expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass' oncontextmenu='return false' ondragstart='return false' onkeydown='return checartecla(event)' onselectstart='return false'>

quarta-feira, 23 de outubro de 2013

Comentário 4x13 - Grave New World

Um dos principais motivos de nossas críticas negativas sobre a terceira temporada foi a maneira como algumas tramas foram abordadas. Reclamamos que vários episódios destacavam uma trama para tumultuar uma determinada fase da temporada e, sem mais nem menos, essas tramas foram esquecidas, sem necessariamente serem respondidas. Nunca passou pela nossa cabeça que um dia a gente sentiria falta desse tumulto desnecessário. Até o 4x13.

Como sempre, o episódio seria o mais assustador, o melhor, o mais obscuro, o meu favorito, o que todo mundo ia cair da cadeira no final, ficar em choque, que ia revirar a história e todo aquele blá blá blá que antecede episódios de grande expectativa, como as premieres, a midseason e a finale. 

O episódio começa dando sequência a cena final do 4x12. Depois de saírem do apartamento de Ravenswood, as meninas ignoram o conselho de Grunwald e decidem ficar para a festa na cidade, determinadas a encontrarem Alison antes que -A encontre. Elas invadem uma loja de roupa e começam o 4x13 já trocadas, andando no meio da rua rumo ao cemitério de Ravenswood. Ezra liga para Aria que, mesmo não podendo falar muito sobre o que estava fazendo, avisa que está numa festa no cemitério em Ravenswood. Ezra pede que ela tome cuidado e pronto, essa é a deixa para ele saber onde Aria estava, fingir chegar em Ravenswood e começar um episódio que impressionou pela falta de enrolação. 

O 4x13 era um episódio que precisava ser tumultuado e o que vimos foi o contrário. As coisas se resolveram de uma maneira tão simples, que chegou a assustar. O episódio deixou a impressão de que foi feito exclusivamente para reforçar a conclusão que a midseason lançou, de que Ezra é -A, o beach hottie e está atrás de Ali, além de promover Ravenswood, fingindo que não estava promovendo, já que Caleb estava ao lado de Miranda em todas as cenas. 

Sobre Ezra. Sim, é para todo mundo desconfiar dele. Ezra é -A, é o beach hottie e está atrás de Ali. Sim, Ezra é o soldado que perseguiu as meninas, que brigou com Spencer e trancou Hanna na cabine telefônica. Sim, Ezra é do mal. Ou, pelo menos, é isso que ele deve parecer. Seguindo uma sequência que já foi melhor, Ezra começou o episódio se desencontrando com Aria para encontrá-la no final, depois que ela passasse por poucas e boas. Ele aparece com a roupa de soldado, antes do soldado entrar em ação. Spencer corta uma das mãos do soldado com a tesoura e Ezra aparece com a mão escondida no bolso quando devolve o telefone para Aria. Entre corte e devolução, teve a volta para Rosewood, sem aparecer Ezra dirigindo. Por quê será?

Sobre Ali. O 4x13 confirmou o que todo mundo já sabia e o que a própria série já tinha confirmado, no 3x24. Ali está viva. Amamos a cena do reencontro, que salvou o episódio. Todo mundo já sabia que Ali estava viva mas faltava essa confirmação oficial, que veio com o reencontro das cinco amigas. As meninas precisavam ver Ali quando todas elas estivessem juntas e conscientes. 

Sobre Ravenswood. Claro que esse não era o objetivo, mas eles conseguiram criar uma antipatia pelo spin-off antes mesmo de começar. Se foi anunciado que o spin-off não tinha nada a ver com a série e que não precisava assistir PLL para entender Ravenswood, por qual motivo dedicar metade do episódio da série para introduzir o spin-off? Segundo os spoilers, a cena final do 4x13 daria sequência para Ravenswood e era apenas esse o fator comum entre série e spin-off. Quando dissemos que o 4x13 usou Caleb para fingir que não estava promovendo R. é porquê ele terminou o 4x12 pegando o ônibus de Rosewood para Ravenswood, além de ser personagem dos dois. De qualquer jeito, ele tinha que chegar em Ravenswood, mas não precisava fazer do trajeto uma introdução disfarçada para o spin-off. Quem pagou o pato dessa ideia infeliz foi Miranda, que já é detestada por todos. Ravenswood, spin-off, ainda foi responsável pelos momentos sobrenaturais da série, característica que juravam ser excluisiva do spin-off. Ou tem outra explicação para Hanna voar com o vento e Spencer desaparecer embaixo do nariz de Aria e Emily? Para finalizar a promoção disfarçada de episódio, dois personagens do spin-off aparecem em uma situação da série, quando aquela loira cai numa cova vazia e um soldado a ajuda a sair. 

Sobre a falta de tumulto. Talvez por ter que dividir metade do seu tempo com Ravenswood, o 4x13 foi ágil e não quis enrolar. Aria não podia dar muitos detalhes de onde estava para Ezra, mas acabou falando que estava em Ravenswood. Ele pediu para ela tomar cuidado (?) e essa era a desculpa que ele precisava para baixar na cidade. Uma Red Coat Loira é vista e a partir dai as meninas passaram o episódio correndo de um lado para o outro, subindo e descendo escadas, entrando e saindo de portas normais e secretas e ouvindo os gritos de Ali em todos os cantos. Gritos que acabaram por ser revelar gravações de uma fita. A dona da fita era Grunwald que, cansada de tentar expulsar as meninas da cidade, resolve ser boazinha e fazer mais revelações. De repente, ela começa a sentir uma vibração ruim e descobre que uma das três - Emily, Aria ou Spencer - "foi tocada por aquele que Alison mais teme!" Alguém entendeu de onde Spencer tirou que Grunwald fazia sessões? O momento Casablanca de Hanna com Caleb também não perdeu tempo. Hanna e Miranda bem que tentaram se estranhar, mas decidiram ser amigas logo de uma vez, assim Caleb não precisaria insistir para ficar em Ravenwsood. A própria Hanna pediu para ele ficar. A provocação quanto as gêmeas foi tão bizarra, que se iguala a uma piadinha das mais sem graça. Risada mesmo demos com o comentário de Em na hora que ninguém sabia trocar o pneu. Aliás, o pneu resultou em um momento super inesperado, em que Spencer, na quarta temporada, lembrou de um acontecimento da primeira.

No post Spencer matou Ali? II, lembramos da batida de carro que Spencer e Melissa sofreram na noite em que Ian foi empurrado na igreja. O estepe do carro de Spencer, segundo ela, deve ter sumido na época da batida. Hanna também lembrou de uma história super antiga, que foi a historinha de terror sobre as gêmeas, que Ali contou para ela no 2x13. 

O 4x13 se resume nos seus cinco minutos finais, que mostram o reencontro de Ali com as meninas, em Rosewood, e Ali fugindo quando Ezra se aproxima. O corre corre que usamos para definir a movimentação durante o episódio é só força de expressão mesmo; as meninas mal conseguiam dar um passo sem tropeçar na barra da saia. As gravações de Grunwald mostravam Ali nervosa e gritando com um homem e os gritos de Ali guiaram as meninas por Ravenswood. Ezra aparece normal e se fantasia de soldado. O soldado aterroriza Hanna e leva uma tesourada de Spencer, que bate a cabeça quando vai desmacascará-lo. No final, Ezra reaparece normal e com uma mão escondida no bolso. Ali, de Red Coat com capuz em Rosewood, confirma que está viva e pede silêncio para as meninas quando alguém se aproxima. Esse alguém é Ezra e é isso que deve parecer: Ali está fugindo de Ezra, Ezra é -A e o beach hottie, que nesse episódio foi chamado de board shorts. Antes de sumir, Ali falou para as meninas que queria voltar para casa, mas precisava da ajuda das amigas, e perguntou se Hanna lembrava do que ela falou quando a visitou no hospital. Durante a visita, Ali explica que falar a verdade para a pessoa errada na hora errada fez com que ela se envolvesse em uma confusão e que estava na hora das meninas darem um jeito em -A, porquê "aquela vagabunda está me tirando do sério." Saiba mais sobre as aparições de Ali aqui.


Nenhum comentário:

Postar um comentário