expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass' oncontextmenu='return false' ondragstart='return false' onkeydown='return checartecla(event)' onselectstart='return false'>

terça-feira, 1 de abril de 2014

Especulação: Alison é -A/Parte I

Nos Tumblrs que fizemos sobre Alison ser a Mulher de Preto e a assassina de Ian, as teorias acusavam Alison de ser -A sem considerar as gêmeas. Procuramos no Tumblr que publicou essas teorias algum post sobre como eles chegaram a conclusão de que Alison é -A, mas não encontramos nada. Como dissemos, não conseguimos teorizar sobre Alison ser -A sem considerar as gêmeas e como não gostamos de postar especulações sem reunir evidências para sustentar o que estamos falando, precisávamos fazer um post sobre Alison ser -A. Para chegar a essa conclusão, claro que tivemos que nos basear nos livros e utilizamos algumas situações da série que colaboram com nossa especulação. A Alison que o Tumblr acusa de ser -A é a Alison amiga das meninas, a que foi apedrejada, enterrada, desenterrada e se escondeu até revelar para as meninas - 4x13 - que nunca morreu. É essa Alison que vamos acusar de ser -A. Para a especulação fazer sentido, vamos começar pelos livros. (Entenda como o Tumblr acusou Ali de ser a MP aqui e a assassina de Ian aqui)

Nos livros, Alison e Courtney são irmãs gêmeas idênticas. Alison se incomodava com a preferência das pessoas por Courtney e, por isso, começou a aprontar com a irmã para dar um basta na situação. Tanto que fez, que Alison conseguiu fazer Courtney ser diagnosticada como esquizo. Courtney passou a vida internada em clínicas. Quando o Radley anunciou que ia fechar, os D. optaram por manter Courtney internada e escolheram uma nova clínica, a Preserve. No final de semana em que Courtney ia para a Preserve, ela conseguiu se passar por Alison e interná-la em seu lugar. Courtney aproveitou a presença das meninas no quintal dos D. e se passou por Alison sem despertar a desconfiança dos pais. Durante um ano e meio, Courtney se passou por Alison, que ficou internada. Quando teve alta da Preserve, Alison pôs seu plano em prática para se vingar de Courtney, que acabou caindo no buraco e morreu. No dia seguinte, os D. desconfiaram que Courtney (Alison) aprontou com a irmã e decidiram que ela voltaria para a Preserve. Alison não conseguiu convencer os pais que era Alison. A caminho da Preserve, Alison viu Spencer. De repente, todo o ódio que ela sentia pela irmã foi canalizado nas meninas. Se elas não estivessem no quintal no dia da troca, nada teria acontecido. Alison responsabilizou as meninas por sua desgraça e decretou que ia acabar com elas. Alison sempre foi a vilã e Courtney, a vítima. As meninas não eram amigas antes de conhecerem Courtney. Alison é -A. Courtney nunca foi -A.

Na série, não temos nenhuma evidência concreta de que existem gêmeas D. Todas as teorias sobre elas são baseadas em provocações e pistas que indicam que existem duas Alisons. Temos algumas situações na série que indicam que algumas situações dos livros se repetiram. Começando com a amizade de Ali com as meninas e com a amizade das meninas sem Ali. Não sabemos desde quando as meninas ficaram amigas de Alison, mas sabemos que elas não eram amigas antes de conhecerem Ali e nem foram amigas de Ali desde sempre. As meninas só ficaram amigas depois que conheceram Ali.

No 2x19, Rosewood High promove o Dia da Verdade. Nessa época, Kate mudou para Rosewood e começou a frequentar Rosewood High. Assim que chegou na escola, uma foto dela pelada se espalhou entre os alunos através de uma mensagem de celular. Kate acusou Hanna, que provou que a foto foi armação da própria Kate. No Dia da Verdade, os alunos teriam que passar a noite na escola e alguns pais se ofereceram para trabalhar no evento. Ella, Ashley e Veronica estavam lá. Durante uma conversa entre as três, Ashley diz que Hanna seria incapaz de espalhar uma foto de Kate pelada e desconfia que alguém fez aquilo para prejudicá-la. Ella diz que alguma coisa está acontecendo com as meninas desde que Alison desapareceu. Veronica, por sua vez, diz que o problema não começou quando Alison sumiu, mas quando as meninas conheceram Alison. 

No 3x06, Spencer e Hanna estão as voltas com o bilhete que encontraram no pulso da sra. Reynolds - lembram da tornozeleira? Hanna tem um plano para descobrir quem escreveu o bilhete e pede para Spencer pedir para Toby acompanhá-la na festa da igreja. Spencer nega o pedido de Hanna, explicando que não quer envolver Toby na confusão. Hanna insiste, dizendo que ela precisa de Toby porquê é uma chance delas acabarem com -A. Antes de Spencer concordar com Hanna, ela fala que, várias vezes, ela pensou em como sua vida teria sido se não tivesse conhecido Alison, se referindo a -A. Spencer fala que, apesar do inferno que a vida delas virou, se não fosse por Alison, ela não teria conhecido as meninas, que foi uma das melhores coisas que aconteceu com ela. 

Nos livros e na série, as meninas ficaram amigas quando conheceram Alison, se afastaram quando ela desapareceu e voltaram a se falar quando -A entrou em ação. A diferença é que nos livros, as meninas só se falavam quando o assunto era -A. Voltarem a ser amigas mesmo, das quatro andarem juntas, aconteceu em Burned #12. Na série, foi durante o velório de Ali que elas descobriram que todas estavam recebendo mensagens de -A e, desde então, voltaram a ser melhores amigas. 

A série ainda não mostrou como as meninas ficaram amigas de Alison. Os exemplos que citamos indicam que a história dos livros se repetiu, sobre a amizade. As outras situações semelhantes dos livros com a série estão ligadas a Alison ser -A. Nossa especulação é baseada nos livros e em algumas situações da série; ou seja, foi feita com base em suposições. Que seja. O Tumblr acusou Alison de ser -A e nós não sossegamos até conseguir achar uma razão para isso. Quando falarmos Alison, é a Ali de quem as meninas são amigas, a única Ali da série. Quando falarmos Courtney, é Courtney mesmo, a gêmea. Prontos para embarcar na nossa viagem? 

A especulação começa com a troca de identidade, Courtney como coitadinha e Alison como vilã. Courtney é a irmã maluca, que passou a vida internada, e Alison é a irmã abelha rainha. Courtney conseguiu internar Alison no seu lugar e ficou amiga das meninas. Já comentamos que, não sabemos como isso era possível, mas as duas, em algumas situações, estavam ao mesmo tempo em Rosewood, na casa dos D. e em contato com as meninas. Alison e Courtney sabiam tudo que se passava na vida uma da outra. Esse palpite de que elas estiveram ao mesmo tempo no mesmo lugar é baseado no 3x13, na sequência da Jenna Thing e nos fragmentos dos vídeos na pedra do beijo. 

Courtney conseguiu se passar por Alison e ficou amiga das meninas. Alison estava internada e algumas vezes esteve no mesmo lugar que Courtney e andou com as meninas. Sabê-se lá como, Alison conseguiu reverter a situação e internou Courtney de uma vez por todas, acabando com essas situações em que as duas estavam juntas nos D. Alison conseguiu se vingar de Courtney e, para que ninguém desconfiasse de nada e ela voltasse para o Radley, ela continuou agindo como a irmã, sendo amiga das meninas. Assim como nos livros, Courtney conseguiu internar Alison usando as meninas, que eram odiadas por Alison por terem colaborado, mesmo sem saber, com o plano de Courtney. 

Alison continuou amiga das meninas porquê precisava convencê-las de que elas seriam melhores amigas para sempre. Sabê- se lá o que Alison pretendia fazer com elas, mas qualquer que fosse sua intenção, -A surgiu e atrapalhou seus planos quando começou a ameaçá-la no Halloween. E quem era esse -A? Courtney. Alison sabia que era ela. Nos livros, Alison tem autorização para sair da Preserve; ela não saia escondida.

Depois de ser desenterrada por Grunwald, Alison foi socorrida por Mona, que a aconselhou a se passar por morta. Courtney, depois de apedrejar a irmã, voltou a ser internada. Não sabemos se ela voltou para o Radley ou foi para outro sanatório. 

No Lost Woods, Ali seguiu o conselho de Mona porquê, naquele momento, era o que ela precisava fazer. No 4x24, vimos como Mona foi solidária com Alison e a maneira como Vivian agradeceu a bondade de Mona. Vimos apenas isso porquê foi só isso que Alison contou. Alison pode ter contado sobre Courtney para Mona e a responsabilizado pelas humilhações que Mona sofria. Antes de por seu plano em prática - se vingar das meninas -, Alison precisava ter certeza que Courtney estava internada, sem qualquer possibilidade de sair. Alison, como não podia fazer nada com a irmã, decidiu que as meninas deveriam pagar - livros - e convenceu Mona a ajudá-la. O primeiro passo para a vingança era a transformação de Mona e sua aproximação de alguma das meninas, para que ela nunca fosse suspeita. Mona se aproximou de Hanna e as duas viraram BFF; mesma tática adotada por Alison. Aqui cabe a justificativa de Shana para sua amizade com Jenna: mantenha seus amigos perto e seus inimigos mais perto ainda. Alison, enquanto viva, fez de tudo para ser a melhor amiga para sempre das meninas. Mona fez o mesmo com Hanna. Ganhar a confiança das inimigas era mais do que fundamental. 

Um ano depois que Alison desapareceu, -A entrou em ação. Dois -As, na verdade. Esses -As eram Alison e Mona. Durante a primeira temporada, as mensagens de -A chegavam assinadas por -A e --A. -A, com um tracinho, era Mona. --A, com dois tracinhos, era Alison. Várias mensagens de -A/--A falavam de Alison, para que as meninas pensassem que -A odiava Alison e ela foi tão vítima de -A quanto elas. Os tracinhos indicam que Mona e Ali estavam em constante comunicação. Na segunda temporada, as mensagens eram assinadas por -A e foi aí que Mona passou a contar com a ajuda de outras pessoas, como Noel e Lucas. No 4x24, Noel se revelou como ajudante de Ali, que diz confiar nele porquê ele também tem segredos. Nos livros, Noel sabia das gêmeas e, após o sumiço e morte de Courtney, ele visitou Alison com frequência na Preserve. 

No 4x24, Alison disse que, desde que Mona atropelou Hanna, ela perdeu a paciência e, mesmo correndo risco, decidiu que precisava intervir nos planos de Mona e sempre estar um passo a frente dela. Detalhe que, após Hanna ser atropelada, a mensagem que as meninas recebem está assinada por --A. Será que Alison mandou a mensagem porquê Hanna viu Noel? Como parte dessa estratégia de fazer o impossível para proteger as amigas, Alison visitou cada uma delas em momentos cruciais, sempre cheia de boas intenções. Alison fez isso porquê precisava continuar provando para as meninas que elas seriam amigas para sempre, mesmo com ela morta. 

No 2x25, sabê-se lá porquê, Alison pediu para Mona se revelar. Não sabemos o que Alison pretendia com isso. Seja lá o que fosse, ela não contava que durante a internação de Mona no Radley, Courtney ia saber que ela estava viva. Courtney visitou Mona no Radley e soube que Alison estava viva. Alison soube que Mona contou a verdade para a irmã e ela própria baixou no Radley para dar um jeito na situação. Alison se passou por outra pessoa e propôs uma aliança para Mona, roubando o jogo dela. Alison é a Red Coat de máscara que roubou o jogo de Mona. 

Alison soube que Courtney visitou Mona no Radley, o que significava que Courtney conseguiu dar um jeito de sair de onde estava internada. Para confirmar tudo que Mona e Courtney conversaram, Alison pediu ajuda de CeCe, que foi ao Radley conversar com Mona e a confundiu se passando por Alison. Confirmação feita, Alison sabia que sua irmã não ia desistir de sua vingança. Foi aí que Alison visitou Mona e propôs a tal aliança para roubar o jogo dela. Alison usou uma máscara do próprio rosto para se passar por outra pessoa. Uma ideia muito inteligente, porquê qualquer pessoa que visse outra pessoa com uma máscara do rosto de uma pessoa morta, jamais pensaria que era a pessoa disfarçada dela mesma. Por que Alison se passou por outra pessoa para Mona? Porquê, a partir do momento em que ela soube de Courtney, o principal objetivo de Alison era não ser encontrada pela irmã. Alison, como Red Coat de máscara, continuou agindo como -A e não se revelou para Mona porquê não sabia se ainda poderia confiar nela. Mesmo Courtney, quando visse Alison usando uma máscara dela mesma, não desconfiaria que era a irmã. A partir daí, Alison começou a fugir de Courtney, que passou a procurar pela irmã, não dando sossego para ela. -A não é a pessoa que Alison mais teme. Essa pessoa é Courtney. Alison diz não saber quem ela realmente deve temer. Claro que ela sabe. Quando Grunwald falou que uma de vocês foi tocada por aquele que Alison mais teme, a câmera focou em Spencer. Na época do 4x13, o objetivo era incriminar Ezra - lembram do Soldado? Considerando Alison como -A, quem foi tocada por a pessoa que Alison mais teme foi Emily, que a beijou. Esse beijo é uma das situações que Courtney se passou por Alison. Quando estavam na biblioteca e se beijaram, Alison foi super carinhosa. Dias depois, no vestiário, ela foi escrota quando Emily deu em cima dela. 

Alison sempre foi -A e seus cúmplices, Shana, Noel e CeCe, sabem disso, como sabem o motivo dela fazer o que faz. As meninas só cogitaram a possibilidade de Alison ser -A depois que ela confirmou estar viva. Alison sabia que as meninas iam atrás dela para ajudá-la, mas como ela precisava se esconder de Courtney, ela inventou mil desculpas e continuou pagando de vítima. Courtney está atrás de Alison, que continua fugindo dela e, talvez, esteja atrás da irmã. Alison não queria que as meninas a encontrassem. Porém, mais uma vez, um imprevisto atrapalhou seus planos. Com a confirmação da polícia de que ela está viva, ela foi obrigada a encontrar as meninas. 

Diferente dos livros, Courtney não é 100% vítima. Não sabemos se o drama se repetiu e Alison tocou o terror pra cima dela. Não sabemos se a Alison que vemos é realmente Alison ou é Courtney. Independente de nossas dúvidas, consideramos que Courtney internou Alison e se passou por Alison, que se passou por Courtney e conseguiu reverter a situação e desgraçar a vida da irmã. Com Courtney aprisionada em uma clínica, Alison culpou as meninas pelo tempo que ficou internada e deu continuidade ao plano da irmã para ganhar a confiança das meninas, para depois se vingar delas. Courtney foi -A só no Halloween. Alison e Mona eram as -As das duas primeiras temporadas. Além de Lucas e Noel, Alison recrutou Toby. A partir da terceira, Alison se tornou a Red Coat/BigA de máscara que roubou o jogo de Mona. Alison precisava usar máscara para que todos pensassem que era outra pessoa se passando por ela. Quando assumiu essa versão RC/BigA mascarada, Alison passou a se comportar como se fosse outra pessoa com Mona. Desconfiamos que Courtney soube que Alison estava viva quando Mona estava no Radley, mas não sabemos quando foi exatamente que ela deu início a caça a procura de Alison. Apesar da dúvida, temos uma certeza. Uma está atrás da outra, com o mesmo objetivo: matar. 

Assim, Alison é --A, a RC/BigA de máscara e a Mulher de Preto. Ela continua se fazendo de vítima para as meninas e jurou que fez tudo que pode para protegê-las. Como Alison é Alison, ela deixou as meninas a beira da morte e as salvou para provar sua lealdade. 

Precisávamos fazer essa especulação acusando Alison de ser -A. Considerando apenas uma Alison, não conseguimos teorizar. Considerando duas, fizemos a especulação. Vamos continuar procurando teorias que acusam Alison de ser -A sem considerar as gêmeas. Assim que/se encontrarmos, fazemos um post. 

Para finalizar, algumas mensagens enviadas por --A durante a primeira temporada:


























2 comentários:

  1. http://3.bp.blogspot.com/-BIn71nzIudo/UzspB_Hg6DI/AAAAAAAAGv4/fURKOK0MtR0/s1600/screen-shot-2010-08-01-at-9-35-27-pm.jpg essa mensagem é que eu acho que INCRIMINA a Alison como -A! Tom Sawyer se passou como morte e foi no próprio enterro, assim como Alison foi a sua própria dedicatória!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Gomez, estamos fazendo a Parte III da especulação e essa mensagem está no post, que será postado em breve. Obrigado!!

      Excluir