expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass' oncontextmenu='return false' ondragstart='return false' onkeydown='return checartecla(event)' onselectstart='return false'>

domingo, 26 de abril de 2015

Alison sabia do plano de Charles?

Mona aparecer viva se comportando como Alison na dollhouse fez a gente desconfiar de várias coisas. Uma delas é que Alison sabia do plano de Charles. À primeira vista, a desconfiança soa absurda; porém, se analisarmos algumas situações que aconteceram durante a quinta temporada, o palpite não é tão sem cabimento assim. Nesse post, vamos comentar duas situações suspeitas/estranhas/coincidências que colaboraram para o nosso palpite. Sabemos que esses comentários são bem - mas bem mesmo - viajantes - ou não -, tanto que ficamos indecisos se deveríamos fazer o post. Porém, lembrando da 5B, concluímos que foi-se o tempo em que o mínimo de coerência era fundamental para sustentar teorias e especulações. 

Para Alison saber o plano de -A, obrigatoriamente, ela tem que saber quem é -A. Para nós, Alison sempre soube quem era -A. Alison sempre soube que -A era Charles. Para Alison saber o plano de Charles ela não precisa, necessariamente, estar em contato com Charles. Alison fica sabendo das tramoias de -A através de outra pessoa. Essa pessoa seria quem? Mona - assunto para outro post. Talvez Alison tenha outros meios para saber o que Charles apronta. Explicado como Alison fica sabendo dos passos de Charles, vamos às situações que nos fizeram desconfiar que ela sabia sobre o Baile na dollhouse.  

No 5x23, Aria, Spencer e Emily encontram um pedaço de papel escondido em uma escova no quarto de Mona com três frases datilografadas. Uma frase não tem nada a ver com a outra e parecem totalmente sem sentido. Elas entregam o papel para Alison, que consegue interpretá-las. No 5x24, Alison, ao passar o papel para Hanna, é flagrada por Rebecca, que fica com o papel. Sabê-se lá como, Alison entendeu o que aquelas frases queriam dizer. Apesar de que suas observações eram tão abstratas quanto as frases. Temos lá nossas dúvidas se as meninas entenderiam o que Alison quis dizer com suas anotações. O que chamou nossa atenção nas observações de Alison é que ela escreve várias vezes as palavras lustre, luzes e ritual. Não fazemos ideia de qual deveria ser a interpretação para lustre mas percebemos que o objeto era um dos principais itens de decoração do Baile de Charles. O salão estava entupido de lustres e candelabros. 



Marlene falou que o 5x25 tinha muita semelhança com o 2x25. No 2x25 aconteceu o Baile de Máscaras e Mona se revelou -A. Um lustre enorme decorava o salão do Baile. No 5x25, vários lustres decoravam o Baile de Charles e as meninas descobriram quem era -A. A semelhança que vimos entre as finales é que nos dois episódios -A se revelou enquanto acontecia um Baile, que tinha como parte da decoração um lustre. Nos dois Bailes, pessoas mascaradas e a revelação de -A. Nos dois casos, -A fez questão de revelar sua identidade para as meninas. 

As interpretações de Alison para as frases de Mona fazem referência a assuntos que envolvem -A. Alison cita funeral, presídio, assassinatos, voltar dos mortos, a sra. D., Bethany e Maya. O principal motivo de Alison escrever várias vezes a palavra lustre é a primeira frase - RITUAL DO LUSTRE. Alison associa esse ritual com morte, ritual de passagem, luz e assassinatos. Só ela mesma para explicar o real significado dessas anotações. Nenhuma das anotações de Alison abre espaço para revelações. Chegamos a essa conclusão considerando apenas o objeto lustre, que consideramos uma pista por Alison ter escrito a palavra várias vezes e pelas semelhanças com o 2x25. Pensando bem, o fato de Alison conseguir interpretar as frases de Mona é um sinal de que ela sabe muito sobre -A; afinal, aquelas frases foram escritas para ajudar as meninas a terem pistas sobre -A. 

Na dollhouse, Mona ganha uma máscara de gás de presente de Charles. Mona pergunta para as meninas se elas também foram presenteadas e a resposta é não. Rapidamente Mona conclui que ela foi a única que ganhou a máscara porque Alison é a preferida de Charles e deve ser poupada. Achamos que Mona foi um pouquinho precipitada ao anunciar sua conclusão. Não é porque as meninas não ganharam a máscara ao mesmo tempo que ela que significava que elas não iriam ganhar. Ignorando nossa certeza de que Mona sabia muito bem que só ela ia ganhar a máscara, o que chama atenção aqui é que Alison parecia não fazer parte do plano de Charles. Se -A conseguiu prender as meninas na dollhouse, daria um jeito de fazer o mesmo com Alison. Por que não fez? Mona falar que ela foi a única que ganhou a máscara porque Alison era a favorita de Charles e seria poupada não faz muito sentido, uma vez que Alison não estava lá. Mona é quem seria poupada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário