expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass' oncontextmenu='return false' ondragstart='return false' onkeydown='return checartecla(event)' onselectstart='return false'>

quarta-feira, 21 de maio de 2014

Especulação: Alison é -A/ Parte IV

Comentário

Falar que Alison é -A não é um assunto simples. Com ou sem gêmea, é bem complicado acusá-la com base em mensagens, coincidências e associações, que são o que sustentam essa especulação. Nós mesmos nos surpreendemos com algumas conclusões que chegamos - e não estranhem se, ao longo do post, surgir a sensação de eu não estou entendendo mais nada. Normal; afinal, estamos falando de Alison que, desde o 4x24, está na boca do Tumblr acusada de ser -A, sem a menor cerimônia.

O primeiro Tumblr que vimos falando sobre Alison ser -A era o que a acusava de ser a Mulher de Preto. Depois de confessar, no 4x24, que empurrou Ian na igreja, o Tumblr foi além das coincidências e reconheceu na carta suicida de Ian evidências de que Alison era --A. A carta de Ian foi escrita com mensagens enviadas por --A, que descreviam exatamente o que aconteceu com ela - Alison -, fazendo o Tumblr sugerir que Alison é --A para se vingar das meninas, que tentaram matá-la na noite da festa no celeiro. 

-A e --A

O Tumblr concluiu que Alison era --A por causa da carta de Ian; conclusão que, a primeira vista, passa a impressão de que o conteúdo das mensagens de --A eram de conhecimento exclusivo de Ali. Algumas são, outras não. A partir do 1x05, -A e --A atormentam as meninas com assuntos atuais e com referências ao passado, valendo-se de metáforas para fazer referência a morte de Alison. No Retrô, quando citamos algumas cenas finais, nos referimos a -A como black hoddie. Fizemos isso porquê achamos que não era a mesma pessoa em todas as cenas. A partir de agora, quando falarmos de -A, estamos falando de Mona. Quando falarmos de --A, é Alison. Analisando as mensagens, fica claro que Mona e Ali trabalhavam juntas. Analisando situações em que Mona não está envolvida, fica claro que Alison contava com a ajuda de outras pessoas para por seus planos em prática; pessoas que Mona não sabia que mantinham contato com ela. Essas pessoas são Ezra e Noel. Aqui a situação fica um pouquinho complicada. Achamos que Noel sabia que Ali tramava com Ezra, mas Ezra não sabia que ela tramava com Noel. Essa desconfiança é por causa daquela época em que Noel e Ezra se estranharam por conta da nota de um trabalho. No Retrô, quando citamos as midseasons e as finales, destacamos a presença de Mona nos episódios justamente por isso. Acreditamos que a ausência/destaque de Mona nesses episódios indicam que era Alison que estava por baixo do hoddie.

O Tumblr concluiu que Alison era --A por causa das mensagens que formavam a carta de Ian; mensagens que faziam referência a sua morte - de Alison - e seus desdobramentos. As mensagens davam a entender que as meninas tentaram matar Alison durante a festa no celeiro. Mas não são apenas as mensagens da carta que fazem referência ao assunto. --A e -A enviaram várias mensagens insinuando que suas melhores amigas para sempre não foram tão BFFs assim. Emily foi a que mais recebeu mensagens com frases relacionadas a matar alguém. Logo ela, a favorita de Alison, a amiga que Ali diz mais confiar - ou até a mesmo a única em que pode confiar.

Alison tramando com Noel

Após Ali confirmar no 4x24 que Noel é seu cúmplice e que foi ela quem empurrou Ian na igreja, a morte de Ian foi a primeira situação atribuída a dupla. O auê na igreja foi na finale da primeira temporada; situação que não envolvia -A, mas envolvia --A. Mona apareceu no episódio, em uma ou duas cenas, que não tinham qualquer relação com a chantagem que as meninas estavam fazendo com Ian. O objetivo da chantagem era armar um flagrante para provar que Ian era -A e o assassino de Alison. Mona/-A não estava metida nessa história. Diferente de Alison/--A, que sabia absolutamente tudo o que estava acontecendo. --A manda mensagem para as meninas na floresta antes do mensageiro chegar, avisando que nada é o que parece. Depois de tanto especularmos sobre a morte de Ian, finalmente chegamos a uma conclusão. Alison e Noel armaram para matar Ian na igreja e foram eles que pegaram o anel na loja de penhor e substituíram por uma ferradura. Achamos que tem mais gente envolvida nessa confusão, mas não vamos estender essa desconfiança para o post não perder o foco. No 2x04, depois que Spencer pega a ferradura na loja, as meninas recebem uma mensagem de -A, que nós apenas ouvimos, e  se assustam com um outdoor que estampa um par de olhos com óculos e uma frase que diz algo do tipo alguém está observando vocês como se fosse sua melhor. O assunto Ian na igreja/morte de Ian faz parte do final da primeira temporada/começo da segunda; o que não quer dizer que Alison e Noel não aprontaram nada antes disso.

Acreditamos que a primeira vez que Alison e Noel aprontaram foi no 1x10, durante o GlampMona, midseason da primeira temporada. Apesar da desconfianças, não fazemos ideia do que os dois pretendiam. Mona convida Aria, Emily e Spencer para a festa e desconvida Hanna. Claro que as três não iriam, mas foram obrigadas a aceitar o convite quando receberam uma mensagem de --A anunciando que durante o Glamp aconteceria uma caça ao tesouro em que eu serei o prêmio. Sabê-se lá o que Alison pretendia, mas o resultado dessa ordem foi o atropelamento de Hanna por saber demais. Hanna viu Noel de hoddie na floresta, o que foi mais do que suficiente para ela constatar que ele era -A. Antes que pudesse falar o que viu para as meninas, Hanna é atropelada. O acidente, segundo --A, foi necessário porquê ela sabia demais. O demais que Hanna sabia sempre foi uma incógnita. Pós revelação de Ali, desconfiamos que o demais se referia a Noel. Ali temeu que o flagrante de Noel resultasse em consequências que a prejudicassem. Para evitar qualquer problema, a solução foi atropelar Hanna. Apesar de Mona ter aparecido no episódio, e várias vezes ter sido falado na série que ela atropelou Hanna, Mona nunca confirmou que foi ela quem atropelou a ex-melhor-ex-amiga. As meninas receberam duas mensagens nesse episódio, enviadas por --A. Para nós, Mona não tem nada a ver com o que Alison aprontou e nem sabia que ela ia aprontar.

Depois do GlampMona é que acontece a situação que nos fez desconfiar que Noel sabia que Ali tramava com Ezra, que não sabia que ela tramava com Noel. Noel confirmou para Aria que ele estava na floresta e que viu ela e Ezra se beijando no carro. No entanto, Noel nunca assumiu a autoria da mensagem escrita no vidro traseiro do carro de Ezra. Do 1x11 ao 1x13, Ezra e Noel se estranham porquê Noel exige que Ezra de nota A para um trabalho que ele fez. Noel não cansa de evidenciar a letra A que, na época, passou a impressão de que ele estava acusando Ezra de ser -A. A troca de farpas entre Ezra e Noel foi marcada por frases ambíguas, que não confirmaram nada. Apesar da insistência de Noel e de suas ameaças subjetivas, Ezra não se deixou intimidar e não mudou a nota do trabalho. Em uma das justificativas que Ezra deu para Noel quando ele apontava a letra A, Ezra disse que Noel não entenderia. Essa justificativa foi interpretada como Noel não entenderia o relacionamento dele com Aria. Pós revelação de Ali, achamos que Noel azucrinou Ezra com a nota A para insinuar que sabia do envolvimento dele com Alison. Ezra, sem saber que Noel também estava envolvido com ela, relacionou as insinuações de Noel com seu namoro com Aria. Justamente por não saber que Noel era cúmplice de Ali, Ezra tratou de calar Noel plantando gabaritos de provas no armário dele. Sabemos que ter acesso a coisas da escola, como senhas de armário e gabaritos, não é exclusividade dos professores. Mas Ezra se entrega por conta da mensagem que as meninas receberam depois que o diretor anuncia a suspensão de Noel. Assim que Ezra sai do corredor, as meninas recebem uma mensagem no celular, sem assinatura, lembrando que A é de Alison. Não de amadores.

Depois desse stress, Ali e Noel armaram a morte de Ian e o desfile do 2x06, que será comentado em um tópico exclusivo sobre o episódio. No 2x01, Mona e Noel começam a ficar. O namorico dura até a metade da 2B, quando Noel dispensa Mona e começa a sair com Jenna. Quanto a aproximação de Noel com Mona, considerando Alison --A, não sabemos se foi algo estratégico ou qualquer coisa do tipo. O último episódio, antes do 4x24, em que vimos Alison e Noel tramando foi o 2x13, que mostrou que a dupla nunca foi santa.

Alison tramando com Ezra

Absolutamente todas as teorias que acusam Aria e/ou Ezra de ser -A tem entre seus argumentos que Aria foi a que menos penou nas mãos de -A. Lembrando que --Alison saiu de cena no 2x12, esse argumento faz muito sentido e, lembrando de algumas situações que aconteceram até a midseason, temos um palpite do motivo que fez Ezra desconfiar que uma das meninas era -A.

Partindo da suposição de que Ezra sempre soube que Alison estava viva, ela contou para ele que as meninas tentaram matá-la. Foram poucas as mensagens que --A enviou para Aria que falavam sobre a morte de Alison e, realmente, Aria sofreu pouquíssimo até o 2x12.

A primeira vez que achamos que Ezra fez um favor para Ali foi no 1x04, quando o vento leva até as meninas um daqueles anúncios de Ali desaparecida escrito Ding, dong. A biscate está morta. Um pouco antes do papel chegar até elas, Ezra passou de bicicleta na rua. A mensagem estava escrita em vermelho, sem assinatura. No 1x13 é quando Noel leva suspensão na escola. Não sabemos se o flagra foi armado por Ezra sozinho ou com a ajuda de Ali. Apesar disso, a mensagem que as meninas recebem no celular vem no mesmo estilo do anúncio rabiscado: nenhuma letra em destaque e sem assinatura.

No 1x18, durante os ensaios de uma peça coordenada por Ezra, Spencer encontra um troféu ensanguentado em uma caixa que estava atrás das cortinas de uma sala da escola. Spencer pega o troféu e, junto com as meninas, entrega para a polícia. Após saírem da delegacia, --A manda uma mensagem avisando que se for traída, o sangue delas será o próximo. Por o troféu ter o nome de Ian, Spencer achou que era uma prova de que Ian matou Alison. Só que o sangue não era de Alison. O motivo de desconfiarmos que foi Ezra quem plantou o troféu no meio das coisas do teatro é porquê simplesmente não tinha motivo para um troféu de Ian estar ali. Será que Ian seria tão burro de esconder a suposta arma do crime na escola? Mais: por quê ele deixaria um troféu que ganhou jogado na escola? Mona participou da peça, o que poderia fazer o troféu ser armação dela. Porém, lembrando mais uma vez que -A não sabia a que ponto andava a desconfiança das meninas quanto a Ian e que a mensagem recebida por elas falava sobre traição e estava assinada por --A, acreditamos que foi Ezra quem plantou o troféu nas coisas do teatro.

No 2x01, Aria e Ezra estão no apartamento dele conversando. Quando Aria vai embora, ela recebe uma mensagem de --A com uma foto do apto de Ezra perguntando se não está faltando alguma coisa. Aria ainda está no corredor do apto de Ezra quando a mensagem chega. A única coisa que Aria pode concluir era que --A esteve no apto de Ezra. Imediatamente, Aria volta para o apto de Ezra e, em vez de bater na porta, ela decide pegar a chave que ficava embaixo do tapete. Para seu espanto, a chave não está lá. A única pessoa que poderia ter pego a chave é Ezra. Aria estava apenas a alguns passos de distância do apto dele quando recebeu a mensagem. Detalhe: foi ele quem fechou a porta quando ela saiu. Para não restar dúvidas de que foi ele quem pegou a chave, reparem que, enquanto se despede de Aria, Ezra dá uma olhadinha para baixo, em direção ao tapete. Essa situação é uma das evidências mais concretas quanto a Alison ser --A e manter contato com Ezra. 

Se nenhuma outra situação passou despercebida, a última vez que --Alison contou com a ajuda de Ezra foi no 2x12.

Sobre as mensagens que Emily recebeu

No 1x09, Emily recebe uma mensagem de --A falando que tem tanta coisa que ela pode enterrar. Essa é a mensagem mais intrigante que --A mandou para Emily. Embora Spencer, Hanna e Aria tenham recebido mensagens descrevendo momentos que antecederam a morte de Alison, apenas Emily recebeu mensagens falando sobre matar alguém. -A e --A, debochando da cara de Emily ao defini-la como o elo mais fraco, não cansaram de atormentá-la com insinuações de que ela não havia superado a morte da amiga e que ainda era apaixonada por Ali. Depois do 2x12, que é quando --A manda suas últimas mensagens, Emily parou de receber recadinhos sobre esses assuntos. O que não significa que -A (não sabemos qual) esqueceu do assunto. No 3x18, Emily encontra na bolsa de Pam um dos postais que ela enterrou com Alison. O postal era de Paris e tinha uma mensagem escrita na parte de trás. Escrita em vermelho e em francês, a mensagem destacava as letras A e T para avisar que a polícia já sabe que você é capaz de matar. O postal fez Emily lembrar de uma vez que ela e Alison deveriam estar estudando, mas Alison estava mais interessada em fugir para Paris. Ali estava organizando os postais em cima de uma mesa e, quando Emily pôs a mão no postal de Paris, Ali, delicadamente, pôs sua mão sobre a de Emily. O postal deixou Emily perturbada porquê ela ainda se culpava por ter assassinado Nate. Mesmo agindo em auto defesa, Emily se considerava um monstro e, para dar um fim na tortura psicológica que a situação causava, ela resolve procurar Sullivan para ajudá-la. Sullivan sugere que Emily faça hipnose. Durante a primeira sessão, Emily, que deveria focar na noite do farol, volta para a noite do celeiro e se vê partindo pra cima de Ali com uma pá. Emily desperta do transe por conta dos berros histéricos de Ali pedindo para ela não fazer aquilo. Desnorteada, Emily levanta do sofá e sai correndo do consultório.

Na época do 3x18, por conta da lembrança de Ali tocando a mão de Emily quando ela pôs a mão sobre o postal de Paris, comentamos que o recado já estava escrito no cartão, por isso que Ali impediu Emily de tocá-lo. Apesar da lembrança dar a entender isso, não conseguimos concluir se o recado já estava escrito quando o postal era de Ali ou se foi escrito depois que violaram o túmulo de Ali. A justificativa para essa indefinição é porquê Emily ficou com o cartão. Será que ela nunca olhou a parte de trás dos postais?

No Tumblr sobre a letra T, dissemos que as mensagens que destacavam o T estavam relacionadas a garota morta como Ali. Chegamos a essa conclusão por conta das mensagens que Spencer recebeu no final da quarta temporada. Continuamos achando que as mensagens com T estão relacionadas a esse assunto. Então, se a mensagem já estava escrita no postal, foi Alison quem recebeu. Se não estava, alguém escreveu para Emily sabê-se lá porquê, já que esse assunto não fazia parte da 3B e foi ganhar destaque na reta final da 4B envolvendo Spencer.

Como detalhe final na questão mensagens para Emily insinuando que ela matou Alison, foi para ela que -A mandou a mensagem perguntando se as frases da carta de Ian não soavam familiares para ela. Emily receber mensagens de -A e --A insinuando que ela matou Alison não quer dizer que ela cometeu o crime sozinha. As quatro tramaram a morte de Alison e, considerando as mensagens, foi Emily quem deu a pazada nela. Aria, Hanna e Spencer receberam mensagens que as aconselhavam a olhar para trás, porquê eu não olhei e outras indiretas de que elas traíram a ex melhor amiga. Para --A, não interessava quem fez o que, mas sim quem fez. Poderíamos acusar Alison de ser --A levando em consideração apenas as mensagens. Mas não. Mensagens não foram o suficiente para dar o troco nas amigas. Para nós, a maior prova de que Alison era --A está no 2x12, que, assim como o 2x06, tem um tópico exclusivo.

2x06 - Never Letting Go

Não resta dúvida de que o escabroso final do desfile foi armação de Alison e Noel, que era o deejay do evento. Se ele estava comandando o telão, a única pessoa que poderia ter feito a passarela pegar fogo era ele. Mona era a responsável pelo evento e, por conta disso, ela ficou como autora da armação. Revendo o episódio, Mona parece não ter nada a ver com isso.

Três acontecimentos do 2x06 merecem destaque. O primeiro é a presença da sra. D. em Rosewood para o desfile. No almoço com as meninas, ela deu uma amostra do seu lado creepy - que amamos e vamos morrer de saudade -, que foi um dos highlights da quarta temporada. A presença da mãe da homenageada não seria nada fora do normal não fosse o fato dela pedir para as meninas desfilarem com vestidos que Alison comprou mas não teve tempo de usar. Antes do desfile, Spencer vê Peter e Jessica conversando, sem entender nada. A conturbada relação da sra. D. com Peter foi uma das tramas que ficaram em evidência no final da 4B. O segundo acontecimento é a volta de Jason para Rosewood, para morar na casa da família. Nessa época, Jason e Aria estavam meio que ficando. Jason ajudou Aria a escolher as fotos de Alison para aparecer no telão durante o desfile. Aria fica surpresa ao ver como Jason não trata mais a morte da irmã como tabu e pergunta para ele qual o motivo da mudança de comportamento. Jason responde, irritado, que não lembra nada sobre aquela noite e que não tem porquê ele evitar falar da irmã. Depois de responder a pergunta de Aria, Jason dá uma estressada e vai embora. O terceiro e mais interessante acontecimento é a frase que aparece no telão quando começam as ofensas contra Alison. Assim que a foto dela começa a pegar fogo, uma voz macabra anuncia que a vadia ESTÁ DE VOLTA. Antes disso, nas mensagens, Alison era sempre dada como morta. Muita ou pouca coincidência o anúncio de que Alison voltou ser feito no dia em que a sra. D. pede para as meninas usarem os vestidos da filha e na época em que Jason muda para Rosewood e de comportamento?

Depois do 4x24, palpites sobre quem sabia E desde quando sabia que Alison estava viva não faltaram. Será que podemos considerar que Jason e a sra. D. souberam na época do desfile? Costumamos dizer que parecia ser uma regra apenas uma pessoa morar na casa dos D. e alguma das meninas ter a impressão de ver mais alguém no segundo andar. No 2x03, Spencer conversa com Jason na varanda quando vê uma sombra atrás da cortina no segundo andar. Jason afirma que só ele está na casa. No 4x02, Hanna é observada por alguém do primeiro andar da casa, mas tem a impressão de que alguém está no segundo andar atrás das cortinas. Hanna tem essa impressão enquando a sra. D. reconstrói o jardim que, segundo ela, foi destruído por um animal ou qualquer coisa que estivesse morando embaixo da varanda. No 4x10, após o técnico do aquecedor anunciar que alguém usou o porão dos D. como casa, a sra. D. não se mostra espantada e ainda palpita que a pessoa que morou lá deve ter ido embora quando Jason voltou para a casa. No 2x02, um black hoddie faz carinho no cachorro enxotado por Jason. No 4x09, vimos uma Red Coat Loira entrar no porão dos D. Será que estamos falando da mesma pessoa?

Quanto a identidade de -A e --A. A mensagem que aparece no telão depois que o tumulto termina e as meninas estão sozinhas na sala do desfile diz Meus vestidos. Meu jogo. Minhas regras. -A. Mas se foi obra de Alison, por que estava assinada por -A? Não sabemos. Essa foi a única vez que uma armação atribuída a Alison estava assinada por -A. Talvez Mona cumprisse ordens de Alison sem questionar.

2x12 - Over My Dead Body

Para nós, a midseason da segunda temporada é o principal argumento para acusar Alison de ser --A. Foi aqui que ela deu o troco nas meninas, com um plano extremamente inteligente, digno de causar inveja em qualquer aspirante a -A. Como ela fez isso? Usando as creepy dolls para aterrorizar as meninas. Depois de torturá-las psicologicamente com as mensagens, --A decide tocar no ponto fraco de cada uma delas. Spencer deveria sofrer com o fim do namoro e com o desprezo de Toby após ser dispensado. Hanna seria a responsável por abolir qualquer chance de voltar a se dar bem com o pai, assim como Aria seria a responsável por desgraçar a vida e a carreira de Ezra quando o relacionamento dos dois se tornasse público. Já Emily, o elo mais fraco, teria que passar por uma situação que só fizesse aumentar o amor que sentia por Alison e achar que esse sentimento era recíproco - comportamento que Alison repetiu na 4B.

Como dissemos, apesar de Mona e Ali trabalharem juntas, Alison aprontou muita coisa sem o conhecimento de Mona OU deu algumas ordens para Mona sem especificar suas intenções. O plano das creepy dolls foi uma delas. Resumindo: foi Alison quem colocou o microfone no consultório de Sullivan, foi ela quem vandalizou o consultório, foi ela que descobriu que Sullivan descobriu que Mona era a tal -A que as meninas falaram e foi ela quem encontrou com Sullivan no restaurante. Sim, é isso mesmo que estamos falando: Alison é a pretty eyes do 2x12. Claro que Alison não fez tudo sozinha. Apostamos que Noel foi quem mais a ajudou. Ezra deu uma mãozinha e, talvez, Mona tenha feito qualquer coisa.

No 2x01, Peter convence os pais das meninas que elas devem se consultar com uma terapeuta para superar a morte de Alison. Na primeira consulta com Sullivan, as meninas ficam naquele vai-não-vai, sem saber se realmente devem falar de -A para ela. Enquanto Aria, Spencer e Emily fazem algumas perguntas para Sullivan, Hanna está mais interessada em saber sobre as botas da doutora. Decididas a contar sobre -A, elas fecham a boca quando o telefone das quatro apita. Elas vão embora do consultório e Sullivan não entende nada. Após a consulta, Aria vai até o apartamento de Ezra e acontece o episódio da chave. Na segunda consulta, mais uma vez elas estão prontas para falar sobre -A quando notam o diploma de Ezra em uma das prateleiras do consultório. Era isso que estava faltando no apto de Ezra. Hanna enfia o diploma na bolsa e, mais uma vez, elas vão embora, deixando Sullivan sem entender nada. Sério mesmo que Ezra não deu pela falta do diploma? Tem como não pensar que ele deu o diploma para Alison colocar no consultório de Sullivan?

No 2x04, Hanna vai sozinha ao consultório. Sullivan notou que ela era a que mais tinha dificuldade em falar sobre Alison. Para acabar com esse drama, Sullivan sugere que Hanna acerte as contas com Alison. Hanna simplesmente escracha Alison, falando coisas do tipo você foi minha melhor amiga, mas também foi minha pior inimiga e pelo menos eu estou viva. Após o descarrego de Hanna, o consultório de Sullivan é vandalizado. Em uma das paredes, o autor do vandalismo deixa a mensagem Vagabundas intrometidas morrem.

No 2x06, um black hoddie compra pela internet botas da mesma marca que Sullivan usou no 2x01.

No 2x08, as meninas leem a autópsia de Ali e descobrem que ela foi atingida na cabeça, por trás, por um objeto curvado e pesado. A pancada deixou Alison inconsciente, que caiu no buraco do quintal dos D., e foi enterrada viva.

No 2x10, na cena final, Sullivan recebe um paciente de black hoddie, que deve ser Mona.

No 2x11, as meninas finalmente falam sobre -A para Sullivan que, associando o relato das meninas com o comportamento de um dos seus pacientes, descobre quem é -A. Sullivan liga para Emily, avisando que sabe quem é -A e pede para elas irem até seu consultório. Ao chegarem lá, as meninas encontram o consultório vazio e recebem uma mensagem de -A avisando que a dra. não está. Na cena final, um black hoddie retira o microfone que estava escondido em um boneco do Einsten na prateleira de Sullivan.

O 2x12 começa com as meninas na delegacia, sujas de terra e desesperadas. Pegas em flagrante com uma pá, a suposta pá que matou Alison, voltamos nas doze horas que antecederam essa situação. Após concluírem que -A sequestrou Sullivan, as meninas vão até a casa dela, que está praticamente abandonada. 

Aria recebe uma mensagem de --A com uma foto de Sullivan segurando a última edição do Rosewood Observer, anunciando que ela ainda está viva. Mais tarde, Spencer pede para as meninas irem até a casa dela porquê ela recebeu uma enorme caixa de madeira com a mensagem Abra ou ela morre escrita na tampa. Dentro da caixa, estão três bonecas representando Aria, Spencer e Hanna. A versão boneca de Emily não estava na caixa. Junto com as três bonecas estava um papel escrito Vocês tem até as 19 h para salvá-la. Essas são minhas ordens. As bonecas tinham uma corda que, quando puxadas, faziam com que elas falassem. As meninas deveriam cumprir as ordens das bonecas se quisessem salvar Sullivan. As ordens das bonecas estavam relacionadas com as tramas individuais de cada uma delas. Hanna deveria impedir o casamento de Tom com Isabel. Spencer deveria manter Toby seguro e Aria, fazer com que Jackie fosse embora de Rosewood. 

Dissemos que o plano de Alison foi inteligente porquê ela sabia exatamente o que fazer para causar sofrimento nas meninas. Imaginamos que o acerto de contas de Hanna com Alison no consultório de Sullivan foi o responsável pela ordem que ela teve que cumprir. Sem dúvida, Hanna foi a mais prejudicada. Ela, que já não tinha uma relação amistosa com o pai, foi obrigada a interromper a cerimônia de casamento de Tom com Isabel, arruinando qualquer possível chance que restava dos dois voltarem a se dar bem. Spencer, para manter Toby seguro, não viu outra alternativa a não ser terminar com ele, sem mais nem menos. Romper o namoro de maneira abrupta e sem justificativa, espedaçou o coração de Spencer e fez com que Toby ficasse com raiva dela. A tarefa de Aria é mais uma prova de que Ali e Ezra mantinham contato. Junto com sua boneca, Aria recebeu uma cópia de um trabalho que Jackie plagiou. A única pessoa que sabia sobre o trabalho de Jackie era Ezra. Aria entrou na sala de Jackie e jogou o trabalho original em cima da mesa. Jackie ameaçou Aria, falando que ela se estreparia caso o diretor da escola soubesse que ela saia com um professor. Porém, entregrando Aria, Jackie ferrava Ezra. E ela ia fazer isso? 

A parte que coroa o plano de Ali é a boneca de Emily. Após azucrinar a coitada com insinuações de que foi morta por ela, Ali toca no ponto fraco de Emily, que era sua paixão por ela. A boneca de Emily surge no banco de trás do seu carro, que teve o GPS adulterado para levá-la até um galpão. Diferente das bonecas das meninas, a de Emily não deu ordem mas sim se ofereceu para levá-la até ela - Alison

As mensagens que --Alison enviou para Emily a responsabilizam pela pazada que ela levou. Depois de azucrinar Emily para que ela se sentisse culpada pela morte da amiga, Alison muda sua estratégia e arma para salvar a vida de Emily. As coordenadas do GPS levaram Emily até um galpão. Dentro do galpão tinha um carro com o motor ligado. Alguém tranca a porta do galpão e Emily desmaia após inalar os gazes tóxicos. Emily só não bateu as botas porquê foi arrastada para fora do galpão por um par de botas marrom, do mesmo estilo que Sullivan usou e que o hoddie comprou pela internet. Fora do galpão, Emily abre os olhos e dá de cara com Alison, que faz o habitual discurso de quando aparece para as meninas em momentos de alucinação. Alison xinga -A, fala que não adianta nada revelar sua identidade e pergunta se Emily quer fugir com ela ou ficar em Rosewood. Para deixar Emily ainda mais zureta, Alison a beija. Emily fecha os olhos e acorda com as meninas a chamando. Só não entendemos como foi que as meninas descobriram que Emily estava lá. Emily começa a falar que ela está viva e as meninas perguntam se ela é Sullivan. Emily diz que é Ali e volta à realidade quando vê uma pá encostada na porta do galpão. Junto com a pá estava um papel com coordenadas, que levaram as meninas até um determinado ponto da floresta. Ao chegarem no local, elas veem as pontas de um par de botas enterradas e deduzem que Sullivan está enterrada viva. Desesperadas, elas começam a revirar a terra até a polícia chegar e prendê-las em flagrante com a suposta arma do crime do caso Ali D. Elas são levadas para a delegacia e, no 2x14, cumprem pena de serviço comunitário - não lembramos porquê, uma vez que a pá não provou nada. A partir do 2x14, ninguém lembra de Sullivan, --A não manda mais mensagens e os episódios se concentram na descoberta dos últimos passos de Ali e da identidade de -A. 

Na cena final do 2x12, um black hoddie encontra Sullivan em um restaurante e entrega um envelope para ela, que diz Eu fiz tudo que você me pediu. Após Sullivan levantar da mesa, a garçonete Marlene chama o hoddie de pretty eyes, tratando-o como se fosse um velho conhecido. 

Como dissemos, a partir do 2x14, --A não manda mais mensagens e as mensagens que -A manda não fazem referência a morte de Alison. Desconfiamos que --Alison saiu de cena como --A porquê, após dar o troco nas meninas fazendo-as sentir a agonia de ser enterrada viva, seu objetivo era fazer Mona se revelar como -A. 

Porquê achamos que Ali é a pretty eyes do 2x12

No 2x04, após Spencer receber a ferradura na loja de penhor, as meninas se apavoram com um outdoor que estampa um par de olhos e uma frase insinuando que alguém não tirava os olhos delas. Considerando que a morte de Ian foi armação de Ali, os olhos do outdoor representavam os olhos dela. Outro motivo é um Tumblr que notou uma diferença no tratamento da garçonete Marlene com os pretty eyes do 2x12 e do 3x24. No 2x12, Marlene conversa com os pretty eyes como se os dois fossem conhecidos de longa data; ela passa a impressão de que os pretty eyes é um cliente antigo e que conhece seus hábitos e gostos. No 3x24, quando Toby entra no restaurante, Marlene o chama de pretty eyes e fala para ele ficar a vontade, como se não o conhecesse. Esse palpite parece meio bobo, mas não é. Faz muito sentido os pretty eyes do 2x12 e do 3x24 não serem a mesma pessoa. Palpite reforçado por uma coincidência na frase que Sullivan fala para o hoddie e que Mona fala para o Red Coat no 2x25 Eu fiz tudo que você me pediu. Finalizando as coincidências quanto ao belo par de olhos, no 4x12 as meninas são observadas por olhos claros enquanto reviram o apto de Ezra em Ravens. Segundo Spencer, a Red Coat Loira que mostrou o apartamento para ela era Ali. 

O que mais contribui para Alison ser --A

No Pilot, após o funeral de Ali, as meninas recebem a clássica mensagem Eu ainda estou aqui, suas vagabundas. E eu sei de tudo. Nós não vemos essa mensagem, apenas ouvimos. Deduzimos que foi enviada por --A porquê a única pessoa que não era para estar aqui, mas estava, era Alison;
No 1x02, Aria recebe uma mensagem falando que quando estudantes beijam professores, alguém se machuca. Essa é uma promessa que eu vou cumprir. Na 3B, vimos quem se deu mal por ter beijado uma aluna e ter tido a infelicidade de ser flagrado por Ali;
No 1x05, --A quer saber se as meninas tem vontade de saber o que acontece quando elas dão as costas para alguém. Segundo a autópsia, Alison foi atingida por trás;
No 1x08, em que acontece o memorial de Alison, --A aconselha Spencer a medir as palavras de seu discurso porquê eu vou estar assistindo como Tom Sawyer. Tom S. é o personagem de um livro que acha que está morto, mas não está, e acompanha seu próprio funeral;
No 1x16, apenas --A manda mensagem. O nome do episódio é Eu Sou Um Amigo, em francês. Quem era a amiga que sonhava em fugir para Paris?;
As creepy dolls. Alison, no 2x12, usou as bonecas para atormentar as meninas com as ordens individuais, que as levaram até a suposta cova de Sullivan. O objetivo das bonecas, no fim das contas, era fazer as meninas entrarem em pânico achando que a dra. estava enterrada viva. No 2x24, na loja das bonecas, uma creepy doll toca o terror pra cima de Spencer, Hanna e Emily ao segurar uma pá em uma mão e exibir um lado da cabeça ensanguentado. Alison conheceu a loja antes das meninas, quando foi tentar descobrir quem comprou o boneco de voodoo que ela recebeu no 2x13.


***

A parte IV da especulação considera Alison como --A, sem gêmea, até o 2x25, quando Mona se revela -A e é internada no Radley. A partir do 3x01, a história muda de rumo com o surgimento das Red Coat Loira/Mascarada, beach hottie, board shorts, confirmação de Alison viva e tudo que vimos desde então. Se fosse para fazermos uma teoria comentando como evoluiu Alison -A, usaríamos a parte I e IV da especulação - e isso envolve as gêmeas. 

Quanto a Ezra ajudar Ali como --A, partimos do princípio de que ele fez favores para ela porquê acreditou no que ela contou, mas depois soube que a história não foi bem daquele jeito. 

***

Mais sobre Alison -A nas partes I, II e III da especulação.

4 comentários:

  1. Mais uma coisa me intriga e as mensagens de A para Ali ? e quem tentou mata-la no ep 2x13 dentro da casa mal assombrada ? E o A que chega atirando no 4x24? e se foi as meninas que tentaram mata-la por que ela mentiu ? e tranquilizou Spencer ela poderia muito bem ter contado para as meninas que elas tentaram mata-la ja que o plano dela era nao deixar barato !!. Talvez ali possa sim ser A mais com um outro intuito nao o de vingança. Por isso acredito que possa existir Dois A-Team um "bom" e outro "mal" e outra coisa no fim do ep em quem as meninas sao pressas aparece Garret e Jenna e ele diz "e elas nem sonham que foi a gnt que arramou tudo isso " bom e isso eu creio que Ali e A mais por outro motivo !! e isso obrigada e eu AMO DEMAIS O BLOG

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Justin. Como dissemos, é super complicado acusar Alison de ser -A. Todos os posts que fizemos são baseados em coincidências, suposições e associações do que vimos na série e comparações com os livros, por isso não passam de especulações. Na parte III da especulação, tem link para os posts que falam sobre esse assunto. Seria legal você dar uma olhada, porquê algumas partes respondem suas dúvidas. Quanto ao -A que atormentava Alison, comentamos na Análise do 4x24.

      Excluir
  2. Realmente e muito dificil acusar Ali e acho ate que qualquer outra liar de ser A ! Mais nada me tira da cabeça que existem Dois A-Team
    Obrigada pela atençao

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quanto a existência de dois -ATeam, não usamos essas palavras mas a conclusão que chegamos em uma das especulações é praticamente isso mesmo. -A, com seu time, está atrás de Ali que, com seus cúmplices, está atrás de -A.

      Excluir