expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass' oncontextmenu='return false' ondragstart='return false' onkeydown='return checartecla(event)' onselectstart='return false'>

segunda-feira, 19 de janeiro de 2015

Toby é irmão gêmeo de Bethany + Jenna matou Mona/ Parte II

Por ter sido paciente do Radley, Bethany tem seu nome associado a todas pessoas com problemas psicológicos e com as pessoas ligadas direta ou indiretamente a elas. Tudo que estão falando sobre Bethany parte dessa premissa. Começamos a achar que Toby tinha alguma coisa a ver com a história de Bethany quando soubemos que ela foi paciente do Radley na mesma época que Marion, que é a mesma época da sra. D. Toby vivia no sanatório. Impossível ele nunca ter visto a sra. D. Toby sabia quem ela era. Considerando que Toby não tem parentesco algum com Bethany, pelo menos de vista ele a conhecia. Sabemos que em PLL as pessoas lembram apenas do que é conveniente e quando é conveniente. As meninas são as que mais sofrem dessa amnésia seletiva. Algumas vezes elas simplesmente esquecem todo o inferno que viveram porque o assunto era o que tinha para movimentar a fase e ponto. Algumas vezes elas esquecem propositalmente, já que se o mistério for resolvido acabou a graça. Algumas vezes elas esperam o momento certo para lembrar de determinadas situações, como Emily fez no 5x13 ao revelar que Alison confidenciou para ela que CeCe havia cometido um crime. Algumas vezes elas esquecem porque PLL é assim mesmo. E algumas vezes elas esquecem para que, quando se tocarem, ficarem estarrecidas. Nesse caso, as situações são esquecidas para serem lembradas no memento certo para promover reviravoltas na trama. Nenhuma delas perguntar para Toby se ele nunca viu nada estranho no Radley é proposital. 

Spencer perguntou para E. Lamb se ele sabia alguma coisa sobre Marion, Beth e a sra. D. Eddie sinalizou a câmera de vigilância para Spencer e aceitou conversar com Ezra. No dia seguinte ao cano que Eddie deu em Ezra, Aria perguntou para Lisa onde o enfermeiro estava e Lisa respondeu que ele não trabalhava mais lá. Pessoas sumirem e voltarem do nada é outra constante em PLL. Ainda mais quando se trata de alguém como E. LAMB, cujo nome é um anagrama formando a palavra BLAME. CULPA. O fato de Toby usar um crachá com o nome de um funcionário do sanatório foi o fator definitivo para fazermos essa teoria. Todos os motivos que citamos para Toby ter raiva das meninas, principalmente de Spencer, podem ser justicados tanto pela Jenna Thing, quanto pela morte de Bethany. Marlene confirmou que E. LAMB é um anagrama e, da sua maneira, pediu que esperássemos pela resposta. Isso foi na 3B. Assim como a peculiar cronologia da série, o peculiar espere por isso/será revelado quando vocês menos esperarem de Marlene é um prazo de, no mínimo, um ano.

No Retrô que fizemos na Parte I, destacamos situações que sustentam nossa desconfiança. Tanto Marion quanto Bethany são conhecidas nossas que não conhecemos e conhecidas dos nossos conhecidos de Rosewood. Dizem os spoilers que Marion, Bethany e Spencer estão ligadas de alguma maneira e que Bethany pode ser adotada. Gêmea ou adotada, Beth é irmã de alguém que conhecemos e é isso que importa. Caso ela seja adotada, desconfiamos que seja para envolver mais pessoas nessa confusão. Spencer não parece ser a única que tem ligação com Bethany e Marion. Pelo fato das duas serem conhecidas que não conhecemos, fica difícil palpitar a respeito porque não temos quase nada para nos basear. Beth, Marion e sra. D. automaticamente estão ligadas porque se tratavam/trabalhava no mesmo lugar. Mas é claro que a ligação entre elas não se resume a conviver no mesmo ambiente. 

Rhonda falar que o nome da senhora rica, aquela da bolsa bege, era isso aí mesmo não confirma que era a senhora D. No estábulo, o adestrador falar tia Jessie é mais suspeito. Não fazemos ideia de como Peter e Jessica estão ligados a Beth, sem ser no sentido profissional. Ligações indecifráveis a parte, vamos as evidências que sustentam nossa teoria de que Bethany e Toby são gêmeos + Toby pode ser o paciente frágil que empurrou Marion ou pode ter feito algo que resultou em alguém empurrar Marion + Jenna matou Mona.

Marion tem problemas psicológicos e foi para o Radley quando os sintomas começaram a se manifestar, meses antes de morrer. Diferente de Bethany, que parece ter crescido no sanatório. Não sabemos qual é o problema das duas, mas sabemos que Marion começou a perder a noção do tempo. Segundo a matéria de um jornal online, Bethany se comportava de maneira agressiva. Quanto a Toby, não sabemos nada; apenas que ele frequentava um psiquiatra. No 1x06/1x07, Hanna estava voluntariando no consultório do pai de Sean, que ficava em um prédio. Nessa época, as meninas suspeitavam que Jenna e Toby eram -A. Hanna ficou pálida quando a porta do elevador abriu e ela deu de cara com Jenna cega. Hanna seguiu Jenna para saber o que ela estava fazendo ali. Jenna entrou em uma salinha, que era um consultório psiquiátrico. Após Hanna contar o que viu para as meninas, elas tiveram a ideia de xeretar os arquivos do psiquiatra na tentativa de ter uma carta na manga contra Jenna. Hanna conseguiu entrar no consultório e foi direto na letra M de Marshall. Para seu espanto, não tinha nenhuma paciente como esse sobrenome; mas tinha um Cavanaugh, Toby. Hanna enfiou o registro na bolsa, encontrou Aria e Spencer, que avisaram que Emily estava com Toby e que Toby era -A. Motivos elas já tinham para desconfiar dele, por isso nem perderam tempo lendo os registros. 

Toby sempre foi esquisito. Frequentar psiquiatra era a prova que faltava para as meninas terem certeza que ele não era muito certo da cabeça; afinal, -A deve ter uns parafusos a menos. O que também impediu que elas lessem os registros foi que Hanna invadiu o consultório enquanto acontecia o Homecoming na escola. Hanna estava concorrendo para Rainha; por isso não poderia se ausentar por muito tempo. Emily paralisou as meninas quando chegou no Baile com Toby. Tudo estava normal até Hanna encontrar os registros e avisar Aria e Spencer. O aviso coincidiu com o sumiço de Emily e Toby, que queria esclarecer um mal entendido com ela. Nessa situação, elas não tiveram tempo para folhear os registros e ficaram ainda mais assustadas quando, em vez de encontrar Em pelos corredores da escola, encontraram manchas de sangue, vidros quebrados e cadeiras jogadas. Passado o auê, elas decidiram dar fim nos registros porque - não lembramos o motivo - Hanna não teria como devolver no consultório. Dessa vez, elas não tiveram tempo de folhear os registros porque Hanna queria se livrar o mais rápido possível deles para não ter mais problemas com a polícia.

De repouso após bater a cabeça e desmaiar fugindo de Toby, Emily recebe a visita de Jenna cega, que naquela época andava com um cão guia. Jenna leva cookies para Emily e a gentileza para por aí. Jenna fala para Emily que sabe que elas estão com os registros e pede para Emily entregar para ela para evitar que vá parar em mãos erradas e prejudique Toby. Emily não entrega os registros para Jenna, nem acredita que Jenna está preocupada com o que pode acontecer com Toby. Para Emily, Jenna não estava nem aí para Toby; ela estava preocupada com sua imagem.

Toby frequentar o psiquiatra não significa, necessariamente, que ele tenha um problema muito sério, como o de Marion. Apesar de não sabermos porque Toby se consultava com o psiquiatra, temos dois motivos para desconfiar que, apesar da cara e da pose de coitadinho, alguma coisa bem errada, e grave, ele aprontava. 1 - Jenna não mentiu quando falou para Emily que queria os registros porque se o conteúdo caísse em mãos erradas não seria nada bom para Toby. 2 - Durante a visita na escola de cegos, Alison reproduz o vídeo de Jenna abusando de Toby. Na gravação, Jenna fala que não será nada difícil convencer seu pai e a minha mãe que você é que está abusando de mim. Se Toby não frequentasse o psiquiatra, poderíamos interpretar o aviso/ameaça de Jenna como um lembrete para Toby de que todo mundo sabe o tipo de pessoa que ele é. Seria um caso de mau comportamento. Analisando o aviso/ameaça de Jenna levando em consideração Toby frequentar o psiquiatra e a facilidade com que Jenna conseguiria ferrá-lo, desconfiamos que o problema de Toby não era sério como o de Marion e Bethany, que exigiam internação no sanatório para tratamento e que os sintomas eram constantes, mas sim algo menos sério com manifestações que, apesar de serem esporádicas, tinham consequências muito graves. 

Acreditando que Toby sofria desse tipo de transtorno, as manifestações esporádicas dos sintomas resultaram em algo grave. Tão grave que foi personificado em Eddie Lamb. E. LAMB. BLAME. CULPA. Por não sabermos que fim Eddie levou, dessa vez vamos classificá-lo como arquivo em pessoa do Radley. Eddie é da época de Marion, de Bethany, dos problemas com autorização de visita quando as mesmas estavam proibidas e outras situações que parecem ser as responsáveis pela antipatia recíproca que ele sente por Wren. Spencer descobriu que Toby era -A quando encontrou um crachá do Radley com a foto dele identificado como E. Lamb. O Radley está longe de ser um lugar organizado e com funcionários trabalhando com boa vontade, além de ser um lugar pequeno e com poucos funcionários. Mona também tinha um crachá fake, com sua foto e o nome de Ali Dee. Graças ao pouco caso dos funcionários, Mona saia vestida de enfermeira pela porta da frente. Não sabemos se alguma Ali Dee trabalhava no sanatório, mas sabemos que E. Lamb trabalhava. Tudo bem que os crachás abrem a porta com o código de barra. Tudo bem que entra e sai quem quiser, a hora que quiser. Todo mundo sabe que o Radley é uma bagunça e que, vez ou outra, tem seus momentos de organização. Mais cedo ou mais tarde, alguém perceberia que tinha algo errado com o(s) funcionário(s) E. LAMB. 

Depois que Spencer contou para as meninas que Toby era -A, Hanna e Emily foram até o loft dele procurar pistas. Emily, irritantemente inconformada, achou um livro que ela tinha dado de presente para Toby. No meio do livro, tinha outro crachá com o nome E. Lamb, mas sem foto de Toby. Na delegacia, Emily aproveitou que Pam foi fazer qualquer coisa para pesquisar E. Lamb no computador. Como o sistema estava lento, as informações demoraram para carregar e Emily não viu se E. Lamb tinha passagem pela polícia. Associando as manifestações esporádicas do transtorno de Toby com Toby usar o nome de E. Lamb para ter livre acesso ao Radley, concluímos que não foi por acaso que escolheram chamar Toby pelo nome do enfermeiro. Independente de quem chamasse E. LAMB, o nome seria anagrama. A fake I.D. do crachá de Toby ser E. Lamb é porque o enfermeiro sabe o que Toby fez. E. Lamb é funcionário antigo do Radley, conhece centenas de pacientes e visitantes; usar seu nome em um crachá fake não seria para qualquer pessoa.

Eddie admitiu para Spencer que foi obrigado a mentir sobre a morte de Marion. Eddie nem se atreveu a pronunciar o nome de Bethany quando Spencer foi perguntar sobre ela. O que estamos querendo dizer é que E. LAMB sabe que Toby foi responsável por algo grave que aconteceu no Radley e que abafaram o caso. 

Também desconfiamos que o transtorno de Toby provoca lapsos de memória. Temos essa desconfiança porque, na época em que -A atordoou Toby com os presentinhos de Marion, ele nos passou a impressão de que sua determinação em provar que a mãe não era suicida não era apenas uma questão de aceitação. Toby parecia incomodado com alguma coisa. Por que renegar uma mãe suicida? Claro que ninguém quer ver os pais se matarem nem morrerem, mas Marion tinha problemas de cabeça. Reconhecemos que suicídio é um assunto delicado e que no caso de Marion a negligência do Radley resultou numa tragédia. Se a história parasse por aqui, tudo bem. Continuaria como motivo para desconfiar de Toby, apesar de não sustentar muita coisa. O que não entendemos foi o repentino desfecho desse drama. 

Toby devolveu o furgão para -A em troca de evidências para provar que Marion foi assassinada. Com a trascrição de Marion em mãos, Toby decretou que iria provar que a mãe não se matou. Quando Spencer descobriu que o caso foi conduzido por Wilden e que Eddie foi obrigado a mentir, ela e Toby concluíram que Marion foi assassinada. A determinação de Toby para provar que Marion não se matou foi tamanha que até Peter se dispôs a ajudá-lo. Proclamando que já tinha passado a hora do Radley fechar as portas, Peter super apoiou Toby justificando que Marion era só mais uma entre tantos pacientes que sofreram danos causados pela indisciplina dos funcionários. A época em que Peter se dispôs a ajudar Toby coincidiu com a época que a sra. D. foi procurá-lo para ajudá-la não sabemos com o que. Peter inventou para Spencer que era sobre Jason e o processo de divórcio, o que sabemos que é mentira. 

Após se reunir com o conselho do Radley, Peter avisa Toby que eles não tem evidência suficiente para fazer o sanatório fechar as portas. O que também chama atenção na determinação de Toby em provar que a mãe não se matou é a evolução do seu objetivo. O drama começa apenas querendo provar que Marion não era suicida. Com o apoio de Peter, radicaliza tentando fechar as portas do sanatório e, de repente, termina com um acordo assinado por Toby e seu pai se comprometendo a esquecer que Marion existiu. Indignada, Spencer não entendeu absolutamente nada. Como justificativa, Toby disse que reabrir o caso traria coisas do passado de Marion à tona, coisas que não eram nada bonitas. Quanto tempo Toby demorou para se tocar que não tem como reabrir o caso Marion sem trazer o passado à tona? O que Marion fez de tão bárbaro? A súbita perda de interesse de Toby em desvendar a morte da mãe coincidiu com a época em que a sra. D. foi pedir ajuda de Peter, um tempinho depois que as meninas reencontraram Alison viva. 

Associando o anagrama E. LAMB com o repentino desinteresse de Toby, não achamos que Marion tem um passado feio que deve permanecer escondido. Toby foi quem cometeu alguma barbárie. Talvez, Toby, fora de si, acabou empurrando Marion do telhado ou fez qualquer coisa que resultou em alguém empurrando Marion do telhado. Esse alguém pode ser um desconhecido ou Bethany. Seja lá quem for, a culpa de Toby é ter sido responsável pela morte da mãe. -A sabe se Toby está envolvido na morte de Marion. -A sabe que Toby se torturava com a possibilidade de ter feito alguma coisa e não lembrar. 

No final da segunda temporada, Marlene decretou que não existem coincidências em Rosewood - sentença que adotamos como regra número um para teorias/especulações. No atual contexto da série, podemos acrescentar a conclusão/questão de Tanner: parece que tudo nos leva de volta para o Radley. Será que as respostas das principais questões estão no Radley? Temos quase certeza que sim. O problema pode não ter começado lá; mas com certeza tem alguma ligação. No post As coincidências do Radley, comentamos sobre os percursos traçados no tabuleiro de um jogo, que foi a obsessão de Mona durante o tempo que ficou internada. Além dos percursos, o tabuleiros tem anotações feitas a caneta e o desenho de uma janela. Um dos caminhos feitos por Spencer a levou para uma janela sem tranca. Marion teria se jogado pela janela do quarto. Outro caminho que Spencer fez a levou até uma ala sombria e abandonada do sanatório. 

Delirando, Spencer encontrou Alison ouvindo música na vitrola. Alison convida Spencer para dançar, como se elas estivessem em um Baile pela primeira vez. Um pouco assustada, Spencer prefere conversar com Alison em vez de dançar, perguntando se foi Toby que machucou a boca dela. Alison responde que não apanhou de Toby e comenta que garotas jogam mais sujo, dando a entender que foi uma menina que bateu nela. Essa menina seria quem? Bethany, claro. Nós achamos que foi Bethany que desenhou as coisas no tabuleiro que, para ter sido a obsessão de Mona, com certeza tem trajetos e marcações mais interessantes do que uma janela sem tranca. Talvez Bethany usava a janela para sair escondida do Radley. Mona entrava e saia pela porta da frente. A ala abandonada tinha apenas um cavalinho com a roupa de enfermeira de Mona, seu crachá fake de funcionária e o crachá verdadeiro de visitante de CeCe. Se não estamos enganados, foi nessa mesma ala que Mona disparou as frases sem pé nem cabeça que só faziam sentido com o código inventado por ela. Spencer não conseguiu decifrar todo o conteúdo do tabuleiro; diferente de Mona, que se entregou para a polícia como assassina de Wilden para voltar para o Radley. O que fez do Radley um lugar tão especial para Mona? Será que é por ser a origem de tudo? Será que Mona e Bethany se conheciam? Será que Wren queria que Spencer descobrisse algo quando deu o tabuleiro para ela? 

Bethany não gostava das DiLaurentis, família em que nem mãe nem filha prestavam. Bethany ficou com raiva da sra. D. quando descobriu que ela estava saindo com seu pai. Quanto a Alison, fica difícil palpitar o motivo da discórdia entre elas. Considerando Bethany gêmea de Toby, achamos que a Jenna Thing pode ter sido um dos motivos. Um desenho de Bethany retrata um monstro correndo com um garotinho no colo seguido por uma garotinha desesperada. Esse desenho representa a ida de Toby para o reformatório? Outro motivo para Bethany ter raiva de Alison pode ser Marion, de quem Alison fez pouco caso no quarto de Toby. Marion cortou o clima entre eles, o que temos certeza que foi motivo suficiente para ela detestar Marion para o resto da vida. 

Se por um lado desconhecemos o motivo de Bethany repudiar Alison, sabemos muito bem o motivo de Spencer ser o alvo de Toby. Spencer sempre foi suspeita no caso Alison. Quem é suspeito no caso Alison automaticamente é suspeito no caso Bethany. Bethany pode estar viva? Pode. Bethany pode ter sido enterrada e desenterrada? Pode. Spencer pode ter dado a pazada em Bethany? Pode. Na versão de Alison, Spencer saiu apenas uma vez do celeiro e não deu pazada em ninguém. Na que teria sido a primeira vez que Spencer saiu do celeiro, ela foi acertar as contas com Alison. Na que teria sido a segunda vez que Spencer saiu, foi quando ela acordou, deu pela falta de Alison e foi atrás dela porque achou que ouviu ela gritar - primeira cena da série.

No post Por que Toby escolheu Spencer? sugerimos que Spencer foi escolhida por Toby pelo critério do resta um. Hanna e Aria estavam namorando. Emily sapata. Sobrava Spencer. Sugerimos o resta um só por sugerir mesmo, porque Spencer sempre foi o alvo principal de Toby. Sem Bethany, o motivo de Toby odiar Spencer foi ela ter visto Alison apontando o dedo na cara dele depois da Jenna Thing e não ter feito nada. Com Bethany, o motivo é que Spencer foi quem deu a pazada nela. Revendo como foi a reaproximação de Toby com as meninas, Emily foi a primeira a ser amiga dele. No resta um, erramos ao descatar Emily por ser sapata porque nem ela ainda sabia que era sapata. Toby descobriu quando fingiu que não viu a foto dela beijando Maya. No 1x03, Ben vai atrás de Em no vestiário e começa a agarrá-la. Do nada, Toby aparece surrando Ben e salvando Em. Toby não foi a salvação de Emily por acaso. Ele estava seguindo ela. Esse episódio pôs fim no namoro de Emily e Ben. Assim como apareceu do nada no vestiário, Toby chegou atrasado na aula e a única cadeira vaga era do lado de Emily. Foi durante essa aula que Toby fingiu que não viu a foto de Emily beijando Maya e descobriu que ela era sapata. Apesar de acreditarmos que Spencer sempre foi o alvo de Toby, foi ela que tomou a inciativa e se reaproximou dele. Toby brotar no vestiário bem na hora que Ben estava agarrando Em escancarou que os encontros super por acaso entre eles foram planejados por Toby. Não sabemos se Toby pretendia investir nela e foi obrigado a desistir quando descobriu que ela era sapata. Seja lá o que Toby pretendia, nunca entendemos Emily ter sido a primeira. 

Nesse post, que esquecemos de citar no Retrô, está a explicação. Emily e Spencer foram as únicas que tiveram flashs dando pazada em alguém. Emily se viu partindo pra cima de Alison com a pá durante a sessão de hipnose que fez com Sullivan. O que chama atenção na terceira noite criada por Emily é que Alison, implorando para não ser atingida, berra as mesmas frases que Emily berrou diante do túmulo de Alison que, teoricamente, estava o corpo de Bethany. Spencer começou a ter lembranças/alucinações quando, pela enésima vez, foi acusada pela morte de Alison/Bethany, na reta final da S4. Na visão de Emily era Alison de top amarelo. Na de Spencer, não vemos o rosto da loira vestida de Alison. Spencer lembrar/alucinar dando pazada em uma loira não foi novidade para ninguém; diferente de Emily, que se viu apenas uma dando pazada em Alison. Por Emily ter criado uma terceira noite misturando acontecimentos do celeiro com os daquela noite e por aparecer com a pá apenas uma vez, não temos como afirmar/negar qualquer coisa a respeito. Diferente de Spencer. Destacamos as visões com a pá porque acreditamos que foi esse o critério utilizado por Toby. Como dissemos, não temos nada para falar sobre a visão de Emily. Diferente de Toby, que estava no quintal na noite do celeiro. Toby não ficou sabendo que o corpo de Bethany é que estava no caixão de Alison naquela noite. Nos flashs de Spencer, a loira nunca foi Alison. No de Emily sim. Desconfiar que Toby escolheu se aproximar de Emily e Spencer por causa da pá colabora para nossa desconfiança de que Alison e Toby tem um passado secreto amigável; assim como desconfiamos que Alison teve/tem uma amizade secreta com Jenna, nova suspeita de ser a assassina de Mona. 

Os motivos para desconfiar de Jenna são bem óbvios, não considerando Toby policial, que ainda não entendemos direito o que pretende. Jenna matou Mona para proteger Toby. Achamos que ela traiu a amiga porque ainda gosta de Toby. Nós estamos fazendo o que é necessário para sobreviver. Necessário inclui posar de vítima para Emily e não ter dúvidas de que Alison matou Mona. Grunwald disse que a morte de Mona envolve traição. Mona e Jenna se conhecem há muito tempo e Jenna fazia parte - escondida - da Gangue da Monão, que tinha como objetivo enxotar Alison de Rosewood. Mona estava com os arquivos de Bethany, que revelariam sua ligação com os Cavanaugh. Quando Toby começou a se reaproximar de Emily, Jenna alertou que ela iria condená-lo quando descobrisse quem ele era de verdade. Com Spencer, Jenna sentenciou que Toby jamais teria paz porque ela era amaldiçoada. 

Finalizando, não podemos esquecer de um detalhe. Caso Bethany seja filha de Marion, precisamos saber por qual motivo ela era ignorada pela família, que apresentava Toby como filho único. No 4x02, Spencer pesquisa sobre Marion na internet e encontra um artigo lamentando sua morte, destacando suas qualidades como mãe e como profissional. Marion trabalhava como enfermeira em clínicas especializadas em crianças com distúrbios, sendo descrita como uma mulher que fará muita falta e super querida por todos. No canto inferior direito do monitor, aparece aquela parte da nota de falecimento que fala deixou marido e UM filho, Toby. 

2 comentários:

  1. Então Bethany seria filha da Marion ? Ou o Toby seria filho da mãe da Bethany ?
    Marion pode ter começado a trabalhar em clínicas para crianças com disturbios por causa de Bethany, porq sabemos que se ela é internada desde criança ela não seria paciente do Radley por q lá não funciona mais a Ala infantil.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bethany e Toby seriam filhos de Marion com o sr. Cavanaugh.

      Excluir