expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass' oncontextmenu='return false' ondragstart='return false' onkeydown='return checartecla(event)' onselectstart='return false'>

quinta-feira, 24 de julho de 2014

Review/Comentário 5x07 - The Silence Of E. Lamb

O 5x07 não foi nada além do que as promos e os sneak peeks mostraram. Um episódio lento, previsível e que passou a impressão que a 5A está mais preocupada em deixar pistas para a resolução das questões que criou do que em resolvê-las. Isso SE resolvê-las, ressalva que precisa ser feita porquê sabemos do que estamos falando.  

Aria no Radley 
Aria foi voluntariar no Radley para descobrir qualquer coisa sobre Bethany Young. Em seu primeiro dia, Aria conheceu Rhonda, antiga colega de quarto de Bethany. Seguindo as instruções da professora, Aria espalhou vários desenhos pela mesa, entre eles o que E. Lamb deixou para Ezra. Imediatamente, Rhonda reconheceu o desenho e o acusou Aria de tê-lo roubado. Rhonda não cansou de xingar Aria de ladra, até E. Lamb intervir. Eddie teve a impressão de conhecer Aria, que negou qualquer contato anterior com ele. Aria não conseguiu disfarçar a tensão durante todo o tempo que esteve no sanatório, ainda mais depois de ter visto nas mãos de Rhonda o caderno de desenhos de Bethany. Aria, agora sim uma ladra, pegou o caderno, enfiou na bolsa e foi direto para a casa de Spencer. 

Os desenhos de Bethany
O desenho que Eddie deixou para Ezra foi o último feito por Bethany. Como os desenhos não tem data, Aria e Spencer ficaram sem saber quando foi que Bethany retratou um monstro observando a sra. D. cuidando de suas rosas. Os desenhos de Bethany, em sua maioria preto e branco, destacam o cabelo loiro de uma garota, retratada em momentos simples e enigmáticos. Um dos desenhos, segundo Spencer, representa uma mulher caindo do telhado do sanatório, que ela deduziu ser Marion. Aria e Spencer concluíram que Bethany desenhou tudo que viu e ouviu enquanto esteve internada. A única coisa que elas não conseguiram entender foi o ódio expresso nos desenhos que retratavam a sra. D. e nem como Bethany conhecia a casa dos D. Sabê-se lá por qual motivo, Bethany, várias vezes, fez caracterizações diabólicas da sra. D., além de um desenho em que a palavra mentirosa estava talhada na testa dela e pela folha toda. 

Spencer e Melissa
Dizem os spoilers que no 5x12 vamos saber qual é o segredo de Melissa. Até lá, quantas vezes vamos ver Melissa se segurar para não revelar o tal segredo e repetir, com palavras diferentes, que mentir e matar são maneiras de expressar amor? Sobre o rato, não queremos pensar que foi um motivo para Spencer desconfiar que Melissa está aprontando com Mona. Seria exigir demais da nossa boa vontade em relação a relevar situações absurdas que vemos na série. 

Hanna vs Alison
A presença de Alison continua incomodando Hanna, que desabafou com Emily que não consegue ficar no mesmo lugar que ela por conta da energia carregada que Alison instaura no ambiente. A implicância de Hanna com Alison rendeu as melhores cenas do episódio. A primeira delas foi Hanna ironizando Alison no banheiro, após Emily anunciar que Pam convidou todas elas para um jantar. A segunda foi durante o jantar, quando Hanna, bêbada, fez a falsa descaradamente após Alison tentar sensibilizar Pam, lamentando ser ela a responsável pelo sequestro. Melhor que tudo isso, foi Emily expulsar Hanna de sua casa antes que as coisas descambassem para a baixaria. Após ser expulsa, Hanna foi se entupir de café no Brew para abaixar o fogo e lá encontrou Sidney, a nova melhor amiga de todo mundo. Entre um gole de café e outro, Hanna falou nada com nada e acabou soltando frases sobre Jenna, Shana e NY para Sidney que, após cumprir sua missão de fazer Hanna de trouxa, se ofereceu para levá-la até sua casa. Hanna recusou o convite ao ver Caleb no balcão. Sidney foi embora, deixando Hanna livre para se entender com Caleb e os dois se beijarem. Adoramos o revival. Quanto a Hanna, a única coisa que não entendemos foi o motivo dela revirar o lixo, mexendo nas garrafas, e de estar metade descabelada quando Emily apareceu em sua casa. Aquela cena significou o que? Que Hanna encheu a cara e estava tentando esconder as garrafas? Não foi isso que pareceu. Pior do que Hanna revirar o lixo e estar metade descabelada, foi a desculpa que ela deu para Emily sobre as garrafas. Minha mãe usa para lavar o cabelo. Foi isso mesmo que Hanna falou? Para coroar o nonsense que encarnou na cozinha das Marin, a discussão que Hanna teve com Caleb sobre Alison. Na escola, Caleb bateu de frente com Alison, que contou para Hanna, que chamou Caleb em sua casa para tirar satisfação. Em meio ao discurso de Caleb, de que ele não está nem aí para Alison e que Hanna também não deveria estar, uma vez que a própria confessou que parte dela quer Alison bem longe, Hanna fala para Caleb que, por mais que ela não queira Alison por perto, ela não tem coragem de abandonar a amiga por conta do difícil momento que ela está passando. Hanna diz que já passou por um divórcio e entende o sofrimento que isso causa, daí o peso na consciência de ignorar Alison. Concordamos que, quando o assunto é divórcio, ninguém melhor do que Hanna para chorar as pitangas. O que não entendemos foi o motivo de Hanna não ter falado sobre -A para Caleb, escolhendo o divórcio dos D. como motivo para não abandonar Alison. Reconhecemos que Hanna está se esforçando para manter uma boa relação com Alison, apesar dela ter esquecido de um detalhe. Quando Alison soube que seus pais estavam separados, sua mãe já estava morta. 

As Fields
Pam foi com Emily na escola para conversar com um professor. Ao ver as meninas, Pam pediu para Emily convidá-las para um jantar. Emily ficou aflita, sem entender a necessidade da mãe, que explicou que o jantar seria uma oportunidade para ela poder conversar com Alison. Sem alternativa, Emily foi obrigada a convocar as meninas para o jantar. Apesar da súplica de Emily, apenas Hanna e Alison foram ao jantar. Emily e Alison estavam preocupadas com as perguntas que Pam poderia fazer sobre o sequestro, o que não aconteceu. Quem tomou a iniciativa de trazer o assunto a tona foi Alison, fazendo todo um teatrinho para sensibilizar Pam que, pelo visto, não caiu na de Alison. Após Emily expulsar Hanna e Alison ir embora, Pam foi até o quarto de Emily oferecer a sobremesa, aproveitando para comentar com a filha que ela ainda conversa com o pessoal da polícia, seus ex colegas de trabalho. Pam falou que, na delegacia, a história do sequestro de Alison não convenceu por ter vários furos. Sem questionar a veracidade dos fatos ou exigir uma explicação de Emily, Pam apenas comentou sobre o tititi entre os policiais para dizer a Emily que ela entende a confusão que a volta de Alison provocou na vida da filha, mas que isso não significa que Emily tem a obrigação de salvar Alison pelo resto da vida. Uma vez foi suficiente. A sutileza das palavras de Pam parecem ter surtido efeito em Emily, que ligou para Paige em seguida, deixando um recado na caixa postal demonstrando que ainda tem sentimentos por ela. Ah, sim. Um detalhe que não pode passar batido. Emily esqueceu que Noel é cúmplice de Ali ao acusá-lo de ter colocado o rato no armário de Paige? Ela achou normal Mona fazer favores para Noel, sendo que Noel é amigo de Ali? 

O silêncio de E. Lamb
Assim que Aria pisou no Radley, E. Lamb teve a impressão que a conhecia de algum lugar. Eddie, que não é bobo, logo percebeu que Aria não estava voluntariando por caridade e não tirou os olhos dela. Aria conseguiu se esconder embaixo da cama de Rhonda e roubar o caderno, mas não conseguiu passar despercebida por Eddie, que a seguiu até o estacionamento. E. Lamb questionou o motivo de Aria ter ficado no Radley além do horário permitido para os voluntários e viu o caderno na bolsa dela. Nervosa, Aria desconversou, tratando de entrar no carro e ir embora o mais rápido possível. Mal Aria deu partida no carro, Eddie pegou o telefone para fazer uma ligação. Por um segundo, pensamos que E. Lamb faria a manjada ligação suspeita. Mas não. Eddie ligou para Ezra que, horas depois, baixou nos Montgomery para falar para Aria que Eddie ligou para ele e os dois marcaram um encontro. Porém, E. Lamb não apareceu. 

Mensagem de -A e cena final
Após Hanna falar mais do que deveria para Sidney, Aria, Emily e Spencer recebem uma mensagem de -A acusando Hanna de ter espalhado sobre NY. As três encaram Hanna, que só falta escrever culpada na testa. Na cena final, -A abre o envelope do convite do noivado de Ella e Zack que foi enviado para Pam e tira uma foto do convite.

As pistas do 5x07

Como falamos no começo do post, a 5A não tem mostrado muita disposição para resolver questões, preferindo deixar pistas para a solução das tramas já apresentadas e as que estão por vir. Não sabemos se as cenas que chamaram nossa atenção são exatamente pistas ou até mesmo se merecem atenção. Mesmo assim vamos comentá-las porquê elas se encaixam em nossas desconfianças. 

Ezra
No Comentário que fizemos sobre o começo da 5A, dissemos que o livro de Ezra foi uma desculpa para sua real intenção. Apesar de não termos ideia do que Ezra pretende, concluímos que o livro já estava pronto para ser usado como justificativa quando ele fosse descoberto. No 5x06, E. Lamb deixou um desenho de Bethany para Ezra. No 5x07, durante uma conversa com Spencer, o próprio Ezra diz não ter entendido o motivo de Eddie ter deixado o desenho para ele. Spencer falou que se Eddie deixou o desenho para Ezra, algum motivo ele teve. Ezra se fez de desentendido, além de demonstrar preocupação com a ideia de Aria voluntariar no Radley para investigar Bethany. Ezra bem que tentou se fazer de desentendido, mas não nos convenceu. Está claro que sua relação com E. Lamb vai além de uma entrevista. Se Eddie deixou o desenho para Ezra após Spencer ter ido ao Radley, de alguma maneira ele sabia que Spencer estava ligada a Ezra. Assim como E. Lamb sabia que Aria também estava ligada a ele. Achamos muito estranha a preocupação de Ezra com a ida de Aria ao Radley e o sumiço de Eddie logo após ele marcar um encontro com Ezra. 

Tão estranha quanto a relação de Ezra com E. Lamb foi o que ele falou para Spencer durante a conversa que os dois tiveram no lugar em que Ezra escondeu seus equipamentos, que não conseguimos identificar onde é. Mas isso é o de menos. Não lembramos se Ezra soltou esse comentário do nada ou se foi em resposta a alguma pergunta de Spencer. Ao falar sobre seu livro, Ezra disse que sua intenção, inicialmente, era escrever sobre sua família, o divórcio de seus pais, a relação com seu irmão e não sei mais o que. Ezra falou que, talvez escrevendo sobre essas situações, seria mais fácil para ele entendê-las. Após ouvir o comentário, Spencer apenas falouque divórcio é algo complicado ou qualquer coisa assim. Pouca ou muita coincidência Ezra mencionar seus problemas familiares justamente no momento em que a situação dos Hastings está de cabeça pra baixo? 

Alison
A série continua fazendo de tudo e mais um pouco para Alison ser suspeita. Seja lá qual for a desconfiança, todo episódio Alison nos dá motivos para desconfiarmos dela. Só nós achamos estranho Alison não ter demonstrado a menor preocupação com o fato de Sidney ter escutado tudo que elas conversaram no banheiro? Emily reuniu as amigas para falar sobre o jantar, aviso que rendeu uma discussão envolvendo NY, -A e sequestro forjado. Conversa interrompida pelo sinal, Alison e Emily continuaram no banheiro. Alison estava com uma echarpe no pescoço e deu chilique preocupada com a possibilidade dos professores perceberem as marcas da agressão de -A. Alison teve seus cinco minutos de histeria, que passaram quando Emily a acalmou dizendo que ninguém ia perceber nada. Chilique de Alison encerrado, eis que surge Sidney de uma das cabines do banheiro. Sidney foi em direção a Alison, fingindo ser aquela a primeira vez que a viu, mexendo na echarpe. Alison fez uma cara estranha e só. Um minuto antes de Sidney aparecer, Alison estava neurótica com medo de alguém ver os sinais da agressão. Após Sidney aparecer, nem Alison, nem Emily comentaram que ela escutou absolutamente tudo que elas conversaram. A única coisa que conseguimos pensar sobre isso é que a falta de preocupação de Alison em relação a Sidney só reforça nossa desconfiança que Alison e Mona, além de um passado mal contado, tem um presente mal explicado. Não bastasse a indiferença com a presença de Sidney, Spencer filmou Alison de hoddie zanzando no quintal dos Hastings depois do jantar na casa de Emily, no mesmo horário em que Eddie deveria ter encontrado com Ezra mas não deu as caras. 

Mona
Amamos Mona e estamos detestando o que estão fazendo com ela. Qual vai ser a função dela nessa temporada? Ficar soltando diretas que sabe de tudo que acontece com as meninas? Mona saber de tudo e estar tramando com Jenna e Sidney é mais um motivo para desconfiarmos que ela e Alison tem um presente mal explicado. O que não justifica, todo episódio, ela alfinetar as meninas. A própria Mona sentenciou para Emily que ela pode chamá-la de qualquer coisa, menos de amadora. Sabemos que Mona não é amadora, mas seu comportamento, além de cansativo, está meio que a infantilizando. 

2 comentários:

  1. OI Gente! Descobri este site há pouco e estou adorando!!
    Estou bem desanimada com a série. Achei que com a volta da Ali as coisas fossem ficar bem interessantes.
    Não entendo como dps de tudo o que ela disse que aconteceu com ela a polícia não está no pé dela. Estão investigando a morta da Shana que ocorreu em NY, mas não vemos a Ali na delegacia dando esclarecimentos. Também acho que as meninas poderiam ter feito perguntas pra Ali sobre o tempo que ela passou longe.

    Sobre esse episódio, pelo título eu já imaginava que algo iria acontecer com E.Lamb, mas esperava que a participação dele no episódio seria melhor aproveitada. Acho que mais coisas deveriam ter sito ditas em Radley ou pelo menos deixado mais pistas, o que justificaria alguém querer calar ele. Afinal, ele não conversou sobre nada importante com Aria.

    Concordo com vocês quando falam sobre a Em não perceber que o Noel ajuda a Ali, mas a Mona mantem contato com ele!?

    Bom, eu imaginei que a Mona não tivesse colocado o rato no armário da Paige. Pra quem já foi -A, um rato é algo muito bobo mesmo.

    Aaah, -A não mudou o convite de envelope. -A abriiu o envelope da Pam, tirou uma foto e depois fechou o envelope, nao chegou a fazer a troca..

    Estou adorando o blog de vocês!!
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Van, obrigado pelos comentários. Sobre as meninas não perguntarem nada para Alison, a polícia não investigar o caso e as meninas não fazerem associações como a Emily não fez com o Noel, vamos falar sobre isso em um dos próximos posts. Sobre o sumiço de E. Lamb, acreditamos que é pela mesma razão da morte da sra. D. Para render mais três temporadas, o jeito é silenciar as pessoas que tem as respostas para dificultar a solução das perguntas. Valeu pelo aviso sobre o convite. Vamos corrigir agora. Bjs

      Excluir