expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass' oncontextmenu='return false' ondragstart='return false' onkeydown='return checartecla(event)' onselectstart='return false'>

sexta-feira, 27 de junho de 2014

Comentário 5x03 - Surfing The Aftershocks

Dentre várias declarações que o staff de PLL deu sobre a quinta temporada, uma delas dizia que a temporada seria totalmente diferente de tudo que vimos. É muito cedo para classificar a temporada como diferente, mas considerando o que vimos até agora, podemos dizer que está bem diferente. O 5x01 foi a segunda parte do 4x24. O 5x02 foi a premiere, cumprindo com louvor a função. O 5x03 foi... o terceiro episódio. Cada um do seu jeito, cada um com seu ritmo. Detestamos quando as melhores cenas do episódio já foram mostradas na promo e nos sneaks. Pior do que isso, é quando a promo do episódio é melhor do que o episódio em si. O 5x03 foi assim. Não foi um episódio ruim; foi um episódio morno, sem sal, repetindo situações que não aguentamos mais ver. 

O episódio girou em torno de Emily e Hanna desconfiando de Jason, tentando convencer Spencer de que ele é a pessoa que matou a sra. D. Spencer pede um tempo, porquê não acredita que Jason seja capaz de cometer tal atrocidade. Aria continua assombrada pelo fantasma de Shana, ainda mais depois que Mona desfila pela escola falando para quem quiser ouvir que Ezra está se recuperando de um tiro que levou em NY. Essas situações poderiam ter rendido um episódio movimentado e o que vimos foi exatamente o contrário. Mais do mesmo, sem a menor criatividade ou preocupação em fazer as situações evoluírem de maneira diferente e até mesmo soarem contraditórias com o que vimos até agora. 

Como destaque, a cena de abertura, em que vimos Alison deitada em sua cama preferindo ficar sozinha até o funeral da sra. D. que, para nossa surpresa, não aconteceu. Em vez de repetir o ritual na igreja, optaram por darmos adeus a sra. D. com a mórbida escolha de Alison em usar o mesmo vestido que a mãe usou em seu funeral. Ficamos com a impressão, desde a cena final do 5x02, que Alison sente de verdade a perda da mãe. Como disse Jason, sua mãe morreu por esconder muitos segredos; segredos que acreditamos ser de Alison. Independente do que aconteceu na noite do celeiro, a sra. D. sabia de tudo e, para nós, a pessoa que ela estava acobertando era Alison. Sem estender a desconfiança, as outras cenas que adoramos foram os flashbacks do começo da amizade de Hanna e Mona. Há anos sonhávamos com esse momento na série. Adoramos as cenas, mas não o contexto em que as duas ficaram amigas. Bastou o padre confundir Hanna com Ali e Ali fazer uma piadinha para Hanna ter uma crise de identidade que beirou o trágico. Ao lembrar do encontro com Mona dois meses depois que Alison sumiu, Hanna já estava magra e não discordou ao ouvir Mona dizer que, com a ausência de Alison, alguém precisava ocupar o lugar dela. Hanna, até o 5x02, parecia ter concordado. Por causa do padre, ela teve cinco minutos, entrou em crise, despejou meio quilo de ingratidão em cima de Mona e passou a questionar quem ela realmente é. Alguém entendeu? Cadê aquela Hanna da primeira temporada que afrontou Wilden dizendo que só uma idiota para achar que era possível competir com Alison? Cadê aquela Hanna que convenceu os médicos do Radley ao fazer um apelo pessoal para que Mona não fosse transferida para NY, em outra clínica? No 3x08, Hanna ignora a linguagem médica e comove os médicos do Radley ao dizer que Mona foi a responsável por transformá-las e garantir que elas nunca mais voltariam para a mesa dos fracassados. Cadê aquela Hanna chorosa que se humilhou diante de Alison após ser flagrada com Mike dizendo que não era que nem a amiga, que tinha uma fila de garotos atrás dela? A gente já sabia que Hanna teria uma crise de identidade com a volta de Alison, mas não imaginamos que o motivo seria o que vimos no 5x03. Preguiça de pensar dos escritores ou as coisas devem ser assim mesmo, beirando o sério que estão fazendo isso? Ficamos com a segunda opção, por conta de uma segunda situação. 

"Você é Emily Fields?", pergunta Sidney após encarar Emily duas ou três vezes. Não sabemos se Sidney vai para o lado de Nate ou de Travis, que são conhecidos das meninas que elas ainda não conheciam até eles se apresentarem. De longe, a pior introdução de um personagem na série. Sidney fez papel de palhaça ao encarar Emily daquela maneira, falar de troféus e pedir dicas para conseguir vaga na equipe. Qual o propósito disso? Se tiveram preguiça de fazer uma introdução original e decente, estamos com o dobro de preguiça de especular qualquer coisa. 

Emily, que mostrou ter consciência de que tinha o poder durante a quarta temporada, ignorou Paige por conta do bilhete que ela deixou para Holbrook. Esperamos que Emily tenha condenado Pigskin pelo ato de traição e não por achar que o bilhete prejudicou Alison. Ficamos com saudade daquela Emily destemida ao ver a velha Emily, habitante do planeta Alison. 

Nos Hastings, não que a situação seja exclusividade do terceiro episódio de cada temporada, Spencer bate boca com Peter e Melissa. No 5x03, Melissa aconselha Spencer a cuidar da vida dela e esquecer os DiLaurentis, dessa vez Jason e Alison. Peter aconselha Spencer que é melhor ela continuar não sabendo o que não sabe. No 2x03, os Hastings estavam as voltas com o sumiço de Ian. Todos contra Spencer, que tentava ser ouvida e entendida, sem sucesso, claro. No 3x03, Veronica e Melissa escondem de Spencer a verdade sobre a gravidez de Melissa e a defesa de Garrett por Veronica. No 4x03, Melissa e Spencer se reencontram e Melissa aproveita para aconselhar Spencer a dar um tempo de Rosewood se ela realmente quiser o melhor para ela. Spencer surpreende Melissa no Brew, que pergunta quais as últimas de Rosewood. Spencer responde: nada demais, tudo igual/you know, same old, same old. No 5x03, não nas mesmas palavras, mas na mesma situação, o diálogo entre as irmãs termina com a mesma conclusão. Pelo menos das outras vezes, Melissa foi um pouco mais clara na sua resposta. Que explicação mais sem pé nem cabeça foi aquela sobre Toby em Londres? Sabemos que o clima nos Hastings nunca é bom; a única coisa que muda é quem está contra Spencer e o porquê. Dessa vez, Spencer quer porquê quer saber para quem foi que a sra. D. escreveu o email que nunca mandou. A novidade, se é que podemos chamar assim, é que agora Spencer desconfia do próprio pai, que assume a função de pai creepy que foi de Byron no começo da 3B. Em uma cena pra lá de sugestiva com más intenções, Peter aborda Alison na rua, a noite. Alison, pelo que parece, tem um fraco por fazer dos pais das amigas suspeitos. Ah sim, temos uma novidade nesse caso de todos contra Spencer. Dessa vez quem foi embora quando a situação começou a piorar para o seu lado foi Jason, não Melissa. 

Com Ezra e Aria não poderia ser diferente. Aria vai até o apto de Ezra, que abre a porta quando ela desiste de entrar. Impressão nossa ou a câmera que Ezra mantém no corredor do seu apto continua ligada? Com ou sem câmera, Ezra surpreende Aria e o que segue já vimos em centenas de episódios. Ezra pede desculpas, declara seu eterno amor por Aria, concorda em manter a verdão de Alison, assume que viu Shana em NY de hoddie, concluindo que ela era -A, afirmando não ter notícias de que fim ela levou, apesar dela ter esborrachado no chão do teatro de sua família. O que será que a polícia de NY fez com o corpo de Shana? Queremos muito saber, mas por hora vamos seguir a linha de Ezra e nos surpreendermos com a notícia de que Aria a matou e que não vamos abrir a boca. Estamos do lado de Aria para o que der e vier. 

Não podemos deixar de comentar Hanna e Emily batendo papo como o velho desdentado naquele beco em Philly. Esse foi outro ponto alto do episódio. Uma situação inusitada. Arnie foi o hype do episódio, apesar de ter causado decepção em Hanna ao confirmar que Jason esteve lá na noite em que a sra. D. foi morta. 

Se não esquecemos de nada, o 5x03 foi isso. Um episódio preguiçoso, lento, que recriou cenas que a série, definitivamente, não precisa mais encenar. Tivemos cenas que rendem especulações? Sim, tivemos. Mas, por hora, estamos com preguiça de estendê-las - e nos sentimos mais do que direito.

3 comentários:

  1. E o que era aquele quadro que Ali ficou encarando atônita na Funerária? Parecia uma Santa boiando na água...Creepy!!
    Ana Luiza

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É mesmo Ana Luiza, teve a cena do quadro. Vamos dar uma olhada para ver se achamos algum comentário e postamos!! Super creepy mesmo!!

      Excluir
    2. Hey Ana Luiza, já temos informações sobre o quadro. Vai estar no próximo Tumblr!! Obrigado por nos lembrar!!

      Excluir