expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass' oncontextmenu='return false' ondragstart='return false' onkeydown='return checartecla(event)' onselectstart='return false'>

domingo, 13 de abril de 2014

#EzraKnowWho-AIs?

No final do 4x24, Ezra aparece no telhado falando que sabe quem é o -A que estava lá. Antes que pudesse dizer qualquer coisa, Ezra foi baleado por -A. No 4x21, após ler algumas páginas do livro de Ezra, Aria fala para as meninas que ele desconfiava que uma delas era -A. Spencer pergunta de qual delas ele desconfiava e Aria responde que nem se preocupou em ler. Mais tarde, Aria revira o apto de Ezra em Rosewood e encontra um caderno com várias anotações, em que aparece o nome de Jason como suspeito e que outro -A estava em ação na época que Mona ficou internada no Radley. No 4x22, Ezra entrega para Aria uma outra versão de seu livro, em que ele conclui que a sra. D. era a Red Coat/BigA, aquela que roubou o jogo da Mona.  

No primeiro manuscrito, Ezra desconfia de uma das meninas, mas não sabemos qual delas era a mais suspeita. No caderno, Ezra suspeita de Jason e conclui que um novo -A está em ação, já que Mona está no Radley. Após ouvir o desabafo de Aria, Ezra pede para ela ler outro manuscrito, que acusa a sra. D. de ser -A. No telhado, Ezra não teve tempo de revelar a identidade de -A. 

No 4x12, vimos que o quartel general que Ezra montou em Ravens sabia mais da vida das meninas do que elas próprias. Ezra seguiu os passos de todo mundo; inclusive, sabia onde encontrar Ali. Com todo aquele arsenal, Ezra soube de tudo MENOS quem era -A. Ezra praticamente filmava todos os lugares de Rosewood. Foi assim que ele montou as linhas do tempo e soube tudo que soube. A única coisa que ele não conseguiu descobrir foi quem era -A, o que achamos muito estranho. 

Para ele acusar uma das meninas, ele deve ter visto alguma delas em atitudes muito suspeitas. Desconfiar de Jason, ok. Todo mundo já desconfiou dele um dia. O que mais imploramos para saber é como ele concluiu sobre a sra. D. -A está atrás de Ali para fazer mal para ela e, como as meninas se metem em seus planos, -A apronta com elas. Nesse caso, a sra. D. estava atrás de Ali para fazer mal para a própria filha. É isso mesmo? Porquê -A e bondade não cabem na mesma frase. A não ser que, a sra. D. queria encontrar Ali, mas como as meninas se intrometiam e Ali continuava fugindo, a sra. D. era obrigada a penalizá-las. Não sabemos qual opção soa mais ridícula. 

Se Ezra vivia na cola das meninas, ele nunca desconfiou de Mona? Logo ele, que registrava até o pensamento delas, também foi enganado por Mona? De onde Ezra tirou que a sra. D. era -A? Como ele chegou a essa conclusão, não fazemos a menor ideia, mas sabemos que o momento em que ele chegou a essa conclusão coincidiu com o momento em que a sra. D. virou a bruxa da história atormentando Spencer. 

Com todos os métodos que Ezra utilizava para sua pesquisa, fica um pouco difícil de acreditar que ele nunca desconfiou de Mona. Em nenhum dos painéis do apto. em Ravens tem observações sobre Mona. Se ele desconfiou de uma das meninas, foi porquê ele viu alguma delas agindo da maneira que Mona agia.

Em questão de três dias, ele chegou a conclusão que a sra. D. era a RC/BigA. Pode ser que, como uma delas disse, o livro era uma obra de ficção; então, Ezra pode ter modificado um pouquinho os fatos. 

Em uma das especulações que fizemos sobre o que se tratava o relacionamento de Ezra com Ali, uma das opções era que os dois estavam trabalhando juntos para descobrir quem era -A. Como palpite final sobre a relação entre os dois, antes de começar a 4B, dissemos que Ezra estava atrás de Ali e só. Pós 4x24, voltamos a considerar que os dois estavam trabalhando juntos. Não que os dois se encontravam com frequência. Os encontros eram tipo o que Ali fazia com Shana: ela entrava em contato quando queria e sumia sem deixar rastro. Como Ezra sabia que Ali ia estar na festa em Ravens? Como ele soube que ela estava na pousada? Meio difícil uma pessoa trabalhando sozinha dar conta de seguir os passos de quatro garotas vivas e de uma que se passava por morta e se escondia sabê-se lá onde. Considerar essa possibilidade, de Ezra e Ali trabalharem juntos, explica as centenas de situações em que -A aprontou com Aria e que Ezra apareceu logo em seguida. Quem foi que disse que faria o impossível para estar sempre um passo a frente de -A? 

Essa possibilidade implicaria em Ezra saber desde sempre que Mona era -A, já que Ali sabia que ela era. Mas não sabemos desde quando Ezra sabia que Ali estava viva e nem se Ali falou para ele que Mona era -A. Ali manter contato com Ezra, fingindo que não sabia quem era -A mas sabendo o que -A ia aprontar, serve como justificativa para Ezra não saber a identidade de -A. 

Falamos tudo isso porquê achamos bem estranho Ezra suspeitar de todo mundo, menos das pessoas certas, e, em questão de dias, concluir que a sra. D era -A, além de saber quem era o -A do telhado. Também achamos estranho Ezra saber que Ali estava fugindo de -A e não dar um jeito de falar para ela de quem ele desconfiava. Por conta desses detalhes e da desconfiança que Ezra mantinha contato com Ali, nos perguntamos se Ezra queria saber a identidade de -A para ajudar Ali OU se Ezra sabia quem era -A e, junto com Ali, estava tentando encontrá-lo. 

4 comentários:

  1. Acho que a Liar que o Ezra desconfiava ser A no primeiro manuscrito é a Spencer na época que ela era -A.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É mesmo Tamires, na época em que ela sequestrou o Malcolm!! Adoramos a sugestão! Bjs

      Excluir
  2. Na verdade Ezra já sabe da existência de "A" desde a primeira temporada. Lembra daquela vez que Aria esquece o celular no apartamento de Ezra e recebe uma msg de "A" e ele lê a mensagem e pergunta à Aria quem é A?? Ele fica furioso com Aria, achando que ela contou à alguém sobre os dois. Duas opções: ou Ezra já sabia da existência de A e perguntpu para Aria para sondar até onde ela sabia, ou Ezra descobriu sobre A naquele momento e resolveu investigar. Ele pode ter ligado "A" à Ali, por causa da letra e decidiu montar toda aquela estrutura para investigar. Acho que foi aí que ele descobriu sobre Mona e, nada me tira da cabeça que eles trabalharam juntos. E se é verdade aquilo que Ali contou no 4x24, sobre Mona ter encontrado com ela no momento em que Ali fugia, Ezra sabia desde o início, através de Mona, que Ali estava viva. Inclusive no 1x10, durante o Camp Mona, Aria recebe uma msg de Ezra pedindo para encontrá-lo no mesmo lugar onde depois Mona atropela Hanna. Por algum motivo, ou a pedido de Mona, Ezra quis atrair Aria para aquele lugar e fez ela entrar no carro dele ou para protegê-la ou para atrair as outras Liars para lá. Foi tudo coincidência demais naquele episódio, toda aquela sequencia de acontecimentos que juntou Ezra, Mona, Noel, e as liars e culminou com Hanna atropelada e a desconfiança de Noel. E como a Diretora diz que em Rosewood não existem coincidências, é bom que ela tenha uma boa explicação pra essa confusão toda.
    Abraço,
    Ana Luiza

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tudo que você falou faz sentido. Como sabemos que, desde que Ezra conheceu Ali, ele investiga as meninas, acreditamos que ele sempre soube de -A. Mas quem nos garante isso, não é mesmo? Adoramos seus comentários! bjs

      Excluir