expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass' oncontextmenu='return false' ondragstart='return false' onkeydown='return checartecla(event)' onselectstart='return false'>

sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

Mais sobre o livro Ali´s Pretty Little Lies



O livro é um prequel, assim como o episódio 2x13, e conta o antes-durante-e-depois da troca das gêmeas, o acontecimento que deu a largada para tudo acontecer.

Pela primeira vez, a capa do livro estampa a bonequinha de Courtney e não de alguma das Liars. Aliás, pela primeira vez, a história se concentra totalmente nas irmãs DiLaurentis, com as duas protagonizando acontecimentos como elas mesmas e com as identidades trocadas. A narrativa se foca nas semanas que antecederam a morte de Courtney.

Com toda certeza, esse deve ser um dos melhores livros da saga - se não for o melhor. Com o primeiro capítulo, tive a impressão de que muitas dúvidas vão ser respondidas e, definitivamente, Ali é a grande vilã da história.

Pelo que sabíamos de Courtney, ela era a gêmea maluca que queria ser a gêmea popular e infernizava a vida de Ali, que teve seus momentos de pobre coitada quando foi internada no sanatório. 

Mas, a história não foi bem assim. Quem resolveu tocar o terror na família DiLaurentis foi Ali, que desde pequena queria ser o centro das atenções de tudo e de todos. E essa é apenas a primeira bomba do livro!


Quem tinha inveja de quem?

Não era Courtney que queria ser Ali; era Ali que queria Courtney fora do seu caminho. Ali tinha inveja e ciúmes da irmã e não aceitava ser ofuscada por ela. Como Courtney era a queridinha, Ali começou a atormentá-la. Sempre valendo-se de sua maestria manipuladora, Ali obrigava Courtney a imitá-la e fazia de tudo para provocar confusões com a irmã.

Courtney passou a preocupar os professores da escola e seu comportamento agressivo/obsessivo logo se tornou público. O ápice aconteceu em um dia de primavera, quando os pais das gêmeas viram Courtney enforcando Ali na cozinha.   (Essa passagem me deixou um pouco confuso. Até o livro #8, é falado que o fato determinante para a internação de Courtney foi quando ela tentou afogar Ali na piscina e agora a história é outra. Não entendi.)

Após o incidente na cozinha, as irmãs passaram por avaliações psiquiátricas e Courtney foi diagnosticada como esquizofrênica.  Após os exames, ela foi internada no Radley e a família DiLaurentis foi recomeçar a vida em Rosewood, com apenas dois filhos: Alison e Jason. Esquecida no sanatório, Courtney fazia visitas regulares a nova casa da família, mas ficava enfurnada em um minúsculo quarto de hóspedes, sem permissão para sair na rua.

Aparentemente, Courtney não tinha nenhum tipo de problema mental. Quando ela foi avaliada pelos médicos, ela entrou em pânico e essa reação foi responsável pelo diagnóstico de esquizo.

Quem era a verdadeira paixão de Courtney?

Nos livros, sempre ficou claro que Ian era o primeiro menino na lista de Ali. A discussão que Courtney teve com Spencer na noite da festa do pijama era sobre o beijo de Ian nela. Spencer passou um bom tempo com essa cena bloqueada em sua memória. Ela estava enlouquecendo por não lembrar o motivo da briga com Courtney.

Spencer beijou Ian e Courtney disse que ele só fez aquilo porque ela mandou. As meninas descobriram que Courtney teve um caso com Ian apenas depois que ela morreu. 

Sim, Ian beijou Spencer porque Courtney mandou. Não, ela não fez isso para humilhar Spencer. Ela fez isso para se livrar de Ian! Ali gostava de Ian, mas Courtney não. Ela precisava manter o romance com ele para que ele não desconfiasse de nada.

Courtney, se passando por Ali, reencontra Nick Maxwell, um antigo amigo de Ali. Courtney se apaixona por ele e, para que Ian a deixe em paz, Courtney aproveita que ele está flertando com Spencer e o ameaça dizendo que se ele a beijar, ela vai beijar Nick. 

Ian beijou Spencer, mas isso não ajudou Courtney em nada. Quando Nick viu ela com Ian, ele deu um fora nela!

Emily realmente se apaixonou por Courtney e escreveu uma carta de amor para ela.


A noite do crime:

Na festa do pijama, após tentar hipnotizar as meninas, Courtney percebe Ali espiando pela janela do celeiro, por isso ela exige que as luzes sejam apagadas. Spencer se recusa a ficar no escuro e as duas começam a bater boca e vão para fora do celeiro.

Spencer empurra Courtney e ela cai no chão. Spencer volta para o celeiro e Courtney vai ao encontro de Ali. As irmãs brigam na floresta. Courtney diz que queria que as duas vivessem como irmãs e Ali diz que queria matá-la, mas não pode. Então, uma outra pessoa acerta a cabeça de Courtney com uma pá. Ela desmaia e é jogada dentro de uma vala no seu próprio quintal. Antes de morrer, Courtney reconhece a voz da outra pessoa. 

Amizade com as Liars:

Courtney realmente gostava das meninas e as considerava suas melhores amigas.

Conclusão:

No livro #8, na cabana em Poconos, antes de tentar incendiar as Liars, Ali escreve uma carta para elas revelando toda a verdade. Na carta, ela diz que Courtney era invejosa, louca e que mereceu morrer. 
Após esse livro, a história parece ser o contrário. Courtney era normal e não queria ser a irmã, mas Ali queria brilhar sozinha. 
Desde criança, Ali manipulou Courtney e todas as pessoas para se passar por vítima e dar um jeito de se livrar da irmã.
Após a troca, Ali não conseguiu reverter a situação e se dedicou a acabar com Courtney e as Liars.

Um comentário:

  1. Oii vocês fazem/aceitam afiliação/parceria? Gostaria de fazê-la... :)

    ResponderExcluir