No 3x24 - A DAngerous Game, Mona, Aria, Hanna e Emily ficam presas na pousada em chamas. Desesperadas, elas tentam achar uma maneira de se livrarem do fogo. No meio desse auê, Hanna estressa com Mona, que parece estar mais preocupada com a Red Coat do que com qualquer outra coisa. Mona fala que as meninas estragaram tudo e, por conta disso, ela nunca vai saber quem é a Red Coat. As três não entendem nada até Mona explicar que nunca viu o rosto da RC porquê ela usava uma máscara. Monão nunca nos convenceu de que não sabia quem era a RC. No 6x10 - Game Over, Charles, CeCe dá a sua versão da história, contribuindo para continuarmos duvidando de Monão.
3x24 - A DAngerous Game
Presas na pousada em chamas, Aria, Emily, Hanna e Mona se desesperam tentando encontrar uma saída. Mona joga na cara das meninas que elas estragaram tudo, estressando Hanna, que manda ela calar a boca. Mona ignora a ordem de Hanna e decreta que, por causa delas, ela nunca vai saber quem é a Red Coat. Passado o transtorno, e resgatadas do fogo, as quatro encontram Spencer do lado de fora da pousada e voltam para Rosewood. No carro, Mona conta que conheceu a Red Coat no Radley, que propôs um acordo para ela. Monão fala que fez um acordo com o diabo mas depois se arrependeu. A Red Coat propôs uma aliança a Mona para jogar junto com ela. Em troca, a RC ajudaria Mona a sair do Radley. Mona assume que, no começo, achou divertido ter uma parceira mas depois perdeu a graça porquê ela roubou vocês de mim. Hanna pergunta como que Mona nunca viu o rosto da RC, sendo que elas se tornaram parceiras. Mona responde que a RC usava uma máscara e se parecia com Alison.
4x01 - A Is For A-L-I-V-E
Nos Hastings, Mona faz algumas revelações para as meninas e comenta que, quando CeCe a visitou no Radley, ela pensou que fosse Alison e não lembrava sobre o que elas conversaram. Segundo Mona, a visita aconteceu antes de mudarem sua medicação.
6x10 - Game Over, Charles
CeCe fala para Alison que, por um tempo, Mona foi sua distração no Radley. CeCe fala que Monão, dopada de remédio, a confundiu com Alison e que adorava ouvir suas histórias. CeCe assume que adorou saber o que Mona aprontou com as meninas e que, quando percebeu que Mona não estava disposta a parar com o jogo, propôs uma parceria para ela. CeCe fala que ficou inconformada quando Mona disse que as meninas se sentiram aliviadas com a morte de Alison; motivo que fez com que ela começasse a odiá-las. Alison pergunta para CeCe se Mona nunca a reconheceu e ela diz que parou de visitar Mona antes de mudarem seus remédios. CeCe revela que, apesar de não confiar em Mona pelo que ela fez com Hanna (atropelamento), ela precisava de Mona. Segundo CeCe, Mona conseguia entrar e sair dos lugares como um mágico. Após a união com Mona, CeCe conta que o próximo passo foi fazer amigas em Rosewood e lembra do dia em que conheceu Aria, Spencer e Emily no Brew. Sem graça, Monão pede desculpas para Hanna e fala para as meninas que não lembra das conversas que teve com CeCe.
Desde que Mona começou com essa história de que a RC de máscara estava no comando do jogo, dissemos que era simplesmente impossível ela não saber quem era a RC. Para nós, nunca fez sentido Mona se unir a uma pessoa que ela nem sabia quem era. Após CeCe se revelar -A, e como a pessoa que roubou o jogo de Mona, a versão de Monão ficou ainda mais questionável.
Quem sabia sair do Radley?
No 3x24, Mona fala que aceitou se unir a RC porquê ela sabia como sair do Radley. No 6x10, CeCe fala que Mona sabia como sair do Radley, por isso propôs a união.
Nesse caso, em quem devemos acreditar? Em CeCe.
Nesse caso, em quem devemos acreditar? Em CeCe.
No 6x10, Charles, montado, e Bethany conversam no telhado do Radley. Charles comenta com a amiga que gostaria de fugir do sanatório. Bethany fala que fugir é fácil; o problema seria o que eles fariam depois de fugir, como que se manteriam lá fora. Quando CeCe fala para Alison que Mona sabia entrar e sair dos lugares como um mágico, ela lembra do comentário de Bethany, de que sair era fácil.
No 3x23, Spencer está internada no Radley e faz amizade com E. Lamb, que dá para ela um jogo de tabuleiro. Wren vê Spencer com o jogo e fala que, enquanto Mona esteve internada, ela foi obcecada pelo tabuleiro. Spencer analisa o tabuleiro e percebe vários trajetos feitos com caneta em cima do jogo. Spencer faz um dos trajetos e dá de cara com a janela do hall. A noite, Spencer faz outro trajeto e vai parar em uma ala abandonada do Radley, onde encontra Alison, que não fala nada com nada. Alison põe um disco na vitrola e convida Spencer para dançar. Confusa, Spencer faz algumas perguntas para Alison, que só responde onde Mona escondia suas coisas.
Acreditamos que Mona estava obcecada pelo jogo porquê ela descobriu que as marcações de caneta eram um mapa que indicava maneiras de sair do Radley. Nunca foi novidade que Monão entrava e saia do sanatória quando desse na telha apesar dela nunca ter explicado como aprendeu a dar o truque. Pelo que pareceu, o jogo de tabuleiro era antigo no Radley e alguém que esteve lá antes de Mona e Spencer fez as marcações. Essa pessoa seria quem? Bethany.
Bethany falou para Charles que não era difícil sair do Radley e sabemos que ela fugiu do sanatório na noite do celeiro. Não temos nenhuma confirmação de que o tabuleiro passou pelas mãos de Beth mas, levando em consideração o histórico de mentiras de Monão, e outras contradições sobre a RC, temos tudo para acreditar que CeCe foi quem falou a verdade sobre quem ensinou quem a sair do Radley.
CeCe era a Red Coat de máscara que roubou o jogo?
Que CeCe foi a pessoa que roubou o jogo, não temos dúvidas. Agora, quanto a ela ser a RC DE MÁSCARA que roubou o jogo, é outra história. 1º - No 2x25, Mona recebe a visita de uma RC e fala eu fiz tudo que você pediu. No 6x10, CeCe visita Mona de roupão. 2º - Em nenhum momento, no 6x10, CeCe fala que usou RC, MUITO MENOS MÁSCARA. RC de máscara no 6x10, só Sara.
No 4x01, Mona fala que, quando CeCe a visitou no Radley, ela achou que fosse Alison porquê estava dopada de remédios e não lembra sobre o que elas conversaram. CeCe visitou Mona antes de trocarem seus remédios. No 6x10, CeCe fala para Alison que PAROU de visitar Mona ANTES de trocarem seus remédios - da Mona - porquê não confiava nela. CeCe fala isso quando Alison pergunta se Mona não a reconheceu. Nesse caso - visitas de CeCe, Mona confundir uma com a outra, Mona não lembrar das conversas - em quem devemos acreditar? Não sabemos. Por quê? Pelo fato de que as versões são um festival de contradições.
Mona fala que recebeu a visita de CeCe e a confundiu com Alison. Ou seja, Mona sabia quem CeCe era. Monão estava dopada de remédios e confundiu as duas. Depois que trocaram a medicação, ela se deu conta do erro. Quando Alison pergunta para CeCe se Mona não se tocou que não era ela - Alison - que a visitava, CeCe NÃO RESPONDE se Mona desconfiou de qualquer coisa. CeCe fala que PAROU de visitar Mona ANTES de trocarem sua medicação. CeCe fala que não podia confiar em Mona pelo que ela fez com Hanna, dando a entender que o acordo entre elas foi feito na época que Monão vivia dopada.
Na versão de Mona, CeCe estava de máscara de Alison quando roubou o jogo dela. Mona aceitou o acordo da RC que, em troca da aliança, a ensinaria a sair do Radley. Além de receber a visita da RC, Mona recebeu a visita de CeCe, que ela pensou ser Alison. Assim, de acordo com Monão, A RC de máscara baixou no Radley propondo uma aliança, que ela aceitou mas se arrependeu tempos depois. Monão se uniu a RC apesar de não saber quem ela era. Paralelo a esses acontecimentos, Mona recebeu a visita de CeCe, que ela pensou que fosse Alison. Tanto a RC quanto CeCe visitaram Monão enquanto ela estava dopada.
Na versão de CeCe, ela conheceu Mona no Radley que, por coincidência, conhecia Alison e estava lá pelo que fez com as meninas. Mona confundiu CeCe com Alison e CeCe se aproveitou do delírio para saber tudo sobre as meninas. CeCe se revoltou quando Mona disse que as meninas se sentiram aliviadas com a morte de Alison, se mostrando inconformada com a declaração das amigas de sua irmã. A essa altura, CeCe já sabia de Mona -A e, percebendo que ela não estava disposta a parar com o jogo, propôs uma aliança. Antes que mudassem a medicação de Mona, CeCe parou de visitá-la alegando que ela não era de confiança por causa do que ela fez com Hanna.
As versões não são apenas contraditórias como são sem pé nem cabeça. Se Mona e CeCe se uniram na época em que Monão vivia dopada, independente de quem ensinou quem a sair do Radley, como foi que Mona dopada conseguiu ensinar ou aprender a fazer qualquer coisa se mal sabia com quem estava conversando?
Se CeCe não podia confiar em Mona por causa do que ela fez com Hanna, o que CeCe tinha na cabeça de se unir a ela? Seguindo a lógica de CeCe, Monão não era de confiança pelo que aprontou com a melhor amiga. Se Monão não foi leal nem com a melhor amiga, qual a garantia que CeCe tinha de que Mona seria leal a ela? Hanna foi atropelada porquê sabia demais. O que era esse demais continuamos sem saber; o que, convenhamos, não faz a menor diferença pelo seguinte motivo. Mona foi -A. Mandar Hanna pelos ares foi só mais uma entre tantas coisas que ela aprontou com as meninas. O simples fato de Mona ser -A JÁ ERA MOTIVO para não fazê-la de confiança. Não faz sentido CeCe levar em consideração apenas o atropelamento e ignorar o resto.
De acordo com CeCe, ela parou de visitar Mona antes de mudarem os remédios porquê ela não queria correr o risco de Mona perceber que ela não era Alison. De acordo com Mona, ela recebeu a visita de CeCe enquanto estava dopada de remédio e a confundiu com Alison. De acordo com CeCe, ela preferiu parar de ver Mona para não ser descoberta. De acordo com Mona, ela soube, logo que trocaram a medicação, que era CeCe quem a visitava. Como que CeCe sabia que iam trocar a medicação de Mona? Mais uma vez questionamos: quanto tempo CeCe passou no Radley? CeCe, sendo paciente do Radley, entrava como visitante e todo mundo achava normal? Mais uma vez questionamos: como que uma pessoa usando uma máscara com o rosto de uma morta anda por aí e ninguém acha estranho? A coisa já era esquisita desde quando Mona contou que a RC usava máscara de Alison e piorou ainda mais quando CeCe revelou que ela era -A e que Sara era a RC de máscara na pousada.
Toda essa confusão não nos impede de chegarmos a uma conclusão. CeCe foi a pessoa que roubou o jogo de Mona. CeCe confundiu Mona enquanto ela estava lesada mas depois Mona soube quem era quem. Para nós, essa história de que Mona nunca viu o rosto da RC nunca colou. O 6x10 trouxe mais argumentos para nossa desconfiança. Por algum motivo, Mona se comprometeu a não revelar que CeCe era -A, inventando a história da máscara e que, depois de expulsa do time, não teve mais contato com -A. Mona descobriu como sair do Radley através dos mapas no tabuleiro do jogo, que tudo indica terem sido feitos por Bethany.
As conflitantes versões de Mona e CeCe para a mesma história não se limitam as especulações sobre o roubo do jogo. Nos próximos posts, vamos comentar outras questões resultantes dos discursos contraditórios de CeCe e Mona. O primeiro deles é sobre a morte de Bethany.
Vamos por partes: No Radley, Cece (Charlotte DiLauretis, na verdade) fala que conheceu a Mona no Radley quando ela tava "alta" (drogada). Embora Mona estivesse louca, ela não era burra (tanto Mona como Spencer piraram ao longo da série, mas isso nunca as impediu de progredirem, Spencer mesmo logo juntou as peças e descobriu quem tinha visitado Mona no Radley) por isso eu duvido que ela não descobriria nada. Cece apenas usou Mona para sair do Radley, mas preferiu manter segredo por não confiar em Mona, sendo assim ela nunca se mostrava para ela no Radley, e foi por isso que forjou aquele cartão no nome de CeCe Drake, pois sabia que Mona o acharia e faria as contas. Mona disse que a Red Coat do cemitério usava a máscara, não falou das visitas no Radley. Se por acaso a Mona ficasse realmente instável, Cece simplesmente daria cabo dela (ela tentou fazer isso quando Mona tentou passar para o lado das liars, lembram?).
ResponderExcluirSobre o lance de Cece ser paciente e passar como visitante, não estranho nem um pouco, porque me respondam: quantas vezes Mona não saiu do Radley e até Spencer também, e nunca ninguém notou?