expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass' oncontextmenu='return false' ondragstart='return false' onkeydown='return checartecla(event)' onselectstart='return false'>

segunda-feira, 3 de novembro de 2014

Especulações sobre Caleb *BÔNUS

Nas quatro partes da especulação sobre Caleb, destacamos todas as situações suspeitas em que ele se envolveu desde sua primeira aparição na série, no 1x14. Ao longo dessa retrospectiva, situações aleatórias chamaram nossa atenção. Algumas delas são bobeiras/curiosidades/coincidências, enquanto outras são motivos para novas especulações. Confiram:

No 1x16, como agradecimento por Caleb ter sabotado o carro de Ella, Hanna apresenta para ele as alunas mais ricas da escola. Ao comentar sobre uma garota que faz a linha hippie chick usando sandálias, Hanna fala para Caleb que, apesar da menina ser cheia da grana, ela adora andar mal arrumada. Segundo Hanna, foi o avô da menina que inventou o grampeador. No 5x08, Emily agradece Sidney por ter cuidado de Hanna no Brew na noite anterior. Ao ver Hanna mais pra lá do que pra cá, Sidney se ofereceu para ajudá-la, dando corda para o falatório nada a ver com nada de Hanna. Um tempo depois, Aria, Emily e Spencer recebem uma mensagem de -A sobre NY e a língua solta de Hanna. Preocupada com as coisas que Hanna falou para Sidney, Emily comenta com ela que Hanna, toda vez que enche a cara, fala um monte de besteira e engana todo mundo inventando que foi seu avô que inventou o grampeador.

No 1x17, era a época em que Paige, de franjinha, não cansava de azucrinar Emily - que já tinha se assumido - porquê queria ser a capitã da equipe de natação. Um dia, não lembramos por qual motivo, os pais de alguns alunos estavam na escola; entre eles Pam e o pai de Pigskin, que estressou com a treinadora e falou alguma coisa sobre Emily ser gay. Pam ouviu o comentário e esculachou o pai de Pigskin que, durante uma conversa, alguém se refere a ele como o xxx da biblioteca. No 3x11, Alison apronta com Pigskin para pegar a carta que ela escreveu para Emily e se refere ao pai de Paige como pastor.

No 2x22, Duncan confunde Aria com Vivian D. No 2x23, na escola, Aria e Duncan conversam e ela revela que Alison está morta. Duncan comenta com Aria que Alison falava muito dela como a amiga que escrevia os diários. Nunca entendemos o motivo de Alison falar que Aria escrevia os diários porquê não lembrávamos dela escrevendo nos diários. Revendo as duas primeiras temporadas, várias vezes Aria aparece escrevendo em um caderninho, que deve ser seu diário. Uma dessas vezes é no 2x16, sete episódios antes de Duncan mencionar os diários.

No 1x15, Spencer descobre o nome da loja onde Alison mandou fazer as pulseiras da Jenna Thing. Antes disso, -A deixou para as meninas uma pulseira com o nome de Jenna e outra com o nome de Alison. Claro que Spencer baixa na loja para descobrir quem encomendou as pulseiras e fica horrorizada quando a velha artesã fala que as pulseiras foram encomendadas por ela mesma, Spencer Hastings. Na cena final, a velha conversa com -A, comentando sobre seus olhos. No 3x24, a garçonete Marlene se refere a Toby como pretty eyes; comentário que fez todo mundo concluir que Toby era o pretty eyes do 2x12. No 1x15, Toby estava em prisão domiciliar, usando uma tornozeleira; então, não tinha como ser ele na loja. Será que para ser do time precisa ter pretty eyes?

No 1x21, Caleb fala para Hanna que Jenna queria uma chave que Alison tinha deixado com as meninas. Nenhuma delas fazia ideia do que era a tal chave, uma vez que Alison nunca deu chave nenhuma para ninguém. Acaba que Emily lembra o que Alison falou sobre o globo de neve e encontra a bendita chave escondida no forro do globo. A chave era de um depósito, onde Alison guardou o pen drive com os vídeos de Ian. Jenna ficou sabendo que Alison tinha os vídeos durante a conversa que elas tiveram na escola de cegos. Mas como Jenna sabia que Alison tinha deixado uma chave com as meninas, sendo que nem elas sabiam da existência da chave?/ Paige manda uma mensagem para Emily assinando - Paige/ Spencer e Toby combinam de se encontrar na festa dos Fundadores em frente da casa dos espelhos malucos. Em frente da casa, Spencer recebe uma mensagem de Toby, enviada de um número block. Toby fala para Spencer que já está dentro da casa, pedindo para ela encontrá-lo. O recado é assinado por - Toby/ Aria mexe no computador de Ezra e descobre sobre Jackie Molina. Chateada por Ezra nunca ter mencionado a ex, Aria comenta com as meninas que sabe pouquíssimo sobre o namorado. 4B manda lembranças/ Com a chave do globo, Hanna, Emily e Aria abrem a porta do depósito e encontram uma lancheira, onde Alison guardou o pen drive. Aria pergunta o que é aquela caixinha e Emily responde que é a lancheira que Alison levava na escolinha. Como Emily sabia disso? Será que os sentimentos de Emily por Alison começaram na infância? Nos livros, Emily lembra de uma vez que viu a sra. D., Jason e Alison no supermercado, um tempinho depois que eles chegaram na cidade. Essa passagem revela que Alison chamou atenção de Emily desde criança. Emily sempre soube quem era Alison.

No 3x24, no meio da floresta, Toby viu, de costas, uma menina de cabelo preto comprido, mas não teve tempo de vê-la de frente porquê levou uma pancada na cabeça e desmaiou. A identidade da menina é um dos mistérios da finale da S3. Nas especulações sobre o assunto surgiram o nome de Jenna, Melissa e Maya. Com o que vimos no começo da 4A, concluímos que era Jenna, que confirmou que estava na pousada. Descartamos Melissa porquê acreditamos no que ela falou e nunca cogitamos Maya por motivos óbvios. Na 5A, conhecemos Sidney, clone de Jenna, o que nos fez desconfiar que, talvez, era ela a menina que Toby viu de costas.

No 3x23, Ezra pede para Aria buscar Malcolm no karatê porquê ele tem uma entrevista. Na escolinha, Aria fica transtornada quando a professora fala que Malcolm já foi embora. Aria descobre que Malcolm está no carnaval e vai atrás dele. Ao vê-lo, Aria pergunta com quem ele estava e Malcolm responde que estava com uma amiga de Aria chamada Alison, que na verdade era Spencer. Para provar que estava do lado de Mona, Spencer sequestrou Malcolm. Aria conta para Hanna o que aconteceu, rezando para que Malcolm não falasse nada para Ezra. Um tempinho depois, Aria encontra Ezra, que fala que Malcolm amou o carnaval sem mencionar o bafo. O que chama atenção nessa história é: como Mona sabia que naquele dia Ezra não buscaria Malcolm no karatê? Mona pode ter inventado a entrevista para o plano dar certo; mesmo assim, a história continua mal contada. Considerando que Ezra precisava ficar ocupado por algumas horas, Mona teve que montar o cenário para a entrevista realmente acontecer. Lembrando que Ezra não falou que a entrevista era uma furada, a única coisa que podemos concluir é que, desde aquela época, Mona e Ezra estavam unidos.

No 4x24, Alison fala agora que os policiais sabem que não fui eu que eles enterraram. O que isso quer dizer? Que vários policiais colaboraram para falcatruar a autópsia?/ Alison fala que Hanna foi a única das meninas que ela salvou na pousada, o que não condiz com o que Mona falou no 3x24. Deitadas no chão, Aria, Emily e Hanna levam um susto quando Mona surge do nada, toda esbaforida, perguntando quem mais viu Alison que, segunda ela, foi quem as salvou do incêndio.

No 4x12, comentamos que Aria olha para alguma coisa no apto de Ezra em Ravens e faz uma cara estranha, o que fez a gente desconfiar que ela reconheceu alguma coisa de Ezra no apto. Cansamos de comparar os aptos de Ezra tentando encontrar o que poderia ser a causa da expressão de Aria. Sem sucesso, deixamos a dúvida de lado. O que não quer dizer que esquecemos da situação. Finalmente, surgiu uma pista do que pode ter chamado a atenção de Aria. No 1x20, Aria, com medo dos pais descobrirem que ela está com Ezra, faz um limpa no quarto, enfia numa bolsa tudo que tem a ver com o namoro e pede para Emily guardar. Uma dessas coisas é o porta copos do Snoocker´s, onde eles se conheceram. O porta copo de Aria tem umas manchas amarelas, assim como o porta corpo que estava na sua timeline no apto em Ravens. Será que foi essa a causa do espanto?
















Nas especulações sobre Caleb, falamos que ele está morando na cabana da madrasta do Toby. Os dois parecem estar bem amiguinhos, tanto que já temos uma coincidência entre eles. No 5x06, Hanna encontra Caleb no Brew lendo sobre a explosão no jornal. Segundo a polícia, a causa da explosão foi um vazamento de gás. Caleb fala que -A não dá ponto sem nó, blábláblá, e esculacha os policiais de Rosewood, sentenciando que eles deveriam circular pela cidade em carros de palhaço. No 5x08, Toby fala para Spencer que vai se tornar policial. Toby justifica sua decisão explicando que está cansado dos policiais inúteis de Rosewood e que essa é uma maneira dele ter acesso a informações que podem ser úteis para eles. Qualquer que seja o motivo da decisão de Toby, é interessante observar que ele e Caleb tem a mesma opinião sobre os policiais de Rosewood. O interessante, na verdade, é Caleb zombar da polícia que, até pouco tempo atrás, ele demonstrava confiar. No 4x10, Caleb fala para Hanna que está na hora delas contarem para seus pais e para a polícia sobre o novo -A, sugestão condenada por Hanna. Algumas horas depois, Hanna está em frente do escritório de Veronica e flagra Caleb entrando no prédio. Caleb assume que ia contar toda a verdade para Veronica, alegando que ele não sabia mais o que fazer para proteger Hanna. Se Caleb sugeriu que Hanna procurasse a polícia, é porquê ele achava que aquela era a solução para acabar com todos os problemas; ou seja, Caleb confiava na polícia. Confiança que virou cinzas após a explosão. O que fez Caleb mudar de opinião?

Lembram do mistério da letra T? Primeiro, concluímos que a letra T sempre estava em maiúscula quando o assunto era a garota morta como Alison. Depois, percebemos que -A usou o T em mensagens que não tinham nada a ver com o assunto. Apesar das mensagens de -A não terem a ver com o assunto, acreditamos que -A tem a ver com o assunto, o que justifica o uso do T. Agora, estamos completamente perdidos. Qual a explicação para o T em algumas observações do mural de Wilden? Como toque final na complicação, a letra do mural é a mesma da carta suicida de Ian e do bilhete da Jason Thing. 









































Dizem os spoilers da 5B que a Jenna Thing volta a ser assunto. Verdade ou mentira, ficamos felizes por lembrarem de uma das principais tramas da série que, após ficar em evidência nas duas primeiras temporadas, foi exilada a partir do 3x01. Não é de hoje que falam que Jenna é cega de um olho só. Nunca comentamos a desconfiança porquê não tínhamos argumentos para sustentá-la. Revendo os episódios para a especulação sobre Caleb, ficamos mudos diante de três situações (duas, na verdade) que passaram totalmente despercebidas por nós. Sobre a teoria de Jenna ser cega de um olho só, nós sabíamos da existência, mas nunca lemos nenhuma delas. Não sabemos no que essas teorias se baseiam. Quaisquer que sejam os motivos, a desconfiança tem TUDO PARA ESTAR CERTA.

No 2x10, Spencer leva um susto ao dar de cara com Jenna sentada no sofá da sala de sua casa. Spencer pergunta o que ela quer e Jenna fala que sabe que ela e Toby andam xeretando as coisas no quarto dela, etc.. Sem paciência, Spencer expulsa Jenna de sua casa. A noite, Jenna conversa com Garrett sobre o encontro com Spencer, comentando QUE ELA ESTAVA ANALISANDO UNS ANUÁRIOS. Como Jenna sabia o que Spencer estava fazendo? Melhor: como Jenna VIU o que Spencer estava fazendo, se ela era cega na época? Agora, pela ordem cronológica dos acontecimentos, as duas situações, que são praticamente a mesma, por uma ser consequência da outra. No 3x17, Alison vai até o reformatório tirar satisfação com Toby sobre as mensagens que ela estava recebendo. Toby nega ser o autor das mensagens, falando para Alison que ele não é a única pessoa no mundo com motivos para odiá-la, sugerindo que Jenna adoraria ver ela se estrepar. Alison ironiza o comentário de Toby falando que Jenna adoraria ver qualquer coisa. Alison debocha de Jenna e a descarta como autora das mensagens porquê ela estava FAZENDO CIRURGIA NOS OLHOS quando algumas mensagens chegaram. (Flashbacks da 3B deixaram muita saudade). Essa conversa de Alison com Toby aconteceu antes da série começar. No Pilot, conhecemos Jenna cega, que volta a enxergar no final da segunda temporada, depois de ter feito outra cirurgia. Apesar da cirurgia ter sido bem sucedida, Jenna mente para todo mundo falando que foi um fracasso. Não demora muito, as meninas começam a desconfiar que Jenna está fingindo a cegueira e armam para ela, deixando um brinco na pia do banheiro. Escondidas nas cabines do banheiro, elas ficam chocadas ao verem Jenna tirar os óculos e mexer no brinco. No 3x03, elas seguem Jenna e Hanna quase a mata do coração ao surgir na frente do Mustang. As meninas colocam Jenna contra a parede, exigindo uma explicação. Jenna fala que continuou se fazendo de cega depois da última cirurgia para se proteger. Após ela se explicar, uma das meninas pergunta ENTÃO, DURANTE TODO ESSE TEMPO VOCÊ ESTAVA ENXERGANDO? DESDE A PRIMEIRA CIRURGIA? e Jenna responde SIM. Cronologicamente, a primeira cirurgia foi antes da série começar, na época da Jenna Thing. Associando essas situações, concluímos que Jenna ficou cega dos dois olhos na Jenna Thing. Na primeira cirurgia, ela recuperou a visão de um olho, mas enganou todo mundo dizendo que continuava cega dos dois olhos. Para sustentar a mentira, Jenna frequentou a escola de cegos em Phily. No final da segunda temporada, Jenna passa por outra cirurgia, recuperando 100% a visão. Tanto que, quando ela tira os óculos em frente ao espelho depois da cirurgia, apenas um olho está com curativo. Cega dos dois olhos ou de um olho só, Jenna sempre citou a cegueira como uma estratégia de defesa, repetindo milhares de vezes que ela era alvo, sem explicar do que/de quem. Essa justificativa de Jenna nunca fez sentido para nós. Apesar de não sabermos do que ela é alvo, ser cega só tem a facilitar as coisas. Justificativas a parte, esse é mais um motivo para amarmos Jenna, que passou a perna até em -A. Bitch can´t see, but I do.

4 comentários:

  1. Perfeito!! Essa história de a Jenna não enxergar sempre foi cheia de furos! Comecei a reparar no flashback da Ali visitando-a no hospital (não me lembro em qual ep) quando a Ali está chegando, aparece seu reflexo nos olhos da Jenna. Tudo bem, esta visão pode ser a Ali se vendo refletida nos óculos da Jenna. O detalhe é que quando a Ali vai embora, também aparece o reflexo dela saindo, ou seja, não poderia mais ser o ponto de vista da Ali, apenas da Jenna. Se não me engano, a mesma cena se repete quando Ali conta a sua versão da visita à Jenna.
    Depois, no 3x03, após as liars descobrirem que a Jenna enxergava, elas resolvem manter segredo e pedem que Aria aceite o convite para tocar com Jenna num concerto (Aliás, pq Jenna convidou Aria?) e elas vão ensaiar na casa da Jenna, para que Aria possa investigar. A música que elas tocam é "In the eye abides the heart" (No olho habita o coração), que fala sobre os verdadeiros sentimentos estarem nos olhos e não nos sorrisos ou palavras de alguém. Irônico para um contexto onde descobrimos que uma cega não é cega! E mais suspeito ainda é que Mona, após a briga com Caleb no Radley, aparece deitada, provavelmente dopada, agarrada numa carta de Rainha de Copas, cantarolando a mesma música. Na cena seguinte, um piano segue com a melodia e vemos "A" em meio a dentes, letrinhas de scrable e várias ferramentas, tomando vodka com limão do mesmo freezer onde estava um saco funerário, num dos finais mais apoteóticos da série. Não dá para saber se alguém mais estava junto, tocando o piano, ou se a música era apenas plano de fundo. De toda forma, é no mínino suspeito!!
    Beijos!!
    Ana Luiza

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ana!!!! Essa cena do reflexo da Alison nos óculos é o flashback do 1x22, quando a Jenna conta sobre a visita que a Alison fez para ela na escola de cegos do ponto de vista dela - Jenna. No 4x24, a Alison conta sobre a visita do seu ponto de vista. Vamos comparar as cenas pra ver o reflexo nos óculos, que é uma super evidência. Ainda sobre essa visita da Alison, no Comentário do 5x09, qdo a Spencer e a Emily flagraram a Jenna com a Sidney, comentamos sobre uma cena do 2x16. Dá uma olhada no post ( http://prettylittleliarsboom.blogspot.com.br/2014/08/reviewcomentario-5x09-march-of- crimes.html ). Sobre a cena final do 3x03, scrable é aquele jogo de formar palavras? Pq a Spencer e o Toby, na S1, qdo passaram a noite no motel do quarto 214, brincaram com um jogo de formar palavras. Adoramos seus comentários!!!!

      Bjssss

      Excluir
  2. Oi!! Sim!! Scrable é aquele joguinho de formar palavras. Acho que foi com as letrinhas do jogo que A formou aquela mensagem no colar, junto com os dentes de "Ali" que foi enviado pras meninas logo no início da season 3.
    Li o comentário de vcs e nossa!! Que confusão a tal visita...também fico na dúvida se realmente ocorreu ou se de repente Ali assinou como Garret...não duvido mais nada!! Sobre Jenna e Sid estarem vestidas igual, vcs acham que em algum momento uma se passou pela outra? E sobre Spencer e Emily terem ficado MUITO parecidas de óculos, será que isso também ocorreu? Uma trocou com a outra para tentarem enganar alguém? Sim, por que elas ficaram realmente iguais na cena...
    Beijos!!
    Ana Luiza

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oieee Ana!!!!! Se o jogo é scrable, temos uma pista para especular quem era aquele -A. Já anotamos aqui pra gente não esquecer e procurar quem mais brincou de scrable na série. Sobre a visita da Alison, é muito estranho ela não ter assinado o livro. Talvez ela usou uma ID. fake ou foi até o quarto escondida. Ela não se passou pelo Garrett pq foi ele mesmo q assinou. O dia da visita foi o dia q a Alison desapareceu ou um dia antes, não lembro. A Jenna e o Garrett estavam juntos. Lembra do flashback do 3x13? Quanto a Sidney ter se passado pela Jenna, se isso aconteceu, ESPERO q não tenha sido em nenhuma cena q vimos, pq né... seria um pouquinho demais. Falo isso pq nós teríamos percebido. De qq maneira, acredito q a Sidney se passou pela Jenna em algumas situações sim. Qto a Emily e a Spencer estarem parecidas, foi proposital mesmo, pra parar tudo. (Como eu AMO essa cena, a Spencer com aqueles óculos) Foi uma ideia muito original, acredito q pra por fogo na expectativa qto às gêmeas D. Tanto que a Emily chegou no consultório com a roupa igual da Spencer, q era diferente da roupa q ela tava na escola. De repente, duas Jennas e duas Spencers no oftalmo, as quatro de óculos. Um dos pontos altos da 5A, sem dúvida.

      Bjssss

      Excluir