expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass' oncontextmenu='return false' ondragstart='return false' onkeydown='return checartecla(event)' onselectstart='return false'>

quarta-feira, 14 de agosto de 2013

Comentário 4x10 - The Mirror Has Three Faces

Depois de um episódio desperdiçado (4x09), a quarta temporada parou tudo com The Mirror Has Three Faces; um daqueles episódios que merece todos os tipos de posts que fazemos. Com o ritmo aceleradíssimo, o 4x10 é o segundo episódio da trilogia rumo a midseason finale. Todas as atenções estão voltadas para CeCe que, apesar de não ter dado as caras na temporada, foi a protagonista do episódio. 

CeCe sumiu no final da 3B, depois de ser vista batendo boca com Wilden e dar um esporro em Emily por ela ter falado demais sobre Cape May. Antes de sumir, CeCe jogou a bomba para Melissa e nunca mais tivemos notícias dela; diferente de Melissa que, antes de embarcar para Londres, fez umas confissões e sabemos onde ela está. Mesmo que esteja mentindo, Melissa merece um descanso. Agora é a vez de CeCe. Tudo é sobre ela, tudo sobra pra ela, tudo tem o dedo dela e todos estão atrás dela. Como dissemos no post sobre a possibilidade de CeCe ser a Red Coat Loira, se for ela, a revelação pede uma reviravolta na linha divisor de águas. Talvez CeCe não tenha nada a ver com a RC mas, com certeza, ela vai causar tudo o que tem direito na midseason. De barrada na casa dos D. à procurada pela amiga da faculdade, CeCe é um fato inédito na série. Ela não apareceu em nenhum episódio da temporada e é a peça central para responder várias perguntas para a summer finale da temporada. Não vimos ela fazendo nada do que foi acusada e só a própria pode esclarecer tudo. Nunca um personagem que ficou tanto tempo sem aparecer chegou nesse ponto, de se envolver em todas as confusões mesmo sem dar as caras. Nem com Melissa foi assim. 

A impressão que ficou foi que a temporada começou agora; e essa não é uma crítica negativa. Não sei porquê achamos isso, mas terminamos o episódio com essa sensação. A série deu uma sacudida que há tempos a gente não via. Quem mais se sentiu na segunda temporada com The Mirror Has Three Faces?

Wren voltou sem cerimônias dando sequência a sua versão sombria que conhecemos durante a estadia de Spencer no Radley. Wren e Mona tem um passado e um presente mal - ou nada - esclarecidos, porém muito conturbado. 

Nós dissemos no começo da temporada que a gente não ia ficar perguntando de que lado Mona estava e tal; que a gente comentaria as atitudes dela sem questionar nada. Depois do 4x10, pulamos a parte de perguntar se Mona é amiga ou falsa direto para a pergunta: o quê Mona está fazendo? Ela não perdoou absolutamente ninguém. O inusitado encontro de Mona e Veronica no Radley trouxe de volta Mona em seus tempos de Crazy - que nós amamos - e deixou a gente completamente sem ideia do que ela está tramando.

Caleb continua tentando salvar Hanna, que continua tentando salvar Ashley, que perdeu a advogada. Essa confusão em torno da confissão de Mona foi a principal responsável por criar interações inesperadas e que nós estamos adorando, como o reencontro de Wren e Veronica. Achamos bem legal personagens de núcleos diferentes dividindo a cena.

Ezra ficou transtornado com a bomba que chegou com o resultado de DNA (Malcolm não é seu filho), mas todo o impacto da revelação foi pelo ralo quando Maggie começou a se explicar. Que má vontade de atuar foi aquela? A cena teria sido infinitas vezes melhor se fosse apenas entre Ezra e o envelope do exame.

Aria e Jake engataram o romance e nós ficamos apaixonados. Adoramos a cena do casal na escada depois da luta e Aria rejeitando a ligação de Ezra.

A Red Coat Loira apavorou ao seguir Hanna pela casa dos D. Depois de aparecer no espelho, a RC se mandou antes de Hanna vê-la. Essa cena chamou muito nossa atenção. Não só a aparição da RC mas toda a sequência de Hanna no quarto de Ali, mexendo nas coisas na penteadeira e o reflexo da RC no espelho. Não sai da nossa cabeça que o título do episódio tem a ver com essa cena e essa cena responde perguntas que já nos fizemos e ainda vamos fazer. Também passamos a questionar se as intenções da RC Loira realmente são boas.

Toby não vai parar enquanto não descobrir a verdade sobre Marion. A gente estava pronto pra soltar todos os palavrões quando o enfermeiro apareceu para levar o dr. Palmer no exato momento em que Spencer perguntava se a tal loira perigosa era CeCe. Seria bem típico ficar sem resposta, não seria? Só que não. Spencer insistiu se a loira era CeCe e o esclerosado Palmer solta o nome DiLaurentis; nome que, sozinho ou acompanhado, é garantia de tumulto.

O que dizer do convite da sra. D. para Emily e Pam passarem uns dias com ela? No 4x02 a gente fez o maior escândalo por causa do flashback da sra. D com Ali. Até agora estamos sem reação de ver o interior da casa dos D. e o quarto de Ali como cenário de metade do episódio. Não bastasse, mais um flashback com mãe e filha no limite. 

No quarto de Ali e pela casa dos D. mil provocações sobre as gêmeas. Algumas dessas provocações foram tradicionais - como o quadro com duas loiras e os lacinhos na penteadeira - enquanto outras, como as fotos de uma garotinha loira com as outras pessoas cortadas e a história da sra. D. envolvendo Ali e CeCe, são sinais bem claros que, definitivamente, não existe apenas uma Alison DiLaurentis. 

Na cena final, para deixar o episódio 100% segunda temporada, -A aparece mexendo nos destroços da casa dos Fields e pega um sapato de salto na mão. Antes disso, Emily e a sra. D. foram avisadas pelo técnico do aquecedor que o problema no porão era bem mais grave que um fuzil queimado. Alguém fez do lugar uma casa, sabe-se lá por quanto tempo e desde quando. No teto, Emily notou uns furos, que foram feitos no chão da sala dos D. -A apareceu em uma cena final com uma furadeira. Não lembramos exatamente em qual episódio mas lembramos que achamos a cena sem pé nem cabeça. 

Cena final respondida, finalizamos nosso comentário apontando o 4x10 como o melhor episódio da temporada. 

Mais sobre o 4x10 na review do PLLPortugal.
As músicas estão aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário