expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass' oncontextmenu='return false' ondragstart='return false' onkeydown='return checartecla(event)' onselectstart='return false'>

domingo, 24 de agosto de 2014

Comentário sobre a confissão de Melissa/5x11 - No One Here Can Love Or Understand Me

O 5x11 ficou marcado como o episódio que revelou o segredo de Melissa. Finalmente, Melissa resolveu abrir a boca e contar para Spencer o que tanto ela sabia sobre a noite do celeiro. Pelo correio, Melissa mandou um vídeo para Spencer, para que a irmã recebesse quando ela estivesse à caminho do aeroporto. Arquivado em um pen drive, o vídeo de Melissa deixou Spencer atordoada. Não é para menos. Na gravação, Melissa revela que foi ela quem enterrou Bethany. Segundo Melissa, ela ouviu Spencer e Alison discutindo. Segundos depois, Melissa viu Spencer voltando para o celeiro arrastando uma pá. Na sequência, Melissa deu de cara com o corpo de Bethany estirado no quintal dos D., na parte que estava em obras, com uma pancada na parte de trás da cabeça. Acreditando que a pancada foi resultado de uma pazada dada por Spencer, Melissa não teve tempo para pensar e empurrou o corpo de Bethany dentro do buraco, preenchendo-o com terra em seguida. Melissa diz ter enterrado Bethany para proteger Spencer. Melissa não sabia que a garota com a parte de trás da cabeça ensanguentada não era Alison, nem que ela ainda estava viva quando foi enterrada. A confirmação de que Alison está viva, e Bethany foi morta e enterrada em seu lugar, passou a atormentar Melissa, que se auto responsabilizou pela morte de uma garota inocente. 





Sinceramente, temos nossas dúvidas quanto a confissão de Melissa. Os motivos comentamos aqui. Se Melissa enterrou ou não Bethany, não sabemos; mas temos certeza de uma coisa. Melissa SABE o que realmente aconteceu na noite do celeiro. 

De tudo que Melissa falou, duas frases merecem destaque e consideramos as mais importantes do vídeo. 1 - Melissa fala que todas as pessoas que cometeram o erro de tocar em Alison, estavam no quintal naquela noite. 2 - Após essa afirmação, Melissa cita uma passagem de Tempestade: essa ilha está cheia de ruídos

Tempestade foi a última peça escrita por Shakespeare. Selecionamos dois resumos que encontramos na internet sobre a peça.

1 - "A ultima obra escrita por Shakespeare", é o que muitos dizem, é um livro pequeno no tamanho mas complicado de entende-lo rapidamente. O livro conta a historia de Próspero (legitimo) duque de Milão, que foi enganado pelo próprio irmão Sebastião (atual) duque de Milão, que o mandara para uma ilha deserta junto com sua filha Miranda. Buscando o direitos para sua filha ele convoca alguns espíritos (que estavam com a bruxa Sirolax) para lhe 'ajudarem' a trazer o navio com uma parte da família de Sebastião entre outros nobres para a ilha. A historia conta muito sobre que uma batalha as vezes pode ser muito bem controlada somente por um dos lados, alem de mostrar que em determinados lugares alguns títulos não representam nada e o que vale a pena é o instinto de sobrevivência mesmo quando sendo protegido por um espirito ou por um escravo achado na própria ilha.

2 - Próspero, um duque de Milão, possuía uma imensa biblioteca onde estudou magia e esqueceu de governar. Torna-se um sábio praticante de magia, mas tem seu lugar usurpado por seu irmão Antonio e se viu deportado para uma ilha deserta com sua filha Miranda, ainda criança. Próspero dominou a “dona” da ilha, uma bruxa, e escravizou seu filho (dela), Caliban. A serviço de Próspero ainda há Ariel, um anjo por ele libertado ao chegar à Ilha. Estes são os moradores da ilha. Anos depois  (Miranda já uma jovem), Próspero provoca, fazendo uso de magia e com a ajuda de Ariel, uma falsa tempestade que faz naufragar a nau onde se encontra seu irmão, junto com o rei de Nápoles, seu filho e outros nobres. Não para que morram, mas para que venham parar na ilha e haja um acerto de contas. A trama é o confronto entre seus moradores, especialmente Miranda e Caliban, que até então desconhecem outros seres humanos e toda a sua complexidade, e os náufragos que se vêem em situação limite – perdidos numa ilha desconhecida. 

Por que consideramos essas frases as mais importantes? Porquê Melissa, após falar que todas as pessoas que cometeram o erro de tocar em Alison estavam no quintal naquela noite, cita o trecho de Tempestade, sobre a ilha barulhenta. Melissa compara o quintal dos D. com a ilha da peça. Provavelmente, os ruídos a que ela se refere são os bate boca de Alison com os suspeitos de serem -A. Para nós, essas falas CONFIRMAM que Melissa sabia o que estava acontecendo no quintal E que Melissa sabe o que realmente aconteceu no quintal.

Tempestade é uma história de amor e VINGANÇA, de um duque que teve seu lugar usurpado, acabando isolado em uma ilha. Anos depois, o duque decide se vingar e reúne seus inimigos na ilha para um acerto de contas. Alguém pensou em outra coisa que não fosse gêmeas? 

A citação de Melissa foi a segunda vez que a 5A fez referência a uma ilha e a temática de troca de lugares. A primeira vez foi no 5x03, através do quadro que Alison viu na funerária. Lembre aqui

Desconfianças a parte, o que mais adoramos no melodrama de Melissa é ela se torturar porquê matou uma menina inocente. Isso quer dizer que se fosse Alison, ela estaria pouco se lixando? 

3 comentários:

  1. Adorei o post!!
    Uma das coisas mais legais de PLL são as referências à literatura, pintura, filmes, etc...principalmente os clássicos. Na primeira temporada, a turma do Ezra, ensaiou A Semente do Mal, em que uma garota acostumada desde pequena a usar seu charme para conseguir o que quer (lembra alguém?) acaba afogando num lago um colega que recebeu uma medalha em uma competição da escola, que ela queria ter ganho. Na Tempestade temos também a temática da competição e da troca. No livro Despair, do Nabakov, dois sósias trocam de lugar e um mata o outro por dinheiro. E esse mesmo livro cita o quadro Ilha dos Mortos, que você lincou com A Tempestade. Outra curiosidade sobre o quadro: era o preferido de Nabakov, Hitler e Freud. O quadro aparece na funerária e também no flashback de Ali sobre o porão onde teria ficado. Pesquisando mais, li que Nabakov dizia ser esta "a pintura mais popular em toda a Europa Central nas primeiras décadas do século 20 e podia ser encontrada em quase todas as casas de Berlim". A ilha retratada na pintura, assim como descrita em A Tempestade, passa a idéia de isolamento. Como se as pessoas no barco estivessem se dirigindo à ilha para abandonar uma delas à própria sorte. Além disso, vemos também várias referências ao Hitchcock, como a cena da torre da Igreja, que reproduz Um Corpo que Cai. E adivinha qual a temática deste filme? Uma pessoa que se passa pela outra, é claro!
    Beijos!!!
    Ana Luiza

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É mesmo, Ana. PLL ama fazer referências aos clássicos da literatura e do cinema. E olha a coincidência: seja livro, filme ou quadro, a temática é a mesma!!

      bjs

      Excluir
  2. Hmmm faz sentido realmente, mas pra mim ela falou a verdade sim. Melissa junto com Mona, Jenna e Toby era mais uma coitada vítima de toda essa confusão (e junto de Cece, Jenna e Ali é uma das chaves para chegar a verdade, como esse lance da Bethany) a razão de ela mencionar o ttexto acho que é pra fazer jus a sua frase sobre o ''Instinto de Sobrevivência'' que no caso seria o dela em reação a Spencer. No caso que seu instinto em proteger a irmã falou mais alto que a prudência e ela fez aquilo. Sobre a Ali, bem acho que beeeeeeem pouca gente de fato ia lamentar realmente pois conforme Ali vem nos mostrando nessa temporada, ela realmente não presta! Aliás, nunca prestou pra mim, chegando até a mentir e esconder coisas sobre o que aconteceu naquela noite.

    ResponderExcluir