expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass' oncontextmenu='return false' ondragstart='return false' onkeydown='return checartecla(event)' onselectstart='return false'>

segunda-feira, 7 de julho de 2014

Alguma coisa está errada com Alison/Parte III

Diferente das Partes I e II, em que apenas comentamos os motivos para acreditarmos que a maioria das respostas de Alison era mentira, nesse post, além dos comentários, vamos fazer novas especulações.

Alison revelou que drogou as meninas porquê desconfiava que alguma delas poderia ser -A. Quanto a ter drogado as amigas, Alison falou a verdade; quanto ao motivo, ela mentiu. Sabemos que as meninas caíram no sono e, quando acordaram, Alison havia desaparecido. Essa parte em que as meninas acordam é mais uma prova de que Alison inventou e/ou distorceu os acontecimentos daquela noite. Segundo Alison, depois que ela bateu boca com Spencer no quintal, Spencer voltou para o celeiro e dormiu. Alison afirmou com a mais absoluta convicção que Spencer não a apedrejou, muito menos matou a garota porquê ela - Spencer - estava dormindo no celeiro quando Alison foi apedrejada. Nós sabemos que Spencer saiu do celeiro após achar que ouviu Ali gritar. Só não sabemos como Alison tem tanta certeza que Spencer não deu a pedrada na cabeça dela, sendo que ela foi atingida pelas costas, e que Spencer não matou a garota. 

Não cansamos de repetir que as meninas esquecem das coisas que aconteceram, ignorando fatos importantes e úteis para esclarecer algumas situações. A primeira cena da série mostra Aria, Hanna e Emily acordando e dando pela falta de Ali ao mesmo tempo em que Spencer volta para o celeiro falando que ouviu Alison gritar, mas não a encontrou em lugar nenhum. No 4x24, essa sequência foi ignorada. Alison confirmou que Spencer não agrediu nem matou ninguém porquê quando ela - Alison - foi embora do celeiro, Spencer estava dormindo. Alison ter afirmado que Spencer não matou ninguém meio que acaba entregando que Alison sabe quem matou a garota, além de ser mais um motivo para não acreditarmos que Alison foi apedrejada. Se Spencer dormiu e acordou uma vez, quem garante que ela realmente estava dormindo quando Alison foi embora? Alison foi apedrejada pelas costas e falou que não sabia quem era a pessoa, apesar de ter certeza que não era Spencer. Como ela sabe que não era se ela não viu?

Independente das histórias que Alison contou serem verdadeiras ou falsas, acreditamos que derrubar -A não era seu único objetivo naquela noite. Temos motivos para acreditar que, há tempos, Alison planejava morrer e escolheu a noite do celeiro para por seu plano em prática OU foi obrigada a executar o plano na noite do celeiro. 

Sabemos que Alison foi a primeira vítima de -A. Sabemos que Alison começou a receber as mensagens de -A na mesma época em que estava recebendo mensagens e bonecos de outra(s) pessoa(s). Claro que, para -A azucrinar Alison, alguma coisa ela fez com -A, assim como fez para a outra pessoa que a ameaçava. Sabemos que o último verão de Alison foi pra lá de conturbado. Falamos tudo isso porquê desconfiamos que Alison não planejou sua morte para se livrar de -A, mas sim para se livrar da outra pessoa que a atormentava. Desconfiamos que Alison se meteu em uma situação muito grave, cuja única solução seria ela morrer. Apesar de não fazermos ideia do que se tratava essa confusão, desconfiamos que era algo muito grave por conta do desespero de Ali que vimos em algumas situações. Alison modelou para Hector porquê precisava de dinheiro e fez um escândalo quando ele atrasou parte do pagamento. Alison confessou para Aria que chantageou Byron porquê estava desesperada por dinheiro. Jason encontrou um envelope com $15 mil no meio das coisas da irmã. Alison escondeu dinheiro no quadro das meninas loiras. Tudo isso ANTES de Mona sugerir que ela fizesse o que -A mais queria. Na versão de Alison, foi Mona quem sugeriu que ela desaparecesse. O que estamos querendo dizer é que Alison planejava forjar sua morte há muito tempo e que ela estava desesperada por dinheiro para se virar depois que morresse. Talvez a outra pessoa que a ameaçava, não a ameaçava de morte, mas morrer seria a solução para Alison se livrar dessa pessoa. 

Partindo dessa ideia, Alison, no 4x24, fez -A ser a pessoa responsável por sua morte E Mona ser a responsável por sugerir que ela desaparecesse, fazendo a ideia de Mona parecer uma solução de última hora. Alison omitiu para as meninas que, além de -A, outra pessoa estava a atormentando e que era por causa dessa pessoa que ela precisava morrer. Por que achamos isso? Porquê só agora percebemos um detalhe. As mensagens de -A que ameaçavam Alison de morte foram enviadas apenas no dia do celeiro. Não podemos afirmar que -A ameaçou Alison de morte apenas no dia do celeiro; mas, com o que vimos na série, tudo indica que estamos certos. Quando as meninas encontraram as mensagens de -A na boneca de Alison, nenhuma delas falava sobre morte, assim como as mensagens que Alison jogou na cara de Toby no reformatório. Diferente das ameaças anônimas, como a do boneco de voodoo, que anunciava agora é a minha vez de te torturar

Fazendo -A ser o responsável por seu sofrimento, Alison drogou as amigas no celeiro para que ela pudesse forjar sua morte. Após morrer, Alison desapareceria. Por que acreditamos que Alison planejou morrer? Além das situações citadas acima, que as meninas souberam através de outras pessoas, temos situações em que a própria Alison deu pistas para as amigas de suas intenções. Alison presenteou Emily com um globo de neve, explicando que o objeto não era uma tranqueira sem importância; por isso, Emily deveria preservá-lo. O globo escondia a chave do lugar em que Alison escondeu os vídeos de Ian. Spencer não entendeu nada quando viu Alison escrevendo em seu diário no meio da rua. Spencer queria saber o que tanto Alison escrevia. Como resposta, Alison disse que estava escrevendo os diários para que elas lessem quando ela desaparecesse ou morresse. 

Acreditando que Alison deixou pistas e explicações para as amigas e juntou dinheiro para sustentar sua fuga, chegamos no momento mais trágico da noite do celeiro. A morte de Alison. A única certeza absoluta sobre a morte/forjar a morte de Alison é que outra pessoa morreu em seu lugar. 

Nossa nova especulação não poderia ser feita ignorando um  mega detalhe da conturbada noite do celeiro, que é a presença de CeCe vestida de Ali no quintal. Algum motivo teve para Alison e CeCe se vestirem do mesmo jeito. CeCe estar vestida de Ali é outro motivo para não acreditarmos na pedrada. Poderíamos entender as duas vestidas do mesmo jeito como uma estratégia para confundir -A. Uma estratégia que faria sentido se Alison, CeCe e -A estivessem no mesmo lugar. Por exemplo: -A pediria para Alison estar em tal lugar em tal hora. Para confundi-lo, Ali levou CeCe. Uma situação assim, só em exemplo de exemplo; porquê, como vimos, Alison foi corajosa o suficiente para peitar todos os suspeitos sozinha, sabendo que -A queria matá-la. 

Segundo CeCe, ela estava no quintal porquê Alison ligou para ela pedindo ajuda porquê algumas pessoas estavam atrás de uns vídeos. Ok Alison pedir ajuda para CeCe, já que elas são amigas. Mas qual a necessidade de CeCe se vestir de Ali em uma situação como essa? CeCe não ia baixar a toa vestida de Ali no quintal. 

Essa nova especulação considera que Alison, no dia do celeiro, foi acertar as contas com a outra pessoa que a ameaçava. Não sabemos se era apenas uma pessoa ameaçando Ali ou duas pessoas. Temos essa dúvida porquê Seth, baby, da loja das Creepy Dolls falou que um casal comprou o boneco de voodoo. A sequencia que imaginamos é baseada em achismos originados a partir de situações que vimos na série. Seguindo a regra de especulações feitas dessa maneira, é impossível não dar uma viajada. 

Por algum motivo, Ali drogou as meninas para que elas passassem a noite no celeiro. Sabe-se lá pra que, Alison precisava que as amigas ficassem no celeiro. No 4x02, Ali falou para a sra. D. que o principal motivo dela querer fazer a festa em Cape era porquê, se fosse em Rosewood, as meninas inventariam desculpas para irem embora cedo. Em Cape, as meninas teriam que ficar no mesmo lugar que Alison. Em Rosewood, elas poderiam ir embora quando desse na telha; daí a necessidade de Alison drogá-las. Após dopar as amigas, Alison saiu do celeiro. No intervalo de tempo entre a saída do celeiro e a pedrada, tanto pode quanto não pode ter acontecido o que Alison contou, mas não exatamente como ela contou. 

Essa especulação parte do princípio de que Alison planejava morrer há tempos. Por que ela queria isso? Para se livrar da outra pessoa que a ameaçava. Essa justificativa é coerente, faz todo sentido e poderia encerrar a história MAS como não queremos apenas uma opção como justificativa, pensamos em outro motivo para Alison forjar sua morte.

Considerando que Alison morreu para convencer a pessoa. Nesse caso, Alison e CeCe tentaram, mas não conseguiram enganar a pessoa. A pessoa conseguiu ferir Alison, achando que ela estava morta. Alison foi enterrada pela sra. D. e desenterrada por Grunwald. A pessoa não percebeu que havia duas Alis no quintal. CeCe viu quem era a pessoa, mas não foi vista por ela. Grunwald levou Ali para o hospital. Ali fugiu, encontrou Mona e aconteceu aquilo que vimos. Quanto ao corpo que foi encontrado na cova. Não vamos estender essa questão porquê envolve outras pessoas, desviando o foco do post. 

A segunda justificativa é resultado de situações que vimos na série com achismos. Alison estava planejando sua morte há tempos, mas com outra intenção. Alison não planejou morrer apenas para se livrar da outra pessoa. Alison planejou morrer porquê ela matou a outra pessoa. No dia do celeiro, Alison arrumou um jeito de fazer com que a pessoa fosse até o quintal OU a pessoa ameaçou Ali e foi atrás dela. Alison e CeCe estavam idênticas para confundir a pessoa. Mesmo assim, a pessoa conseguiu ferir Alison, que se passou por morta. A pessoa não enterrou o corpo, nem se preocupou em confirmar se Alison realmente estava morta. Por conta desse desleixo, a pessoa se estrepou e acabou levando uma pedrada na cabeça. Talvez a pessoa apedrejou CeCe, sem perceber que não era Alison. A sra. D. viu a cena e enterrou a pessoa. Como o plano de Alison era se passar por morta, a pessoa foi enterrada com a roupa que ela estava usando para que o corpo fosse identificado como o dela. Pensando assim, Alison poderia ter cometido o crime e permanecido em Rosewood, não poderia? Poderia se ninguém soubesse dos problemas dela com a pessoa. Como outras pessoas sabiam, era necessário desaparecer. A pessoa com quem a sra. D. conversava enquanto enterrava o corpo era Alison que, em seguida, se mandou para o Lost. No Lost, Alison encontrou Mona. Se Alison estava ferida, aconteceu o que vimos. Se não estava, ela falou de -A para Mona e tudo que aconteceu. Ah sim, quase esquecemos de uma parte importante. Melissa sabe que não foi Spencer que matou a pessoa, supostamente uma menina, porquê ela estava conversando com CeCe no quintal. Lembram da visão de Jason? 

Especulação encerrada, falta o principal. De onde saiu tudo isso? Sabemos que Alison estava sendo ameaçada por -A na mesma época em que recebeu mensagens anônimas. Não sabemos se essas mensagens continuaram, mas sabemos que Alison aprontou tudo que teve direito naquele verão. -A não era a única pessoa que odiava Alison e queria vê-la morta. Segundo Melissa, metade da cidade tinha motivo para odiar Alison. Como dissemos, as mensagens de -A para Alison, avisando que ela ia morrer, só foram enviadas no dia do celeiro. A mensagem no boneco de voodoo foi mais agressiva. Seth falou para as meninas que o casal que comprou o boneco queria fazer mal para Alison. Pelo que vimos, -A nunca exigiu dinheiro de Alison. Se Alison tivesse tanto medo de -A, porquê ela não deu o dinheiro que tinha? Se ela guardou, fez isso por outra razão. O globo que Alison deu para Emily e os diários que intrigaram Spencer, como a própria Alison falou, seriam úteis para elas entenderem porquê Alison fez o que fez. Lembram que Mona falou para Spencer, no Radley, que os diários de Alison tinham respostas para perguntas que elas nem sabiam que iam surgir? Sobre CeCe estar vestida de Ali. Alison, no 4x24, usou os vídeos para ameaçar os suspeitos. Ela queria deixar claro que se continuasse recebendo mensagens, os vídeos se tornariam públicos. A versão de Alison é bem diferente da explicação que CeCe deu sobre sua presença no quintal. CeCe falou para Emily que Alison foi pegar os vídeos e não voltou mais. O que isso quer dizer; que primeiro Alison ameaçou Deus e o mundo e depois resolveu devolver os vídeos? Por favor, né? Sobre Alison ter sido agredida e depois agredir. Falamos isso baseado na cena do 4x24 em que Ali é apedrejada. Quando a pedra cai no chão, pinga sangue nela em cima do sangue de Alison. A maneira como Alison cai na grama não condiz com a agressão. Alison caiu reta, sendo que foi apedrejada na lateral da cabeça. Baseado nesses detalhes, criamos a sequencia da morte de Alison. O sangue pingando na pedra indica que o agressor estava ferido. A maneira como o corpo de Alison cai na grama indica que a vítima da pedrada não era ela. Por fim, o encontro com Mona no Lost. Mona vivia seguindo Alison. Ela sabia que Alison estava hospedada no Lost, por isso que ela montou aquele santuário e fez o buraco na parede. Mona fingiu que encontrou Alison por acaso em Brokhaven. Além de que, achamos super estranho Alison não ter incluído Mona na lista dos suspeitos de serem -A. 

13 comentários:

  1. Depois que li esse post posso até complementar o comentário sobre a gravação no outro post:
    Alison deu a gravação para as meninas para não se ferrar NOVAMENTE.
    Já que parece que ela e Cece não combinaram o que iam falar a respeito do dia da "morte" de Alison, cada uma contou uma versão diferente para as Liars. Como as Liars não percebem uma contradição nem se rebolar nua na cara delas, Alison se safou dessa vez com a historinha fajuta do 4x24. Porém, como não queria se arriscar outra vez, fez questão gravar toda a nova mentira dela e fazer todas decorassem para que ninguém - menos tapado que as Liars - percebessem que era mentira.

    Agora sim, completou a ~teoria do meu último comentário kkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com toda certeza, a Alison pediu para as meninas memorizarem a gravação para ela não se ferrar e continuar se fazendo de vítima. Como justificativa, ela falou que todas precisam contar a mesma versão para não caírem em contradição e a polícia descobrir sobre NY. Como sempre, Alison pagando de melhor amiga preocupada.

      Excluir
  2. Só esqueceu de um pequeno detalhe: num flashback da 2B mostra as meninas depois da festa e voltandl para ksa da Ali e a encontraram com a decoração toda destruída e em uma abóbora tinha uma faca e um bilhete com a frase "Da próxima pode ser a sua cabeça em vez da abóbora -A" então a Ali já tinha recebido uma ameaça de morte

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, é no 2x17. Nos posts sobre o 4x24, comentamos sobre essa mensagem. Nesse post ela não citada porquê, apesar de ser uma mensagem agressiva, não consideramos uma ameaça de morte direta como as que -A mandou no 4x24.

      Excluir
  3. Muito bom!! Ótimo post!

    Vale lembrar 3 coisas que complementam tudo aí:

    1 - O corpo da menina que morreu foi encontrado DENTRO DA CASA dos Dilaurentis.

    2 - Cece namorou Jason, com certeza tem envolvimento com o NAT e sabia sobre os vídeos.

    3 - Alisson pode ter mentido sobre a participação de sua mãe em sua "morte".

    *Acho que Mona e Toby tem mulita participação na noite lá.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Dudu. Os posts sobre Alison vão continuar e temos muita coisa para especular que estão relacionadas com seu comentário. ::))

      Excluir
  4. A queda relatada pelo Ali foi realmente estranha, mas será que a produção fez parecer estranha para gerar desconfiança ou por que a cena foi mal feita? Tenho reparado em certos "erros", não sei se posso chamá-los assim. No 4x24, na função do entra e sai do celeiro, reparem nas cenas em que a Ali bebe com as meninas lá dentro. A cena, como sabemos, mesma do Pilot, foi gravada em 2010: Ali mais nova, com o cabelo liso e inteiro, voz infantil, ok. Já as cenas em que ela aprece fora, confrontando as pessoas, foram gravadas nesse ano, o cabelo em camadas, ondulado, a voz de "mocinha". Tudo bem, não podemos voltar no tempo, mas a produção poderia pelo menos ter feito o penteado da moça parecido com o que foi gravado anteriormente. Agora, reparem na cena com Byron: Ali lisa e sem franja, com voz de criança. Obviamente cena também gravada anteriormente, por ter servido de Flashback no episódio do Trem. Ou a produção descuidou mesmo desses detalhes, ou fou proposital para mostrar que, haviam duas Alis. Não podemos esquecer quando a Ali chega de taxi do Hilton Head, BRON-ZE-A-DÉR-RI-MA!!!! Era para ser o dia da noite do celeiro, mas para onde foi o bronze???? Li os livros até o 10º volume e não engoli a história das gêmeas, achei forçada. Pareceu uma decisão de última hora. Ficaram pontas solta! Ficaria decepcionada se a história se repetisse tb no seriado. Porém não se pode ignorar pistas como o poster no quarto, a foto das duas loiras, as historinha de Haloween e as diferenças literárias como em Despair...
    Beijos!!!
    Ana Luiza

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ana, primeiro sobre a diferença dos detalhes nas cenas da Alison. Em vários posts comentamos sobre esse assunto. Para nós, não tem absolutamente nada de falta de atenção da produção e nós entendemos essa desculpa. É simplesmente gritante a diferença do cabelo da Alison no Pilot com o cabelo do 3x13, além de outros detalhes em outras cenas. Culpar a produção foi a melhor ideia para, mais uma vez, negarem as gêmeas. Não é muita coincidência a produção errar justamente na sequência mais importante da série?

      Sobre os livros, queremos MUITO saber porquê você não gostou da história das gêmeas. É a primeira vez que ouvimos alguém falar que não gostou. Que pontas ficaram soltas? Precisamos conversar sobre isso!! Bjs

      Excluir
  5. Olá!!
    Já faz alguns uns dois anos que li o volume 8, onde a história das gêmeas é descoberta. Não me lembro com detalhes, mas acho que foram poucas as pistas neste sentido, no seriado pode-se encontrar muito mais pistas. Se não me engano tinha algo como uma foto, onde estava a Jenna e a Ali verdadeira e tinha também a história de a Ali ter ficado amiga delas de uma hora pra outra, enfim. Outra que não vi muita vantagem em Ali matar a Courtney, e ir tomar o lugar dela no Hospício, saindo de vez em quando pra assustar as liars. Que vidinha, hein? Ou teve alguma coisa que eu não saquei, rsrsrs...Eu estava assistindo The Lying Game na época e quando terminei o livro, pensei "Bah! Mais uma história de gêmeas..." A Sara tem obsessão pelo tema! Agora estou lendo o volume 11, das PLL, mas bem aos poucos, pra não me confundir com o seriado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nos livros, a Alison não matou a Courtney para voltar para o hospício. Ela matou para voltar a ter uma vida normal. Só que os pais dela não acreditaram que ela era Alison depois que a Courtney sumiu. Por isso que internaram ela de novo. Quanto as pistas sobre as gêmeas nos livros, tem algumas nos livros 5, 6 e 7, que só fazem sentido depois da revelação. A história das gêmeas é complicada mesmo. Depois que você ler o livro 12, antes de ler o 13, leia Ali´s Pretty Little Lies, que esclarece tudo sobre as gêmeas. Dá uma olhada nesse post sobre Ali´s PLL:
      http://prettylittleliarsboom.blogspot.com.br/2013/03/resumo-do-livro-alis-pretty-little-lies.html

      Excluir
  6. Humm...interessante!! Tem traduzido para o português ou é só em inglês? Obrigada pela sugestão! Beijos!
    Ana Luiza

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você está falando do livro Ali´s PLL? No link que te passamos, tem a opção para fazer download em português. Se não for sobre isso, é só falar!!
      Bjs

      Excluir