expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass' oncontextmenu='return false' ondragstart='return false' onkeydown='return checartecla(event)' onselectstart='return false'>

segunda-feira, 28 de julho de 2014

Alguma coisa está errada com Alison/Parte IV

O retorno de -A, no 5x05, explodindo tudo que viu pela frente, foi para por mais lenha na fogueira na desconfiança de que alguma coisa está errada com Alison. Diferente do que fizemos nas partes I, II e III, não vamos desenvolver o post comentando uma situação específica. Em vez disso, vamos comentar situações aleatórias que colaboram para continuarmos desconfiando - tendo certeza, na verdade - que alguma coisa está muito errada com Alison. Começando com um palpite publicado na parte III, sobre Alison ter planejado morrer para se livrar de outra pessoa, não de -A.

Na parte III, chegamos a essa conclusão analisando as mensagens que Alison diz ter recebido de -A no dia do celeiro. Segundo Alison, -A deixou claro que daquele dia ela não passava. Percebemos que, diferente das mensagens do 4x24, as outras mensagens que Alison recebeu de -A não anunciavam sua morte, apesar de serem agressivas. Por conta desse detalhe e da desconfiança que Alison planejava sua morte há tempos, concluímos que Alison não se passou por morta para enganar -A. Alison planejou morrer para se livrar de outra pessoa; palpite que ganha reforço com a conversa que Alison teve com Hanna no hospital. No 1x11, Alison visita Hanna no hospital após ela ser atropelada. Muito antes do 4x13, quando Alison confirmou para as amigas que nunca morreu e perguntou para Hanna se ela lembrava da conversa, dissemos que a visita de Alison para Hanna foi a mais reveladora de todas. Na época em que fizemos esse comentário, levamos em conta o fato de Alison ter falado o motivo responsável por ela estar onde estava. Nessa época, apesar das evidências físicas que Alison deixava após aparecer para as meninas, existia a dúvida se suas aparições eram reais ou delírio. Nos referimos a visita para Hanna como a mais reveladora porquê entendemos que Alison foi morta por ter falado a verdade para a pessoa errada, na hora errada. Hoje, revendo a conversa, nossa interpretação é outra. Partindo da ideia de que Alison planejava morrer há tempos, a conversa com Hanna no hospital é, praticamente, a confirmação de que ela sumiu de Rosewood por outro motivo, que não tem nada a ver com -A. Relembrando, a conversa foi essa:

Alison: Sentiu minha falta?
Hanna: Ali? Achei que você estava morta.
Alison: É, eu ouvi isso também. Mas aqui estou eu.
Hanna: O que aconteceu com você?
Alison: É complicado, Hanna. Muito complicado, pior que álgebra.
Hanna: O que aconteceu depois que você saiu do celeiro? Todas nós queremos saber.
Alison: Vocês já sabem. Vocês quatro juntas lembram mais daquela noite do que imaginam.
Hanna: Para onde você foi? Encontrar um garoto? Noel?
Alison: Noel? Por favor...
Hanna: Por favor, apenas me conte a verdade.
Alison: Não vai fazer a menor diferença, querida.
Hanna: Como você pode afirmar isso? 
Alison: Porque eu sei. Você acha que a verdade é uma límpida luz de boate? Vá em frente e experimente. Seja sincera. Veja o que sobra de você. Contar a verdade à pessoa errada na hora errada foi como acabei onde eu estou. Acredite em mim, você sempre se sai melhor com uma boa mentira.
Alison: Preciso ir.
Hanna: Para onde?
Alison: Fiquei com tanto medo que você fosse morrer. Não me importei com os riscos que correria, precisava te ver. Sabe, vocês devem fazer alguma coisa com -A. Aquela biscate está me tirando do sério.

Revendo a conversa depois de tudo que soubemos/5x07, não temos dúvidas que Alison tinha um motivo bem mais grave do que -A para forjar sua morte. Temos um palpite do que pode ser esse motivo, que vamos comentar em outro post. Por hora, as confissões de Alison para Hanna são nosso argumento. Alison disse que estava onde estava por ter contado a verdade para a pessoa errada, na hora errada E que falar a verdade não ia mudar nada. Consideramos essa frase o principal argumento de nossa especulação. Segundo Alison, falar a verdade não ia fazer diferença. Se falar a verdade não faz diferença, é porquê Alison fez alguma coisa que não poderia ser revertida. Por esse motivo, ela foi obrigada a morrer.



Sobre a noite do celeiro. Quanto mais reviramos o 4x24, mais contradições encontramos. No Pilot, quando Aria acorda, ela cutuca Emily, que estava dormindo no sofá junto com Hanna. Emily e Hanna estão deitadas no sofá, sem cobertor. No 4x24, depois que Alison rodou e confrontou metade de Rosewood, ela faz uma horinha no celeiro esperando uma mensagem de -A. Convencida de que calou -A, Alison decide ir embora. Assim como no Pilot, Aria está dormindo no chão e Emily e Hanna, no sofá. A diferença é que as duas estão com cobertor. Falando em diferença, no 4x24, quando Alison chega no celeiro, ela está com brincos e colar. Quando vai embora, ela está sem brincos e sem colar, assim como a Alison do 3x13. 




Por falar em Alison do 3x13. No 3x23, Spencer zanza pelo Radley de madrugada, seguindo um dos trajetos marcados no jogo pelo qual Mona ficou obcecada na temporada que passou lá. Spencer, sem dormir há três noites, entra em uma salinha e encontra Alison ouvindo uns discos em uma vitrola. Alison pergunta se Spencer também achava que o sexto ano tinha sido o melhor de todos. Spencer responde que nem conhecia Alison no sexto ano. Alison, por sua vez, diz que nem quando Spencer a conhecia ela a conhecia. Em seguida, Alison convida Spencer para dançar. Spencer pergunta se foi Toby que machucou a boca de Alison, por causa da história que Veronica contou. Alison responde que não brigou com Toby, sentenciando que meninas jogam bem mais sujo quando se metem em brigas, agradecendo por aquela vagabunda não ter deixado nenhuma cicatriz nela. No 5x04, durante o exame médico, Hanna vê uma cicatriz na parte interna de uma das coxas de Ali. 



A conversa de Spencer com Alison no 3x23 não é, exatamente, um indicativo de que alguma coisa está errada com Alison. Após o 5x04, essa cena é mais uma evidência para reforçar nosso palpite de que as gêmeas D. existem SIM. A Alison do 3x23 comemora por não ter nenhuma cicatriz das brigas que teve com aquela vagabunda; diferente da Alison do 5x04, que tem uma cicatriz na coxa. Não podemos afirmar que a cicatriz na coxa é resultado de algum arranca rabo entre as irmãs. O que levamos em consideração é a existência da cicatriz, independente de sua origem. Assim como citamos brincos e colar como evidência de que existem duas Alisons, podemos fazer o mesmo com a cicatriz. 

No 5x05, após estilhaçar as janelas da sala dos Fields e antes de explodir a casa dos Cavanugh, -A mandou mensagem para as cinco, perguntando se elas estavam com saudade em uma das provocações mais escrachadas - e que mais amamos - para acusarmos Alison de ser -A. Sabemos muito bem quem adorava fazer essa pergunta. Apesar de ter anunciado sua volta para as cinco, no 5x06 -A preferiu atormentar apenas Alison. A primeira mensagem que Alison recebe é um vídeo da sra. D. na cova. Após alguns segundos do vídeo, aparece a mensagem de texto Eu enterrei ela do mesmo jeito que eu vi ela enterrar você. Na sequência, o conteúdo é removido automaticamente. A mensagem chega quando as meninas estão no refeitório. Muita gente estranhou Alison não ter ficado chocada ao ver o vídeo, opinião que nós concordamos. A frieza de Alison realmente chama atenção. Mas não é esse o principal detalhe que deve ser levado em consideração nessa situação. Spencer e Aria já estavam sentadas na mesa quando Alison, Hanna e Emily chegaram. Alison, logo que sentou, pegou o celular no bolso traseiro da calça e ficou com a mão escondida embaixo da mesa. Alguns segundinhos depois, o que acontece? O telefone de Alison apita, anunciando a mensagem de -A. Aqui fazemos uma pausa e voltamos lá para o Pilot, quando -A manda sua primeira mensagem. No primeiro dia do ano letivo, durante a primeira aula de Ezra, Aria foi contemplada para ser a primeira das meninas a receber a primeira mensagem do primeiro -A, que era Mona. A primeira mensagem de Mona -A é a primeira evidência de que ela era -A. Lembram por que? Mona, diferente de todos os alunos que estavam na sala, foi a única que não olhou para Aria quando seu celular apitou. Em vez de olhar para trás, Mona preferiu olhar para baixo. Mais especificamente, para algo que estava em sua mão, escondida embaixo da mesa. Dessa cena, avançamos para o 5x06, quando Alison recebe a mensagem de -A no refeitório. Não conseguimos achar a cena no Youtube, que acontece por volta dos 09:00 minutos do episódio. Super vale a pena dar uma conferida. 

5 comentários:

  1. Na explicação do cobertor, em ambos os eps vcs escreveram que elas não estavam cobertas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado por avisar. O texto já foi corrigido.

      Excluir
  2. Olá!!
    Tenho todos os episódios baixados. Posso ver esta cena da Mona do Pilot e enviar para vcs!
    Quanto às gêmeas, como já disse antes, não sou fã do tema, acho manjado, mas enfim, é só uma opinião pessoal, se for bem elaborado na série vou achar legal anyway.
    Vcs acham que a gêmea da Ali estaria viva ou morta? Tudo bem, ela pode ter sido morta e enterrada e quando A abriu o túmulo, trocou a ossada, devolvendo depois os restos da Bethany. Pode ser também que a própria Bethany seja a gêmea, internada com outro nome. MAS pode ser que a geminha esteja viva e dando banda por aí. O que vcs acharam daquela Ali pega andando de hoodie que a câmara da Spencer pegou? Será que era mesmo a Ali? Além do cabelo desgrenhado e da cara de sofrilda, como teria trocado de roupa tão rápido? Pode ter sido a primeira pista mais escancarada de gêmeas depois de muito tempo.
    Outra coisa que me chamou a atenção, revendo um episódio da 2a temporada, que agora não lembro se era o 02 ou o 03, foi um comentário da Ali para as meninas após uma briga com o Jason, de que ela tem várias coisas escondidas na casa e também no QUINTAL e que estas coisas só vão aparecer no momento em que ela QUISER. Me arrepiei com esta frase sinistra. Será que haveria alguém enterrado no quintal? Medo...
    Beijo!!
    Ana Luiza

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ana. A cena que não conseguimos achar é do 5x06, quando a Alison recebe a mensagem com o vídeo. Nós achamos que a gêmea da Ali está viva. Quanto a Alison que a Spencer filmou, pode ser uma pista sim. Vamos esperar para ver o que a Alison vai falar ou se a Spencer vai gravar mais coisas. Sobre essa cena do Jason e Ali, nós lembramos que ela falou isso da casa, mas não do quintal. Bem suspeito, Na conversa da Ali com a Spencer no 3x23, ela fala pra Spencer que deixou várias coisas dela na casa dos Hastings. Bem estranho também, não acha?
      Bjss

      Excluir
  3. Ah!! Esta cena do 05x06 tenho também. Sobre Ali falar que tem coisas escondidas no quintal, isto acontece no episódio 02x02, aos 23 minutos e alguma coisa, quando ela também comenta que Jason tem problemas com maçanetas (????). As casas dos DiLaurentis-Hastings são grudadas, não? Poderia sim ter algo entre os dois quintais. Ela poderia estar escondendo alguma coisa ou até mesmo alguém, pois sabemos que durante uma época alguém "morou" embaixo da casa dos Di!!
    Bjos,
    Ana Luiza

    ResponderExcluir