expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass' oncontextmenu='return false' ondragstart='return false' onkeydown='return checartecla(event)' onselectstart='return false'>

sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

Review 3x15 - Mona-Mania

(PLLBooM avisa e se desculpa: post sem acentuacao)

Finalmente PLL voltou ao normal! Fazia tempo que não víamos um episódio assim, com a cara de PLL, que conhecemos nas duas primeiras temporadas. Chega de enrolação com falta de respostas e inúmeras novas perguntas. Mona-Mania foi ágil, cheio de ritmo, com cenas e diálogos reveladores. Aconteceram tantas coisas que nem sabemos por onde começar. Aliás, sabemos! Já que tivemos respostas, nada melhor do que começar por elas:

Quem falou:

"Creepy" Byron: com uma personalidade um tanto quanto intolerante e violenta, Byron chegou na 3B mostrando um lado que não conhecíamos. O episódio começa com Aria assistindo um de seus filmes antigos com a sugestiva cena de uma mulher dizendo que nunca tinha visto um cadáver. Byron aparece na sala e diz que já viu o filme e pede desculpas por ter acusado Aria do acidente de Meredith. Mas a filha não está muito disposta a facilitar as coisas para o pai.  

Após Aria arrancar algumas páginas do diário de Ali, que descrevia detalhadamente a conturbada relação entre ela e Byron, as páginas sumiram do seu quarto. 

Enquanto ela revirava seus pares de botas tentando encontrá-las, Byron aparece na porta do quarto e se espanta com a bagunça que as meninas estão fazendo no guarda roupa. Aria diz que está procurando um par de sapatos e ele faz questão de lembrá-la que o lugar favorito que Mike costumava esconder seus doces de Halloween era dentro de suas botas de neve. Estranho, não? Ele também achou que Aria tinha esse hábito ou só sugeriu o provável lugar que ela deveria procurar? Mas, esconder uma bota dentro da outra? Não era esse o caso. Byron só se complicou ainda mais com esse palpite infeliz. As outras complicações em que se meteu não foram por causa de alguma sugestão, mas sim pelas histórias contadas por Ella e Meredith.

Acreditando cada vez mais que Byron tem alguma coisa a ver com a morte de Ali, Aria foi perguntar a Ella detalhes da noite do casal na noite em que Ali desapareceu. Ella se sentiu culpada porquê ela e o marido estavam em um evento social da Hollis e, quando chegaram em casa, encheram a cara de vinho e ela apagou. Culpada por ter dormido durante a noite em que a filha estava passando por uma situação delicada, ela pede desculpas e diz que eles queriam apenas uma noite sem preocupação com os filhos e o efeito foi o esperado. Aria pede que a mãe não se culpe e insiste em saber se Byron também apagou e os dois ficaram o tempo todo juntos. Como Ella disse que apenas alguns copos de vinho há fazem dormir em qualquer lugar, ela não responde com certeza se Byron esteve ao lado durante a noite toda.

Sobrou para Meredith revelar o que Byron fazia enquanto Ella estava dormindo. Após presenciar uma briga entre Byron e a namorada, Aria segue Meredith até um café e acontece o primeiro diálogo amigável entre elas. Aria pergunta para Meredith o  motivo dela ter se irritado com a presença de Byron no quarto dela. Meredith diz que viu Byron fuçando nas coisas de Aria e desconfiou de alguma coisa. Para ver o que tanto ele xeretava, ela mesma mexeu nas coisas de Aria e descobriu as páginas do diário de Ali. Meredith diz que Byron chegou a pensar que ela estava junto com Ali fazendo a chantagem financeira. Na época, o escritório de Byron fora vandalizado e Meredith levou a culpa pela armação de Ali. Na noite em que Ali desapareceu, Byron passou na casa de Meredith antes de se encontrar com Ali. O que aconteceu depois, as duas estao agoniadas para saber.


Lucas: finalmente, ele falou! Nada de Lucas tendo surtos ou chegando com dez pedras na mao. Vimos, pela primeira vez, o quarto dele. Exatamente como imaginávamos: cheio de miniaturas de carros e brinquedos, um edredom azul e extremamente organizado. 

Após a visita noturna no porão da escola, Hanna reconheceu os sapatos de Lucas fugindo encapuzado quando Spencer percebeu a presença de uma quarta pessoa no quarto de Harold. Hanna não falou para elas que era Lucas, mas foi procurá-lo na escola no outro dia. Ele disse que eles não estão seguros com Mona por perto e que não é nada bom os dois serem vistos juntos. Hanna não cede e vai até a casa dele.

Lucas diz que vai sair da escola e estudar em casa, assim pode se proteger de Mona. Ele conta que serviu de intermediário para ela desde o Baile de Máscaras. Primeiro, ele teve que entreter Jenna durante o baile; depois, levou um envelope de Jason para ela no Radley e agora nao quer fazer mais nada e Mona esta o chantageando com o que ele andava fazendo na sua fase bad boy, que era vender gabaritos de provas. Diante da recusa em continuar ajudando Mona, Lucas conta para Hanna que ela tentou atropela-lo. Com essa ultima revelacao, ficamos sabendo que o encapuzado desconhecido de skate do 3x14 era Lucas; mas ao contrario do que ele pensa, nao era Mona que dirigia o carro, mas sim Toby. E para deixar todo mundo boquiaberto, Lucas assume a autoria da explosao que feriu Meredith. Ele diz que alguem precisa parar Mona, mas nao obteve sucesso na sua tentativa. 


Quem voltou:

"Crazy" Paige: o que deu em PigSkin? Tudo bem, ela esta traumatizada com o que andou acontecendo na vida dela. Primeiro Nate, depois o Ghost Train. Ela diz para Emily que tambem esta sob toque de recolher dos pais, mas da um jeitinho de ir na festa na floresta. No caminho, Paige, dirigindo seu carro, comeca a ter um ataque de panico. Emily sugere que elas parem para ela tomar um ar. 

Paige nao aguenta e desaba: ela mentiu sobre a restricao dos pais porque esta muito assustada e nao sabe como conviver com isso. Tambem nao quer que Emily pense que ela e fraca. Emily entende a situacao dela e as duas vao dar um passeio na floresta. Quando voltam, o pneu do carro de Paige esta rasgado e Emily percebe um encapuzado no meio das arvores. Ela tenta pega-lo, mas Toby consegue fugir e se esconder a tempo. A noite das duas terminou sem festa, com Paige dormindo no quarto de Emily, em um colchao no chao.

Quem chegou:

Andrew Campbell: quem simplesmente adorou a chegada dele pode dar um grito! Diretamente dos livros, chegou do jeito que conhecemos: em meio a maratona academica e com Spencer achando que ele fica feliz com qualquer errinho dela. E, claro, ele jogando charme pra ela, sem ela se dar conta. O maximo!

Quem mudou:

Sera que podemos dizer que Meredith nao e aquilo que pensavamos? Depois de encrencar com Aria no primeiro dia de aula, ela vai para a casa dos Montgomery e tem uma discussao com Byron. Aria ouve os gritos e interrompe a briga logo quando Byron pega Meredith pelo braco, justamente onde ela tem um curativo. Meredith sai de casa e vai para um cafe, onde Aria chega minutos depois. As duas tem uma conversa amigavel e entram no assunto de Ali. 

De volta a casa, Aria esta resfriada e Meredith faz um cha para ela. Byron vai viajar e so as duas estao em casa. Ambas querem saber o que aconteceu depois de Byron encontrar com Ali e, mesmo com medo do que podem descobrir, elas acham que e um mau necessario, afinal as duas amam Byron. Tambem vimos Ella e Meredith conversando pela primeira vez apos ela ter ido para a casa dos Montgomery. Como colegas de trabalho, Ella sugere que elas mantenham o profissionalismo. Nao houve ofensas, acusacoes ou desculpas. 

Quem se acidentou:

A cena final de -A no 3x14 foi prontamente explicada. O gordinho que teve a bicicleta sabotada e Brad, um aluno do colegio que seria o unico concorrente de Spencer na maratona academica. O ATeam provocou o acidente para Spencer concorrer com Mona. Falando nela...

Mona nao nos deu tempo para respirar durante o episodio. Ela chega se intrometendo em uma conversa das meninas falando que Harold foi o culpado pela explosao. Ela explica que os dois tiveram contato na epoca do Lost Woods Resort, que ele subornou o ex zelador do colegio para assumir seu lugar e agora esta na cola dela. Mas, para sorte de Mona, desde a explosao ele nao e visto. Os pais dela ja deram queixa na diretoria e ela achou bom avisar as meninas.

Seu proximo passo foi surpreender a todos com a sua presenca na maratona academica. Ela chega atrasada na reuniao e oficializa sua candidatura. Ela diz para Spencer que ja passou muito tempo sendo burra e que precisa mostrar que tem inteligencia. Para nao deixar duvida, ela traz atestado medico e tudo, frisando que o envolvimento nesse tipo de atividade foi recomendado para ela se re-enturmar. Andrew conta para Spencer que Mona e a sua unica concorrente. Na votacao, as duas empatam e por conta disso, elas devem passar por um quiz, dividido em tres partes e com perguntas de todas as materias. 

Apos essa decisao, Spencer deixa o refeitorio e recebe uma mensagem de -A. Mona esta com as maos livres, ou melhor, ocupadas, pegando um refrigerante.

No outro dia, Mona se intromete de novo em uma conversa das Liara e deixa todas boquiabertas. Ela diz que nao pode usar celular nem internet, que os medicos proibiram totalmente qualquer contato dela com telefones e computadores. Houve so uma excecao para o video depoimento que ela gravou. Disposta mesmo a ser a vitima-sem-segunda-chance, ela assume que Jason e responsavel por ela, vigiando seus passos. As meninas a acusam de ainda ser -A e elas batem boca, que termina com as quatro se levantando e Mona se sentando/choramingando.

Spencer fica mais tensa do que nunca com o quiz. Ela sabe que e pura provocacao de Mona e estuda com a ajuda de Toby. Mais uma vez as duas terminam empatadas. Como questao final, Spencer quer saber os nomes, em ordem alfabetica, dos paises que se separaram da Uniao Sovietica. Ela trava e Mona comeca a completar a resposta dela com os paises que faltam. Como Spencer nao consegue finalizar a resposta, Mona tem a chance e, claro, sai vitoriosa. 

Durante a festa de comemoracao, Hanna aparece para buscar Spencer e enfrenta Mona. Ela diz que esta farta desse teatrinho, que sabe que ela ainda e -A e o que ela andou fazendo com Lucas. Apos o atrito, Hanna recebe uma mensagem de -A.

As meninas receberam mensagem na presenca de Mona (Spencer) e apos Mona contar que nao pode usar celular (Hanna). Ja Emily sofreu com o pneu rasgado do carro de Paige na floresta e era Toby que estava la. Ele agiu enquanto Mona estava no quiz com Spencer.

Na cena final, Byron,  que esta indo viajar, deixa seu escritorio e Mona aparece encapuzada e ao telefone avisando que ele esta saindo. Minutos depois, outro encapuzado poe a fantasia do palhaco do Halloween (que atacou Spencer) em meio a umas folhas e ouvimos uma buzina. Mais um acidente provocado por -A?

Nenhum comentário:

Postar um comentário