expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass' oncontextmenu='return false' ondragstart='return false' onkeydown='return checartecla(event)' onselectstart='return false'>

sábado, 3 de agosto de 2013

Jenna pode ser a Red Coat Loira?

Segundo um post do PLLPortugal, a Red Coat é uma dessas três: Jenna, CeCe ou Ali. Apostamos nossas fichas em Jenna. Isso mesmo. Jen-na. Não finjam que nunca desconfiaram dela. 99% desse palpite tem origem em suposições, especulações e achismos.

Nossa nova teoria foi criada com base em outras teorias que publicamos sobre o assunto. Sugerimos a leitura dos posts anteriores para facilitar a compreensão desse. 


Nossa teoria parte de duas certezas ainda não confirmadas na série. A primeira delas é que existem as gêmeas e a troca de identidade; a segunda, é que existem duas Red Coat. Quando falarmos de Alison, é a verdadeira; quando falarmos de Courtney, é a Ali, de quem as meninas ficaram amigas.

Sobre os posts selecionados que falam de Jenna

Teoria sobre Alison e Courtney: Jenna conheceu Alison no Radley e ela contou o que Courtney fez. Por isso, quando chegou em Rosewood, Jenna já sabia de tudo. Courtney sabia que Jenna conhecia Ali e se sentia ameaçada por ela, temendo que ela revelasse a troca. Quando conseguiu o vídeo em que Jenna abusava de Toby, Courtney a ameaçou: se ela abrisse a boca, ela mostrava o vídeo. Esse foi o motivo de Jenna querer Courtney morta. 

Nova teoria sobre Jenna: de suspeita a vítima: Jenna nunca foi -A ou do time, mas sempre soube de tudo. Sua única preocupação é encontrar os vídeos que ela tanto fala. Apesar de volta e meia choramingar que se sente ameaçada, ela nunca disse o motivo de ser um alvo. 

Sobre os posts selecionados que falam da Red Coat

E se a loira não for loira?: inicialmente associada a BigA, o descarado destaque que a cabeleira loira da RC ganhou nos fez desconfiar que a loira não era loira; desconfiança reforçada quando lembramos da peruca loira no covil e de Vivian D., a morena que era loira.

Especulações sobre a Red Coat: para nós, existem duas Red Coat. Uma é a Red Coat Loira - nome que nós inventamos para diferenciar as duas - e a outra é a BigA. 

Sobre a existência de duas Red Coat: 

Essa afirmação fomos nós que fizemos. 

A Red Coat Loira é aquela que as meninas viram na 3B, que sempre aparecia-e-sumia antes de -A entrar em ação. Essa RC SEMPRE apareceu de corpo inteiro, de frente e de costas, com a cabeleira loira para fora do capuz - por isso ela ficou como RC Loira. A Red Coat Loira é amiga das meninas.

A outra é a Red Coat BigA, líder do time. Essa RC NUNCA apareceu de corpo inteiro, muito menos de frente. Pelo fato dessa RC ter aparecido no covil, ela ficou como a BigA; sentença reforçada no final da terceira temporada.

Sempre que falamos da RC, destacamos a rapidez com que foi decretado que ela estava no comando. Descobrir quem estava por baixo do casaco era só mais uma entre as milhares de perguntas que atormentam as meninas. Nada anormal; até Mona e Toby falarem que não sabem quem é a Red Coat BigA. Essa confissão foi a responsável pela confusão que aconteceu na season finale - 3x24 - e pelo nó que se formou em nossas cabeças quanto ao casaco vermelho.

Antes de começar a teoria da Jenna, vamos listar os motivos responsáveis pela confusão quanto a RC:

A primeira  visita que Mona recebeu no Radley foi de um Red Coat;
Emily decretou que a RC estava no comando quando lembrou daquela noite. Para Emily, quem comanda o time é a RC LOIRA;
Todas as meninas viram a RC LOIRA antes de -A agir;
Mona e Toby revelam que não sabem quem é a RC BigA:
Mona conta que a RC BigA foi atrás dela no Radley e fez uma proposta irrecusável;
Mona assume que se arrependeu de ter aceito a parceria da BigA;
Mona fala que não sabe quem é a BigA porquê ela esconde o rosto com uma máscara.

No meio dessa bagunça - e do fogo - Ali aparece, no 3x24 , de Red Coat. 

A associação de Ali com a Red Coat foi feita apenas duas vezes, no 4x01. No covil, as meninas falam que Ali as resgatou do incêndio e estava de RC; como nenhuma delas tem como provar que Ali realmente esteve lá e não conseguem encontrar uma explicação para Ali ter começado o incêndio para depois resgatá-las, a especulação vai por água abaixo quando Emily sentencia que Ali está morta. Na pousada, Spencer volta a cogitar a possibilidade de Ali ser a RC, mas Toby lembra que Ali está morta há dois anos.

Considerações feitas, vamos ao que interessa: será que Jenna pode ser a Red Coat Loira?

Jenna, Alison e as meninas

A teoria começa com base no que a série ainda não mostrou. Jenna conheceu Alison no Radley e as duas ficaram amigas. Quando chegou em Rosewood, Jenna já sabia de tudo, assim como Courtney sabia que ela era amiga de Alison. Courtney se sentia ameaçada por Jenna e temia que ela contasse sobre a troca de identidade.

Com o tempo, Jenna percebeu que Alison era a verdadeira vagabunda e ficou amiga de Courtney, despertando a ira de Alison. 

Por algum motivo, Jenna inventou para Courtney que Toby abusava dela. Para dar um fim nos abusos, elas planejaram a Jenna Thing, que deu no que deu. Jenna ficou cega e arruinou a amizade entre Courtney e Toby.

Courtney obrigou Toby a confessar a autoria da bombinha e ele foi preso, fator responsável pelo ódio que um passou a sentir pelo outro. Depois que Courtney assistiu os vídeos de Jenna, ela descobriu a verdade; mas já era tarde. Courtney visitou Jenna no hospital e a aconselhou a nunca mais voltar para Rosewood. 

Courtney e Jenna concordaram em manter segredo e esquecer o assunto. Só que, de alguma maneira, Ali teve acesso aos vídeos e, como já estava com raiva de Jenna, passou a ameaçá-la. 

Um dia depois de visitar Jenna no hospital, Courtney desapareceu. Sabe-se lá como, naquele flashback do 3x13, que mostra o encontro de Ali, Jenna e Garrett no quintal dos DiLaurentis, Jenna sabia que era Alison no quintal, por isso pediu para Garrett matá-la. 

A introdução da teoria é baseada na história dos livros e no 2x13, especificamente em duas cenas. A primeira é o carro do Radley estacionado em Rosewood; a segunda, é a cena em que Jenna diz que já sabe que Ali é Ali.

A partir de agora, nossos palpites se baseiam no que a série mostrou.

Jenna e Ali sempre se odiaram. Quando Jenna estava se recuperando da bombinha no hospital, Ali a visitou e contou que estava com os vídeos que provavam que Jenna mentiu. As duas se comprometeram a ficar de boca fechada. Apesar de não explicar o motivo da mentira contada por Jenna tê-la deixado revoltadíssima, Ali achou melhor Jenna nunca mais voltar para Rosewood; conselho ignorado por ela.

Nessa época, Ali já recebia mensagens de -A e Toby era um dos suspeitos de ser o autor dos bilhetes ameaçadores. Ali foi tirar satisfação com ele na prisão, que negou ser o autor das ameaças, sem disfarçar a satisfação em saber que alguém estava infernizando a vida de Ali.

Depois de um ano desaparecida, Ali foi encontrada morta. O encontro do seu cadáver coincide com o início do ano letivo, que coincide com as primeiras mensagens que as meninas recebem de -A, que coincide com a volta de Toby e Jenna para Rosewood.

As meninas surtaram quando viram os dois na igreja. Apesar de tentarem fingir que a Jenna Thing era coisa do passado, para reacender a faísca de rivalidade entre elas, não precisava de muita coisa. Desde que apareceu no velório de Ali, aconteceram mil coisas que causaram confusão entre as cinco. Durante toda a primeira e segunda temporadas, Jenna e as Liars bateram boca mil vezes. Sobraram motivos para as meninas desconfiarem dela que, independente do que acontecia, só queria saber where is the video?

No começo da terceira temporada, depois que as meninas descobriram que Jenna voltou a enxergar, os ânimos se acalmaram. Não que elas passaram a morrer de amor uma pela outra; digamos que a convivência se tornou pacífica.

Quando Toby começou a se aproximar das meninas, Jenna cansou de dizer ao irmão que, quando elas descobrissem quem ele era de verdade, elas jamais o perdoariam. Toby nunca se manifestou quanto a esses comentários. 

Na teoria que promovemos Jenna de suspeita a vítima, concluímos que ela nunca foi -A ou participou do time mas sempre soube que Toby era do time. Finalizamos a teoria palpitando que Jenna era alvo do próprio irmão e que suas tentativas de impedir, a qualquer custo, a aproximação de Toby com as meninas era porquê ela o amava ou, muito talvez, uma maneira de protegê-las. Jenna não podia falar o que sabia porquê Toby a ameaçava.

Quando as meninas flagraram Jenna dirigindo, elas exigiram uma explicação. Jenna justificou que continuou se fazendo de cega para se proteger, sem dizer do que/de quem. Não lembro exatamente em qual episódio, Jenna fala que ela não é a pessoa que as meninas devem temer. Apesar dessas confissões e momentos de mea-culpa, a única vez que as meninas reconheceram que Jenna foi vítima de uma situação foi quando a casa dos D. pegou fogo e ela estava dentro. 

A relação das meninas com Jenna sempre foi de amor e ódio. O motivo para que as cinco nunca mais convivessem em paz foi a Jenna Thing. Antes das meninas assistirem os vídeos que Ali encontrou, elas temiam que Jenna pudesse prejudicá-las quando bem entendesse. Depois que assistiram os vídeos, elas inverteram a situação. Assim como aconteceu entre Ali e Jenna, houve um consenso entre Jenna e as meninas de ficar de boca fechada. Daqui damos um salto para o 3x12.

Pouco antes de Nate surtar, Jenna procurou Emily para dar um conselho à ela e depois entrou num táxi, explicando que precisava passar uns dias fora. 

No final do episódio, Toby se revela traidor - apenas para nós.

No 3x13, Jenna está com Noel no GT e os irmãos se alfinetam a ponto de Toby dizer que preferia Jenna cega.

No 3x14, Toby conta para Spencer que Jenna pediu transferência da escola.

No 3x24, Jenna retorna, revelando sua ligação com Shana e Melissa.

A Red Coat Loira

A Red Coat Loira é a RC que as meninas viram na 3B. Como ela sempre aparecia segundos antes de -A entrar em ação, desconfiamos que ela era do bem. Apesar que ela nunca impediu -A de fazer qualquer coisa, mas valeu a intenção.

Outro argumento que usamos a favor da RC Loira é que, se ela fosse a BigA, não faria sentido ela ficar rodeando as meninas e correr o risco de ser pega. Se ela é a líder do time, ela só manda; por isso que chamou os black hoodies para fazerem o serviço para ela. 


A Red Coat BigA

Emily lembrou da RC Loira no cemitério se escondendo e decretou que ela estava no comando. A Red Coat não precisou fazer nada. Bastou aparecer-e-sumir para se tornar a grande vilã da história. De repente, todo mundo só falava dela. -A que se dane; só queremos saber da Red Coat. Toby e Spencer planejam desmascará-la, as meninas usam um red coat para enganar Spencer, Mona apavora falando que a RC é capaz de tudo. Simples assim, todo mundo viu. No final da 3B, só se falava da Red Coat.

Emily lembrou que a RC se escondeu quando ela olhou na sua direção. Não sabemos o que Emily ouviu para concluir que ela mandava em tudo, mas sabemos que as aparições-relâmpago da RC Loira contribuíram para que o decreto de Emily se confirmasse.

Se as meninas achavam estranho uma pessoa aparecer e sumir do nada, o que dizer de duas pessoas que seguem ordens vindas de alguém que os dois não sabem quem é? 

Foi assim que Mona e Toby assumiram que não faziam a menor ideia de quem era a BigA. Toby falou que nunca a viu pessoalmente, enquanto Mona, desde que a conheceu, nunca viu seu rosto, já que a pessoa tem o peculiar hábito de usar uma máscara. 

Nós também não sabemos quem é a BigA, mas já vimos um Red Coat agindo como -A e um Red Coat com mão feminina no covil. 

Com o que vimos na série, podemos afirmar que o Red Coat que age como -A é uma mulher. E só. Quanto a RC Loira, não podemos afirmar nada simplesmente porquê ela nunca fez nada, a não ser fugir das meninas.

Não contente em revelar que não sabe quem é a BigA, Mona contou uma história contraditória de como a conheceu. O toque final para fazer desse assunto A complicação foi a aparição de Ali, de RED COAT, no 3x24. 

A questão da identidade da RC é muito complicada quando analisada pela versão de Mona, de que ela usa máscara, e pela aparição de Ali no 3x24. Depois que viu Ali de RC na floresta, Spencer encontra as meninas e FALA QUE ALI É A RED COAT. Se todos estavam desesperados para saber quem era a RC, a aparição de Ali não encerraria o assunto? No 4x01 as meninas tentaram encerrar o assunto Red Coat com a aparição de Ali; mas como não tinham provas de que Ali esteve na pousada e Ali está morta, a hipótese caiu por terra em questão de segundos. 

O resultado dessa confusão toda é que ninguém sabe quem é a BigA e, agora, todos são vítimas dela.

Não temos dúvidas de que existem duas RC. O post de especulação explica detalhadamente como chegamos a essa conclusão. 

Então, por quê Jenna pode ser a Red Coat Loira?

A própria Jenna se definiu como alvo e usou a cegueira como defesa da tal ameaça contra ela. Apesar de Jenna ter se definido como alvo, ela nunca explicou o que aconteceu para ela se pôr no papel de vítima.

Todos os desentendimentos entre ela e as meninas terminavam justificados como consequência do acerto de contas com o passado. E tudo que ela sempre queria eram os tais vídeos. 

Até o 3x24, a gente desconfiava que Jenna era apaixonada por Toby e, como sabia que ele era -A, não queria que o irmão se prejudicasse. 

Depois do flashback do 4x01, mudamos de opinião quanto a identidade da pessoa que Jenna tanto temia. Jenna não é alvo de Toby. Assim como ele, achamos que ela é alvo de -A, da BigA. 

Baseado nas suposições que fizemos sobre as gêmeas, a troca de identidade e a amizade secreta de Jenna com Courtney, desconfiamos que Jenna ajuda Courtney, que por sua vez, ajuda as meninas. Como Jenna sabe que Courtney não morreu, mas precisa se passar por morta, ela não pode cometer nenhum deslize que permita a Alison encontrar a irmã. Jenna, desde que Alison soube da amizade dela com Courtney, é ameaçada por Ali. Jenna sempre soube que Toby queria se vingar das meninas e, por isso, fez de tudo para afastá-lo delas; ela sempre soube que essa situação não terminaria bem para nenhum deles. Como Jenna sempre foi amiga de Courtney em segredo, ela continua mantendo a amizade em segredo. Talvez nem Toby saiba dessa amizade. Ele poderia ameaçá-la se ela estragasse seu plano. Mas claro que Alison sabe da amizade e, por isso, Jenna tem que ser do jeito que é para que ela nunca descubra nada.

Baseado no palpite de que a RC Loira ajuda as meninas, o mesmo argumento que Emily usou para decretar que ela estava no comando, nós usamos como um dos principais motivos para Jenna ser a Loira. Mais uma vez temos que repetir que Emily fez esse decreto meio de louca*. Acabou que no fim, o decreto foi favorecido pelas coincidências das circunstâncias.

Emily viu, assim como nós, a RC Loira e -A no mesmo lugar e agindo ao mesmo tempo. Essa foi a única vez em que -A e a RC apareceram na mesma cena. Para Emily, bastou a RC se esconder para ela ser promovida a chefe do time. Todas as vezes que a RC Loira apareceu, ela nunca fez nada. A sequência era sempre a mesma: uma das meninas está em apuros, a RC Loira aparece-e-some, -A apronta. 

*-A estava na cova de Ali e Emily estava histérica com a pá na mão. -A saiu da cova para tapar a boca de Emily e nesse exato momento a RC Loira foi notada e fugiu. Claro que Emily não pensaria outra coisa a não ser que a RC estava no cemitério supervisionando o trabalho de -A, que precisou parar de revirar a cova de Ali porquê Emily não parava de gritar e precisava calar a boca. Faz todo sentido Emily chegar as conclusões que chegou; mas como nós vimos todas as aparições do red coat, nós sabemos que ela se equivocou.

Naquela noite, como de costume, a RC Loira estava rondando o local em que -A entraria em ação. E, como de costume, ela deveria fugir assim que uma das meninas a visse. Parece que a RC precisava ser vista pelas meninas; só depois de ser notada, ela podia fugir. Talvez por Emily estar drogada, ela demorou para notar a RC Loira. Essa demora fez com que a RC Loira e -A estivessem no mesmo lugar ao mesmo tempo.

A lembrança de Emily do que aconteceu naquele noite, além de decidir que a RC estava no comando, revelou que Jenna voltou a enxergar. Emily fez a afirmação ao lembrar que deu umas voltinhas de carro com ela. (Essas são as tais coincidências das circunstâncias que falamos acima. Emily vê a RC Loira e -A no cemitério, as meninas veem a RC Loira fugindo antes de -A agir e Jenna - de jaqueta vermelha - confirma que deu carona para Emily naquela noite. Usamos essa expressão para nos referirmos aos acontecimentos que acabaram por favorecer o decreto de Emily.)

Cronologicamente, a primeira vez que uma das meninas viu a RC Loira foi no 3x01, na mesma noite em que Jenna deu carona para Emily. Jenna assumiu que deu carona para Emily ao encontrá-la, de madrugada, vagando desorientada pelas ruas.  E aqui o decreto de Marlene grita quanto as coincidências em Rosewood. 

Antes de Melissa confirmar que ela, Shana e Jenna estavam na pousada, Jenna apareceu com o braço queimado no 4x01; detalhe imediatamente associado a autoria do incêndio. Segundo Mona, foi Ali quem as salvou. Será que Ali tem tanta força assim para arrastar quatro meninas tão rápido? Talvez Jenna saiba a resposta.

A essas duas coincidências somamos a teoria de Jenna ser vítima e concluímos que ela pode ser sim a RC Loira.

Para reforçar o palpite, quando o mesmo anúncio foi feito para o 3x24, uma das atrizes - não sei se foi a Troian ou a Lucy - falou que a RC é uma pessoa que tem um passado com todas elas. De uma certa maneira, ou melhor, de uma maneira bem 3B, as pistas sobre a identidade da RC se encaixam tanto na finale quanto para agora. 


Concluindo

De tudo que falamos, a maior parte é baseada em suposições e nos livros. Segundo nossa nova teoria, a história é assim: Jenna se tornou alvo de Alison quando passou para o lado de Courtney. Jenna sempre soube que Toby queria vingança e fez de tudo para o plano do irmão dar errado - e aqui podemos dizer que ela queria proteger Toby e as meninas ao mesmo tempo. Jenna sabe onde Courtney está e Alison sabe que ela sabe, por isso a ameça. Jenna é a RC Loira para ajudar Courtney a salvar as meninas. 

Com o que vimos na série, sabemos que...

Ali, Jenna e as meninas tem um passado conturbado;
Jenna confessou que usou a cegueira para se proteger;
Jenna quer de qualquer maneira os vídeos;
Jenna foi vítima de -A no incêndio na casa dos D.;
Jenna queria ver Ali morta;
Jenna alertou as meninas que elas deveriam temer outra pessoa;
Jenna é amiga de Darren e de Shana.

... mas não sabemos

Como foi planejada a Jenna Thing;
Como Jenna já sabia que Ali era Ali, assim como ela chegou em Rosewood sabendo de tudo e mais do que convidada para a festa do Noel;
Por quê Jenna mentiu para Ali sobre Toby;
De quem Jenna realmente é alvo. 

De todas as teorias e especulações que fizemos, essa foi a que mais viajamos. As conclusões que chegamos surgiram de suposições feitas a partir de cenas da série, que criaram especulações e suposições por se encaixarem na história dos livros. 

O fato de Jenna se declarar alvo não sustenta absolutamente nada quanto a ela ser a RC. Assim como dissemos que Ali de RC não tem nada a ver com a BigA, Jenna ser vítima não significa que ela está na mira de -A. 

Como sempre, a revelação será bombástica e, após a confirmação de que a RC é Jenna, CeCe ou Ali, apostamos em Jenna. Poderíamos justificar nossa escolha com apenas um motivo: está na cara que a loira não é loira. Independente do lado de quem ela esteja ou o que planeja, é de PLL que estamos falando. O destaque no cabelo loiro não foi à toa, muito menos óbvio. Inclusive, se não fosse esse tuíte anunciando que a RC é uma das três, um de nossos palpites é que a loira, além de não ser loira, nem é mulher.

A revelação foi prometida para o 4x13.

No próximo post vamos falar sobre CeCe e Ali serem a RC Loira e sobre a confirmação de Ali estar viva.

4 comentários:

  1. Adorei a teoria, com certeza tudo isso faz muito sentido. Eu aguardo ansiosamente algo sobre as gêmeas, mas fico triste também pq alguns produtores já falaram que não terá a história das gêmeas. Só eu que realmente acho que se não tiver a courtney na série não será PLL? Mesmo sendo na série que tem muitas diferenças... Mas eu acho que o espirito de PLL está aí, nas história das gêmeas.
    Uma dúvida alguma vez já foi mencionado a Capsula do Tempo na série?

    ResponderExcluir
  2. Nós também achamos que se PLL ignorar as gêmeas, não vai ser PLL. Os produtores sempre desconversam quando perguntam sobre elas, mas porquê eles vão enrolar o máximo possível para confirmar as irmãs.

    Quanto a Capsula, nunca falaram nada na série. Bem que poderiam, né?

    ResponderExcluir
  3. minha intuição e alguns fatos me diziam que a red coat loira era a ali, mas depois de ler essa teoria, mudei completamente, tudo que vocês falaram faz muito mais sentido, eu to vendo a série de novo, desde a 1ª temporada pra ver as dicas e os detalhes das cenas! eu AMO quando vocês dão opinião e teorizam bastante, adoro esses posts enormes! ah, é sério que vai ter episódio de halloween? eu jurava que tinha lido em algum lugar que esse ano não ia ter, ou eu to louca hahaha beijoss!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uma loucura essas especulações da Red Coat, não e Giovana? Nos adoramos palpitar e teorizar e temos mais comentários pra fazer sobre Jenna. Aguarde!!!!! Bjs

      Excluir