expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass' oncontextmenu='return false' ondragstart='return false' onkeydown='return checartecla(event)' onselectstart='return false'>

quarta-feira, 29 de outubro de 2014

Especulações sobre Caleb #3

A terceira parte da especulação começa no 4x03, uma das combinações formados pelos números 2, 1 e 4, e termina no 4x14. Muito do que vamos destacar sobre Caleb na quarta temporada, comentamos em outos posts; por isso, vamos deixar o link para não ficar repetitivo.

A primeira aparição de Caleb na 4A é no 4x03. Durante uma conversa com Hanna, Caleb conta que pediu desculpas para Jaime por acusá-lo de roubar o sino da igreja/3B e que as coisas entre eles pareciam estar bem depois dos dias que passaram juntos. Caleb percebe que Hanna está pensativa e fala que ela deve parar de se preocupar com Wilden, que ninguém acha que Ashley o matou. Hanna concorda, mas lembra que -A vai dar um jeito de incriminá-la e esse é o motivo dela estar preocupada. Hanna decide que eles precisam achar um jeito de provar que Ashley estava em NY quando Wilden morreu. Mais tarde, Caleb aborda Tom no estacionamento e conta para ele sobre Wilden e a preocupação de Hanna quanto a Ashley. Tom diz que não sabe de nada e que faz tempo que não conversa com nenhuma das duas. Caleb diz que Hanna está passando por um momento difícil e precisa do apoio do pai. Tom entra no carro e fala para Caleb que vai ver o que ele pode fazer.

Durante o episódio, Hanna vai até a delegacia para falar com Pam e leva umas flores. Ao ver a mesa de Pam vazia, Hanna põe as flores num vaso e se assusta ao ver um mural cheio de fotos em uma sala. Hanna entra na sala e fica de queixo caído com o conteúdo do mural, que tem a morte de Wilden como questão central. Hanna está pronta para fotografar o mural quando Holbrook aparece na frente do celular e a leva para fora da sala.

No 4x04, nas Marin, Hanna e Caleb conversam na cozinha. Hanna confirma que Ashley esteve em Rosewood na noite em que Wilden morreu, mas não sabe o que ela fez. Caleb sugere algumas hipóteses do que Ashley pode ter feito baseado no relato de Tom, mas nem ele, nem Hanna chegam a um consenso. A campainha toca e Hanna abre a porta para Holbrook e Tanner, que procuram por Ashley. Hanna mente que a mãe não está em casa e o detetive diz que viu o carro dela do lado de fora. Caleb inventa que ele passou a tarde com o carro de Ashley. Tanner pede que Hanna avise a mãe que eles estiveram ali e vão embora.

No 4x06, Ashley é presa, acusada de matar Wilden.

No 4x07, Toby e Caleb se unem para descobrir quem é -A e a Red Coat Loira que chegou de avião na pousada. No loft de Toby, analisando todas as informações que eles tem, entre elas o número que estava na cauda do avião da RC Loira, Caleb e Toby descobrem que o avião decolou do Howel Acres Flight Center e vão até lá. No centro de voo, eles conhecem Nigel, com quem arrumam confusão. Inicialmente, Nigel se nega a dar informações sobre o voo da RC Loira, mas muda de ideia depois que os meninos pagam pela informação. Nigel diz que CeCe foi quem encomendou o plano de voo. Acaba que Toby e Caleb saem na porrada com Nigel, que consegue se safar, sem perceber que Caleb pegou seu celular. Caleb desbloqueia o telefone de Nigel, descobrindo que ele fez várias ligações para um número em NY. Toby, Caleb e Spencer desconfiam que o número era de CeCe. (Lembre aqui como Caleb e Toby descobriram as informações sobre o voo)

No 4x08, Caleb fala para Spencer que o número de telefone de NY que Nigel fez ligações está ligado a três números em NY mesmo. Toby foi para NY investigar os números, para confirmar se algum deles é de CeCe.

Hanna, desesperada, decide se entregar para a polícia como assassina de Wilden. Para criar sua versão do crime, Hanna convoca Mona para ajudá-la. Na cozinha das Marin, Mona orienta Hanna, explicando como ela deve agir para soar convincente. Caleb aparece de surpresa nas Marin, esculacha Mona, não a cumprimenta e repreende Hanna por estar com ela. Hanna ignora a histeria de Caleb e o manda embora. Pronta para sair de casa, Hanna é surpreendida por Caleb, que a impede de ir à delegacia, revelando que ouviu tudo que ela e Mona tramaram. A conversa do casal é interrompida quando Hanna recebe a notícia de que Mona baixou na delegacia, afirmando ser ela a assassina de Wilden. (Lembre aqui todo o bafafá do 4x08)

No 4x10, Caleb rastreia uns dados e descobre um endereço em Phily que pode ser onde CeCe está. Hanna pergunta para Caleb como ele conseguiu o endereço. Caleb pergunta se Hanna realmente quer saber a resposta, que envolve firewalls e códigos. Hanna prefere não saber como Caleb conseguiu o endereço e ele sugere que vale a pena dar uma checada para confirmar se CeCe realmente tem ligação com o endereço. Hanna conta para Aria a descoberta de Caleb e ela se oferece para checar o endereço, já que ela estaria em Phily para fotografar uma luta de Jake. Aria vai até o endereço e conhece uma amiga de CeCe, que fala que ela não dá sinal de vida faz tempo.

Após inventar para a polícia que matou Wilden, Mona voltou para o Radley. Hanna pede para Caleb acompanhá-la até o sanatório para visitar Mona, pedido que o revolta. Caleb, mais uma vez, se mostra inconformado com a insistência de Hanna em manter contato com Mona, esbravejando que Mona é o inimigo e que Hanna deve condená-la. Hanna discorda das acusações de Caleb, sentenciando que Mona não é mais o inimigo e que ela se entregou para a polícia para ajudar Ashley. Os dois se desentendem e Caleb vai embora das Marin. Mais tarde, eles fazem as pazes e voltam as boas.

No 4x11, Travis fica na cola de Hanna, que encontra no seu armário da escola um envelope cheio de dinheiro. O envelope era da Diva Dish, a boutique que CeCe trabalhava. No Baile Country, Hanna estressa com Travis e pergunta qual é a dele. Travis assume que foi ele quem deixou o dinheiro para Hanna e conta que testemunhou toda a movimentação no lago na noite em que Wilden morreu. Travis afirma que uma loira saiu correndo do lago depois que ele ouviu os disparos do revólver. Hanna implora para Travis ir até a delegacia, mas ele fala que teme por sua família, porquê seu pai tinha problemas com Wilden. Depois que Travis vai embora do Baile, Hanna conta para Caleb tudo que ele falou. Caleb acha super sem cabimento Hanna acreditar em Travis, um moleque que ela nunca viu na vida. Hanna, por sua vez, diz que não tem mais nada a perder e decide ir atrás de Travis, na tentativa de convencê-lo a mudar de ideia. Caleb, apesar de achar que Travis é uma furada, não impede Hanna de ir atrás dele. Hanna encontra Travis abastecendo o carro em um posto no meio da estrada e o convence a procurar a polícia.

No 4x12, Travis inocenta Ashley, incriminando CeCe pela morte de Wilden. As meninas recebem um mini caixão branco, com a boneca de Mona dentro, junto com uma mensagem de -A, avisando que é melhor elas encontrarem Mona com vida antes que a polícia a encontre morta. Elas se desesperam e se dividem para achar Mona que, após ter alta do Radley, sumiu do mapa. Apesar de condenar a preocupação das meninas com Mona, Caleb não nega ajuda. Enquanto as meninas vão para Ravens, Caleb e Toby se revezam, fazendo plantão em frente a casa de Mona. No turno de Toby, o carro de Jenna, pilotado por Shana, sai a mil por hora da garagem dos Vanderwaal. Toby segue o Mustang, descobrindo o paradeiro de Mona. Em Ravens, as meninas estão no apto de Ezra fuçando em tudo. Por telefone, Hanna conversa com Caleb, pedindo instruções para desbloquear os computadores. Hanna fala que já fez tudo que Caleb mandou e nada deu certo. Na rodoviária de Rosewood, Caleb fala para Hanna que, de lá, ele não consegue acessar os computadores do apto, comentando que não acha seguro elas estarem sozinhas em Ravens. Hanna concorda e Caleb fala que vai pegar o próximo ônibus para Ravens.

No 4x13, no ônibus a caminho de Ravens, Caleb conhece Miranda. Enquanto Caleb está na estrada, as meninas estão em Ravens atrás de Alison. Em Ravens, Caleb encontra Hanna, que pede para ele ficar na cidade para ajudar Miranda. No final do episódio, em Rosewood, as meninas reencontram Alison, que confirma que nunca morreu e some quando ouve Ezra se aproximando.

No começo do 4x14, um tempinho depois de reencontrarem com Alison, as meninas conversam no quarto de Spencer e decidem ir ao mausoléu, onde especulam quem poderia saber que Alison nunca morreu. Hanna aproveita a discussão para avisar que Caleb foi até o apto de Ezra em Ravens e o lugar estava vazio. Uma semana depois, Caleb volta para Rosewood para pegar suas coisas que estavam nas Marin e comunicar Hanna que estava se mudando de vez para Ravens, sem explicar porquê. Hanna exige uma resposta decente de Caleb, que não conta o verdadeiro motivo de sua decisão. A negativa resulta no fim do relacionamento entre eles.

O 4x14 foi a última aparição de Caleb na quarta temporada. Caleb foi escolhido para protagonizar Ravenswood; por isso, não participou da 4B, fase focada em Ezra e na descoberta de que Alison estava viva. Com o cancelamento de Ravens, Caleb voltou para Rosewood no 5x05.

Caleb passou a 4A envolvido no drama das Marin. Hanna ficou transtornada com a possibilidade de Ashley ser a assassina de Wilden e fez o impossível para proteger a mãe. No 4x08, Ashley estava praticamente condenada, motivo que fez Hanna pedir ajuda de Mona para se entregar para a polícia como assassina de Wilden. Na cozinha das Marin, Caleb fez um escândalo ao dar de cara com Mona, repreendendo Hanna por estar com ela. Hanna mandou Caleb embora e ensaiou sua confissão com Mona. Caleb fingiu que foi embora e, quando Hanna estava pronta para sair de casa, ele a surpreendeu e a impediu de ir à delegacia. Sabê-se lá porquê, Mona passou a perna em Hanna e se entregou para a polícia como assassina de Wilden. Não sabemos o real motivo de Mona inventar que matou Wilden. De qualquer maneira, sua decisão deu uma aliviada na barra de Ashley. No 4x09, Mona liga para Hanna, dando a entender que foi ela quem pagou a milionária fiança de Ashley. No 4x10, Hanna pede para Caleb ir com ela no Radley, pedido que o deixa revoltado. No 4x11, um milagre chamado Travis acontece na vida das Marin. No 4x12, Travis inocenta Ashley e -A apavora as meninas ao sugerir que Mona pode morrer. Apesar de não concordar com a decisão das meninas, Caleb se dispõe a ajudá-las para encontrar Mona.

Sobre o envolvimento de Caleb no caso Wilden. Nesse post comentamos que Travis foi pago por Caleb para inocentar Ashley. Não descartamos essa possibilidade e temos apenas duas observações para fazer sobre esse assunto. - No 4x03, Caleb já sabia tudo que estava acontecendo. Hanna estava neurótica, temendo que -A incriminasse Ashley. O envolvimento de Caleb no drama das Marin chamou nossa atenção por um detalhe. Caleb nunca perguntou para Hanna quais motivos Ashley tinha para matar Wilden. Em nenhum momento ele se interessou em saber porquê Wilden era uma peste com as Marin? - No mural de Wilden, uma das marcações de Caleb é entre Hanna e Wilden. Isso significa o que? Será que a polícia sabe coisas que não sabemos? Como Caleb estava no meio de Hanna e Wilden sendo que ela nunca conversou sobre Wilden com ele? 

Sobre o ódio que Caleb sentia por Mona. Qualquer que tenha sido o motivo de Mona inventar para a polícia que matou Wilden, sua atitude beneficiou Ashley, que estava praticamente condenada. Mesmo assim, a atitude de Mona não foi suficiente para Caleb pegar mais leve com ela. No 4x08 e no 4x12, Caleb deixou claro que ele não estava nem aí para Mona.

No 4x12, as meninas descobrem o apto de Ezra em Ravens e ficam perplexas com os monitores, que exibem imagens de diferentes circuitos de vigilância. Caleb, em Rosewood, instrui Hanna por telefone, ditando o que ela deve fazer para desbloquear os computadores. Hanna fala que fez tudo que Caleb mandou mas não conseguiu desbloquear nenhum computador. Caleb lamenta não poder acessar os computadores de Ravens de onde ele estava - rodoviária de Rosewood - e fala que não acha seguro as meninas estarem lá sozinhas. No 4x13, Caleb encontra Hanna em Ravens. A pedido dela, ele fica na cidade para ajudar Miranda. No 4x14, Hanna fala que Caleb foi até o apto em Ravens e não tinha mais nada lá. Lembrando que o dia do 4x12 é o mesmo do 4x13 e do começo do 4x14, aqui fazemos uma pausa.

Desde que começou o auê em torno de Ezra/4x12, fizemos milhares de especulações sobre ele. Palpitamos sobre quem seria o amigo dono da cabana, a pessoa que fotografou Shana/4x18 e mandou as fotos para ele, entre outras questões. Tanto nas nossas especulações como nas especulações de outros sites, vimos o nome de todo mundo envolvido com Ezra MENOS o de Caleb. Revendo as situações que destacamos ao longo das três partes, ficamos INCONFORMADOS de NUNCA associarmos Caleb com Ezra; mas sabemos porquê nunca fizemos essa associação. O principal motivo é que Caleb não apareceu na 4B. Outro motivo é que demos tanta importância para as fotos que esquecemos dos computadores. Assim como Ezra precisava de alguém para ficar na cola das meninas, ele precisava de um hacker para invadir circuitos de vigilância e sistemas internos, como o da polícia. Das pessoas que conhecemos, qual delas seria a ideal para a função? O fato de Caleb ser hacker não sustenta absolutamente nenhuma suspeita sobre ele ser ajudante de Ezra e esse não é o motivo da nossa desconfiança. Nossa desconfiança quanto a Caleb ser ajudante de Ezra é baseada em uma COINCIDÊNCIA e num detalhe do 4x14.

Durante toda a série, Caleb pintou e bordou desbloqueando celulares, computadores, sistemas internos e números de telefones. Apenas duas vezes Caleb não conseguiu desbloquear um sistema. A primeira foi no 1x18, quando as meninas pediram para ele desbloquear o telefone de Jenna. Caleb, que estava trabalhando para ela na época, disse que não conseguiu invadir o telefone. A segunda vez foi com os computadores de Ravens, no 4x12. Considerando que Caleb mentiu que não conseguiu desbloquear o telefone de Jenna porquê estava trabalhando para ela, Caleb não conseguiu desbloquear os computadores do apto em Ravens pelo mesmo motivo: ele estava trabalhando para o dono do apto. O detalhe do 4x14 é quando Hanna fala que Caleb foi até o apto e não tinha mais nada lá. Hanna falou isso no início do 4x14, que começou um tempinho depois do final do 4x13. Como que o apto foi esvaziado em questão de horas? Impossível fazerem um limpa no lugar as pressas com o tanto de coisa que tinha espalhada por lá. No 4x10, Caleb rastreia um endereço em Phily através de um dos números de telefone de NY que Nigel ligou. Caleb mostra o endereço para Hanna, que pergunta como ele conseguiu. Caleb pergunta se Hanna realmente quer saber a resposta que envolve firewalls e códigos. Essa foi a única vez que Hanna teve curiosidade em saber como Caleb conseguia ter acesso a tudo. Ainda no 4x12, Caleb fala para Hanna que não acha seguro elas estarem sozinhas em Ravens. Elas não estavam sozinhas; estavam em quatro. O que Caleb sabia sobre Ravens para considerar a cidade perigosa? 

Nossa intenção era finalizar a especulação na terceira parte. Como temos muita coisa para comentar sobre a quinta temporada, ia demorar mais uns dias para o post ficar pronto; além de que, prometemos um novo post para hoje. Então, o final fica para a parte quatro.


Para ler as partes anteriores, clique nos números #1 e #2.

6 comentários:

  1. Oi!!
    Sim, concordo!! Também tenho muitas coisas pra dizer sobre Caleb. Uma cena que ficou martelando na minha cabeça foi quando no 5x12, Caleb elogia as habilidades de hacker de Mona e pergunta se o software que ela usa é militar. Ela faz uma cara estranha e não responde nada. Aliás, com quem Mona teria aprendido tantas habilidades de uma hora pra outra?? O "ódio" exagerado entre Mona e Caleb pode ser encenação e ela ter aprendido tudo com ele. Mas vcs devem falar sobreesta cena na próxima parte da especulação!
    Beijo!!
    Ana Luiza

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ana. Claro que vamos falar sobre essa cena na próxima parte, pq foi pra lá de estranha.
      Bjsss

      Excluir
  2. Pode parecer loucura mais sempre achei essa historia da serie de Ravens pura armaçao pra tirar ou colocar alguem em cena !! Primeiro pq Marlene acaba com um dos shipps mais amados do publico e segundo o personagem e o msm e ele mantem contato com Hanna ! nao sei mais smp achei algo estranho nessa historia mais tudo bem ! Sobre a especulaçao ta otima mais doi admitir e como a Ana Luiza citou a cima muito estranho msm essa cena de caleb e mona

    ResponderExcluir
  3. Sobre Caleb, sempre achei muito estranho alguém ter visto a mãe da Hanna roubar o $$ da Sra. Potter, afinal, era ela na sala do cofre e só. Se tinha alguma câmara monitorando, era coisa clandestina e poderia ser coisa do Caleb, já que ele "desmascarou" o falso sobrinho da Sra. Potter com a maior facilidade.
    Outra coisa foi o remédio que a Emily passava no ombro, onde A injetou GH. Tinha que ser alguém com acesso às coisas pessoais de Em e naquele tempo ela morava com a Hanna. Não lembro se o Caleb estava por Rosewood na época (pois ele vai e volta direto), mas se estava, ele frequentava a casa da Hanna.
    E quem foi que engoliu aquela do Lucas, chorando por que tinha usado o $$ do Caleb pra apostar num time de basquete e perdido tudo? Aquilo poderia ter sido armação de Caleb/Lucas+ Garret para despistar a história das bonecas fotografadas na casa do lago, descobertas através do celular que o hoodie deixou cair. Quando Garret está no celular com Jenna (2x15) ele diz que eles não deveriam ter envolvido "ele" no plano. Ele poderia ser o Lucas, ok, mas poderia muito bem ser o Caleb!
    Beijos!
    Ana Luiza

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ana!!!! O caso da Potter é um dos maiores mistérios dessa série. Talvez a resposta seja isso q vc falou; Ashley estava sendo vigiada por Caleb, que queria se aproveitar de uma situação para ganhar a confiança dela. Sobre a Emily e o gh, vamos confirmar se o Caleb estava em Rosewood na época. Quanto a relação do Caleb com Lucas, é bem suspeita essa história do dinheiro. Adoramos seus comentários!! Nós temos ASK agora, o link está no topo da página. Aparece lá pra gente tricotar!!

      Bjsssss

      Excluir