expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass' oncontextmenu='return false' ondragstart='return false' onkeydown='return checartecla(event)' onselectstart='return false'>

domingo, 30 de março de 2014

PLL Retrô e Análise 2x13 - The First Secret

No 4x24, Alison contou que começou a receber mensagens de -A no Halloween. No 2x13, vimos qual foi a primeira mensagem que Ali recebeu assinada por -A e como era Rosewood na época em que Ali andava com as meninas, reinando absoluta em Rosewood High. O prequel de Halloween nos mostrou várias situações que se desdobraram ao longo da série. Com as revelações de Ali em A Is For Answers e o final da quarta temporada, assistimos mais uma vez o 2x13, melhor episódio da série na nossa opinião, para analisar os acontecimentos do prequel e fazer novas especulações de como os eventos da época do Halloween nos dão pistas e originaram tramas ao longo de toda a série desde o Pilot. Então, vamos voltar para Rosewood no dia 28 de outubro de 2008 para saber como tudo começou.

Retrô

Foi assim que eu ouvi a história

O 2x13 começa com Alison contando a clássica historinha de terror sobre duas irmãs gêmeas loiras que brincavam de boneca até se desentenderem e uma delas se revoltar e esfaquear a outra. A gêmea assassina, após cometer o crime, estampa um sorriso no rosto, horrorizando os pais quando chegam na cozinha. Segundo Ali, a gêmea maluca foi internada em um hospício, onde permaneceu até o Halloween, data em que volta para Rosewood para se vingar de quem ousar sair pelas ruas pedindo gostosuras ou travessuras. Alison contou a historinha para um menino que Hanna estava de babá. 

No dia da festa de Noel, as meninas andam pelas ruas e param diante de uma casa abandonada quando Emily desconfia ter visto alguém dentro da casa. Aria diz que sempre teve um pressentimento de que alguma tragédia aconteceu no lugar, enquanto Spencer comenta que entrar naquela casa é um ritual de passagem para os garotos da cidade na época do Halloween. Ali sentencia que a casa não passa de um lugar feio e velho e as meninas continuam andando. Ao se afastarem da casa, alguém abre a porta e vemos um carro do Radley estacionado na outra calçada. 

No 3x13, uma das menininhas loiras da história de Ali dá uma passadinha na casa das Marin na noite do Halloween. Diferente das outras crianças, a garotinha não queria doces, mas sim usar o telefone para ligar para a mãe. A garotinha estava assustada e com medo de que sua irmã tivesse falado coisas ruins sobre ela para sua mãe. 

Na história de Ali, uma das irmãs morreu e a outra foi internada em um hospício, de onde fugia todo Halloween para se vingar. A garotinha loira que assombrou Ashley contou que tinha uma irmã que fazia coisas ruins para ela e sempre dava um jeito de jogar a culpa nela, com a intenção de que sua mãe ficasse brava com ela. Na versão de Ali, apenas uma irmã sobreviveu. Para Ashley, a garotinha disse que tinha uma irmã má. 

Vocês são amigas da Ali, não são?

Enquanto andam pelas ruas de Rosewood, Ali e as meninas são abordadas por Noel, que as convida para sua festa anual de Halloween. Noel flerta com Aria. As meninas falam sobre quais fantasias vão usar e Ali humilha Hanna, sugerindo que ela ficaria melhor de fat Britney, e alfineta Spencer, que não para de falar das eleições para presidente de turma. 

Ela consegue tudo que ela quer

Emily vê Toby em um caminhão de mudança. Ela pergunta se o pai dele casou de novo. Toby responde que sim e que elas se mudaram para Rosewood. Enquanto mexe em um globo de neve, Emily questiona quem são elas. Toby responde que a nova mulher de seu pai tem uma filha. Emily quer saber como a nova irmã de Toby é. Toby se limita a descrevê-la falando que ela consegue tudo que ela quer. 

Eu estou te observando

Na loja da fantasia, Noel dá um susto em Ali, que em seguida conhece Jenna, que já a conhecia. Ali avisa Jenna que ela é quem vai fantasiada de Lady G., aconselhando Jenna a escolher outra fantasia. Jenna falou que não ia se fantasiar, mas mudou de ideia após ser convidada para a festa de Noel alguma coisa. Após dar as costas para Jenna, Ali recebe uma mensagem anônima no celular - eu estou te observando -  e tromba com um Mascarado. 

Eu gosto do que eu vejo

Nos Hastings, Ian filma Ali, que fala sobre a avó que mora na Georgia. Ian passa a câmera para Ali filmá-lo e ele diz que gosta do que vê. Ao perceberem que Spencer e Melissa descem as escadas, Ali desliga a câmera e devolve para Ian. Melissa elogia as propostas de Spencer, caso seja eleita presidente de turma. Ali aproveita a situação para provocar Melissa, dizendo que Spencer tem sorte de ter uma irmã como ela. 

Estudantes entram aqui o tempo todo

Nos corredores da Hollis, Aria, a caminho da sala de Byron, esbarra em Ezra. Aria foi até a sala de Byron deixar um bilhete para o pai e foi surpreendida com a presença de Meredith, que estava deitada no sofá lendo um livro. Byron chega, Meredith vai embora e Aria pergunta quem é ela. Byron diz que os alunos entram em sua sala o tempo todo. Aria comenta que deve ser por isso que os alunos gostam tanto de Byron.

Você estava na loja de fantasia hoje a tarde?

A noite, Hanna está em sua cama assistindo um filme de terror quando o telefone toca. Hanna atende e fica assustada por não ouvir nada do outro lado da linha. Ela desliga o telefone, que toca novamente. Hanna atende e pergunta quem está falando. É Ali, perguntando se ela estava na loja de fantasia naquela tarde. Hanna não entende nada e mal tem tempo de questionar a pergunta de Ali ao ouvir a campainha tocar. Ela desliga o telefone e vai até a porta da casa das Marin. Quem tocou a campainha foi Ashley, que por ter exagerado na bebida, concordou em voltar para casa com Wilden. Hanna agradece a gentiliza de Wilden e fecha a porta. Na manhã seguinte, Wilden aparece de surpresa nas Marin para verificar se Ashley estava bem. Ashley diz que está tudo bem e, percebendo as intenções de Wilden, diz que ele confundiu as coisas. 

É só ignorá-la que ela vai embora

Na escola, Spencer faz campanha para presidente de turma. No refeitório, Emily e Hanna estão sentadas em uma mesa quando Aria chega perguntando se Emily sabe que Ben está espalhando que eles dormiram juntos. Ali e Spencer se juntam as três e as cinco conversam sobre a fofoca de Ben. Ali diz que Emily deve tomar providência. Em, por sua vez, diz que não está preocupada em desmentir a fofoca porquê é verdade. A conversa das amigas é interrompida com a chegada de Mona, que tenta se juntar ao grupo. Ali diz para as meninas a ignorarem que ela vai embora. Mona, decepcionada, senta sozinha na mesma mesa em que está Lucas. 

Hey, meninas! Alison! Aria!

Ali e Aria andam na calçada e, mais uma vez, Mona tenta, sem sucesso, juntar-se a elas. Ali debocha de Mona e pega Aria pelo braço, correndo em direção a um beco, onde o carro de Byron está estacionado. Aria flagra o pai aos beijos com Meredith, sob um olhar enigmático de Ali. 

É a minha vez de te torturar

Alison está em seu quarto, deitada na cama, escrevendo em seu diário. Na parede, um mural com uma foto de Jason no meio de duas loiras e dizeres em francês sobre gêmeas. Jason entra no quarto para entregar uma encomenda para Alison e pede dinheiro para comprar bebida. Alison dá $20 para Jason e pede para ele sair do quarto. Ali abre a caixa e fica apavorada ao encontrar um boneco de voodoo com um bilhete dizendo é a minha vez de te torturar. Ali pega o boneco e vai até a entrada de vento do seu quarto, onde esconde uma caixa com uma boneca loira de porcelana. Ali põe o bilhete dentro da boneca e guarda o boneco em uma caixa, colocando-a de volta na entrada de ar. Do lado de fora da casa dos D., alguém observa o lugar com um binóculo.

Mais tarde, Ali passa na casa dos Hastings. Spencer está costurando sua fantasia e fica desesperada quando Ali diz que ela pode perder a eleição. Spencer diz que isso não pode acontecer, que seus pais já organizaram uma festa para comemorar a vitória. Ali diz que se Spencer quiser, ela pode dar um jeito de reverter a situação porquê tem amigos no comitê. Spencer diz que não é uma questão dela querer vencer; ela precisa vencer. 

Eu acho que nunca serei capaz de perdoá-lo

A noite, nos Montgomery, Byron encontra Aria e pede que ela não conte o que viu para Ella. Aria concorda em ficar em silêncio, mas não acredita que será capaz de perdoar Byron pela traição. 

Eu conheço um médico que pode conseguir a pílula

Ali conversa com Emily sobre Ben, falando que, caso Emily precise da pílula do dia seguinte, Ali conhece um médico que pode conseguir para ela. Emily confessa que ela não dormiu com Ben, pedindo para Ali esquecer a história e manter a confissão em segredo. Ali concorda, sem entender o comportamento de Emily.

Ela vai ter o que merece

No corredor da escola, Lucas esbarra em Ali, derrubando bebida nela. Lucas pede desculpas e se oferece para limpar a calça de Ali, que o humilha chamando-o de hermafrodita. Mona, encostada nos armários, vê toda a situação. Após Ali e as meninas irem embora, Lucas fala que uma dia Ali vai ter o que merece, olhando na direção de Mona, que abaixa a cabeça.

Na cafeteria, o locutor anuncia que Spencer é a nova presidente de turma. 

Implorando para saber quem eu sou? Você vai descobrir. -A

As meninas estão reunidas no quarto de Spencer se arrumando para a festa de Noel. Aria chega um tempo depois, avisando que não está bem para ir na festa e só queria ver as amigas se arrumando. Enquanto as meninas conversam, um Mascarado, do lado de fora, observa a movimentação no quarto de Spencer. Ao ser notado por uma delas, o Mascarado desaparece. Hanna, Spencer e Emily descem para pegar a pizza, deixando Aria e Ali sozinhas no quarto. Ali sentencia que Aria vai na festa, falando que até ontem Noel nem sabia que ela existia. Aria diz que não está com cabeça para festa depois do que aconteceu. Irredutível, Ali decreta que ela vai sim na festa. 

O que acontece durante a festa de Noel:
Jenna ignora a advertência de Ali e aparece de Lady G.;
Jenna e Wilden conversam;
Jenna esnoba o convite de Ali para fazer parte da turma;
Ali percebe que Emily e Jenna estão flertando, descobrindo o motivo de Emily confirmar a história de Ben;
Ali entrega as cédulas de votação para Spencer, lançando indiretas, ao olhar para Hanna e Aria, de que ela se decepcionaria com algumas pessoas que dizem ser suas amigas;
Mona conhece Jenna;
Mona, de Mulher Gato, mexe com Ali, que pergunta se elas se conhecem. Mona diz que não, mas que elas ainda vão se conhecer;
Lucas, de Mascarado, dá um empurrão em Ali.

O ataque na casa abandonada

Durante a festa, as meninas dão pela ausência de Ali e ficam preocupadas por não a encontrarem em lugar nenhum. Enquanto conversam, as meninas recebem uma mensagem de Ali pedindo para elas irem até um endereço porquê ela precisa de ajuda. O lugar mencionado por Ali é a casa abandonada. As meninas entram na casa, encontram Ali, que diz ter sido vítima de uma armação e que tem alguém na casa. Ali pede para as meninas se trancarem em um quarto enquanto ela vai procurar ajuda. Ao sair do quarto, Ali é agredida por um Mascarado. As meninas veem a cena pela fechadura, já que a porta não abre. Um tempo depois, elas conseguem sair do quarto e entram na casa pela porta da frente procurando por Ali, que está sentada em uma cadeira, segurando uma faca suja de ketchup. Ali explica que tudo não passou de uma encenação dela com Noel para ela provar a lealdade das amigas. Ali conclui que pode contar com as meninas para o que for preciso. As meninas, por sua vez, não acham a brincadeira de Ali nada engraçada.

As meninas voltam para a casa dos Kahn e comentam que a festa mudou completamente, por não conhecerem o pessoal mais velho que está lá. Ali se aproxima de Melissa e Ian, dando em cima dele, deixando Melissa irritada. Ali se junta as meninas e, quando Noel passa por elas, ela festeja que o plano na casa foi perfeito. Noel diz que não foi na casa porquê precisou ficar na festa enquanto seu irmão foi comprar bebida. Ali, tentando disfarçar a preocupação, comenta baixinho consigo mesma: se não era Noel, quem era? As meninas decidem ir embora e o celular de Ali apita ao receber a primeira mensagem assinada por -A: implorando para saber quem eu sou? Você vai descobrir. -A

As meninas perguntam quem é e Ali responde: é segredo.

Análise 

O 2x13 aconteceu antes da série começar. Tudo o que vimos no prequel foi abordado ao longo das quatro temporadas, começando logo no Pilot

Mensagens de -A

Ali foi a primeira vítima de -A, que começou a mandar mensagens para ela no Halloween. Nós ficamos sabendo que Ali foi a primeira vítima de -A no 2x13; diferente das meninas, que souberam no 2x17. As mensagens que Ali recebia eram ameaçadoras, agressivas e, no seu último dia em Rosewood, anunciavam que ela ia morrer naquela noite.

As meninas começaram a receber mensagens de -A no Pilot, um ano depois que Alison desapareceu. Aria foi a primeira vítima. Diferente das mensagens que Ali recebia, -A atormentava as meninas ameaçando expor segredos delas que só Alison sabia. 

Diários de Ali

No Pilot, os St. Germain se mudam para a casa dos D. e colocam no lixo tudo que estava na casa. Em uma dessas caixas, estavam os diários de Ali, que Mona pegou. Através do diário, Mona soube os segredos das meninas e tudo que Alison aprontou. O diário não foi útil apenas para Mona. Através de um dos diários de Ali, Aria soube do envolvimento de Ali com Byron - 3x14. Na 4B, outro diário permitiu as meninas descobrirem um dos esconderijos de Ali e a Spencer concluir que Ezra era o Board Shorts, além de acusá-lo de ser -A. 

Byron e Meredith

Garrett contou para Spencer que viu Alison com Byron na noite em que ela desapareceu - 3x13. Recusando-se a acreditar na história de Garrett, Aria foi pressionada pelas meninas para conversar com o pai. Para Aria, era simplesmente absurdo pensar na hipótese de que seu pai teve qualquer coisa com Ali. Após ler algumas páginas do diário de Ali - 3x14 - Aria ficou incrédula ao confirmar que Ali e Byron mantinham um relacionamento. Ali chantageava Byron, exigindo dinheiro para não contar para Ella que ele a traía com Meredith. Aria escondeu as páginas do diário em uma boneca - a mesma boneca que Ali escondia suas coisas - e caiu na de Meredith, em sua versão madrasta boazinha. Byron passou o começo da 3B se comportando de maneira creepy, o que só fez aumentar a desconfiança de Aria, de que seu pai poderia ser o assassino de sua amiga. Meredith aproveitou a ausência de Byron e uma gripe que derrubou Aria para procurar as páginas do diário. Meredith dopou Aria com seu chá milagroso enquanto ela estava doente No 3x16, Aria recebeu a visita de Ali, que esclareceu sua relação com Byron, explicando que ela precisava do dinheiro e que jamais faria mal para os Montgomery, além de alertar Aria sobre Meredith, que surta e tranca Aria, Hanna e Emily no porão dos M. Salvas pela chegada antecipada de Byron, elas se livraram de Meredith e Byron confirmou a versão de Ali, de que estava sendo chantageado, e que esteve com ela na noite em que ela desapareceu para avisar que não cederia mais as suas ameaças. No 2x13, quando Aria flagra o pai, Ali lança um olhar enigmático para ela, dando a entender que ela planejou o flagra, para mostrar para Byron que ela não estava brincando quanto as suas ameaças. 

Ella soube da traição de Byron através de uma carta enviada por A, sem traço, no 1x04

Aria e Noel

No 2x13, Noel flerta com Aria quando convida as meninas para sua festa. Ali fala para Aria que ela tem obrigação de ir na festa porquê, até ontem, Noel nem sabia quem ela era. Mas não foi isso que pareceu. Noel flertou com Aria no 2x13 e os dois tiveram um affair durante a primeira temporada, que durou até Noel se estranhar com Ezra.

Ali e Noel

No 2x13, ficamos sabendo que Ali e Noel eram amigos. No 4x24, Noel se revela um dos ajudantes de Ali.

Emily e sua preferência por meninas

Ali falou que conhecia um médico, caso Em precisasse da pílula do dia seguinte. Não sabemos quem é esse médico, mas sabemos que Ali desconfiou que estava grávida - 3x17 - e talvez tenha feito uso da pílula. Ali não entendeu nada quando Emily confessou que a história de Ben era mentira, mas que era para ela não desmentir. Ali entendeu o confuso pedido de Emily durante a festa de Noel, ao perceber Emily flertando com Jenna. Ali foi a primeira menina que Emily beijou - 1x09 - e até hoje é o grande amor de sua vida. Após o beijo, Emily escreveu uma carta para Ali, que -A deixou no meio do livro que Ali estava lendo quando elas se beijaram - 1x09. Wilden conseguiu a carta, obrigando Emily a revelar para as meninas que ela era apaixonada por Alison. Antes disso, Emily se envolveu com Maya; relacionamento que -A expôs para as meninas descobrirem que Emily era lésbica. 

Ali, Melissa e Ian

O triângulo amoroso formado por Ali, Melissa e Ian rendeu. No 4x24, Ali assumiu que azucrinou Spencer para ela contar para Melissa que beijou Ian porquê queria se vingar dele. Ali gostava de Ian e acreditava que ele também gostava dela. Após ouvir a conversa de Ian com Melissa no Hilton Head, Ali ficou decepcionada ao saber que não significava nada além de um passatempo para Ian. Melissa assumiu, no final da segunda temporada, que sabia do envolvimento de Ali com Ian e mandou mensagens anônimas para ela, ameaçando-a. Qualquer resquício dos sentimentos de Ali por Ian desapareceram na noite da festa no celeiro, quando ela confrontou os suspeitos de serem -A, e revelou que foi ela quem empurrou Ian na igreja para proteger Spencer - 4x24.

Ian e seus vídeos

Ian não desgrudava de sua filmadora e, junto com Garrett e Jason, fundou o N.A.T. Club - 2x10. Ian filmava as pessoas sem que elas percebessem, reunindo uma série de flagrantes que comprometiam muita gente. Através dos vídeos de Ian, Ali soube que Jenna abusava de Toby - 1x22. Os vídeos fizeram algumas revelações para as meninas, foram responsáveis pelo acordo que elas fizeram com Jenna - 1x22 - e a carta na manga que Ali tinha contra Jenna e Ian quando ela desconfiava que eles poderiam ser -A - 4x24

Ashley e Wilden

No 2x13, Ashley aceita a sugestão de Wilden e volta de carona para casa. Wilden já mostra seu interesse por ela ao voltar na casa das Marin no dia seguinte. No Pilot, Wilden baixa nas Marin para levar Hanna até a delegacia, após a polícia receber uma denúncia de que ela roubou um óculos em uma loja. Ashley e Wilden se trancam em uma sala na delegacia. Na volta para casa, Ashley avisa que vai dar um jeito na situação. Mais tarde, Hanna está sentada no sofá e fica constrangida ao ver a mãe entrando em casa se agarrando com Wilden. A relação entre Ashley e Wilden sempre foi conturbada. O único momento de trégua aconteceu no final da segunda temporada, quando Wilden pediu ajuda de Ashley para descobrir quem estava atormentando as meninas. Após Mona se revelar -A, os dois voltam a se estranhar e a implicância atinge o ápice quando Ashley atropela Wilden e foge sem prestar socorro - 3x20. No 4x01, Wilden é encontrado morto e Ashley passa a 4A presa, acusada de ser a assassina. Inocentada no 4x12, a autoria da morte de Wilden foi atribuída a CeCe.

Wilden e Jenna

Jenna e Wilden conversam no 2x13. No 3x24, ela e Shana o resgatam após o atropelamento. No 4x01, Jenna fala para Emily que ela era amiga de Wilden e comparece ao velório dele. 

Jenna e Toby

Toby descreveu Jenna para Emily como uma pessoa que consegue tudo o que quer. No 2x13, Jenna deu uma amostra de que Toby não poderia defini-la de maneira melhor. Jenna abusava de Toby - 1x22 -, convenceu Garrett a matar Alison - 3x13, dentre tantas outras coisas que aprontou que mostraram que, mesmo cega, nada, nem ninguém, era capaz de detê-la. 

Lucas

Foi Ali quem inventou e espalhou o boato de que Lucas era hermafrodita. Constantemente humilhado por ela, Lucas agradeceu quando Ali desapareceu e nunca escondeu de ninguém o sofrimento que as piadinhas de Ali causavam para ele. Lucas vandalizou o memorial de Ali - 1x08 -, assumiu para Hanna que fez favores para Mona - 3x15 - até a própria Mona confirmar que Lucas a ajudou como -A - 4x01. No 2x13, Mona e Lucas trocam olhares quando Lucas determina que um dia Alison vai ter o que merece, indício de que Mona saberia com quem poderia contar quando desse início a sua vingança. Apesar de Ali ter feito sua lista de suspeitos de -A com base em pessoas que não gostavam dela, Lucas ficou de fora - 4x24.

Mona

No Pilot, conhecemos Mona como a it girl de Rosewood High. Mona passou as duas primeiras temporadas se comportando da mesma maneira que Alison se comportava; inclusive, fazia piadinhas com Lucas hermie e condenava a aproximação de Hanna com ele. Mona se transformou em it girl seguindo os conselhos de Vivian - 4x24

Ezra na Hollis

O esbarrão de Aria em Ezra no 2x13 fez todo mundo pensar que, talvez, Ezra tivesse notado Aria naquela época. Mas não. A presença de Ezra na Hollis foi para explicar como ele e Alison se conheceram. Ali costumava frequentar a Hollis na época em que Ezra era universitário e Byron estava com Meredith. Mesma época em que Aria soube da traição do pai e Ali chantageava Byron. Ali também vivia nos bares da Hollis. Foi em um deles que ela conheceu Ezra - 4x24.

O boneco de voodoo

Ali recebeu um boneco de voodoo que foi comprado na loja das creepy dolls - 2x24. Seth, neto da Marta, a dona da loja, disse que um casal comprou o boneco. Como a mensagem junto com o boneco não estava assinada e -A pagou para Marta mentir, não sabemos se Seth falou a verdade. Ali recebeu o boneco no Halloween, quando recebeu a primeira mensagem de -A, uma pessoa estava na casa abandonada e o carro do Radley estacionado em uma das calçadas de Rosewood.

O Retrô começou com a historinha de terror que Ali contou sobre as gêmeas. A história termina com os pais das gêmeas olhando, com uma expressão de horror, para a filha assassina, que foi internada em um manicômio após matar a irmã. Porém, ela conseguiu dar um jeito de escapar do manicômio e voltou para Rosewood para se vingar. No 2x13, é Halloween e um carro do Radley está circulando pela cidade e uma pessoa está na casa abandonada, onde Ali foi foi agredida. Esses fatos coincidem com a primeira mensagem que Ali recebe de -A.

Noel afirma que não era ele na casa abandonada e Ali disfarça sua preocupação. No final do episódio, ela recebe a primeira mensagem assinada por -A, dizendo que logo mais ela vai saber quem -A é. Após Noel negar que esteve na casa, Ali se pergunta quem era o Mascarado e a mensagem de -A dá a entender que -A era o Mascarado. 

No 3x13, a garotinha loira fala para Ashley que teme represálias da mãe, que sempre protege a irmã.

No 4x24, a sra. D. conversa no telefone com uma pessoa perguntando como aquilo aconteceu. Ela está aflita e pede para que mandem alguém o mais rápido possível. Não sabemos o que foi que aconteceu; mas levando em consideração a historinha de Ali e o 2x13, temos uma noção do motivo da preocupação da sra. D. 

Na historinha de Ali, a gêmea assassina foi internada e conseguiu escapar do manicômio para se vingar. No episódio, o carro do Radley está em Rosewood, Ali recebe ameaças e é agredida na casa abandonada. No 4x24, Ali recebe ameaças e a sra. D. dá a entender que alguém não está onde deveria estar ao pedir que mandem alguém imediatamente. 

Quando Ali leva a pedrada, a sra. D. repete a expressão de horror dos pais das gêmeas da historinha de Ali. Em seguida, a sra. D. arrasta Ali para um buraco e a enterra, acobertando o assassino. Diante dessas associações, temos como não pensar em outra coisa a não ser nas gêmeas?

Nenhum comentário:

Postar um comentário