expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass' oncontextmenu='return false' ondragstart='return false' onkeydown='return checartecla(event)' onselectstart='return false'>

quinta-feira, 12 de junho de 2014

Comentário 5x01 - EscApe From New York

Confirmando a declaração de Marlene, de que o 5x01 seria a continuação do 4x24 e não teria cara de premiere, a quinta temporada de PLL começou minutos depois de -A balear Ezra no telhado em NY. Realmente, o episódio foi a continuação da season finale da quarta temporada, mostrando o que aconteceu depois que -A deu as costas para as meninas e entrou por uma porta no prédio vizinho em que vimos todo aquele auê. Nós adoramos quando a premiere começa dando sequência a última cena da temporada anterior. A quarta temporada também começou assim; no entanto, o 4x01 é totalmente diferente do 5x01. Ambos deram sequencia a cena final da temporada anterior, mas com objetivos diferentes. Enquanto o 4x01 deu sequência ao fim do 3x24 para apresentar as tramas que conduziriam a 4A, o 5x01 deu sequência ao 4x24 para encerrar a 4B e mostrar a origem do acontecimento que vai dar o ponta pé para que comecem as tramas da quinta temporada, que é a volta de Alison para Rosewood. 

No 4x24, a principal questão era descobrir a identidade de -A para que Alison pudesse voltar para casa. Para chegarem a essa resposta, as meninas acharam que se Alison contasse o que aconteceu na noite da festa no celeiro, elas poderiam chegar a uma conclusão. O problema foi que -A baixou quebrando tudo em NY, frustrando o plano inicial e mudando o rumo das coisas. 

Na época do 4x13, cansamos de falar que os recursos que escolheram para incriminar Ezra eram tão óbvios que estava na cara que ele não era nada daquilo. No 5x01, está tão escrachado que Shana é a -A que atirou em Ezra, e que está no hospital, que até agora não entendemos nada e, por mais que estamos nos esforçando para que a revelação faça sentido, não conseguimos criar um único argumento para Shana -A. 

A primeira aparição de Shana no episódio é o primeiro indício de que alguma coisa está errada. Shana fala para Aria que Ali pediu que ela fosse até lá; porém, em momento algum, Alison conversa com Shana pelo telefone. Alison, sequer, cita o nome de Shana. Aria faz pouco caso de Shana, como se ela fosse uma qualquer. Não entendemos o motivo de Aria destratar Shana, sendo que todas elas já sabiam e confirmaram que ela era da confiança de Alison. Talvez Aria fez pouco caso de Shana para não se preocupar com a ausência dela depois que Ezra teve o ataque. 

Após o fuzuê no parquinho, as meninas vão para o teatro e Aria fica sozinha no hospital. Quando elas conversam pelo telefone, elas não falam nada sobre a armadilha de -A. Pior: depois daquela arruaça, nenhuma delas considerou que -A pudesse voltar para o hospital. Ou até mesmo que nunca saiu de lá. No teatro, as meninas esquecem de -A. Isso porquê, alguns minutos antes, uma delas diz que -A sempre está um passo a frente. Lembrando que Ali e Ezra estavam na mira de -A, queremos saber onde foi parar toda aquela preocupação do começo do episódio. As meninas esquecem de -A, assim como Aria esquece de contar que Shana está no hospital. 

O único ponto alto nessa história de Shana -A foi a hora que Ezra teve aquele ataque ao vê-la no quarto e a maneira como ele falou a verdade para Aria. Shana sabe que Ezra se alterou por causa dela; mesmo assim, ela continua no quarto. Enquanto Aria berra por socorro, é nítida a preocupação estampada no rosto de Shana, que continua agindo como se o ataque de Ezra não tivesse nada a ver com ela. Essa foi a única parte que não escrachou o óbvio. Shana não saiu correndo ou fez teatrinho. Ela continuou no hospital enquanto Ezra era socorrido. Shana sai de cena quando Aria liga, pela segunda vez, para o telefone fixo do teatro. Após Ezra ser socorrido e se acalmar, sem drama, ele fala o que sabe para Aria. 

Até aqui, podemos dizer que não tem nada assim, tão absurdo que a gente nunca tenha visto na série. O problema é quando Shana surge encapuzada no teatro. Diferente das explicações ambíguas e meio sem pé nem cabeça que Mona deu as duas vezes em que estava vestida de -A, Shana não convenceu com o discurso que fez. Quando Alison pergunta o que aconteceu para Shana se voltar contra ela, Shana diz que, com o tempo, percebeu que Alison não prestava. Alison pergunta se Shana queria vingar Jenna, mas Shana nega, dizendo que está fazendo justiça. Ao falar sobre a pousada, Shana fala que TRANCOU as meninas sem assumir a autoria do incêndio. Para finalizar, Shana dá a entender que apenas Alison ia morrer e que, com Alison morta, Jenna poderia voltar a ter a vida que tanto queria. 

Para nós, absolutamente nada do que Shana falou é convincente para considerá-la -A. Shana dá a entender que, a medida que teve contato com as pessoas que Alison desconfiava, ela percebeu que de vítima, Alison não tinha nada. Pelo que pareceu, Shana ficou com pena dessas pessoas e decidiu matar Alison para fazer justiça por quem foi vítima de Alison. E que vida é essa que Jenna quer ter? Quanto a não considerar Shana como -A, não é porquê ela estava de hoddie que ela é -A, além de que ela estava mascarada. -A nunca usou máscara. 

Nossa primeira conclusão sobre Shana -A é que Shana nunca foi -A, mas terminou o 5x01 como -A por estar de hoddie. O que achamos que aconteceu é que a aparição de -A no jazz club no 4x24 foi armação de Ali com Shana apenas para apavorar as meninas. O problema foi que Ezra, sem saber que aquilo era uma farsa, descobriu que era Shana que estava de hoddie. Para Ezra não abrir a boca, Shana foi obrigada a atirar nele. No hospital, Shana sabia que Ezra ia revelar sua identidade e que Alison daria um jeito de jogar a culpa toda nela. Por esse motivo, Shana decidiu matar Alison OU Shana nunca foi -A e o fuzuê no jazz club não foi planejado com Alison. Depois de ser atacada por -A, Shana se deu conta que ser aliada de Alison não era coisa boa. Ela percebeu que, enquanto não encontrasse Alison, -A não daria sossego para quem estivesse do lado dela. Shana concluiu que a melhor coisa que ela poderia fazer era dar fim em Alison, a responsável por causar problemas na vida de várias pessoas - daí a justificativa de fazer justiça. 


Sobre Mona e a vingança dos loosers

Amamos Mona, mas não temos como achar graça do que ela fez. Por favor, Mona foi -A, a melhor -A de todas. Desde quando ela precisa unir um bando de vítimas de Alison para derrubá-la? Qual vai ser o próximo passo? Arquitetar planos infalíveis? Vamos esperar para ver no que vai dar.

Sobre CeCe

Quando perguntaram para Marlene, no Twitter, sobre quem matou Wilden, ela respondeu que se você prestar atenção no 5x01, você vai descobrir. Pelo que pareceu foi CeCe mesmo. Quando Holbrook vai até os Hastings, ele diz que CeCe conseguiu fugir e que o policial que estava com ela foi encontrado inconsciente. Quando Alison conversa com Emily no teatro, depois de entregar a passagem para CeCe, Ali fala que CeCe matou um policial por sua causa. Se o policial que estava com CeCe foi encontrado inconsciente, ele não morreu. Então, o policial que CeCe matou só pode ser Wilden. 

Fomos pegos de surpresa com a aparição de CeCe no episódio. Pena que ela teve que fugir mais uma vez. Destaque para a cena dela com Alison nos dias atuais.

Sobre Melissa

Adoramos ver Melissa inconformada com a notícia sobre Alison e se esforçando ao máximo para conseguir soltar, pelo menos, uma lágrima ao se lamentar pela família da garota morta no lugar de Alison. Encenações a parte, queremos muito saber o que tanto ela e Mona tem para conversar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário