no caderno. Elas estavam em Cape May. Emily quer saber quem é o tal gostosão da praia, de quem Ali tinha medo. CeCe, com uma resposta bem CeCe, diz que não sabe quem é, porque tinha tantos meninos lindos lá que ela não faz ideia de quem seja. Ela disse que Ali não falou quem ele era e ela desconfia que é porque ele tinha namorada. Com o flashback, vimos o que Marlene chamou do lado vulnerável de Ali. 

Pela primeira vez, vimos ela chorando e desesperada porque sua menstruação atrasou duas semanas. Ela reconhece que errou ao não se proteger e não sabe o que será dela se ela estiver grávida. Ali falou que o gostosão da praia iria matá-la se essa hipótese fosse verdade. CeCe frisa o tempo todo que as semanas em Cape May foram intensas. Jason estava lá e, segunda ela, ele mataria o rapaz que botava medo em Ali, se soubesse de alguma coisa.

Essa historia fez Emily entregar o caderno para a polícia, porque o gostosão é um suspeito em potencial, com provas de que Ali tinha medo dele. Na delegacia, Wilden pega o caderno. Em seguida, Hanna e Emily veem uma foto dele em Cape May. Não necessariamente ele esteve la na mesma época que Ali.

Se ele é o cara misterioso, ele botou medo em Ali por inúmeros motivos. Como na série ainda não temos nada que reforce essa teoria, vamos comentar de Wilden nos livros. Na época de Mona-A, Wilden ajudou as meninas quando ela pretendia matar Spencer. 

Na época de Ali-A, Wilden não deu muita credibilidade para as meninas, o que despertou a desconfiança delas em relação a ele. Wilden se torna suspeito e as Liars são manipuladas por -A para acreditarem que Wilden não é grande coisa. Depois de muita confusão  ele fala que ainda e amigo de Jason, o que deixa claro que ele sabia das gémeas e fez o possível para que ninguém descobrisse. Na serie, ele nunca foi de confiança das Liars, mas também nunca fez nada para elas. Também não sabemos se ele e amigo de Jason. 

De qualquer forma, uma suposta gravidez vem para revirar totalmente a história e abrir caminho para novas revelações sustentadas pela motivação de que engravidar uma menor de idade é motivo suficiente para mata-la. 

Com essa suspeita de Wilden, a série parece ter adotado a estratégia do óbvio com a intenção de nos confundir. A indução de taxar Wilden como suspeito foi feita da forma mais óbvia possível

Ali esteve em Cape May, estava de caso com um cara mais velho e bonito e estava com medo de que sua suspeita de gravidez fosse verdade. Wilden tem uma foto em Cape May e essa coincidência bastou para que o beach hot seja ele. A estratégia que eu disse que a série adotou é de fazer o suspeito ser tão óbvio para que a gente não ache que é ele, ao mesmo tempo que é tão óbvio que nós não fazemos ideia de quem realmente seja. 

Outra observação sobre Wilden. Na conversa com Pam na delegacia, ele fala sobre o trauma que presenciar uma morte causa, mesmo que a responsável pela morte seja a auto-defesa. Ele narra uma historia semelhante a que Emily viveu no farol, mas não deixa claro que ele matou alguém  assim como não ficou claro que foi Emily que atirou em Nate. Poderia ser mais obvio ele falar isso justo quando as meninas desconfiam dela? 

Meredith e um ótimo exemplo. A gente não gostava dela, ela se fez de boazinha e depois pirou. Tao obvio ela boazinha que estava na cara que ela ia surtar. Porem, de tao obvio, nos acreditamos que talvez ela não fosse uma doida varrida. 

Baseado nessa teoria, vamos falar sobre o que Byron disse para as meninas, que viu Melissa perto do quintal de Ali na noite em que ela desapareceu. Melissa sempre foi suspeita e com motivos explícitos para isso. Quando as meninas desconfiaram dela, armaram para que ela visse Caleb e Mona. Se -A mandasse uma mensagem contando para Hanna, ela, definitivamente, era culpada. Hanna recebeu a mensagem, mas as suspeitas sobre Melissa nem tiveram tempo de ser confirmadas porque Mona se revelou -A. Melissa esteve no quarto de Ali na noite do crime e sabia que Ian estava dando em cima dela. Ela assumiu que mandou sms para Ali e os Hastings contrataram um detetive para descobrir o paradeiro de Ali com medo de que Melissa tivesse feito alguma besteira. Melissa não e santa, todo mundo sabe. Ela se envolveu com todos os mau elementos de Rosewood e não era nem um pouco fa de Ali. Não foi nenhuma novidade ela ser suspeita. 

Tao obvio quanto a desconfiança de Melissa, e a mudança de comportamento de Byron. Sim, ele pode estar realmente arrependido. Nao, ela não esta arrependido mas diante da desconfiança das meninas em relação a ele, jogar a bomba nas mãos de outra pessoa e mais do que urgente. 

A descoberta de Spencer: confirmar Toby como -A e o primeiro passo para fechar o cerco em torno do time. Tudo indica que ela vai fazer justiça com as próprias mãos. 

Por ultimo, a cena final. O casaco vermelho apareceu botando fogo em umas bonequinhas. Com as unhas pintadas de esmalte vermelho, a pessoa queima o rosto de uma boneca loira. Tudo indica que a pessoa e a BigA. Já estava na hora de introduzi-la na serie. Fogo so me faz pensar em armar para matar as Liars em um incêndio  Nos livros, essa parece ser a maneira que mais agrada -A quando o assunto e dar um fim nas Liars. No livro#5, um incêndio na floresta; no #6, no celeiro dos Hastings e no #7, na cabana em Poconos. Marlene postou uma foto da season finale e aparece o nome de Poconos. Sera que vem um incêndio por ai?

Nenhum comentário:

Postar um comentário