expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass' oncontextmenu='return false' ondragstart='return false' onkeydown='return checartecla(event)' onselectstart='return false'>

quarta-feira, 27 de agosto de 2014

Comentário sobre a morte de Mona no 5x12 - Take This One To The Grave/Summer Finale

Diferente dos posts que fazemos sobre os episódios, vamos comentar o 5x12 por partes. Tentamos fazer a Review mas não conseguimos. Não temos condições de descrever o episódio sem antes comentar a morte de Mona. O 5x12 fez revelações importantes que perderam o impacto diante da morte de Mona. Nesse momento, não estamos nem aí para as informações sobre Bethany, com quem a sra. D. andou ou deixou de andar, quem Bethany odiava e todo o resto. Nesse momento, a única coisa que precisamos fazer é expressar nossa revolta com o que fizeram com Mona.

Estamos simplesmente INCONFORMADOS com a morte de Mona. Nada nem ninguém será capaz de mudar nossa opinião. Sem dúvida alguma, esse foi o maior erro de PLL até agora. Não é só porquê amamos Mona que estamos decepcionados. No post #FatalFinale, dissemos que nenhuma das quatorze pessoas da lista tinha motivo para morrer e explicaríamos porquê no comentário do 5x12

Nenhum dos quatorze tinha motivo para morrer porquê tem hora certa para uma pessoa morrer. Antes de morrer, a pessoa precisa se envolver em uma trama de destaque, que resulte em sua morte. A pessoa precisa ficar em evidência antes de bater as botas, como aconteceu com Ian, Maya, Nate, Garrett, Wilden e a sra. D.; o que não aconteceu com NENHUMA das quatorze na 5A, que abordou suas tramas de maneira superficial. Tanto os personagens quanto as tramas da 5A ganharam destaque temporário. Por esse motivo, seria injusto matar qualquer pessoa. 

O contexto da morte de Mona foi uma trama desperdiçada. Mona morreu porquê concordou em ajudar as meninas. A decisão de Mona é uma justificativa aceitável para matá-la. Porém, foi mal aproveitada. Pelo menos, Mona teve tempo de contar para Aria o que descobriu sobre Bethany. 

A união das meninas com Mona é uma trama que MERECIA destaque principalmente por ser resultado da briga das meninas com Alison. Seguindo a linha da 5A, um episódio foi suficiente para começar-e-terminar a trama. Um episódio foi suficiente para as meninas pedirem ajuda de Mona/ Mona acusar Alison de ser -A/ Alison destruir a Army de Mona/ Mona e as meninas armarem para derrubar Alison/ Alison descobrir que as meninas desconfiavam que ela era -A/ Mona reunir provas que Alison matou Bethany e era -A/ Mona morrer. 

Outro agravante na morte de Mona foi um dos objetivos do 5x12, que era decretar oficialmente Alison como suspeita. Não, o problema não é Alison ser suspeita. O problema é o que fizeram para ela ser suspeita. Até o 5x10, vimos uma Alison de personalidade complexa e olhares indecifráveis. O comportamento oscilante de Alison deixou todo mundo confuso; até o 5x12, que estragou tudo. Valendo-se dos mesmos clichês utilizados por Ezra a partir do 4x13, o 5x12 escrachou as suspeitas contra Alison a ponto da própria PERGUNTAR PARA EMILY SE AS MENINAS DESCONFIAVAM QUE ELA ERA -A. Emily perguntou se Alison era -A e fim da cena. Já que era para avacalhar, o hoddie que invadiu a casa de Mona exibe a cabeleira loira. No final, vimos Alison escondida entre os carros observando as meninas em frente da casa de Mona. Para coroar as desconfianças e lançar Alison como suspeita número um de ser tudo, Mona morre depois de proclamar para seu reflexo no espelho você perdeu, Alison.

Se fosse para Mona morrer, que tivesse morrido no 2x25, quando despencou do penhasco. Teria sido um fim decente, bem diferente dos acontecimentos que antecederam sua partida no 5x12. Mona merecia uma morte digna, a sua altura. Mona foi a melhor -A e acabou sua jornada menosprezada, mais uma vez derrotada por Alison. INADMISSÍVEL

Ficamos despedaçados quando vimos o corpo de Mona no porta mala do carro. Foi a cena mais triste que vimos na série, a que mais mexeu com a gente. Segundo os spoilers, a morte do 5x12 deixaria todo mundo chocado. O que não aconteceu. Se a intenção era chocar pela ousadia de matar um personagem mega importante, os produtores podem considerar a missão 100% fracassada. Até agora, não vimos UMA pessoa concordar com a morte de Mona. 

Sempre amamos e vamos continuar amando Mona, uma das personagens mais ICÔNICAS da série. Várias cenas de Mona estão entre as nossas preferidas, que não cansamos de rever. Lamentável PLL ter escolhido o pior momento para Mona partir. Talvez como maneira de compensar esse equívoco, Mona foi a protagonista do 5x12.

O impacto NEGATIVO da morte de Mona mexeu tanto com a gente que, pela primeira vez, não terminamos uma finale nos descabelando para ver o próximo episódio. RIPMona. WE´LL MISS YOU X 100.

+ Fan Made Tribute 

23 comentários:

  1. Esse plot só poderia ser utilizado numa tentativa de "atualiZar" a serie pros parâmetros das grandes séries atuais. Talvez num momento em que a propria audiência fiel da serie "cresceu" ( o que comercialmente é um miopia de mercado) , perceberam que tem mudar o TEXTO pra que a o fim e a enrolação das proximas temporadas seja menos decepcionante. Mas isso se, e somente SE, essa proposta realmente existir( lembrando que isso só se concretiza se a produção da série melhorar ou mudar, tá meio cagadinha essa season, e que essa proposta não condiz com a proposta da emissora).

    O ep em sim é tão conclusivo que poderia ser o fim da série. A não ser que a Mona tenha deixado tudo escrito em um diário escondido numa parede secreta, vão surgir mais novas personagens pra tentar justificar furos da série. A única solução pra série "vingar", pra mim, é reduzir o núcleo de histórias e manter foco, nem que cada cena de descoberta da Spencer demore 10 min.

    Ou estão com uma mega história e dividiram mal, OU já se perderam e não querem admitir.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Dudu. Talvez a morte da Mona ou de outro personagem principal causasse menos revolta e seria mais aceitável se a série tivesse mantido o padrão de qualidade dos episódios e a coerência no desenrolar das tramas como fez nas duas primeiras temporadas. PLL se perdeu desde o 3x01 e está cada vez mais presa em um círculo vicioso, desenvolvendo as fases A e B das temporadas com base em fake reveals e lançando centenas de novas perguntas em cima de dúvidas que não foram esclarecidas.

      Concordamos com você. A 5A não foi grande coisa sendo que tinha tudo para ser uma ótima fase, por causa da volta da Alison. Nem isso souberam aproveitar.

      Segundo declarações da Janel, a Mona deixou pistas para as meninas descobrirem o que aconteceu entre ela e -A e o conteúdo dos registros do Radley. Mona sabia do risco que corria e se preparou para o pior. Pelo menos foram sensatos quanto a isso, porquê seria ridículo Mona morrer sabendo de tudo e, mais uma vez, as meninas voltarem para a estaca zero - como aconteceu com o roubo do diário da Alison na 4B.

      Excluir
  2. Concordo, Dudu! E infelizmente acho que se perderam sim, já faz tempo, e não querem admitir!! Além de reduzir o número grande demais de plots paralelos, precisam parar de socar personagens novos que ficam se entulhando e no final não serviram pra nada, só pra enrolar e tirar a credibilidade do seriado. Estou revendo as seasons desde o início e é incrível o número de questões que ficaram pendentes e nunca mais foram suscitadas, ficaram no "limbo". E eu duvido que voltem à tona até por que algumas já perderam o contexto. Vai ser difícil uma recuperação 100%, vão ter que "rebolar" para conseguirem reestruturar a história...
    Beijos!
    Ana Luiza

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. PLL se perdeu desde o 3x01 e dificilmente voltará a ser o que foi nas duas primeiras temporadas. Perdemos as contas de quantas vezes assistimos os ep. da segunda temp. É impressionante como a série conseguia conciliar a trama principal com as tramas paralelas, sem se perder. Para nós, a segunda temp. é a melhor. Mas paramos de rever os ep. há muito tempo porquê parece que estamos vendo outra série.

      PLL tem plots importantes além do suficiente para desenvolver tramas paralelas. Sabê-se lá porquê, em vez de abordarem esses plots, preferem esquecê-los e criarem tramas que não levam a nada. Concordamos com você quanto a mania de inventarem personagens desnecessários em vez de aproveitarem personagens dos livros.

      Quanto a série se recuperar, isso não vai acontecer. É triste afirmar isso, mas a quarta temporada mostrou que eles tentaram voltar aos velhos tempos, só que não conseguiram.

      Bjsss

      Excluir
  3. Nossa, indignação total com a morte da Mona.
    Pra mim, a série já não andava muito boa..já nao tinha toda aquela expectativa para o próximo episódio. Os dois últimos episódios foram bons, mas eu já imaginava que nao ia gostar da fatal finale.

    A grande chance de todas as perguntas serem respondidas era pela Mona. Porque ela é o tipo de personagem que sabe muita coisa, fora que Mona é Mona, né?! todos têm uma relação de amor e ódio com ela.

    Fiquei realmente muito chateada com a morte dela. Concordo com vocês, Mona merecia uma morte grandiosa (já q ela teria q morrer), mas o ideal seria ela vencer a Ali, na minha opinião.. nem que depois aparecesse um terceiro -A e matasse ela hahahaha

    O que me irrita em pll é que eles passam praticamente metade da temporada arrastando histórias e dps querem jogar milhares de informações em um único episódio. Acho que podiam ter desenvolvido essa relação das meninas e da Mona em mais episódios, histórias sobre a Bethany, assuntos de faculdade, Ali ser -A durante os 11 episódios.. ou pelo menos, ter dado mais espaço para a Mona nos outros episódios, como uma despedida.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordamos com tudo que você disse, Van. A 5A não foi grande coisa. Na verdade, foi uma 3A melhorada. Os 11 ep. não responderam nada, mas deixaram pistas. A Mona não poderia morrer daquele jeito, como uma fracassada. Desperdiçaram um dos melhores plots da série, que teria sido a união das meninas com ela contra Alison.

      Excluir
    2. Só tem uma coisa que ainda me deixa confusa em relação a Mona. Se ela sentia tanto medo da Ali, a ponto de nao querer que a Alisoubesse que ela estava ajudando as meninas, por que ela confrontou a Ali quando ela voltou??
      A Mona quem mandou a msg pra Ali mentir sobre o que aconteceu com ela e ainda a confrontou lá no mausoléu??
      Já que ela sentia tanto medo da volta da Ali, ela deveria querer ficar na dela, né?

      Excluir
    3. Pois é Van, não entendemos isso também. A Mona sempre soube que a Alison estava viva e tinha mil provas pra ferrar com ela. Do nada, ela se deixa intimidar pela Alison. Por isso que falamos que ela morreu como uma fracassada, sem a menor dignidade.

      Excluir
  4. A grande surpresa era foi a d Mona morrer mesmo, no caso em vez de mudá-la eles resolveram mantê-la mesmo... a julgar pelo que aconteceu, podem ter certeza de que vem chumbo do grosso por aí! No mais eu sempre vou amar Mona, mesmo caindo na armadilha inicial dela, felizmente eu abri o olho. Lembrando que sempre fui a favor da Spencer porque ela sempre foi minha favorita!

    ResponderExcluir
  5. Mona e Spencer,as melhores personagens!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nós sempre amamos e vamos continuar amando a Mona, Marcio. E vem chumbo grosso sim. Como Mona é Mona, ela deixou pistas para as meninas descobrirem quem a matou, sobre sua relação com -A e alguma coisa que prova que a Spencer não matou ninguém. Mona sabia do risco que corria; por isso, se preparou para o pior.

      Excluir
    2. E ela vai voltar!! Uma teoria sobre a morte dela é que Holbrook a matouhttps://www.youtube.com/watch?v=AMcyeRzuNtU tá aí o link do vídeo, e realmente faz muito sentido!

      PS: ESSE BLOG É DEMAIS! Recomendo dar uma olhada no do Felipe Ursini que tem teprias massas demais, também!

      Excluir
    3. Vamos assistir com calma o vídeo do Holbrook e esse site que vc falou. Valeu Marcio por estar sempre aqui!!!!

      Excluir
    4. Welcome!

      PS: Acho mesmo que Melissa enterrou Ali, olhem pro pulso direito do cadáver e o ferimento na cabeça! E outra temos o rosto de Bethany, mas na promo do 5x11!

      Excluir
  6. Pórem nós sabemos que não foi pessoalmente a Alison que matou a mona, é quase certo que foi a mando dela, porém pelo corte de cabelo, que é o que eles dão destaque quando mostram os cabelos de -A, é perceptível que não é a Ali (ela poderia estar usando peruca, mas essa série gosta de mostrar como as coisas podem ser o máximo improváveis). Ou seja, pra mim no momento como não vi nenhuma personagem recente com aquele cabelo completemente reto nas pontas, a pulga é: quem é tão mais fiel a Alison que foi capaz de matar por ela?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Nathalia. Nós não achamos que foi a Alison que matou a Mona, porquê ficou muito escancarado que era ela. Como você disse, os cabelos são diferentes, além de parecer peruca. Mona tinha outros inimigos, além da Alison. Vamos esperar pra ver quem é o assassino e torcer para que seja uma revelação decente, pra compensar a morte dela. Bjsss

      Excluir
    2. Obrigado pela resposta *-* beijos

      Excluir
    3. Obrigado você pela visita :]]
      Bjss

      Excluir
    4. eu acho que foi a cece drake que matou a alison ou a propria bethany

      Excluir
    5. Oi Monique. Pode ter sido a Bethany sim. Estamos achando que ela tá bem viva, assim como a Alison.

      Excluir
  7. Pelo que vi no video, 2 pessoas entram na casa da Mona, uma de cabelos bem longos provavelmente a Alison e uma segunda pessoa cujo cabelo não é tão comprido na cena do quarto, e pela cena do crime... Mona definitivamente lutou muito pq a sala foi o local do assassinato e não o quarto, isso confirma minha teoria que pra ter certeza que ela morreria (no passado A tentou matar a Mona no carro e ela conseguiu escapar) Alison fez questão de ir junto com o assassino para evitar que ela fugisse novamente. Meu palpite é que dadas as circunstancias a Cece Drake foi ajuda-la pois naquele momento algo assim não poderia ser confiado a outra pessoa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mirelle. Nós também achamos que duas pessoas entraram na casa e com certeza aconteceu o maior auê antes de Mona morrer. Caso contrário, a sala não estaria do avesso. Quanto a identidade do(s) assassino(s), desconfiamos de algumas pessoas, mas não temos muito no que nos basear para fazer uma especulação.

      Excluir
  8. We gotta get out of this place, even if last thing... we ever do.

    We gotta get out of this place cause there's a better life... for me and you...

    Essa música é a cara da Mona, eu amei demais. Em todo caso pessoal, ainda há esperança!

    ResponderExcluir